e muito comum usarmos a palavra evoluçao no sentido de melhoria ao longo do tempo deve ter a ver com a teoria da evoluçao das especies de charles darwin segundo a qual as diferentes especies de seres vivos sao fruto de adaptaçoes para sobrevivencia atraves de geraçoes — o que na pratica torna as geraçoes mais novas mais aptas a sobrevivencia que as anteriores sendo mais aptas a sobreviver elas sao simplesmente melhores o sentido original do verbo evoluir contudo nao carrega essa conotaçao positiva de melhoramento ou aprimoramento seu significado original tem a ver com mudança um desenvolvimento progressivo sair de um estado para um novo estado e esta mudança pode resultar em uma piora ou regressao e por isso que faz sentido dizer que algo evoluiu para pior ainda que seja preferivel se dizer involuiu que traz consigo a ideia de regressao essa ideia de involuçao me veio a mente no inicio desta semana quando o chefao da mercedes amg michael schiebe fez a declaraçao mais obvia da historia recente do automovel a amg perdeu clientes com o c63 amg vemos que alguns de nossos clientes muito fieis tem problemas com o conceito claro sem duvida tambem perdemos alguns clientes que gostam apenas de v8 mas voce tem de dirigir este carro e um produto muito convincente disse ele tentando se convencer de que o c63 amg de quatro cilindros foi uma boa ideia tecnicamente falando ao menos a mercedes parece ter aprendido com o erro o futuro cle63 que deveria vir com o mesmo quatro cilindros do c63 agora ira usar um v8 como o e63 amg e justiça seja feita a mercedes nao foi a primeira a evoluir para pior na historia dos esportivos se voltarmos aos anos 1970 vamos encontrar o ford mustang ii mesmo quem se esforça para enxergar qualidades em todo e qualquer automovel sem exceçao e incapaz de enxergar alguma coisa boa no ford pinto travestido de mustang que a ford começou a vender em 1974 e inaceitavel ao ponto de nem mesmo a versao v8 salvar a honra do mustang aqui e importante lembrar que ate 1973 o mustang teve o v8 351 cleveland com 270 cv — ja recalibrado para a crise do petroleo mas ainda imponente em 1974 a crise do petroleo e os preços das apolices de seguro se tornaram um fardo para quem queria o desempenho de antes no inicio dos anos 1970 o publico ate queria comprar carros potentes mas nao era um bom negocio bom negocio ao menos para aquele momento era ser compacto e economico — so que a ford achou que para isso o carro tambem precisava ser sem graça por isso a ford teve a brilhante ideia de usar a plataforma do compacto pinto para o novo mustang que era um carro de visual pouco inspirado com motores de desempenho pifio para começar de cara nao havia v8 apenas um quatro cilindros 2 3 litros e 83 cv o mesmo motor taubate do nosso maverick e um v6 de 2 8 litros e 97 cv o v8 so veio no fim de 1974 um v8 windsor com carburador de corpo simples e risiveis 140 cv que segundo a imprensa americana da epoca simplesmente nao combinava com a plataforma do carro em termos dinamicos apesar da sambada da ford o mustang ii ate que vendeu bem com pouco mais de um milhao de unidades vendidas entre 1974 e 1978 ja no final dos anos 1970 a situaçao melhorou e o mustang chegou a sua terceira geraçao a fox body que começou aos poucos a recuperar a reputaçao do pony car entre os entusiastas e ate começa a ganhar espaço como novo classico porsche 996 em 2025 e facil se convencer de que o porsche 911 e uma unanimidade entre os entusiastas desde que foi lançado em setembro de 1964 afinal faz quase 30 anos que ele assumiu as formas atuais e se tornou o esportivo a ser batido nas pistas mas houve uma geraçao que causou problemas na reputaçao do carro a 996 lançada em 1997 o 996 representou uma ruptura radical com uma tradiçao que ja durava mais de tres decadas seu antecessor o 993 ainda trazia um flat six arrefecido a ar na traseira e por mais que tivesse visual atualizado