ja faz um tempo que eu vejo a expressao patinho feio usada do jeito errado a imprensa automobilistica por exemplo usa patinho feio pra se referir a um carro que vende menos em uma linha que vende muito por exemplo o taos e o patinho feio da volkswagen ja que o nivus e o t cross vendem pra caramba mas o taos nao pegou so que isso esta errado patinho feio nao e alguma coisa que ninguem gosta o patinho feio e um negocio que e avaliado fora do contexto correto na fabula de hans christian andersen o patinho e rejeitado pela familia por ser diferente dos irmaos ele se perde e e maltratado pelos outros animais porque e um patinho feio no fim das contas ele encontra um grupo de cisnes e atraido pela beleza deles se aproxima e descobre que ele proprio nao era um pato mas um cisne e passa a ser respeitado o que eu diria ser um patinho feio bem o toyota supra mk4 pode ser um bom exemplo ele nasceu como uma resposta da toyota aos cupes da epoca como o nissan 300zx o mitsubishi 3000gt e seu gemeo dodge stealth e o mazda rx7 como chegou por ultimo foi o que vendeu menos apesar de superar boa parte deles e logo saiu de linha e caiu no esquecimento mas so ate ele ser encontrado pela turma da arrancada entusiasta dos chamados import — que e o jeito que os americanos chamavam os carros asiaticos na epoca e essa turma descobriu o potencial do motor jz em um cupe de motor central dianteiro e traçao traseira com preparaçoes de ate 1 000 cv o carro teve uma segunda chance na historia e se tornou o icone que conhecemos hoje agora parece que chegou a hora da redençao de um outro patinho feio sobre rodas o plymouth prowler planejado no inicio dos anos 1990 e lançado no final daquela decada ele chegou cedo demais para a festa flashback ninguem era retro naquela epoca havia o volkswagen new beetle e verdade mas ele era um novo fusca o carro mais simpatico da historia do automovel o mini cooper que voce comprava em 1997 ainda era o mesmo de 1959 com algumas modernidades para continuar interessante o thunderbird de 1997 ainda era aquele cupe esquisitao lançado no inicio da decada o mustang era aquele modelo que vimos aos montes no brasil naquela epoca o camaro era ainda mais esquisito parecia um cupe japones montado em uma plataforma americana dos anos 1970 o dodge challenger era so uma lembrança distante e triste que felizmente havia deixado de existir — afinal ele morrera 14 anos antes como um mitsubishi galant lambda disfarçado de carro americano [caption id= attachment_361015 align= aligncenter width= 1920 ] o camaro de 1997[/caption] a onda retro so embalou mesmo por volta de 2005 quando todos esses carros acima ja estavam começando a ser modernizados mas com a cara de sempre mas aquela altura o prowler ja estava morto e sepultado juntamente de sua fabricante a plymouth a verdade e que desde o fim dos anos 1980 a plymouth ja era bem mais uma revendedora de dodges rebatizados do que uma divisao propriamente dita — as vendas cada vez menores de seus modelos foram um fator chave para isso ainda assim em 1990 um grupo de designers e engenheiros da plymouth começou a brincar com a ideia de um conceito retro inspirado nos hot rods dos anos 1930 1940 e 1950 poderia ser uma chance de reverter a situaçao ainda mais com bob lutz por perto [caption id= attachment_361017 align= aligncenter width= 2450 ] o dodge challenger mais novo disponivel em 1997[/caption] diz a historia que bob lutz entao executivo chefe do grupo chrysler viu um dos rascunhos na mesa de um designer suas unicas palavras teriam sido mais atitude aquela altura isto nao queria a dizer muita coisa — mas significava que lutz havia gostado do que viu e ja naquela epoca lutz era visto como um dos executivos mais visionarios do setor ao longo de sua carreira ele sempre foi o cara que as fabricantes de automoveis procuravam quando nao sabiam mais o que fazer se lutz havia gostado da ideia algo precisava ser feito e foi meio que por baixo dos panos os envolvidos no projeto do hot rod retro começam a dar corpo ao carro em junho de 1992 o primeiro modelo em clay argila ficou pronto e no mes seguinte o prowler foi promovido e recebeu a luz verde para se transformar em um conceito o caso e que o carro apresentado no salao de detroit de 1993 foi a um dos destaques do evento — seu visual lembrava muito os corredores de bonneville mas atualizado para o seculo 21 isto significa que ele tinha uma dianteira agressiva com farois afilados e uma grade que tomava toda sua area frontal e uma carroceria ao estilo bucket com linhas mais suaves e elegantes na traseira o para choque era dividido em duas seçoes que abrigavam as lanternas dianteiras e as rodas eram cobertas por para lamas destacados da carroceria — em um misto de hot rod com monoposto da formula indy https //www youtube com/watch v=5 hgcmsewy0 a calorosa recepçao pelo publico de detroit levou bob lutz a pedir um periodo de avaliaçao de 90 dias durante