o negocio foi ofensivo nao encontrei outra forma de definir o que a liberty media e toda turma do pacto da concordia fizeram com a andretti autosport ao recusar sua entrada na formula 1 da forma como ela foi anunciada por que por que nao estamos falando de uma empresa sediada em liechtenstein fundada por um bilionario russo residente na romenia que decidiu que a formula 1 e sua nova paixao estamos falando da equipe criada por michael andretti campeao da cart em 1991 e filho de mario andretti campeao da formula 1 de 1978 e tetracampeao da indy que apesar de nao ser envolvido oficialmente com a equipe e obviamente o patrono do negocio e isso torna a recusa da liberty e companhia tao obscenamente ofensiva a andretti esta ha mais de dois anos tentando ingressar na formula 1 primeiro eles tentaram comprar a alfa romeo mas nao deu certo porque a audi acabou ficando coma sauber entao eles partiram para o trabalho mais dificil criar uma equipe do zero para disputar a categoria a partir de 2025 a proposta foi entregue por michael andretti a fia em 2022 ja com os us$ 200 000 000 da taxa de inscriçao garantidos e nestes dois ultimos anos eles obviamente nao ficaram apenas de olho na sua operaçao na indy esperando a liberty media fia e sua turma decidir se aceitam ou nao a equipe na f1 eles formaram uma equipe de 120 pessoas que trabalharam ao longo de dois anos no projeto de um carro de formula 1 novo feito do zero chegaram a um prototipo em escala pouco maior que 1 2 para testes em tunel de vento e terao um prototipo em tamanho real no meio do ano para os testes de impacto e segurança eles tambem envolveram a gm na historia confirmando a cadillac como fornecedora de motores para a equipe e se houve a confirmaçao visando a temporada de 2025 pode apostar que ja tem gente na gm trabalhando no powertrain em dois anos e ai dois anos depois a liberty publica a decisao na qual rejeita a entrada da equipe na categoria para 2025 mas deixa as portas abertas para 2028 o documento e extenso voce pode ler aqui e explica todo o processo na primeira parte depois explica os criterios de avaliaçao e termina expondo as razoes pelas quais a inscriçao foi rejeitada para 2025 — esta e a parte que nos interessa e que vamos transcrever a seguir com alguns comentarios geral 8 nosso processo estabeleceu que a presença de uma 11ª equipe nao traria valor ao campeonato 9 qualquer 11ª equipe deve mostrar que sua participaçao e envolvimento trazem beneficios ao campeonato a forma mais significativa pela qual uma nova equipe pode trazer valor e sendo competitiva em especial competindo por podios e vitorias isso aumentaria o engajamento dos fas e tambem aumentaria o valor do campeonato sob o ponto de vista dos acionistas principais e das fontes de receita como veiculos de comunicaçao s e promotores de corridas 10 a candidatura contempla uma associaçao com a general motors que inicialmente nao inclui o fornecimento de unidade de força com a ambiçao de uma parceria plena com a gm como fornecedora em seu devido tempo mas isso nao ira acontecer nos primeiros anos ter o fornecimento de unidade de força da gm anexado a candidatura teria aumentado sua credibilidade embora um construtor novo com um fornecedor novo tambem teriam um desafio significativo a superar a maioria das tentativas de estabelecer um novo construtor nas ultimas decadas nao foram bem sucedidas nestes tres primeiros itens a liberty pareceu excessivamente cautelosa — tirando a incerteza do que sera esta equipe como um fator de engajamento do publico novamente nao estamos tratando de um fornecedor de unidade de força obscuro nem de uma equipe sem experiencia no desenvolvimento de carros a andretti existe ha mais de 30 anos e ainda que use chassis fornecidos pela reynard e dallara ela os desenvolve ha 30 anos o mesmo vale para os motores a gm e uma das maiores vencedoras da indy/cart e ja tem na cadillac um historico expressivo no endurance americano sera que ela realmente nao seria competitiva quais criterios e parametros foram usados para essa decisao alem disso em mais de 70 anos somente 23 equipes diferentes venceram ao menos um gp de formula 1 a vitoria nao e e nunca foi para todos por que usar a briga por vitorias e titulos como um criterio de competitividade 11 2025 