com novos para choques para lamas mais largos farois integrados e interior bem mais moderno ele ainda usava estrutura basica do primeiro 911 la de 1964 algo que se torna evidente quando voce observa o formato do para brisa e das portas imagine o cliente do 911 estava acostumado a um modelo que evoluia gradualmente a cada geraçao a g series ainda e muito parecida com a geraçao 964 o 993 traz uma pitada de modernidade a um carro ja muito familiar mas o 996 se tornou um carro completamente diferente os para lamas salientes foram abrandados os farois circulares foram abandonados o motor arrefecido a ar foi trocado por outro com arrefecimento liquido um porsche 911 com radiadores nao houve uma transiçao suave o carro mudou completamente pior as mudanças nao foram bem sucedidas ao menos nao na primeira fase daquela nova geraçao primeiro ele era claramente um carro de custo reduzido a porsche para economizar compartilhou toda a dianteira do boxster com o novo 911 os carros usavam os mesmos para lamas capo e farois mudando apenas os elementos do para choques os compradores do 911 nao gostaram de ver a grande estrela da porsche com a mesma cara de um modelo mais barato em 1999 a porsche percebeu a cag… o erro e promoveu uma ligeira reestilizaçao com novos farois eles ainda nao eram circulares como os entusiastas queriam mas ao menos eram diferentes dos farois do boxster e lembravam mais os farois ovalados do 993 a pior parte contudo foi o novo motor se ja havia o problema da quebra de tradiçao imagine substituir um motor que embora nao fosse perfeito era confiavel e conhecido por um motor que nasceu com defeitos cronicos os modelos equipados com os motores m96 01 e m96 02 3 4 e m96 03 e m96 04 3 6 produzidos entre 1998 e 2005 tem problemas na vedaçao posterior do motor propensao a fissuras nos cilindros ao deslocamento de camisas ao arranhamento das paredes dos cilindros e falha do rolamento do eixo intermediario de sincronizaçao em alguns casos o motor era substituido por um novo ja com os problemas corrigidos e claro que isso maculou a reputaçao do carro que ate hoje nao pegou preço nas versoes equipadas com estes motores a geraçao seguinte lançada em 2005 e chamada de 997 e considerada uma das melhores de todos os tempos e trouxe de volta os farois redondos com isto atualmente o 996 e uma geraçao esquecida tambem por ficar entre duas geraçoes verdadeiramente aclamadas ao menos isto tambem a torna a geraçao mais acessivel do 911 chevrolet camaro 4ª geraçao antes de assumir o visual retro em sua quinta geraçao a exemplo do que o ford mustang fez em 2005 o chevrolet camaro passou por uma fase ruim diferentemente do mustang ii o camaro ii ate que era um carro legal com desenho criativo especialmente na identidade visual da dianteira com a enorme grade entre dois pequenos para choques e dotado de motores v8 o camaro de terceira geraçao apesar de retilineo tambem foi melhor aceito que o mustang correspondente o fox body sem contar que o carro ja virou um classico a fase ruim do camaro veio em 1992 com o lançamento da quarta geraçao por conta de suas formas aerodinamicas e quase futuristas o quarto camaro costuma ser comparado aos esportivos japoneses da epoca exceto que ainda tinha um v8 de 280 cv uma potencia razoavel para 25 anos atras seu visual contudo era diluido com proporçoes estranhas linhas pouco agressivas e quase nenhum carisma era um carro sem graça alem disso tambem era diluido dinamicamente era como se para a decada de 1990 a chevrolet tivesse decidido que o camaro precisava ser mais confortavel e luxuoso e a carroceria era muito alta e estreita o que so prejudicava a estabilidade nas curvas em 1998 a chevrolet reestilizou a dianteira substituindo os quatro farois recuados que ainda eram uma forte ligaçao com os anos 80 por peças de formato meio indefinido com grossas lentes de acrilico ha quem compare a frente do