os quais seria determinada a viabilidade de transformar aquele conceito em um carro de produçao na visao de lutz aquela poderia ser a salvaçao da plymouth — torna la uma marca de nicho com apelo retro o chrysler pt cruiser hatch que tambem tem formas inspiradas nos carros da decada de 1930 porem com um aspecto mais convencional tambem foi concebido naquela epoca e originalmente seria vendido pela plymouth [caption id= attachment_361001 align= aligncenter width= 2048 ] o conceito de 1993 sim o conceito de 1993 [/caption] o apelo do prowler contudo era ousado demais e foi preciso bem mais do que tres meses para determinar se ele era um carro vendavel mesmo depois de aparecer em alguns eventos de carros antigos e receber muita atençao positiva a decisao so foi tomada quando o carro foi levado novamente inalterado para o salao de detroit em 1994— e mais uma vez se mostrou o maior sucesso do grupo chrysler no evento com isso finalmente conceito foi aprovado para se transformar em um carro de rua o desenvolvimento começou imediatamente no campos de provas da chrysler em chelsea começaram os primeiros testes com uma mula batizada de prangler — as entranhas eram do futuro prowler mas a carroceria usava componentes do jeep wrangler era impossivel saber o que havia la embaixo hoje sabemos o que era a chrysler decidiu se por usar uma plataforma nova batizada de pr mas os componentes mecanicos eram emprestados dos modelos da plataforma lh como o dodge intrepid e os chrysler concorde lhs e 300m o conceito ainda foi levado para o salao de detroit mais duas vezes — em 1995 e 1996 nesta ultima ainda nao foram anunciados os planos da chrysler mas aconteceu algo que deixou a todos os presentes uma otima impressao bob lutz e seu xara bob eaton ceo da chrysler de 1993 a 1998 apresentaram o carro usando oculos escuros ao estilo the blues brothers e disseram e real e voce entende ou nao ao longo do ano de 1996 o prowler passou pelas fases finais de desenvolvimento e as primeiras unidades de pre produçao começaram a sair da fabrica de conner avenue em detroit — a unidade responsavel pelos projetos experimentais e esportivos como o dodge viper alguns carros viajaram pelos eua outros foram enviados a veiculos especializados para que eles dessem suas primeiras impressoes cerca de 18 unidades foram feitas — e destruidas apos cumprir seu papel [caption id= attachment_361002 align= aligncenter width= 1024 ] o prototipo de 1997 mas parece o conceito de 1993[/caption] em janeiro de 1997 o prowler apareceu pela ultima vez em uma ediçao do salao de detroit — mas desta vez nao era o conceito e sim o real deal os fas presentes mal podiam acreditar mas era verdade aquele hot hod dos novos tempos seria vendido pela rede de concessionarias da plymouth infelizmente nem sempre as expectativas correspondem a realidade mesmo que o futuro de uma grande marca esteja em jogo e estamos falando das expectativas tanto de bob lutz quanto do publico — ambos foram frustrados por uma decisao ruim por parte da empresa a de dar ao prowler apenas motores v6 nao eram motores ruins — pelo contrario os pouco mais de 450 carros produzidos em 1997 eram movidos por um v6 de 3 5 litros e 217 cv a 5 850 rpm o prowler era um carro razoavelmente leve empregando componentes de aluminio para manter o peso em cerca de 1 270 kg e esta potencia era suficiente para que ele acelerasse de 0 a 100 km/h em 7 2 segundos com velocidade maxima limitada a 180 km/h — nao era um carro lento so que a questao era mais de principios que de qualquer outra coisa com um visual daqueles inspirado hot hods com motores v8 flathead que atingiam velocidades inimaginaveis no deserto branco o prowler tinha a obrigaçao moral de ter oito cilindros em v se pudesse escolher certamente o prowler trocaria seu v6 por um v8 — mas carros sao objetos inanimados e tudo o que acontece com eles depende de escolhas de seres humanos e os seres humanos haviam decidido que um v6 estava de bom tamanho uma pausa na produçao — certamente para reavaliar a estrategia — se deu durante quase todo o ano seguinte e so no fim de 1998 a plymouth retomou a produçao ja como modelo 1999 foi decidido que o motor continuaria sendo um v6 porem com bloco de aluminio e 257 cv a 6 400 rpm o desempenho melhorou razoavelmente — o 0 a 100 km/h agora era feito em seis segundos e o limite de velocidade passou a 190 km/h ainda nao foi o suficiente para que o carro fizesse o sucesso esperado e antecipado pela recepçao do publico no salao de detroit todos os cinco anos em que esteve por la a plymouth acabou extinta em 2001 e o prowler que era um dos quatro modelos da marca em seus ultimos anos ainda foi comercializado como chrysler prowler em 2002 em cinco anos 11 702 unidades do prowler foram vendidas nos eua e no canada — um numero razoavel mas muito aquem do esperado talvez dois cilindros a mais tivessem ajudado quem podera dizer como disse mais acima em 1997 