ha 100 anos os irmaos horace elgin dodge e john francis dodge decidiram usar os componentes automotivos que fabricavam desde 1900 e construiram um carro para rivalizar com o ford modelo t o ano era 1914 e o nome do carro e model 30 o primeiro modelo produzido pela dodge ate entao os irmaos dodge produziam peças de precisao para motores e componentes de chassi e as vendiam as centenas fabricantes de automoveis estabelecidos em michigan naquele começo de seculo em especial a oldsmobile e a novata ford motor company para se ter uma ideia da efervescencia industrial daquela epoca mais de 140 novos fabricantes de automoveis surgiram naquele ano e a nova dodge brothers engrossou essa contagem no dia 17 de julho de 1914 o começo a dodge brothers era conhecida pela qualidade dos seus componentes e por isso quando horace e john anunciaram que fariam um modelo proprio eles receberam mais de 22 000 pedidos de concessao de vendas o carro foi lançado em novembro de 1914 e trazia varias inovaçoes que se tornariam padrao na industria anos mais tarde uma delas foi o sistema eletrico de 12 volts que so se popularizou mesmo nos anos 1960 outra inovaçao foi o uso integral de aço na construçao da carroceria e estrutura mesmo com a carroceria metalica os fabricantes ainda usavam quadros estruturais de madeira o modelo 30 tambem inovou em seu sistema de transmissao que usava engrenagens deslizantes — como e ate hoje — no lugar das engrenagens planetarias seu motor era um quatro cilindros de 35 cv 15 a mais que o ford t com as inovaçoes agregando valor a conhecida qualidade dos produtos dos irmaos dodge o carro foi um sucesso e se tornou o segundo mais vendido do pais em apenas dois anos os irmaos dodge eram acionistas da ford que nao gostou nem um pouco de ver seus parceiros lançando um rival tao forte diante disso henry parou de pagar os dividendos a james e horace os irmaos entao processaram ford para receber sua parte — cerca de us$ 1 milhao — mas em vez de paga los henry ford comprou a parte dos dodge por r$ 25 milhoes os dias de gloria da marca contudo nao durariam muito em 1920 os dois irmaos fundadores da marca morreram em um intervalo de cinco meses e a empresa acabou vendida pelas viuvas por us$ 126 milhoes a maior transaçao em dinheiro ate entao para o grupo de investimentos dillon read & co no periodo sob o dominio da investidora a dodge caiu do segundo para o setimo lugar no mercado americano e acabou sendo vendida para a chrysler desenhando com o vento agora parte do grupo chrysler a dodge foi posicionada acima de plymouth e de soto e logo abaixo da chrysler — a marca topo de linha do grupo para fazer jus ao seu posicionamento como um carro de luxo a dodge ganhou uma nova linha de modelos baseadas em motores de oito e seis cilindros mas a principal caracteristica da marca nessa epoca foi a adoçao de modo sutil da linguagem estetica conhecida como wind stream corrente de vento em portugues inspirada no conceito aerodinamico chrysler airflow que deu aos carros formas mais curvas e linhas fluidas ainda que de forma mais conservadora nos dodge veja acima o conceito airflow de design nunca chegou a ser plenamente aplicado a linha dodge o que no fim das contas acabou sendo bom para a marca pois ele foi o principal responsavel pela queda nas vendas da chrysler e da de soto entre 1934 e 1937 dodge vai a guerra no final da decada de 1930 a linha dodge foi renovada com os modelos luxury liner e continuaram recebendo atualizaçoes anuais ate 1942 quando o japoneses atacaram a base de pearl harbor e os eua entraram na segunda guerra mundial a produçao de carros de passeio foi interrompida para os esforços de guerra a dodge compareceu ao front com seus modelos da serie wc que teve diversos tipos de carroceria aplicados as necessidades do exercito e ficou tao famosa nos eua quanto os jipes da willys overland o serviço militar deu aos modelos dodge uma reputaçao ainda mais forte entre o publico que procurava qualidade e robustez a produçao de automoveis de passeio da dodge