sabe por que eu disse que a mclaren criou um problema ao colocar o w1 na linha de sucessao do f1 primeiro por que ele nao e nada inovador como foram seus antecessores cada um ao seu modo fora o desempenho que em alguns aspectos e igualado ou ate superado por outros modelos da marca — ele nao traz nenhum grande salto evolutivo nem muda as regras do jogo em sua categoria nem e o mclaren absoluto de seu tempo https //flatout com br/o grande problema do mclaren w1/ o p1 por exemplo era superado apenas por seus pares no nicho dos hipercarros e pelo bugatti veyron ja o w1 tem mais de 20 concorrentes mais rapidos em aceleraçao — alguns dentro da propria casa para entender imagine o velho jogo super trunfo se fosse uma carta o w1 nao seria aquela carta imbativel ele perderia para o senna em aceleraçao de zero a 100 km/h e em peso perderia para o speedtail em velocidade maxima e numero de ocupantes perderia para o solus em deslocamento e regime de rpm se o oponente nao apostar na potencia maxima relaçao peso/potencia ou os tempos de zero a 200 km/h e zero a 300 km/h a carta do w1 vai para as maos do outro cara eu voltei ao assunto do mclaren w1 porque quero falar sobre um outro supercarro que gerou uma grande expectativa no publico atravessemos o atlantico norte diretamente para os eua onde a chevrolet esta preparando o corvette zr1 para 2025 o zr1 sera para o corvette o que o mclaren w1 deveria ser para a ultimate series um carro superior aos seus pares em absolutamente todos os aspectos e para destacar como a mclaren deixou a desejar com o w1 o zr1 tera a mesma configuraçao do corvette mais basico um v8 atras do cockpit e um cambio automatizado ligado as rodas traseiras e mais do mesmo mas elevado a decima potencia em todos os sentidos veja o motor e uma variaçao do v8 gemini usado nos demais modelos mas no zr1 ele tem usinagem diferente para permitir espaço para as bielas mais curtas e saias de pistoes mais longas o curso permanece o mesmo 80 0 mm mas os pistoes mais baixos e concavos do lt7 juntamente com uma camara de combustao revisada reduzem a compressao de 12 5 1 para 9 8 1 — afinal ele ira receber nada menos que 1 38 bar de pressao dos turbos os cabeçotes do motor tambem sao exclusivos do lt7 modificados para receber o sistema de injeçao dupla e suas 16 valvulas injetoras alem disso o sistema de carter seco tem uma bomba exclusiva para os dois turbos falando neles os turbos do zr1 sao os maiores ja fornecidos para a industria sem exagero aqui a borg warner sua fabricante divulgou que eles medem 76 mm na caixa fria compressor e 67 mm na caixa quente turbina e que eles foram projetados especificamente para o zr1 e embora existam turbos com mais de 100 mm no mercado nenhum modelo produzido em serie usa turbos tao grandes como estes — nem mesmo a dupla usada no v8 do koenigsegg jesko do lado do compressor as pas sao feitas de mar uma liga de niquel que tolera melhor o calor do que as ligas mais comuns de inconel algo necessario quando as temperaturas passam dos 1 000º c tambem ha um sensor magnetico monitora a velocidade de rotaçao para evitar quebras pelo excesso de rotaçoes o que permite que os turbos operem mais proximo de seu limite isso por que eles sao tao grandes que so podem ser usados em motores de virabrequim plano com angulo do v mais aberto a borgwarner diz que e impossivel usa los em um carro de motor dianteiro por exemplo e um exagero bem o zr1 tera 1 080 cv — 60% mais potencia que qualquer outro corvette percebe a diferença o w1 e 20% mais potente que o speedtail a chevrolet ainda esta preparando um modelo ainda mais radical o zora ele sera a combinaçao do zr1 com o e ray — ou seja tera este motor lt7 biturbo e tambem tera o eixo dianteiro eletrico do modelo hibrido considerando que o lt7 tem 1 080 cv e o eixo eletrico fornece mais 160 cv estamos falando de 1 240 cv o e ray e o zr1 aceleram de zero a 100 km/h em 2 6 segundos entao podemos esperar que o zora baixe ainda mais esse tempo ou seja o zora tem potencial para ser mais um carro a superar o w1 em tempos de aceleraçao https //youtu be/wbqrn5jzzae e aqui eu chego ao argumento central dessa historia — e ele nao e a comparaçao com o w1 a questao e que em alguns meses talvez menos de um ano teremos um corvette zora capaz de enfrentar diretamente o mclaren w1 em termos de desempenho eu sei que o mclaren tem mais refinamento mecanico e sera mais leve mas o zora devera custar 10% do valor do w1 cerca de us$ 250 000 que e o preço do mclaren gts o modelo de entrada da marca alias aqui e importante lembrar que o w1 nao e o carro mais caro da mclaren esse posto fica com o speedtail — algo que so corrobora meu argumento de que ele deveria ter sido anunciado com o sucessor do f1 na linhagem da mclaren novamente corvette e mclaren nao se comparam nem concorrem entre si a ideia de confronta los aqui e reforçar que o w1 foi um carro mal posicionado pela mclaren mas tambem usa lo de referencia para o que a chevrolet esta prestes a fazer um hipercarro americano pelo preço de um supercarro europeu uma revoluçao de desempenho ela ja fez isso no passado ao colocar a verve dos esportivos europeus ao alcance do americano comum com os primeiros corvette depois trouxe um novo nivel de desempenho acessivel com o zr1 a experiencia do supercarro de motor central traseiro com o atual c8 e em breve ira tornar acessivel o hipercarro hibrido de quase 1300 cv e 350 km/h nenhum corvette contudo chegara aos 405 km/h nem tera tres lugares tampouco usara a bateria mais potente do mercado ou usara aerodinamica de prototipos de le mans como um certo mclaren so que este mclaren nao e o sucessor do p1 nem do f1 e nao vai ser legal para os ingleses quando daqui a um ano uma manchete de lançamento disser corvette zora e mais rapido que mclaren w1
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