um dia os carros da stock car eram carros stock realmente ou seja carros com caracteristicas originais modificados para as pistas la fora e no brasil por aqui a categoria nasceu em 1979 em uma iniciativa apoiada pela gm do brasil — que se tornou organizadora da categoria ate 2003 quando a vicar assumiu o comando foi tambem quando os carros de verdade foram substituidos por bolhas de material composito cobrindo chassis feitos sob medida e motores v8 5 7 derivados do small block da chevrolet outras marcas entraram na categoria mas apenas estampando seus emblemas e colocando as lanternas nos carros de corrida stock car virou apenas um nome ligado a tradiçao a mudança embora passivel de criticas foi de certa forma positiva no tempo em que a publicidade das fabricantes nao hesitava em confundir as bolhas e os carros de rua como se o peuvrolet que ganhou as corridas fosse o mesmo das lojas mas ao mesmo tempo essa mudança para chassi e motor unicos permitiu a sobrevivencia e a permanencia da categoria ate hoje foi o que permitiu por exemplo que ela se tornasse uma categoria de suv como foi anunciado nos ultimos dias todo mundo sabe que nao e um suv de verdade mas vamos la que carro eles poderiam mimetizar na stock onix seda e yaris alem disso as silhuetas ficaram parecidas com peruas vai que o povo gosta e começa a querer esse tipo de carro de novo agora ja que o mundo moderno nao permite mais vermos carros de rua modificados correndo na stock seria legal ver um tracker turbo contra um corolla cross aspirado nao so nos resta relembrar como era pilotar um opala de stock nos velhos tempos se hoje basta uma procura rapida para encontrar dezenas de videos onboard modernos o mesmo nao vale para os primordios da competiçao na verdade os videos onboard so ficaram populares de verdade nos anos 1990 pode procurar ai no youtube onboard das corridas de formula 1 nos anos 1980 dificil achar muito mais que 10 ou 20 diferentes por sorte em 1985 a bandeirantes publicou uma materia com o opala do piloto luis pereira da equipe havoline texaco entao o terceiro colocado na briga pelo titulo daquele ano — que acabou entregue a ingo hoffman o reporter eduardo savoia foi ate interlagos para dar uma volta no carro aparentemente sem assistencia acompanhado apenas de uma camera embora a qualidade da imagem nao seja tao boa e o som seja acompanhado de um persistente chiado as agruras da conversao de fitas vhs para arquivos digitais e possivel notar como a stock car era raiz em 1985 https //www youtube com/watch v=exkz4c9gv8q a reportagem nao e muito tecnica mas tem seu valor por nos mostrar como era um opala da stock car por dentro e tambem por nos deixar ouvir o ronco do seis em linha na epoca os opala fornecidos pela propria chevrolet nao eram tao diferentes assim dos carros que se viam nas ruas o monobloco era exatamente o mesmo porem reforçado com uma gaiola de proteçao integral o interior era simplesmente extirpado de quaisquer itens desnecessarios para uma corrida incluindo todos o acabamento revestimentos de porta carpete tapetes tabelier do painel de instrumentos e todos os bancos exceto o do piloto obviamente logo que se vislumbra pela primeira vez o interior do carro aos 1 18 do video e possivel ver que a porta conta apenas com a chapa externa com duas travessas metalicas cruzadas para aumentar a rigidez da peça sem aumentar demais o seu peso tambem da para ver o painel de instrumentos minimalista com o conta giros em destaque e uma caixa com os demais instrumentos auxiliares alem dos comandos para dar a partida uma chave geral uma chave para a igniçao uma chave para a bomba eletrica e o botao para ligar o motor no caso do carro de luis pereira o banco era do tipo concha mas havia pilotos que corriam com o banco original do carro adaptando um cinto de tres pontos para ter maior segurança este alias tambem usava como base o projeto original nos anos 70 o bloco do motor 4100 era exatamente igual ao dos opala de rua por exigencia do regulamento sendo permitidas modificaçoes como a troca de pistoes e bielas rebaixamento do cabeçote para obter uma taxa de compressao bem maior de ate 12 1 contra 7 8 1 originais e retrabalho de fluxo no carburador que vinha de fabrica tambem se podia usar coletores de admissao e escape retrabalhados geralmente a potencia dos motores ficava entre 220 e 230 cv liquidos um bom acrescimo em relaçao aos 171 cv de fabrica do motor 250 s a suspensao usava o arranjo original com braços sobrepostos na dianteira e eixo rigido com barra panhard na traseira porem com modificaçoes nos angulos de cambagem caster e convergencia que tornavam o cupe da chevrolet mais esperto nas curvas porem ainda traiçoeiro nas retomadas de velocidade ainda era facil perder a traseira do opala mesmo com preparaçao para as pistas a materia e interessante porque ser um piloto da stock car nunca foi para todo mundo a chevrolet ate dava uma maozinha oferecendo carros semi prontos aos que se interessassem em correr mas nao era assim tao facil em teoria qualquer piloto amador podia comprar um opala e correr na stock car porem o custo elevado da categoria que incluia alem do carro despesas com combustivel peças sobressalentes e claro a infraestrutura de uma equipe acabava agindo como peneira e apenas os que obtivessem patrocinio conseguiam ser competitivos ao longo de toda uma temporada
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