a primeira vista a noticia soa como um problema individual a volkswagen anunciou que esta em uma situaçao financeira delicada e que tem um ou dois anos para tentar reverte la nos ja vimos esta historia antes — especialmente no brasil a gm ja disse ter problemas por aqui e tambem passou pelo mesmo em 2008 quando a crise economica global explodiu a chrysler idem foi isso alias que a levou a ser comprada pela fiat formando a fca que hoje e parte da stellantis a ford da mesma forma fechou suas fabricas e virou importadora no brasil decisoes equivocadas que levaram cada uma delas a beira do abismo a propria volkswagen passou por isso em 2016 com o dieselgate foi ela e mais ninguem que optou por instalar um software que burlava os testes de emissoes a mitsubishi passou por um problema semelhante no japao mas desta vez olhando para o problema da volkswagen embora ele tenha relaçao com decisoes equivocadas ele esta sendo agravado pelo panorama da industria automobilistica global — que tem como principais fatores a eletrificaçao forçada e a forte concorrencia chinesa o problema da vw o caso da volkswagen e que diante do futuro eletrico imposto pelos governos da uniao europeia da california e pela realidade do mercado chines a fabricante elaborou um plano ambicioso de investir em software defined vehicle um conceito de desenvolvimento de carros baseado no software que comanda suas funçoes que foi basicamente criado pela tesla em 2012 e que nos olhos da volkswagen entao presidida por herbert diess seria o futuro do automovel ainda que o conceito estivesse apenas engatinhando a volkswagen assumiu que poderia se tornar a lider do mercado se conseguisse desenvolver seus futuros eletricos usando o como base para isso eles criaram uma subsidiaria chamada cariad que iria desenvolver e gerenciar o software que seria usado para todos os eletricos do grupo volkswagen passados cinco anos contudo a cariad fracassou monumentalmente resultando no improviso do sotware do id 3 e do id 4 e no atraso da arquitetura ppe premium platform electric que so chegou ao mercado neste ano os atrasos resultaram em um timing pessimo para a volkswagen em vez de encontrar um mercado pujante sedento por veiculos eletricos eles chegaram justamente quando as vendas de veiculos eletricos começaram a despencar na europa e nos eua isso nao seria um problema tao grande afinal a volkswagen ainda teria na china seu principal mercado — 40% de suas vendas acontecem naquele pais o problema e que a força da volkswagen na china vem de seus modelos hibridos e a combustao quando o negocio sao os eletricos a coisa muda de figura e qualquer pessoa que saia nas ruas em 2024 entende o motivo a força das fabricante chinesas veremos isso mais adiante quando o desastre ficou claro diess foi demovido do cargo e oliver blume ceo da porsche assumiu para controlar a situaçao e o resultado e que a volkswagen tera de fechar fabricas e fazer uma reestruturaçao drastica em no maximo dois anos com a previsao de vender 500 000 veiculos a menos que em 2019 — e sem perspectivas de voltar ao volume de vendas pre pandemia nao restara opçao se nao fechar fabricas na alemanha — algo que nunca aconteceu nos 87 anos de historia da marca embora nao tenha sido declarado o ponto chave do problema da volkswagen foi a estrategia ousada que dependia do embalo das vendas dos eletricos na europa e na china algo que nao aconteceu — ainda que parecesse garantido pela legislaçao europeia e pelo crescimento chines a força da china a principal barreira de entrada de uma fabricante de automoveis no mercado e o motor nao e por acaso que os eua aprovaram o low volume manufacturers act permitindo que uma fabricante artesanal homologue seus carros com motores de grandes fabricantes nem e por acaso que o reino unido que sempre permitiu esse tipo de coisa seja o grande celeiro de carros artesanais nao e uma questao de tecnologia afinal um motor de combustao interna nao e algo exatamente complicado de se fazer a ferrari fazia seus v12 em uma fundiçao artesanal com moldes de areia na zona rural de uma italia recem saida da segunda guerra o problema e o custo de desenvolvimento e homologaçao destes motores e isso o que os torna proibitivos para um fabricante iniciante ou mesmo para uma grande corporaçao veja a subaru por exemplo que e subsidiaria de um dos maiores conglomerados industriais do japao e mesmo assim mantem suas familias de motores por ciclos superiores a dez anos a tecnologia de motores de combustao e tao cara na verdade que as fabricantes ja alertaram que as exigencias de emissoes e consumo poderiam matar o carro popular e estamos falando de fabricantes que ja tem a maquina girando com os carros eletricos contudo esta barreira e removida um motor eletrico e um dispositivo simples barato e eficiente com um pouco de outsourcing e possivel criar uma fabricante de veiculos eletricos viavel pergunte a elon musk que começou a tesla com um lotus elise baterias coreanas e um software proprio atualmente as maiores fabricantes de automoveis do mundo tambem estao entre as maiores fabricantes de carros eletricos do mundo a volkswagen esta la assim como a stellantis gm bmw hyundai e mercedes mas a lider desta tabela e ninguem menos que a byd a byd nao surgiu do nada como um desavisado poderia