sera o ultimo ano do atual regulamento e 2026 sera o primeiro ano do ciclo subsequente e um carro completamente diferente sera necessario a requerente propoe como construtora novata projetar e construir um carro sob o regulamento de 2025 e depois no ano seguinte projetar e construir um carro completamente diferente sob as regras de 2026 alem disso a requerente se propoe a tentar isso com a dependencia de um fornecimento compulsorio de um fabricante de unidade de força rival que sera inevitavelmente reticente em estender sua colaboraçao com a requerente alem do minimo exigido enquanto a requerente persegue sua ambiçao de colaborar com a gm como fornecedora de unidade de força em longo prazo algo que o fornecedor compulsorio enxerga como risco a propriedade intelectual e know how aqui fica claro um ponto que pode ter sido decisivo para a rejeiçao nenhum dos atuais fornecedores de unidade de força mercedes ferrari rbpt e renault parece ter topado a tarefa de tapar o buraco da cadillac por outro lado e bom lembrar que em 2014 a mclaren usou motores mercedes como tapa buraco para a honda e nao houve muito problema nisso — tanto que a honda nao se beneficiou de forma alguma com esse tapa buraco da mercedes fernando alonso que o diga ao mesmo tempo parece um erro estrategico da andretti em nao se candidatar para a temporada de 2026 — ou da formula 1 ao aceitar uma candidatura para 2025 sabendo que aquele sera o ultimo ano do regulamento atual 12 nao cremos que ha condiçoes de qualquer novo candidato ser admitido em 2025 considerando que isto faria uma equipe novata construir dois carros completamente diferentes em seus dois primeiros anos de existencia o fato de a requerente propor isso nos leva a questionar sua compreensao do escopo do desafio envolvido embora uma inscriçao para 2026 nao enfrente esta questao especifica e verdade que a formula 1 como o auge do automobilismo mundial representa um desafio tecnico impar para os construtores de uma natureza que o requerente nao enfrentou em qualquer outra formula ou disciplina em que ja competiu anteriormente e se propoe a faze lo com dependencia de fornecimento compulsorio de pu nos primeiros anos de sua participaçao com base nestas razoes nao acreditamos que o requerente seja um participante competitivo neste trecho esta a parte que soa ofensiva para uma equipe bem estabelecida como a andretti o fato de a requerente propor isso nos leva a questionar sua compreensao do escopo do desafio envolvido no passado recente ha menos de 15 anos vimos marussia caterham e hrt disputando a categoria e infelizmente preciso lembrar que a marussia se viu envolvida em dois acidentes gravissimos que resultaram na morte de dois pilotos em decorrencia das lesoes destes acidentes 13 chegar ao desporto como um novo fabricante de pu e tambem um enorme desafio com o qual os principais fabricantes automoveis se debateram no passado e que pode levar a um fabricante varios anos de investimento significativo para se tornar competitivo a gm tem os recursos e a credibilidade para ser mais do que capaz de enfrentar este desafio mas o sucesso nao esta garantido qual sucesso esta garantido e a unica pergunta que deixo aqui conclusoes da avaliaçao comercial 14 nosso processo de avaliaçao estabeleceu que a presença de uma 11ª equipe nao agregaria por si so valor ao campeonato a maneira mais significativa pela qual um novo participante agregaria valor e sendo competitivo nao acreditamos que a requerente seja um participante competitivo sera que os fas realmente nao gostariam de ver mais uma equipe ainda que ela brigasse no pelotao intermediario caso contrario a f1 poderia reduzir o grid para seis equipes afinal quando foi a ultima vez que as quatro ultimas equipes chegaram aos 100 pontos olhe as tabelas de construtores dos ultimos 10 anos ha um abismo entre as seis primeiras e as quatro ultimas 15 a necessidade de qualquer nova equipa ter um fornecimento obrigatorio de unidades de energia potencialmente durante um periodo de varias temporadas seria prejudicial ao prestigio e a posiçao do campeonato ja comentamos mais acima deve ter sido um veto das fabricantes atuais 16 embora o nome andretti traga algum reconhecimento para os fas da f1 nossa pesquisa indica que a f1 traria valor a marca