o que voce calça para dirigir sempre que possivel gosto de dirigir descalço mas na maioria do tempo uso um par de tenis um tanto inadequado para comandar os pedais a moda dos tenis com entressola alta e larga me pegou de jeito — coisa de quem tem canela larga na maioria dos carros nao e um problema — nos ford e vw por exemplo isso ate me ajuda a fazer um punta tacco com a planta do pe o problema aparece nos carros com pedais mais proximos como os fiat neles volta e meia eu freio acelerando ou acelero freando aparentemente italianos tem pes pequenos o que nao e meu caso com o tenis errado so piora todo rato de pista sabe que calçado bom para dirigir tem a entressola baixa ou praticamente inexistente solado fino e nenhum elemento para enroscar nos pedais e por isso que gosto de dirigir descalço mas se o compromisso e dirigir e apenas dirigir eu tenho guardado numa gaveta um velho par do puma schattenboxen uma sapatilha de boxe classica que a puma vendeu ha uns 20 anos como acessorio de moda mas que parece ter sido projetado para dirigir/pilotar [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 372346 372347 372348 372349 ] conversando sobre isso com o mao ele me contou que usa um bom e velho par de all star de cano alto — que tambem e o tenis de pilotagem favorito do piloto ben collins valentino balboni usa o mesmo par de mocassins pretos desde os anos 1970 — procure fotos dele e voce vera que ele usa sempre o mesmo sapato nosso amigo eduardo cenci piloto de desenvolvimento na industria automobilistica e tambem o brasileiro com mais voltas em nurburgring usa sapatos esportivos da ferracini por sua sola de borracha fina o suficiente para ter uma boa sensibilidade dos pedais no automobilismo profissional nao ha muito o que se inventar as sapatilhas tem de ter o revestimento de material retardante de chamas para evitar lesoes aos pilotos muda a marca mudam os detalhes esteticos mas o design e os materiais sao muito parecidos so que isso e coisa surgida em meados dos anos 1970 no principio os pilotos usavam o que havia disponivel e o que lhes parecesse mais confortavel juan manuel fangio por exemplo usava botas com um salto convencional da epoca foi nos anos 1960 que surgiram os primeiros calçados feitos especialmente para dirigir e pilotar para os gentlemen drivers que queriam apenas dirigir seus gt pelas estradas do mundo todo um sapateiro italiano chamado gianni mostile desenvolveu uma variaçao do mocassim classico na qual em vez de uma sola de couro havia apenas pequenas bolinhas de borracha que proporcionavam maior flexibilidade e sensibilidade sem perder a aderencia aos pedais mostile registrou o design e em 1963 fundou sua marca car shoe o modelo inspirou diversas variaçoes do mocassim classico hoje conhecidas como driver pelos fashionistas o sucesso da marca tambem a levou a incorporaçao pela gigante da moda prada em 2001 https //youtu be/lknqfzb60yi dois anos depois tambem na italia um outro sapateiro chamado franco liberto ou ciccio como era conhecido pelos seus clientes recebeu em sua oficina na sicilia o piloto da alfa romeo ignazio giunti que estava na regiao para a targa florio de 1965 ele perguntou a ciccio se era possivel fazer um par de sapatos especifico para disputar a prova seus colegas da equipe nanni galli e geki russo tambem se interessaram e juntos eles foram a uma pizzaria onde forneceram a ciccio as especificaçoes o sapato precisava ser macio leve e confortavel com a sola mais fina possivel para otimizar a sensibilidade dos pes aos pedais [caption id= attachment_372356 align= aligncenter width= 900 ] ciccio em foto recente[/caption] depois de alguns dias ciccio apareceu com um par de botas feitas de couro macio sem costuras com pequenos ilhoses para os cadarços mais finos disponiveis estava criado o primeiro sapato de pilotagem e ele nao funcionou [caption id= attachment_372344 align= aligncenter width= 640 ] o par feito para nanni galli em 1966[/caption] ciccio colou a sola e o cabedal para obter flexibilidade mas devido a alta temperatura do cockpit a cola derreteu e os sapatos se abriram a soluçao foi fazer uma segunda versao da bota agora usando uma maquina de costura manual dos anos 1920 agora com as costuras reforçando a colagem o negocio deu certo com um produto inovador em maos ele começou a abordar os outros pilotos que disputariam a targa florio oferecendo os sapatos exclusivos a maioria dispensou a oferta mas o britanico vic elford achou o negocio interessante e topou fazer um sapato para pilotar a corrida na sapataria elford pisou numa folha de papel e ciccio traçou o contorno de seus pes e isso foi tudo o que ele precisou para fazer a bota que ficou