Você já viu fibra de carbono no interior dos BMW e também em partes da carroceria dos esportivos da marca, mas agora, eles querem ir além: o compósito também será usado para fazer rodas. Isso mesmo: rodas de fibra de carbono. E não pense que isso é apenas uma ideia conceitual — os bávaros pretendem colocá-las no mercado nos próximos 24 meses.
A ideia de fazer rodas de fibra de carbono não é nova. A Rotobox produz modelos para motos, e várias bikes de competição também são equipadas com esse tipo de roda. No ramo automotivo, a Koenigsegg já faz peças inteiras do material desde 2012 para equipar o Agera R (abaixo), mas na BMW a ideia surgiu de uma forma diferente. Depois de desenvolver novas técnicas de industrialização de fibra de carbono para a nova série i de carros elétricos, a marca encarregou engenheiro Franz Stockenmaier de encontrar novos usos para elas.
Entre as novidades estão um cardã feito em peça única para o SUV X5, um volante feito integralmente com o com