andretti e nao o contrario aqui esta a maior ofensa de todas — e o motivador desta pequena analise a ideia presunçosa de que a formula 1 valorizaria mais a marca andretti do que a andretti valorizaria a formula 1 a formula 1 so se tornou o que e hoje por causa de nomes como andretti imagine a formula 1 nos eua sem o titulo de mario em 1978 o homem e uma instituiçao do automobilismo americano um dos pilotos mais completos da historia nao apenas dos eua mas do automobilismo mundial pois e um dos unicos pilotos do mundo a vencer o mundial de f1 a indy/cart o mundial de carros esporte wsc a 24 horas de le mans e a subida de pikes peak um piloto que ficou devendo apenas o gp de monaco para conquistar a triplice coroa do automobilismo ao lado dele esta ninguem menos que jim clark que tambem venceu em le mans e a indy 500 mas nao em monaco esse seria portanto um dos raros casos onde as duas partes ganham a valorizaçao e mutua e a formula 1 colocando uma parte de sua historia de volta nas pistas como isso pode valorizar mais uma das partes apenas 17 a adiçao de uma 11ª equipe representaria um fardo operacional para os promotores de corridas sujeitaria alguns deles a custos significativos e reduziria os espaços tecnicos operacionais e comerciais dos outros concorrentes 18 nao conseguimos identificar nenhum efeito positivo material esperado nos resultados financeiros da crh como um indicador chave do valor comercial puro do campeonato 19 com base na candidatura tal como esta nao acreditamos que a requerente tenha demonstrado que acrescentaria valor ao campeonato concluimos que a candidatura da requerente para participaçao no campeonato nao devera ser aceita parece que os verdadeiros motivos para a recusa estao nestes tres itens acima grana e aceitavel recusar uma candidatura por estes motivos sem duvida por questoes comerciais sem empilhar justificativas discutiveis sobre a capacidade da equipe ou abstraçoes sobre a competitividade seria aceitavel e ate mesmo mais etico do que dizer que uma equipe de 30 anos e 120 pessoas nao tem noçao do que esta fazendo como foi insinuado no item 12 20 olhariamos de forma diferente para um pedido de entrada de uma equipe no campeonato de 2028 com uma unidade de potencia gm seja como uma equipe de trabalho da gm ou como uma equipe de cliente da gm projetando internamente todos os componentes permitidos neste caso haveria fatores adicionais a serem considerados em relaçao ao valor que o candidato traria para o campeonato em particular no que diz respeito a contrataçao de um novo oem de prestigio para o esporte como fornecedor de pu as reaçoes claro foram negativas mario andretti publicou em suas redes sociais a seguinte mensagem estou devastado nao vou dizer mais nada porque nao consigo pensar em outras palavras alem de devastado aqui e importante lembrar que mario andretti esta prestes a completar 84 anos esperar seis anos para a realizaçao de um sonho e algo cruel com alguem de idade assim avançada — ainda que isso nao possa ser por si um motivador para a admissao da equipe seu filho michael andretti divulgou a posiçao oficial da equipe apos a recusa a andretti cadillac revisou a informaçao que a formula one management compartilhou e discorda veementemente do conteudo andretti e cadillac sao duas organizaçoes globais bem sucedidas do automobilismo comprometidas a formar uma legitima equipe norte americana na formula 1 competindo ao lado dos melhores do mundo estamos orgulhosos do progresso significativo que ja fizemos ao desenvolver um carro altamente competitivo e uma unidade de força com uma equipe experiente por tras e nosso trabalho continua a andretti cadillac tambem gostaria de reconhecer e agradecer os fas que expressaram seu apoio seis anos de espera depois de um investimento colossal para fazer um carro soa tambem como um recado para continuar tentando comprar uma equipe em vez de ingressar com uma nova equipe a formula 1 tem um bolo dourado muito valioso e esse bolo tem 10 fatias para cortar o bolo em 11 pedaços e preciso fazer pedaços menores quem quer um pedaço menor do bolo mais valioso do mundo do esporte motorizado e assim simples nao precisava desmerecer a historia dos andretti no automobilismo
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