camaro desta epoca a uma cabeça de bagre — tanto que ele e conhecido como catfish camaro literalmente o camaro bagre vendido ate 2002 o camaro de quarta geraçao precedeu um hiato de oito anos na linhagem neste meio tempo a chevrolet conseguiu trazer de volta o espirito do camaro original aperfeiçoando a receita na quinta geraçao que viu o lançamento do primeiro camaro zl1 oficial e o retorno do z28 com a pegada original — um verdadeiro monstro de pistas na sexta geraçao a gm adotou uma plataforma mais compacta que elevou o camaro a um novo patamar transformando o em um carro capaz de completar os 20 km de nurburgring nordschleife em 7 16 — superando monstros como o nissan gt r e empatando com o bmw m4 csl jeep cherokee kl um jeep e um jeep e todo jeep e um carro minimamente competente mesmo o jeep renegade que e pouco mais que um fiat 500x com carroceria de jeep consegue se virar em uma trilha leve na versao trailhawk que e trail rated pela fabricante — leia aqui o que isso significa o cherokee de quinta geraçao kl nao e diferente exceto pelo fato de que o mesmo o novato renegade consegue ter mais cara de jeep do que ele ha um bom motivo para isso o primeiro cherokee lançado la em 1974 era simplesmente uma versao de duas portas do jeep wagoneer que por sua vez era uma perua construida sobre a plataforma do jeep original a segunda geraçao do cherokee abandonava a carroceria sobre chassi e apostava na construçao monobloco nao ha mal nenhum nisso em si vide o lada niva que introduziu o conceito de off roader monobloco em 1977 mas ainda era quadradao e masculo parecia um grand cherokee em miniatura de fato e sem duvida era tao capaz quanto um de encarar a ausencia de pavimento as geraçoes seguintes terceira e quarta assumiram um pouco da vocaçao pratica destes carros andar na cidade mas tambem tinham cara de jeep o mais recente dos cherokee fez mais do que romper o visual tradicional de um jeep alem de abandonar as linhas retas e se assumir aerodinamico o cherokee sequer tem a estrutura visual tradicional de um automovel seguindo uma tendencia recente de design ele deixa de lado as formas antropomorficas que posicionam os elementos da dianteira de acordo com os elementos do rosto humano onde os farois seriam os dois olhos o emblema seria o nariz e a grade seria a boca em vez disso a jeep decidiu simplesmente pelo design que achava mais bonito e pratico independentemente de nao enxergarmos um rosto na dianteira o facelift de 2019 corrigiu isso mas o carro durou so mais quatro anos e saiu de linha em 2023 sem deixar um sucessor honda civic 9 o honda civic de nona geraçao nao era um carro ruim mas que tendo em vista a geraçao anterior new civic e a posterior civic 10 e nitido que o civic de nona geraçao vendido entre 2012 e 2016 estava aquem do esperado a evoluçao do honda civic e marcada por um padrao a cada duas geraçoes ha uma renovaçao completa repare como em relaçao a geraçao anterior o oitavo honda civic conhecido como new civic lançado em 2007 foi um carro revolucionario em termos de design assumindo uma identidade visual futurista e o ja iconico painel digital de dois andares a nona geraçao foi evolutiva — uma evoluçao para pior embora mantivesse as linhas gerais o civic lançado em 2012 parecia ter menos personalidade nao era um carro ruim na verdade continuava sendo um dos melhores do segmento mas na rua era so mais um e era claramente inferior ao antecessor no acabamento interno e no isolamento acustico e seu visual ja nao era mais tao inovador quanto o new civic e os fas sentiram a mudança incluindo os entusiastas que perceberam que o honda civic si coupe com motor de 2 4 litros nao era um carro tao especial quanto o si da oitava geraçao girava menos tinha suspensao mais alta e macia e comportamento mais subesterçante com a decima geraçao o civic se reinventou mais uma vez assumindo um visual mais agressivo e imponente e