com os pes de tamanhos diferentes devido a pressa na confecçao — ciccio entregou o calçado a elfort minutos antes da largada um dos pes ficou no tamanho 40 e o outro 38 [caption id= attachment_372362 align= aligncenter width= 1146 ] vic elford e suas sapatilhas expostas no museu da porsche[/caption] quando elford venceu a corrida ele atribuiu sua vitoria as botas diferentes de ciccio da noite para o dia ciccio se tornou o sapateiro dos pilotos de corrida consolidando a criaçao da sapatilha de pilotagem ao longo dos anos o design foi aprimorado e quando as grandes fabricantes de material esportivo começaram a fabricar suas proprias sapatilhas com materiais avançados foi o design basico de ciccio que inspirou cada uma delas https //youtu be/ojpinnx5vh4 infelizmente como o automobilismo profissional passou a exigir sapatilhas anti chama logo no inicio dos anos 1980 as sapatilhas de ciccio tiveram vida curta na formula 1 endurance e rali durante os pouco mais de 10 anos entre sua criaçao e a obrigatoriedade do material anti chamas as sapatilhas foram adotadas por praticamente todos os pilotos profissionais da epoca — de emerson fittipaldi a jacky ickx de arturo merzario a carlos reutemann niki lauda calçava um par de botinas de ciccio em seu infernal acidente em nurburgring e nao sofreu queimaduras nos pes porque as botas eram feitas de couro de cabra [caption id= attachment_372351 align= aligncenter width= 1107 ] as sapatilhas de lauda[/caption] lauda alias nao usava as sapatilhas apenas porque gostava delas em 1976 ciccio havia acabado de se tornar o fornecedor oficial de sapatilhas para a ferrari uma encomenda feita pelo proprio enzo — que chegou a incluir ciccio nos agradecimentos pelo tricampeonato de construtores em 1977 e aqui um detalhe interessante que ilustra a riqueza de detalhes do filme rush no limite da emoçao os figurinistas do filme compraram sapatilhas legitimas de ciccio nas gravaçoes um fato curioso e que apesar do sucesso das sapatilhas e do fato de elas serem feitas sob medida — ciccio tinha o desenho dos pes dos pilotos em um caderno — ao menos dois de seus clientes faziam uma pequena adaptaçao digamos [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 372341 372342 ] james hunt e carlos reutemann cortavam as pontas da sapatilha deixando sua ponta como se ela fosse uma sandalia a justificativa de ambos era a mesma com os carros de f1 ganhando perfis cada vez mais esguios na dianteira alguns carros deixavam pouco espaço para os pes acima da pedaleira hunt e reutemann achavam incomodo a ponta das sapatilhas tocando a parte superior da caixa de pedais e resolveram o problema simplesmente cortando o calçado mesmo apos a obrigatoriedade das sapatilhas de nomex ciccio continuou fazendo calçados para gentlemen drivers e outros pilotos que nao precisavam das sapatilhas especializadas ele trabalhou em sua sapataria de portas abertas para o mar tirreno na sicilia ate janeiro de 2022 quando se aposentou para cuidar da saude e ficar mais proximo da familia um ano depois de sua despedida da oficina ele se despediu de todos nos em seu site oficial ainda ativo ele publicou uma carta ao publico anunciando sua aposentadoria a qual encerrou da seguinte forma nao pensem em mim com tristeza saibam que eu sou um homem feliz porque realizei meu sonho fazer parte do mundo do automobilismo que eu sempre amei conhecer e ser amigo de tantos pilotos ser fornecedor da scuderia ferrari e ate ganhar uma certa notoriedade no mundo todo receber tantos elogios entrevistas reconhecimentos e premios e ver meus sapatos exibidos em tantos museus de prestigio trabalhar para hollywood e ate mesmo estrelar um comercial da porsche dedicado a mim foi tudo muito alem do que eu esperava nao estou triste mas estou pronto para mergulhar em novas aventuras e dizer que renasci para permitir que todos os fas de hoje e de amanha conheçam a historia de um humilde artesao que um dia inventou os sapatos de corrida esta materia e uma amostra do nosso conteudo diario exclusivo para assinantes e foi publicada sem restriçoes de acesso a carater de degustaçao a sua assinatura e fundamental para continuarmos produzindo tanto aqui no site quanto no youtube nas redes sociais e podcasts escolha seu plano abaixo e torne se um assinante alem das materias exclusivas voce tambem ganha um convite para o grupo secreto exclusivo do plano flatouter onde podera interagir diretamente com a equipe ganha descontos com empresas parceiras de lojas como a interlakes a serviços de detailing e pastilhas tecpads e ainda recebera convites exclusivos aos eventos para flatouters [fo form plans]
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