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Car Culture

Arte nas pistas: a origem e a história dos BMW Art Cars

Tudo começou em 1975, quando o piloto e leiloeiro francês Hervé Poulain teve a ideia de convidar um artista plástico para pintar o carro que ele usaria nas 24 Horas de Le Mans daquele ano. Ele entregou um BMW 3.0 CSL de pista, com 480 cv, ao escultor americano Alexander Calder, que também era seu amigo e, provavelmente, parceiro comercial. Calder se viu em um desafio pessoal: ele precisava criar uma pintura que transmitisse sua identidade artística, mas pela primeira vez ele trabalhava em algo que não esculpiu, nem produziu. Ele acabou pintando o 3.0 CSL com cores vibrantes e linhas curvas sobre a asa, teto e capô, e foi convidado para assistir as 24 Horas de Le Mans de 1975 para testemunhar a  "premiere" de sua obra de arte nas pistas. Infelizmente, Hervé Poulain não conseguiu terminar a prova, mas a ideia de transformar carros em verdadeiras obras de arte estava lançada. Nascia ali uma tradição tão antiga quanto o Hofmeister kink: os Art Cars da BMW. Depois do BMW 3.0 CSL