apostando no turbo e refinando sua rodagem e seu acabamento chevrolet vectra c este e um caso endemico do brasil mas e legitimo em 2005 o idolatrado chevrolet vectra b saiu de linha desde seu lançamento o vectra b era aclamado por seu design acertadissimo ha quem diga que e atemporal pelo seu comportamento dinamico pelo bom espaço interno e pela confiabilidade do conjunto mecanico mesmo as versoes com cabeçote de 16 valvulas tem boa reputaçao entre seus admiradores que so nao falam mais do motor quase c20xe porque os espelhos retrovisores que brotam do capo roubam sua atençao quando veio o substituto os mais entendidos ficaram decepcionados o novo vectra lançado em 2006 era na verdade a versao seda o astra vendido na europa que pertencia a um segmento inferior ao do vectra no velho mundo com isso o vectra perdeu refinamento embora seu porte nao tenha mudado muito alem disso os motores ainda eram derivados do familia ii que equipava o monza desde o inicio dos anos 1980 para piorar o modelo hatch — o astra rebatizado como vectra — teve uma serie de mudanças para o brasil que resultaram em elementos inadmissiveis para um carro de seu porte caso das rodas de quase 20 quilos na versao gt x massa nao suspensa pesada demais um cambio descasado com a curva de torque/potencia do motor e o proprio motor antiquado fizeram dele um carro muito inferior ao seu antecessor tanto que ele nao conseguiu conter a prevalencia dos japoneses que mesmo sem o acabamento mais refinado da gm tinham desempenho economia e confiabilidade que o vectra deixava de ter naquela geraçao volkswagen gol g4 a volkswagen acertou em cheio quando lançou o novo gol em 1999 o carro tinha um visual moderno alinhado com os modelos europeus da marca — caso do passat e do bora — tanto dentro quanto fora linhas sobrias iluminaçao azul e vermelha no painel traziam um ar de modernidade os motores 16v e turbo tambem mostravam que o gol chegava a maturidade sem contar que ele ainda era oferecido na versao gti 2 0 16v em 2005 a volkswagen tentava substituir o gol pelo fox em mais uma tentativa de matar o gol por parte da matriz europeia o fox nao havia emplacado como sucessor do gol e a volkswagen decidiu convencer o publico nao melhorando o fox mas piorando o gol e assim nasceu o gol g4 o carro tinha um design desajeitado em descompasso com os modelos da epoca extremamente simplificado assim como seu interior que adotou um minimalismo pobre com plasticos de menor qualidade superficies simplificadas menos opcionais e cada vez menos versoes ate que restou somente o motor at 1 0 nao preciso dizer que o fox nunca decolou como substituto do gol a volkswagen se viu forçada a desenvolver uma nova geraçao do gol ironicamente compartilhando elementos da plataforma do fox e em 2010 transformou o fox em um compacto premium dando a ele retoques visuais que o deixaram mais proximo do golf do jetta e do passat um novo acabamento interno bem mais refinado e uma lista de equipamentos que incluiu ate mesmo teto solar no fim das contas o fox durou nessa posiçao ate o final de 2021 enquanto o gol permaneceu ate o ano seguinte quando ambos foram finalmente substituidos pelo polo de sexta geraçao esta materia e uma amostra do nosso conteudo diario exclusivo para assinantes e foi publicada sem restriçoes de acesso a carater de degustaçao a sua assinatura e fundamental para continuarmos produzindo tanto aqui no site quanto no youtube nas redes sociais e podcasts escolha seu plano abaixo e torne se um assinante alem das materias exclusivas voce tambem ganha um convite para o grupo secreto exclusivo do plano flatouter onde podera interagir diretamente com a equipe ganha descontos com empresas parceiras de lojas como a interlakes a serviços de detailing e pastilhas tecpads e ainda recebera convites exclusivos aos eventos para flatouters [fo form plans]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.