esta acontecendo mesmo o honda civic type r esta no brasil e ja foi visto em testes de emissoes e numa concessionaria honda de sao paulo o que a concorrencia nao faz nao e mesmo afinal sera que o type r seria trazido se a toyota nao tivesse confirmado o gr corolla por aqui bem nao importa o que importa e que finalmente teremos a linhagem mais nobre dos esportivos da honda depois de uma sequencia respeitavel de vti/si nos ultimos 30 anos — e nao so do civic se voce tem memoria boa a linhagem alias começou praticamente junto da historia da honda no brasil https //flatout com br/nsx prelude e a ressurreicao de um civic vti kazuhiko kobayashi e as historias da chegada da honda ao brasil/ foi em 1992 que a honda chegou ao brasil trazendo civic accord e ate mesmo o nsx e foi em 1992 que o nsx se tornou o primeiro type r da honda ou melhor o primeiro r porque o type nao faz parte de seu nome de forma oficial a honda contudo nao faz objeçao alguma a sua inclusao na linhagem afinal a filosofia do nsx r foi seguida por todos os type r que vieram depois e qual era essa filosofia como o nsx ja era um carro suficientemente potente e veloz a honda se concentrou no alivio de peso e no refinamento dinamico do carro o nsx perdeu o isolamento acustico o sistema de audio o estepe o ar condicionado e o controle eletronico de traçao os bancos de couro com ajuste eletrico foram trocados por bancos de recaro de fibra de carbono e kevlar as rodas originais de liga leve foram substituidas por rodas enkei de aluminio forjado bem mais leves e a alavanca de cambio de borracha e couro deu lugar a uma nova de titanio o resultado 120 kg eliminados que deixaram o nsx r como ele foi batizado com 1 230 kg para quem fizesse questao do ar condicionado e do sistema de audio bose eles eram oferecidos como opcionais a segunda parte da preparaçao o refinamento dinamico envolveu a recalibragem da suspensao molas mais firmes na dianteira equilibravam a transferencia de peso deixando o mais neutro sutilmente sobre esterçante o carro que ja era insanamente equilibrado ficou ainda mais afiado para uma tocada inspirada essa primeira serie do nsx r teve somente 483 exemplares produzidos entre setembro de 1992 e novembro de 1995 — o que faz dele um dos honda mais raros de todos especialmente por ter sido vendido somente no mercado interno japones agora note que eu disse primeira serie do nsx r isso porque ele voltou ao mercado em 2002 apos a reestilizaçao que deu ao nsx os farois fixos bolha a receita de reduçao de peso foi mantida porem com duas mudanças importantes a direçao perdeu a assistencia hidraulica e o carro ganhou elementos de fibra de carbono — o composito foi usado no spoiler traseiro no capo e na cobertura do motor como a reestilizaçao trouxe reforços estruturais que aumentaram o peso do nsx a segunda versao r acabou 40 kg mais pesada que a anterior chegando aos 1 270 kg https //youtu be/wmbgwafa0ek o motor v6 tambem era diferente em vez de tres litros ele usava a versao mais nova de 3 2 litros cada motor era montado a mao por um mecanico do programa de automobilismo da honda pois parte do processo de montagem era o balanceamento dos componentes internos para se obter a tolerancia minima e a menor diferença de peso possivel segundo a honda o equilibrio do conjunto rotativo do nsx r era dez vezes mais preciso ou seja as variaçoes de peso e medidas eram dez vezes menores que no nsx regular oficialmente o motor manteve os 290 cv declarados originalmente mas voce sabe como eram os carros japoneses da epoca a potencia declarada era uma mera formalidade para nao ferir o acordo de cavalheiros da industria local afinal e pouco provavel que um motor com mais deslocamento e todo balanceado a mao tenha um comportamento esportivo ainda mais agressivo e mantenha a mesma potencia a honda tambem dizia que a impressao de o motor ter mais potencia veio do acelerador eletronico reprogramado para ter mais sensibilidade no inicio do curso o resultado foi um carro dificil de dirigir nas ruas — afinal o acelerador era sensivel a direçao nao tinha assistencia e a suspensao era rigida imagine um porsche gt3 rs no modo sport nas ruas de sao paulo era algo parecido o esforço se justificava mesmo com 10 anos de estrada e quase 15 de projeto o nsx r ainda era extremamente competitivo frente aos esportivos da epoca naquele mesmo ano de 2002 o nsx r foi levado ao nordschleife de nurburgring pela imprensa japonesa e completou a volta em 7 56 — o mesmo tempo da ferrari 360 challenge stradale tambem uma versao aliviada porem com 100 cv a mais integra type r o segundo carro da