pensar ela nasceu como uma fabricante de baterias em 1995 e em apenas sete anos se tornou a maior fabricante de baterias de niquel cadmio do planeta com 65% do mercado na mesma epoca eles tambem começaram a produzir componentes para telefones celulares e em 2005 fizeram seu primeiro carro o byd f3 — uma especie de corolla com traseira de camry que usava o motor mitsubishi orion tres anos depois a byd fez seu primeiro hibrido plug in ainda baseado no f3 e no ano seguinte em 2009 eles colocaram nas ruas o byd e6 seu primeiro eletrico — inicialmente atuando como taxis e mais tarde para frotistas hoje depois de 15 anos ela produz mais de 3 milhoes de veiculos eletricos a bateria e hibridos plug in por ano assumindo a liderança global entre os fabricantes de eletricos/hibridos a tesla segunda colocada produz 1 8 milhao de unidades por ano enquanto a volkswagen terceira colocada entrega pouco mais de um milhao de eletricos/hibridos por ano entre os dez maiores fabricantes de carros eletricos do mundo ainda temos a geely e a gac uma das mais antigas fabricantes de automoveis da china a força chinesa se deve principalmente a dois fatores um empurrao do estado e um quase monopolio global o empurrao do estado esta nao apenas nos subsidios concedidos aos fabricantes e compradores chineses mas na propria atuaçao do estado como fabricante destas tres grandes fabricantes chinesas apenas a gac e estatal porem a byd e a geely tem entre seus investidores fundos que tem participaçao do governo chines depois tem os subsidios entre 2009 e 2023 o governo chines concedeu um total de us$ 230 9 bilhoes em incentivos a industria de veiculos eletricos eles foram distribuidos na forma de abatimentos isençao de impostos financiamento de infraestrutura programas de pesquisa e desenvolvimento para os fabricantes e aprovisionamento do governo isso significa na pratica que todos os fabricantes estrangeiros que tentam concorrer no segmento dos veiculos eletricos na china tem essa desvantagem logo de cara foi o que aconteceu com a volkswagen apesar do plano ambicioso — que consumiu mais de 20 bilhoes de euros e previa mais 160 bilhoes de euros investidos ate 2027 — ela nao conseguiu emplacar mais de 45 000 unidades no primeiro trimestre deste ano em um mercado que comprou 1 milhao de veiculos eletricos outra força propulsora da industria chinesa e o dominio das baterias — talvez a maior vantagem sobre as fabricantes estrangeiras atualmente mais de 80% das celulas de baterias sao feitas na china que tambem detem uma grande parcela da mineraçao de litio cobalto manganes e terras raras nao por acaso o custo das baterias na china caiu a us$ 126/kwh enquanto nos eua esse preço e 11% mais alto e na europa 20% mais alto o desafio ocidental ja faz algum tempo que a china se tornou o maior mercado global de automoveis com o dobro do volume de vendas dos eua historicamente o pais que mais comprou automoveis no planeta em 2023 foram mais de 30 000 000 de veiculos vendidos na china e 15 000 000 nos eua em terceiro lugar vem o japao com pouco menos de 4 800 000 veiculos o efeito deste crescimento foi a dependencia das marcas ocidentais do mercado chines — bmw mercedes volkswagen volvo e gm tem na china seu principal mercado enquanto toyota e ford tem a china como segundo maior mercado; stellantis renault nissan e honda sao menos dependentes da china agora com a eletrificaçao sendo imposta pela legislaçao europeia e californiana esta capaz de influenciar os eua como um todo as fabricantes precisam investir nos carros eletricos e ai surge o desafio os governos ocidentais estao obrigando os fabricantes a produzir carros eletricos porem nao conseguem providenciar o mesmo nivel de subsidio que o governo chines concedeu as fabricantes chinesas aqui e importante notar que somente a volkswagen e a tesla conseguiram competir em igualdade contra os chineses no mercado local ate agora a tesla e a segunda maior fabricante de eletricos na china enquanto a volkswagen foi a sexta maior no ano passado porem com mais da metade do mercado chines dominado pelos eletricos e hibridos plug in a byd ultrapassou a volkswagen em 2023 e se tornou a marca mais vendida localmente nem mesmo a mais forte das marcas ocidentais resistiu a ofensiva chinesa na china a situaçao e mais dramatica porque os fabricantes ocidentais nao estao ganhando dinheiro com os eletricos que eles sao forçados a desenvolver eles na verdade estao perdendo dinheiro segundo um relatorio da consultoria boston consulting group publicado pelo automotive news os fabricantes perdem em media us$ 6 000 a cada veiculo eletrico vendido imagine ser obrigado a fazer um produto que te traz prejuizo https //flatout com br/a euforia do carro eletrico esta passando/ a china se tornou o principal mercado para a maioria das fabricantes do planeta e elas estao sendo obrigados a eletrificar boa parte de suas linhas de produtos em dez anos ao mesmo tempo as fabricantes ocidentais nao conseguem concorrer com as chinesas nesse segmento dos eletricos por razoes ja explicadas mais acima o que ira acontecer com as fabricantes ocidentais em um futuro no qual nao ha demanda ou subsidios por carros eletricos sera a volkswagen apenas a primeira vitima da eletrificaçao
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