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Flagra revela Porsche 911 “Turbo Touring”

A Porsche parece estar preparando o “sleeper” definitivo para a linha 992.2. Flagras recentes no Nürburgring mostram um protótipo que mistura a carroceria larga do 911 Turbo S com a estética limpa dos Carrera, sem o enorme aerofólio fixo e — o mais intrigante — sem as tomadas de ar nos paralamas traseiros. O que será esse carro?
Ao que tudo indica, ele é um “911 Turbo Touring” afinal, para a Porsche não existem limites de segmentação do 911. Se o GT3 Touring provou que existe um mercado imenso para quem quer performance de pista com visual comportado, por que não aplicá-lo também ao outro 911 de topo e faturar uma boa grana com isso?
A receita é simples e matadora: o boxer 3.6 de 711 cv com dois turbos elétricos e 81,5 kgfm de torque — e remova o “show” visual. O aerofólio fixo dá lugar a uma peça retrátil mais discreta (e mais larga que a do Carrera), e os paralamas traseiros aparecem lisos, sem as aberturas laterais que são a assinatura visual do Turbo desde os anos 70.

A grande dúvida aqui é como a Porsche pretende resfriar um motor de 700 cv sem as tomadas de ar laterais — talvez redesenhando a admissão e os intercoolers para puxar ar exclusivamente pela grelha da traseira, sacrificando talvez alguns cavalos em prol do design “limpo”. Poderia ser um motor aspirado também — o que faria dele um “Super Carrera” em vez de um Turbo Touring? Poderia, claro, mas note que o para-choques dianteiro tem as aletas ativas do Turbo S e as saídas de escape quadradas sugerem que quem embala esse protótipo é o 3.6 biturbo.
SP aprova IPVA zero para motos até 180cc e inclui a linha 160

Em uma manobra tão rápida quanto um desvio de motofretista, a Assembléia Legislativa de São Paulo aprovou o Projeto de Lei 1373/25, que concede isenção total de IPVA para motocicletas de baixa cilindrada a partir de 1º de janeiro de 2026.
A medida tem um peso enorme no mercado paulista, já que o segmento de baixa cilindrada representa mais de 76% de todos os emplacamentos de motos no Brasil. A justificativa, segundo o governo, é socioeconômica: aliviar os custos para quem utiliza a motocicleta como instrumento de geração de renda.
A isenção só vale para motocicletas que estejam em situação regular, evidentemente. Quem tem dívidas anteriores de IPVA continuará tendo que quitar os valores devidos até 2025 para manter o veículo licenciado.
Agora, a medida, embora benéfica para quem já usa esse tipo de moto, tem um outro lado: a renúncia fiscal é significativa devido ao volume gigantesco da frota de São Paulo — e nem a Assembléia e nem o Executivo explicaram como ocorrerá a compensação desta receita que deixa de ser arrecadada.
Além disso, a redução do custo também estimula o uso da moto e o aumento do número de motos nas ruas trouxe consigo também um aumento nos acidentes de trânsito envolvendo estes veículos. Com carros mais caros e custo operacional mais barato das motos, a migração para as duas rodas deverá ser um caminho natural — e aqui entramos naquela questão já levantada: carros ficaram caros também por causa do pacote obrigatório de segurança. O efeito indireto disso? Mais motos, que são menos seguras por sua natureza.
Que fique claro: isso não é uma crítica ao fim do IPVA para as motos (afinal, já propusemos repensar o IPVA por aqui), mas é preciso ter ciência de que uma ação positiva pode ter efeitos negativos em outro aspecto.
Vin Diesel quer Cristiano Ronaldo no encerramento de Velozes e Furiosos – no filme, não na festa

O que começou como um rumor de bastidor ganhou contornos de realidade nesta semana. Vin Diesel e Tyrese Gibson usaram suas redes sociais para dar as boas-vindas a ninguém menos que Cristiano Ronaldo à “mitologia Fast”. Diesel foi direto ao ponto em seu Instagram: “Todos perguntaram se ele estaria na franquia… admito que ele é dos nossos. Escrevemos um papel para ele”. Tyrese Gibson também alimentou o hype ao postar uma imagem — visivelmente gerada por IA, mas com mensagem oficial — celebrando a chegada do craque.

