eae pessoal meu nome e leonardo baggio sou de sao paulo analista de sistemas e proprietario de um subaru impreza gl 1994 ao longo do meu project cars pretendo contar como que uma ideia despretensiosa de comprar um carro para uso diario acabou se tornando em um projeto de grandes proporçoes os percalços que ocorreram e um pouco do que aprendi nesse meio tempo assim como muitos de nos leitores do flatout tenho uma grande fissura por automoveis desde pequeno sempre passava horas lendo e pesquisando sobre modelos que ja foram fabricados seus dados tecnicos e com a popularizaçao da internet baixando fotos e videos do genero apesar do hobbie meu conhecimento em mecanica nao progrediu na mesma vertente nao por falta de esforço mas sim por simplesmente nao saber nem por onde começar e e claro por falta de experiencia na area lembro que quando era mais novo fiz piada algumas vezes dizendo que compraria um subaru e estudaria mecanica para conseguir mante lo digamos que a historia foi quase assim o primeiro subaru era inicio de 2013 e estava na hora de ter um carro novamente a experiencia com meu primeiro carro havia sido no minimo mal sucedida — meu excesso de confiança e inexperiencia ao volante tornou o que deveria ser o meus momentos de gloria em um grande transtorno com direito a pequenos acidentes e suspensao da cnh tudo isso claro contribuiu para que eu fosse presenteado com o status de personna non grata nas seguradoras portanto as principais caracteristicas desse novo carro que nao contaria com seguro deveriam ser baixo indice de roubo; manutençao e peças baratas; bom custo beneficio e se possivel um certo estilo com o orçamento limitado a r$12 mil e muita ma influencia no bom sentido dos amigos gearheads nao demorou muito para que eu abrisse mao do fator peças e manutençao barata e logo as buscas partiram para carros japoneses da decada de 90 afinal de contas ja gostava do estilo jdm e sabia que grande parte dos modelos a venda possuiam versoes mais interessantes la fora quando nao irmaos maiores que poderiam servir como fonte para possiveis upgrades na lista entraram os honda civic coupe e hatch honda accord mitsubshi galant mitsubish lancer toyota corolla e subaru impreza de certo modo frustrado com o estado dos carros que encontrava nessa faixa de valor eis que recebo um link de um amigo que levava ao anuncio um impreza gl 2 0 4x2 1998 prata aparentemente em bom estado em uma loja localizada na mesma rua que morava na hora imaginei que essa coincidencia nao seria a toa pois meu velho plano de ter um subaru era pra se concretizar liguei para o vendedor fui ver o carro no dia seguinte e foi paixao a primeira vista em menos de uma semana estava com ele o carro nao estava perfeito mas o estado de conservaçao do interior e da lataria eram otimos a a parte mecanica parecia estavel e apesar dos seus 167 000 quilometros se mostrou disposta para encarar os engarrafamentos e demais situaçoes do cotidiano o que garantiu que eu curtisse um pouco o carro antes de parar na oficina para dar uma geral um pouco sobre o subaru impreza gc/gf a partir do momento que adquiri o carro procurei me aprofundar mais sobre a marca explorando o conteudo disponivel em alguns sites como o clubesubaru nasioc e rs25 descobri muita coisa interessante sobre a plataforma gc/gf — sigla utilizada para designar o impreza de primeira geraçao 1993 a 2000 sendo gc para as versoes sedan/coupe e gf para a versao wagon esta sigla e geralmente acompanhada por uma numeraçao onde a combinaçao gc8 e utilizada com maior frequencia e representa a versao do impreza com motorizaçao dois litros ej20 e transmissao integral uma pesquisa pelo termo gc8 no google ou ebay e o suficiente para encontrar uma infinidade de peças informaçoes e projetos interessantes mundo afora no brasil foram comercializadas oficialmente tres modelos gl a versao mais comum com motorizaçao 1 6 1 8 e 2 0 aspirada com versoes de traçao dianteira e