foi retomada logo ao fim da guerra no fim de 1945 a ausencia de carros novos durante a guerra tornou facil vender os novos carros mesmo que eles fossem projetos do começo da decada a dodge por exemplo vendeu os modelos anteriores a guerra ate 1948 com uma linha baseada no motor seis em linha e dois tipos de acabamento deluxe e custom la femme de 1955 um carro exclusivamente projetado para mulheres como se imagina o estilo nao era o forte desses carros mas isso começou a mudar em 1953 quando o designer virgil exner assumiu a chefia de design corporativo para ajudar o trabalho de exner a dodge desenvolveu seu primeiro v8 o red ram hemi uma versao menor do ja famoso hemi da chrysler em dois anos as coisas começaram a mudar para a chrysler com atualizaçoes esteticas e motores cada vez mais potentes a dodge encontrou um nicho de mercado pronto para seus produtos com o novo sistema rodoviario baseado em grandes rodovias que cruzavam os estados as famosas interstates potencia para as massas nessa epoca surgiram os modelos mais famosos da dodge como o dart o coronet r/t e mais tarde sua versao coupe fastback o charger r/t e o super bee os muscle cars da dodge fizeram sucesso entre o publico que procurava ainda mais desempenho para curtir as estradas e as retas de arrancada espalhadas pelo pais mais adiante teremos um post especialmente sobre eles em 1970 a dodge lançou o challenger e engrossou a briga dos pony cars que ja contava com o ford mustang chevrolet camaro amc javelin e ate o primo corporativo plymouth barracuda no ano seguinte o challenger foi promovido a icone do cinema com o classico politicamente incorreto corrida contra o destino versao brasileira em 1969 a chrysler começou a produzir modelos dodge no brasil o primeiro deles foi o dart uma variaçao da quarta geraçao do modelo americano oferecido com duas e quatro portas em 1971 ele deu origem ao charger r/t brasileiro diferente do americano que era baseado no coronet mais tarde vieram os modelos mais luxuosos magnum e le baron tambem baseados no dart e com o mesmo motor 318 5 2 litros alem deles havia o polara que apesar de ter o mesmo nome de um seda americano era o compacto britanico hillman avenger rebatizado e com emblemas dodge a marca ainda produziu por aqui uma linha de picapes e caminhoes mas com o preço do combustivel subindo e empurrando as vendas para baixo a marca acabou comprada pela volkswagen em 1981 em 1998 a dodge voltou ao brasil para produzir as picapes dakota nas versoes se sport e r/t com motores de quatro cilindros v6 e v8 respectivamente alem das variaçoes com motor diesel todas eram oferecidas com cabine simples estendida e dupla a produçao durou ate 2001 quando a daimlerchrysler ag decidiu encerrar a produçao da fabrica brasileira devido a reestruturaçao do grupo para os anos seguintes downsizing e os tempos de crise tudo parecia correr muito bem para a dodge quando em 1973 os arabes promoveram um embargo petrolifero e o preço do barril do ouro negro disparou com exceçao dos modelos oferecidos com os motores slant six toda a linha da dodge passou a ser rejeitada pelos consumidores preocupados com o consumo de combustivel a soluçao foi ampliar a linha com modelos do seu braço europeu como o omni e de sua parceira oriental a mitsubishi caso do dodge colt um lancer rebatizado e do novo challenger baseado no galant coupe como se nao bastasse o problema do consumo a dodge substituiu o dart pelo aspen que tinha bom desempenho e dinamica mas uma pessima qualidade de construçao que afetou a imagem da marca para contornar o problema a dodge passou a usar suas marcas antigas para novos modelos bem diferentes daqueles que o publico conhecia confusos os consumidores partiram para a concorrencia em vez de tentar entender a nova linha de modelos em 1979 o chairman da chrysler lee iaccoca precisou pedir ajuda financeira do governo americano para evitar a falencia a invençao de um icone americano melhor dizendo das mamaes americanas o primeiro fruto do projeto de recuperaçao da chrysler