de todas as peças que compoem um carro o emblema talvez seja uma das mais marcantes afinal a identidade de qualquer automovel passa pelo emblema porem mais que uma forma de identificar determinado carro como sendo desta ou daquela marca que o digam volkswagen apollo e ford verona nao os emblemas tambem sao parte importante do legado de uma fabricante e por isso que quando decidem modifica lo as empresas fazem questao de explicar exatamente o que muda o quanto muda e o significado de cada mudança por outro lado alguns emblemas estao tao fortemente ligados a imagem de uma fabricante que se tornam imunes a mudanças na verdade as fabricantes fazem questao de preserva los exatamente iguais por decadas a fio voce imagina por exemplo a rolls royce modificando seu classico emblema rr e abrindo mao do spirit of ecstasy ou a porsche abrindo mao de seu escudo artesanal https //www youtube com/watch v=v6ljxeogrj0 da mesma forma a bugatti tambem nao modifica seu emblema desde que bem começou a fazer carros foi o proprio ettore bugatti quem cunhou o oval vermelho que representa a fabricante apelidado macaron e o colocou no primeiro carro que fez como fabricante o bugatti type 13 de 1909 ja faz 110 anos e o macaron e praticamente identico ate hoje de acordo com a propria bugatti a ideia era que o emblema fosse instantaneamente reconhecivel e dispensasse a necessidade de um ornamento de capo pois ettore bugatti os achava extravagantes demais o que e no minimo ironico considerando que os bugatti ja eram por natureza extravagantes a exceçao era o bugatti type 41 royale que tinha um elefante na tampa do radiador pelo tamanho do carro era um mascote apropriado [caption id= attachment_272671 align= aligncenter width= 799 ] ettore bugatti e o type 41 royale em 1926[/caption] assim ettore escolheu de proposito uma forma simples e plana o que nao significa porem falta de atençao aos detalhes cada oval era obtido cortando se um cilindro de prata de 45 mm de diametro a um angulo de 30° decorado com letras brancas a inicial eb em preto no topo e 60 pontos vermelhos sobre uma borda branca para bugatti o vermelho significava força e paixao; o branco elegancia e nobreza; e o preto excelencia e coragem ja os pontos vermelhos pelo que diz uma versao da historia representavam perolas elemento muito comum na estetica art nouveau da epoca e um exemplo de durabilidade e resistencia na natureza ettore bugatti realizou apenas mudanças pequenas no emblema da fabricante em vida ele morreu em 1947 e sua morte tambem marcou o fim da encarnaçao original da empresa ja que o filho jean bugatti havia morrido em 1939 e nao havia um sucessor tres anos depois em 1950 a bugatti lançou um ultimo modelo o type 73 que teve so cinco unidades produzidas antes de entrar em estado vegetativo em 1963 a bugatti pela hispano suiza que estava interessada na divisao de motores aeronauticos foi so na decada de 1990 adquirida pelo empresario romano artioli que a bugatti retornou a fabricaçao de carros com o epico eb110 o supercarro com motor v12 quadriturbo que plantou a semente do veyron embora a empreitada nao tenha sido muito produtiva e obviamente o eb110 ostentava o macaron da bugatti logo acima de sua grade em forma de ferradura a compra pela volkswagen e o lançamento do veyron em 2005 marcaram o retorno definitivo da bugatti como marca de prestigio nao precisamos nos estender no tamanho do impacto que o veyron com seu motor de dezesseis cilindros oito litros e 1 001 cv causou no mundo dos superesportivos e com ele veio uma nova versao do macaron feita com ainda mais atençao aos detalhes produzido pela alema poellach desde 2005 o emblema da bugatti segue especificaçoes bastante rigidas de acordo com a fabricante a empresa com sede na baviera e a unica que consegue fazer o macaron com o efeito 3d exigido pela bugatti o novo emblema ficou ser maior que antes e tambem trouxe uma profundidade visual nova e muito mais acentuada explica thomas demel o ceo da poellath as letras e os pontos nas bordas ficam em um plano e sao esmaltados assim como o fundo que fica quase 2 mm mais baixo o que cria um efeito tridimensional genuino cada emblema do bugatti chiron pesa exatamente 159 gramas incluindo a prata a tinta e o esmalte e cada um deles e fruto do trabalho de 20 pessoas que cuidam de um emblema de cada vez por cerca de dez horas espalhadas ao longo de varios dias a base de prata com graduaçao 970 e estampada varias vezes em um processo com varios estagios sujeitada a pressao de ate 1 100 toneladas desta forma as letras bugatti ficam em alto relevo com exatamente 2 1 mm de altura segundo a fabricante a estamparia produz contornos muito mais precisos e com qualidade muito maior que a usinagem ou a moldagem a quente desde que se use as ferramentas corretas o proprio esmalte e um material sintetico e nao toxico feito com vidro em po e outros materiais nao organicos em contraste com as resinas mais antigas que geralmente traziam chumbo e outros metais pesados em sua composiçao o vidro em po e derretido a temperaturas de 750°c a 900°c e despejado sobre a placa de prata quando começa a esfriar e atinge 600°c o esmalte começa a solidificar e se funde de forma permanente com a base que se contrai e forma quase que por acaso a superficie convexa do emblema o que aumenta ainda mais o efeito tridimensional ao final da secagem o que se tem e uma camada de aproximadamente 0 5 mm de esmalte que entao e lixada manualmente varias vezes para obter o aspecto brilhante e transparente do emblema e com uma sensibilidade que maquinas nao sao capazes de obter ao menos ainda nao no final ficam alguns poros que sao simplesmente impossiveis de remover mas segundo a bugatti isso e o que torna cada emblema uma peça unica como uma impressao digital
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.