integral; gt motorizaçao 2 0 turbo traçao integral suspensao mais rigida e visual mais agressivo com os famosos farois de milha aerofolio e entrada de ar no capo sendo esta a versao equivalente ao wrx do japao porem rebatizado para venda no mercado europeu e no brasil rx esta versao trazia o visual esportivo da versao gt porem com motor 2 0 aspirado tendo poucas unidades vendidas por aqui alem disso desde o seu lançamento o impreza gc recebeu algumas modificaçoes esteticas mantendo a mesma carroceria portanto e comum encontrar alguns modelos com aparencia diferente dependendo do ano de fabricaçao a geraçao posterior gd 2001 a 2007 recebeu uma reformulaçao completa de visual e chassis e foi vendido no brasil basicamente na versao turbo wrx tendo poucos exemplares aspirados outro ponto interessante e que a mecanica e compativel com o gc sendo possivel por exemplo realizar swap de motor transmissao e ecu como esse modelo foi vendido em uma quantidade ate razoavel nao e muito dificil encontrar exemplares a venda em desmanches e sites especializados os primeiros planos tendo noçao do potencial do carro das opçoes de modificaçao e da infinidade de coisas bacanas pra se comprar no ebay comecei a traçar alguns planos para o carro que seriam executados assim que eu deixasse tudo em ordem na parte mecanica depois de centenas de videos imagens textos ja nao fazia mais tanto sentido ter um subaru com traçao dianteira com visual sobrio e quase apagado na cor prata logo estabeleci algumas metas de modificaçao do meu carro entre elas estavam a conversao do carro para awd instalaçao do kit visual do gt preparaçao do motor e pinta lo na cor rally blue pearl como na versao mais rara do impreza a 22b bom os tres primeiros itens sao relativamente faceis ou baratos de se adquirir a conversao da traçao por exemplo e algo simples de ser executado pois os modelos de traçao dianteira nao apresentam diferenças nos chassis em relaçao aos modelos de traçao integral nao sendo necessarias maiores adaptaçoes seria preciso a troca do cambio do tanque de combustivel instalaçao do carda diferencial traseiro semi eixos e quadro traseiro todas essas peças sao frequentemente encontradas em desmanches ou em kits pela internet com preços variando de r$2 000 a r$3 800 o visual do gt exigia um pouco mais de busca mesmo assim e possivel encontrar desde peças usadas ou ate kits de fibra de vidro feitos nos moldes dos originais ja a pintura e a preparaçao era algo mais delicado principalmente porque exigia um alto investimento tendo em mente todas essas possibilidades era necessario antes de mais nada voltar a vida real e deixar a casa em ordem ate porque nao haveria sentido investir um centavo em qualquer coisa sem estar com a manutençao em dia as primeiras surpresas apos alguns dias levei o carro a um mecanico de importados que conhecia e pedi que fosse feita uma avaliaçao completa para avaliar riscos imediatos sai de la com uma lista de coisas que era bom trocar e uma certa preocupaçao principalmente relacionado ao preço das peças completamente novo no ramo das jabiracas japonesas eu fui pego desprevenido com um orçamento de quase r$5 000 00 assim que recuperei o folego pedi pra que fosse elencado o que era mais urgente para criarmos um passo a passo do que fariamos com o carro nao iria abrir mao de todos os reparos porem nao tinha condiçoes de investir quase 1/3 do que havia pago veiculo em manutençoes naquele momento entre os problemas identificados estavam alguns itens na parte de suspensao freios embreagem correias e caixa de direçao alem disso o mecanico comentou que a bomba d’agua apresentava um leve vazamento mas nada grave enquanto aguardava o orçamento das peças resolvi fazer uma viagem para o litoral de sao paulo e la descobri que aquele pequeno vazamento na bomba d agua estava acompanhado de um problema grave no sistema arrefecimento que nao foi possivel diagnosticar utilizando o carro na cidade alguns minutos