A entrada de CR7 no elenco de Fast X: Part 2 faz todo o sentido estratégico para o jogador português. Aos 40 anos, Ronaldo já começou sua transição para o entretenimento, tendo aberto recentemente um estúdio em parceria com o cineasta Matthew Vaughn (Kingsman). Além disso, Ronaldo não é um estranho ao mundo dos motores: sua garagem abriga raridades como o Bugatti Centodieci e o McLaren Senna, o que, tecnicamente, faz dele um entusiasta.
O último filme da franquia está previsto para abril de 2027 e promete um retorno à cena de corridas de rua de Los Angeles.
Ídolo da Nascar Greg Biffle e família morrem em acidente aéreo nos EUA

O mundo da NASCAR amanheceu em choque com a confirmação de que o ex-piloto Greg Biffle, de 55 anos, sua esposa Cristina, sua filha Emma (14) e seu filho Ryder (5) faleceram nesta quinta-feira (18) em um acidente aéreo nos EUA. No total, sete pessoas perderam a vida na queda, incluindo a tripulação e um amigo da família.
O acidente ocorreu por volta das 10h15 (horário local) no Aeroporto Regional de Statesville. O jato executivo, um Cessna Citation II (C550) registrado em nome da empresa de Biffle, decolou com destino à Flórida, mas tentou retornar ao aeroporto pouco tempo depois para um pouso de emergência. Testemunhas relataram que a aeronave estava voando baixo demais antes de atingir o solo e ser consumida por um incêndio de grandes proporções.
Greg Biffle foi o primeiro piloto a conquistar títulos em duas das três divisões nacionais da NASCAR: foi campeão da Truck Series (2000) e da Busch Series (2002). Na divisão principal, a Cup Series, Biffle somou 19 vitórias e foi vice-campeão em 2005. Além disso, já fora das pistas, há cerca de um ano, Greg usou seu próprio helicóptero e recursos para realizar missões de resgate e entrega de suprimentos em comunidades isoladas nas montanhas atingidas pelo furacão Helene. A atuação salvou vidas e o transformou em um herói regional também fora das pistas.
As equipes e pilotos da NASCAR prestaram homenagens emocionadas, descrevendo Biffle como um competidor ferrenho e um ser humano extraordinário que dedicava sua vida a ajudar o próximo. A causa do acidente está sendo investigada pelas autoridades locais.
Fiat terá SUV de 7 lugares nacional para enfrentar Spin e SUV compactos ao mesmo tempo

A estratégia da Fiat para a segunda metade desta década é clara: simplificação de plataforma e ganho de escala. É por isso que teremos por aqui o Grande Panda/Novo Argo e seus derivados — dentre os quais estão o projeto F2U o “irmão maior” da família a próxima geração do Fastback. A receita é idêntica à da Dacia com o Duster/Bigster: oferecer o máximo de espaço e utilidade pelo menor custo possível, utilizando a base Smart Car (uma evolução de baixo custo da CMP da Citroën).
Com cerca de 4,40 metros de comprimento e um entre-eixos de 2,68 metros, o F2U terá dimensões quase idênticas às do Citroën Aircross, mas com uma roupagem muito mais robusta e quadrada, inspirada no conceito Giga Panda. No Brasil, o modelo será posicionado no topo da gama Fiat, custando na faixa dos R$ 150.000. Para mover as sete pessoas, a Fiat deverá usar o motor 1.0 Turbo Flex com sistema Híbrido Leve (Bio-Hybrid) de 12V, entregando os conhecidos 130 cv e 20,4 kgfm, sempre acoplado ao câmbio CVT.
O F2U divide as “entranhas” com o Citroën Aircross, mas a Fiat tem uma capilaridade de rede muito maior então não deve tirar vendas do modelo francês, e sim encarar as versões de topo da Chevrolet Spin e as versões de entrada dos SUVs compactos.
Lancia e Eberhard & Co. lançam relógio exclusivo em homenagem à linha HF

Na quase esquecida história da Lancia, o emblema HF é sagrado: ele representa os anos de glória da marca nos ralis — do Fulvia ao Delta Integrale. Agora, para marcar o retorno da linha HF (que estreia no novo Ypsilon HF de 280 cv), a marca italiana se uniu à suíça Eberhard & Co. para criar um relógio comemorativo.
O design foge do “esportivo exagerado” de muitos relógios com inspiração automotiva e até traz uma contradição irônica. Ele tem caixa de aço inoxidável de 41 mm e apenas 10,45 mm de espessura, e o seu coração é o movimento automático Sellita SW200-1, o sucessor de fato do ETA 2824-2 (este um clássico da indústria suíça), com reserva de marcha de 38 horas. A ironia é justamente esta: o relógio mecânico, automático, homenageia o carro elétrico digital.

No mostrado, o logotipo HF inclinado domina a parte inferior, e está disponível em três acabamentos (azul, branco ou preto). Serão produzidas apenas 360 unidades (120 de cada cor), com preços começando em € 1.980 (aproximadamente R$ 10.600 em conversão direta).

O lançamento indica também que a Lancia está tentando reconstruir seu valor de marca através do licenciamento e de produtos de “lifestyle antes mesmo de ter uma linha completa de carros. É uma estratégia de “marketing de legado” para preparar o terreno para os novos Delta e Gamma que estão a caminho das lojas.