foi a plataforma k que deu origem a varios carros bem sucedidos nos eua e em mercados internacionais como o dodge spirit r/t e o dodge daytona shelby mas a redençao da dodge veio em 1984 com o lançamento da minivan dodge caravan ela nao apenas garantiu a subsistencia de todo o grupo chrysler como tambem deu origem a um dos segmentos mais fortes do mercado americano substituindo as polegadas cubicas outra iniciativa de lee iaccoca foi trazer para a dodge seu amigo carroll shelby a missao de shelby nao poderia ser outra que nao cuidar dos modelos esportivos da marca em especial em um certo team viper antes da criaçao do viper contudo shelby deixou a sua marca em alguns modelos compactos da marca como o dodge charger shelby e o dodge omni glh e como o shelby gt350 dos anos 1960 carroll tambem vendeu modelos dodge sob sua marca que resultaram em alguns dos esportivos americanos mais interessantes da decada de 1980 — embora pouco conhecidos fora dos eua o shelby lancer acima o shelby charger e o shelby ghls — um hot hatch de 1 000 kg e 175 cv abaix tanto os modelos dodge quanto os modelos shelby tinham traçao dianteira e usavam motores de quatro cilindros sobrealimentados por turbocompressores em uma abordagem diferente da famosa frase de shelby sobre melhorar os motores com mais deslocamento cobra ainda mais venenosa a missao de shelby na dodge contudo nao era apenas transformar uns carros esquisitos em esportivos baratos ele estava la para ajudar a projetar o que o presidente da chrysler bob lutz chamou de versao moderna para o cobra shelby seria o consultor de performance do team viper uma equipe formada por 85 engenheiros escolhidos a dedo pelo engenheiro chefe do grupo roy sjoberg para construir um novo esportivo a moda antiga para a dodge — muito motor visual matador baixo peso e dinamica afiada os trabalhos começaram em março de 1989 na epoca a lamborghini fazia parte do grupo chrysler e ficou encarregada de produzir um bloco de aluminio baseado no motor v10 usado nas picapes dodge enquanto isso o team viper desenvolvia carroceria e chassi — com shelby na supervisao para manter o carro o mais leve possivel no mesmo ano a equipe testou um prototipo de testes equipado com um motor v8 pois o v10 so ficaria pronto em fevereiro de 1990 dois meses depois de receber o novo motor de aluminio o chairman do grupo lee iaccoca deu o cartao verde para produzir o carro shelby pilotou uma versao de pre produçao como pace car nas 500 milhas de indianapolis de 1991 em novembro desse ano a imprensa avaliou o carro e os primeiros modelos vendidos chegaram as lojas em janeiro de 1992 em um tempo no qual o mustang havia perdido sua essencia o corvette desatualizado e o camaro cada vez maior e desajeitado o viper reinou como o grande esportivo americano durante toda a decada de 1990 tempos modernos em 1998 a chrysler uniu se aos alemaes da daimler benz formando o grupo daimlerchrysler a parceria visava racionalizar a linha chrysler e a dodge foi transformada na marca de entrada e modelos esportivos do grupo foi durante a joint venture que a dodge voltou a ter uma plataforma de traçao traseira que deu origem as encarnaçoes modernas do magnum e do charger que formaram uma familia de peruas e sedas respectivamente com motores v6 e v8 e ediçoes esportivas de ate 430 cv essa mesma plataforma ainda serviu de base para o novo challenger inspirado pelo modelo original de 1971 a uniao entre americanos e alemaes nao atendeu as expectativas de ambos os lados a chrysler trouxe uma serie de prejuizos ao longo do periodo que levaram a daimler a vender a marca em 2007 sem conseguir se recuperar apos a parceria a chrysler recorreu novamente ao governo americano mas teve a ajuda negada e foi obrigada a declarar falencia depois de se recusar a vender a marca jeep aos coreanos da hyundai o grupo chrysler acabou comprado pela fiat que desmembrou a divisao srt da dodge bem como as picapes ram transformando as em marcas independentes
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.