de distraçao ao volante foram o bastante para eu nao perceber que o carro começou a ferver nao demorou muito pra a mangueira do radiador estourar e o passeio acabar mais cedo chegando em sao paulo levei o carro ate uma oficina especializada em veiculos subaru e foi constatado que a junta de cabeçote tinha ido pro espaço e seria necessario realizar a retifica do motor e a troca de alguns componentes obviamente o custo da brincadeira era consideravelmente alto naquele momento um misto de arrependimento por ter sido negligente e duvida sobre o futuro do carro tirava meu sossego afinal de contas isso atrasaria ainda mais meus planos para o carro no estado que ele se encontrava so conseguia leva lo ate a esquina para dar uma ducha comecei entao a fazer todo o tipo de pesquisa e cotaçao possivel para avaliar qual seria a melhor alternativa para conciliar a resoluçao do meu problema imediato que era fazer o carro voltar a andar com meus planos de fazer um upgrade de performance o project car passado alguns meses e ainda sem resolver o problema do carro acabei encontrando uma pessoa em uma situaçao bem parecida com a minha alem de compartilhar o primeiro nome e o sonho de ter um impreza preparado o amigo leonardo melone tambem precisava dar um destino para o carro o impreza gl 1994 1 8 dele ja tinha passado por boa parte das modificaçoes que eu tinha em mente incluindo o visual da versao gt instalaçao de uma turbina de wrx e a tao sonhada pintura azul rally fora o fato de ser originalmente 4x4 porem morando no interior do espirito santo com dificuldades para encontrar peças e acertar a instalaçao do turbo o seu projeto estava inacabado alem disso o valor do litro do alcool absurdamente caro onde morava mesmo concluindo o projeto ele precisaria de algo mais civil pois era o unico carro dispunha para utilizar no trabalho totalmente fascinado pelo projeto passei alguns dias fazendo as contas e acabei propondo uma troca ele ficaria com meu carro ja com as juntas trocadas e uma diferença em dinheiro e ele me traria seu carro ate sao paulo no estado em que se encontrava mesmo relutante com a ideia de se desfazer do carro dado todo o trabalho desempenhado ate entao conseguimos chegar a um acordo e fechamos negocio depois de alguns dias e varios tanques de alcool o carro estava aqui e eu com um sorriso de orelha a orelha ja nao tinha mais um daily car apesar de estar sem acerto com escapamento furado e um pouco mais rebaixado do que imaginava o carro se locomovia razoavelmente bem e ate assustava alguns desavisados com os espirros da valvula de alivio quando nao alguns pipocos por conta da mistura de combustivel extremamente gorda analisando a historia ate aqui pode ate parecer que isso facilitou a minha vida e pulei uma etapa enorme adotando um projeto de um terceiro mas com o odometro marcando por volta de 245 000 km acerto do turbo por fazer era de se esperar que o carro ainda daria muito trabalho pra ser concluido alem de deixar tudo em ordem novos objetivos entraram no projeto como por exemplo otimizar o consumo de combustivel e explorar a potencia que poderia ser obtida do conjunto com a instalaçao de uma injeçao programavel instalar novos bancos instrumentos de mediçao e restaurar o interior do carro pois apresentava muito desgaste por conta da idade trocar a suspensao e os freios por alternativas mais adequadas a performance pois ainda estavam sendo utilizadas os originais remover algumas peças tuning e instalar peças originais das versoes wrx/sti importadas do japao rodas maiores originais da subaru de alguma versao gt ou wrx com o passar do tempo consegui cumprir com boa parte das metas e infelizmente mais surpresas surgiram meu conhecimento em mecanica melhorou bem pouco mas o suficiente pra tomar decisoes mais sobrias por hoje fico por aqui nos vemos nos proximos capitulos um abraço por leonardo baggio project cars #196
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.