linhagem — e o primeiro com o nome type r — nao foi o honda civic e sim um primo seu o integra type r ele chegou em 1995 dois anos depois do lançamento da terceira geraçao do cupe e veio equipado com um motor 1 8 aspirado da familia b a mesma que equipou o civic vti no brasil com insanos 200 cv a 8 000 rpm sim 1 8 de 200 cv aspirado o responsavel por esses numeros era em grande parte o sistema vtec de comando de valvulas variavel que alterava o perfil de atuaçao a 5 200 rpm modificando o tempo cruzamento e levante a partir dali ate as 8 700 rpm do corte do motor como o motor v6 do nsx r ele tambem era montado e balanceado por um mecanico da divisao de competiçao da honda como disse mais acima a receita do nsx r foi replicada nos modelos seguintes entao o integra type r tambem tinha monobloco reforçado suspensao recalibrada alivio de peso com menos isolamento acustico para brisa 10% mais fino e rodas mais leves e rodas pintadas de branco championship white e emblemas vermelhos mais tarde houve um segundo integra type r ja da geraçao posterior dc5 desta vez ele vinha com o motor k20a da mesma familia do nosso civic si com dois litros de deslocamento e 220 cv de potencia com limite de rotaçoes a 8 400 rpm o sistema vtec alterava o perfil dos comandos a 6 000 rpm — ou seja quando a maioria dos carros esta morrendo o integra type r esta so começando o show como o primeiro integra type r ele tambem tinha peso mais baixo obtido pela remoçao de componentes superfluos ele foi oferecido somente entre 2001 e 2006 e nao deixou sucessor civic type r sim o civic type r e o mais famoso da linhagem mas foi apenas o terceiro a receber a ingressar no time ele chegou so em 1997 e so para o mercado interno japones baseado na geraçao ek9 ele tinha o lendario motor b16 uma pequena usina com deslocamento de 1 6 litro e 160 cv atingindo a formula magica dos 100 cv/litro era o suficiente para chegar ate os 100 km/h em 6 8 segundos como todo type r o civic trazia medidas para reduçao de peso como a remoçao do isolamento acustico e itens de conforto ele tambem tinha pontos de solda adicionais para aumentar a rigidez estrutural cambio manual de cinco marchas com relaçoes mais proximas e diferencial de deslizamento limitado a suspensao independente nas quatro rodas como todos os civic ate entao usava braços sobrepostos e foi recalibrada para otimizar o comportamento dinamico do carro o interior tinha bancos esportivos com tecido vermelho — mesma cor do carpete e dos revestimentos das portas — volante momo e alavanca de cambio com manopla de titanio por fora a cor branco championship white foi oferecida como opçao a uma paleta mais abrangente diferentemente dos outros modelos type r ate entao as rodas de 15 polegadas calçavam pneus 195/55 e tambem eram brancas como nos demais type r a segunda geraçao veio em 2001 enquanto o primeiro type r era fabricado em suzuka no japao o segundo civic type r ep3 passou a ser produzido no reino unido e de la exportado para outros paises — incluindo o japao ele tinha uma diferença bem importante em relaçao ao anterior o motor k20 que entregava 200 cv a 7 400 rpm com corte a 8 100 rpm 20 kgfm de torque a 5 900 rpm a essencia do type r permaneceu intacta na nova geraçao do civic a suspensao continuava sendo um dos pontos fortes ainda que o sistema dianteiro por braços sobrepostos tenha sido trocado por um esquema mcpherson mais convencional e que exige uma dianteira mais alta a terceira geraçao do type r a fn2 foi lançada em 2007 era baseada na oitava geraçao do civic com visual bem mais futurista por dentro e por fora mas com o mesmo motor k20 debaixo do capo recalibrado para entregar 201 cv e entregar o torque maximo mais cedo os 20 kgfm agora apareciam a 5 600 rpm mesmo que nunca tenha sido tao pesado com 1 310 kg o ek9 pesava 1 040 kg enquanto o ep3 tinha 1 270 kg o novo type r era o mais rapido chegando aos 100 km/h em 6 6 segundos o desempenho nas curvas contudo nao melhorou junto pois pela primeira vez o type r nao trazia suspensao traseira independente em vez de braços sobrepostos na traseira havia um eixo de torçao mesmo com barras estabilizadoras maiores o carro nao tinha a mesma desenvoltura — no top gear original ele foi considerado nao tao divertido a oitava geraçao do civic tambem deu origem a um outro type r para o mercado japones o type r seda pela primeira vez um civic type r ganhava esse tipo de carroceria que lembra vagamente o nosso primeiro si mas com uma receita bem mais radical pois era impulsionado por uma versao de 225 cv do motor k20 a mais potente utilizada no modelo ate entao https //www youtube com/watch v=w_hpjtkeujg em 2015 veio a nova geraçao a primeira com o motor turbo — o que resultou em um motor menos girador que seu antecessor o limite de giros fica pouco abaixo de 8 000 rpm mas trouxe uma surpresa que acabou com a piada preferida dos haters o torque de 40 7 kgfm a apenas 2 500 rpm uma patada nas rodas dianteiras que pode levar o type r aos 100 km/h em 5 7 segundos a velocidade maxima passou a 270 km/h a honda tambem equipou o type r com uma suspensao dianteira especial chamada dual axis strut e um diferencial de deslizamento limitado essa suspensao e baseada no layout mcpherson mas tem uma manga de eixo adicional para reduzir o esterçamento por torque em ate 50% em relaçao ao civic comum a busca pela precisao dinamica incluiu tambem a adoçao de amortecedores adaptativos e uma caixa de direçao com assistencia eletrica especialmente desenvolvida para o type r apenas dois anos depois veio o novo type r tambem com motor turbo e pela primeira vez projetado junto com os demais modelos do civic o que significa que ele usa a mesma suspensao traseira multilink do seda a honda deu a ele uma versao atualizada do vtec 2 0 turbo da geraçao anterior o motor teve o fluxo do cabeçote revisado e sua ecu ganhou uma nova programaçao para melhorar as respostas do acelerador eletronico o torque continua com os mesmos 40 7 mkgf entre 2 500 e 4 500 rpm mas a potencia ficou 10 cv maior chegando a 320 cv a 6 500 rpm apesar de usar uma plataforma completamente nova e ligeiramente maior e mais larga ele pesa os mesmos 1 382 kg da geraçao anterior a magica e resultado da adoçao de ligas de aço de alta resistencia e adesivos no lugar de pontos de solda alem do peso mais baixo ele ficou 39% mais rigido que o type r anterior some isso a um centro de gravidade 34 mm mais baixo a uma suspensao recalibrada e ao sensivel aumento da potencia e o type r parece pronto para recuperar seu recorde alem disso o cambio manual de seis velocidades — que sera mantido nesta nova geraçao — ganhou um sistema de sincronizaçao de rotaçoes nas reduçoes de marchas accord type r notou que eu falei que o civic type r seda japones foi o primeiro civic type r com essa carroceria e nao o primeiro type r com essa carroceria isso porque em 1998 a honda fez accord type r baseado na sexta geraçao ele ja nao tinha mais a versao cupe quando se tornou um type r por isso ele acabou se tornando o primeiro type r de quatro portas — o que torna mais aceitavel as portas traseiras dos civic type r mais recentes sua receita destoa dos demais type r ele nao tem o alivio de peso radical nem um ganho significativo de potencia seu motor alias era o h22 que compartilha alguns elementos de projeto com o f20 do honda s2000 e e o pai dos motores k mas e mais antigo e por isso mais pesado mas o motor esta longe de ser ruim ele compartilha com os demais motores por exemplo a alta potencia especifica de 100 cv/litro uma vez que tem 2 2 litros e 220 cv e ele tambem era girador pois os 220 cv eram produzidos a 7 200 rpm a receita do type r volta a aparecer no acerto dinamico e nos reforços no monobloco pontos extra de solda para aumentar a rigidez a torçao e suspensao recalibrada mais baixa e mais firme havia ainda diferencial de deslizamento limitado rodas de 17 polegadas bancos recaro e volante momo — e claro a pintura branco championship white na carroceria e nas rodas na pratica era um esportivo para o pai de familia um legitimo gentleman s drive alias ele foi desenvolvido pela honda do reino unido e vendido apenas no japao o que o fez ser conhecido tambem como euro r a geraçao seguinte do accord tambem ganhou uma versao type r mas esta era ainda mais comportada que a original lançado em 2002 tinha um motor k20 de dois litros e 220 cv muito semelhante ao do integra type r o cambio era manual de seis marchas e as rodas de 17 polegadas foi vendido ate 2008 esta materia e uma amostra do nosso conteudo diario exclusivo para assinantes e foi publicada sem restriçoes de acesso a carater de degustaçao a sua assinatura e fundamental para continuarmos produzindo tanto aqui no site quanto no youtube nas redes sociais e podcasts escolha seu plano abaixo e torne se um assinante alem das materias exclusivas voce tambem ganha um convite para o grupo secreto exclusivo do plano flatouter onde podera interagir diretamente com a equipe ganha descontos com empresas parceiras de lojas como a interlakes a serviços de detailing e pastilhas tecpads e ainda recebera convites exclusivos aos eventos para flatouters [fo form plans]
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