ainda nao havia a cultura retro que temos hoje — e posso falar como quem viveu e se lembra da epoca a onda vintage os revivals e flashbacks e o design retro foi algo que começou a aparecer lentamente a partir do fim dos anos 1990 mais ou menos na epoca em que o plymouth prowler ficou pronto filmes como austin powers os carros antigos em 60 segundos e o dodge de toretto em velozes e furiosos — tudo isso colaborou para a demanda por design retro que culminou no mini modernizado no mustang de quinta geraçao inspirado no original de 1964 na volta do camaro e do challenger em um estranho ford thunderbird no igualmente bizarro chevrolet ssr e nos postiços pt cruiser e chevrolet hhr como toda moda a era retro foi uma onda que passou menos de dez anos depois ainda havia referencias aos modelos originais mas ja fazendo muitas concessoes a modernidade ironicamente a chrysler foi a unica que manteve seu carro retro alem da moda lançado no final de 2007 ele resistiu ate 2023 praticamente inalterado com o mesmo apelo retro nao apenas na estetica mas tambem na motorizaçao cada vez mais potente chegando ao auge quando se tornou um dos cupes mais potentes do mundo o muscle car mais potente da historia e o carro com aceleraçao de zero a 100 km/h mais rapida no mundo mas agora passado tempo suficiente para olharmos o prowler com outros olhos ja sem a frustraçao do v6 e sem a estranheza de ser um cisne entre patos parece que chegou a hora da redençao do modelo nao preciso falar muito ele ja esta fazendo 27 anos; os mais novos estao chegando aos 24 anos entao ele ja entrou na janela dos classicos e ja faz algum tempo que os preparadores estao dando a ele motores v8 corrigindo o erro que custou a sobrevivencia do projeto alem disso a hagerty colocou ele em sua lista bull market de classicos de 2024 e os argumentos sao bastante razoaveis e vao alem do visual atraente do conceito de hot rod moderno pronto para se fazer um swap v8 primeiro ele foi o ultimo carro feito pela plymouth e tambem foi um dos mais bizarros ja feitos por uma fabricante em grande volume nem preciso perder tempo explicando o porque depois ele foi uma carta de amor a cena hot rodder como bem definiu a hagerty e ele ainda teve sua importancia dentro do grupo chrysler foi ele quem introduziu o uso de adesivos estruturais e de aluminio em componentes de suspensao e de carroceria na fabricante ele nao era apenas um carro a frente do seu tempo porque chegou cedo para a festa mas tambem porque usava materiais ate entao reservados a esportivos e supercarros isso da a ele uma relevancia historica que pode ser apreciada por alguns colecionadores [caption id= attachment_361013 align= aligncenter width= 1200 ] hellcat no prowler reparaçao historica[/caption] mas acima de tudo o potencial esta no conceito do carro em si um hot rod moderno que se nao tem um v8 pode ganhar como o supra ganhou turbos maiores nas maos dos preparadores e mesmo que voce nao faça um swap v8 os 257 cv sao mais que suficientes para embalar os 1 250 kg do carro — tanto que ele vai de zero a 100 km/h em seis segundos do jeito que saiu da fabrica; nem começamos a falar em supercharger antes do swap claro nao houve quem criticasse a inclusao do prowler na lista da hagerty o carro acabou estigmatizado como o pt cruiser que so foi bacana no brasil; nos eua ele sempre foi alvo de piadas por parte do publico mas ele e fundamentalmente diferente do pt cruiser e do seu rival direto o chevy hhr ele e realmente uma versao modernizada dos buckets dos anos 1940 e 1950 e tem o conjunto mecanico condizente com o conceito — suspensao dianteira exposta motor longitudinal em v dois lugares e traçao traseira ja o pt e o hhr eram simulacros de carros dos anos 1940 eles pareciam carros antigos tanto quanto o mitsuoka viewt parece um jaguar mk2 — uma fantasia sobre algo mediocre como uma plataforma de motor longitudinal e traçao dianteira nao quero deixar minha opiniao pois ela sera enviesada — eu gostei do prowler quando ele saiu e fiquei triste quando ele saiu de linha mas juntando os pontos dessa historia e do momento atual parece claro que aquele pato esquisito encontrou um bando de cisnes e esta prestes a se juntar a eles nao esta materia e uma amostra do nosso conteudo diario exclusivo para assinantes e foi publicada sem restriçoes de acesso a carater de degustaçao a sua assinatura e fundamental para continuarmos produzindo tanto aqui no site quanto no youtube nas redes sociais e podcasts escolha seu plano abaixo e torne se um assinante alem das materias exclusivas voce tambem ganha um convite para o grupo secreto exclusivo do plano flatouter onde podera interagir diretamente com a equipe ganha descontos com empresas parceiras de lojas como a interlakes a serviços de detailing e pastilhas tecpads e ainda recebera convites exclusivos aos eventos para flatouters [fo form plans]
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