quando comprei honda civic si surgiu um mundo totalmente novo e inexplorado a minha frente eu nao comprendia nada desse mundo — mesmo sendo um gearhead nao conhecia quase nada de mecanica hoje sei que um carro bom de pista precisa do equilibrio perfeito em todos os seus aspectos caso uma parte tenha um rendimento menor outra parte tera o seu redimento limitado e a busca pelo equilibrio que move a engenharia automobilistica e e isso que devemos procurar nos nossos project cars antes de começar o texto para valer resolvi criar vergonha e fazer um texto detalhado compartilhando minha experiencia adquirida na rua e na pista o si possui uma suspensao muito boa de fabrica elogiada pelas revistas automotivas na epoca do lançamento em meados de 2007 contudo o tempo passa e os referenciais mudam entao a ultima coisa que faltava para ser um otimo carro de trackday era uma boa suspensao optei por uma no formato coilover pois permite diversos ajustes como altura dureza e ate mesmo a velocidade em que o curso do amortecedor chega ao maximo embreagem de ceramica a embreagem original com cerca de 60 000 km foi embora e a troquei por uma nova e original mas a vida e uma caixinha de supresas e depois de uns cinco punta taccos errados durante os hot laps em limeira ela ficou literalmente sem um pedaço do material de contato e assim encerrou suas atividades por volta de apenas 5 000 km rodados com isso vi que um carro que pratica trackdays precisa de uma embreagem mais forte que aguente erros e uma pilotagem mais agressiva com isso resolvi colocar a embreagem mais forte que encontrei no mercado um modelo de ceramica utilizada nos si turbo essa embreagem aguenta preparaçoes de ate 600 cv e eu tenho por volta de 250 cv acho que ela vai durar para sempre volante de motor aliviado a ideia de um volante de motor aliviado e reduzir o movimento de inercia do motor que em teoria voce conseguiria colocar mais potencia no chao porem isso depende da aplicaçao alem do fato de quanto esse volante e aliviado o carro fica mais gostoso e da uma sensaçao maior de esportividade o volante de motor original do si pesa 9 kg entao existe uma boa gordura para queimar em tudo isso o meu novo volante pesa apenas 4 kg e e da marca exedy preferi comprar um novo e com material de qualidade superior devido ao fato de aliviar o volante original ser perigoso se feito sem muito cuidado — ainda mais com a embreagem de ceramica criando mais atrito que a original torque damper o coletor de escape do honda civic si original tem algumas molas para quando o motor se mover o coletor se adequar a esse movimento e assim se manter integro quando coloquei o novo coletor de inox sem molas ocorreu um problema apos quatro meses o flexivel abriu fazendo um barulho bem alto entretanto muito legal e descobri que isso ocorreu devido ao movimento do motor por isso tambem comprei um torque damper que e um sistema de amortecimento que prende o motor por cima mantendo ele mais travado da para regular a dureza inclusive a desvantagem e que agora com torque damper e a embreagem de ceramica o carro da alguns trancos em baixo giro mas em alto giro se torna magnifico de guiar trackday em curitiba no dia 21 de dezembro de 2014 as 6 00 sai de sao paulo rumo a curitiba com o unico objetivo de participar da ediçao de natal do trackday in foram 400 km de estrada pela famosa regis bittencourt mesmo o carro sendo preparado consegui uma autonomia de 12 km/l nada mau no dia seguinte acordei tomei o cafe da manha no hotel e parti para o trackday muito ansioso apesar de ter pagado apenas a parte da tarde cheguei de manha para acompanhar o movimento ver os carros e conversar com os outros gearheads o que eu mais gostei do autodromo de curitiba foi a mistura de curvas de alta velocidade com as de baixa as 13 40 começou a se formar a fila dos participantes na saida dos boxes — todos esperando as 14 00 para poder entrar na pista e se divertir eu nao era exceçao e estava no meio dessa bagunça toda apos poucas voltas contudo começou a chover e complicar muito a estabilidade do carro entao resolvi entrar um pouco e esperar percebi que a chuva nao ia parar tao cedo e por isso voltei para a pista para tentar aproveitar o maximo que podia apos dez voltas vi uma bandeira vermelha e voltei para os boxes junto com outros carros quando veio a noticia que um trecho da pista estava cheia de oleo devido a um acidente e que nao tinha como limpar o evento provavelmente seria cancelado fiquei arrasado viajar mais de 400 km para dar menos de 20 voltas complicad entretanto depois de muitas reclamaçoes a pista foi liberada para apenas quatro carros darem umas voltas — e adivinha quem foi um dos quatro fui um dos que entraram na pista para averiguar se era possivel andar e depois de cinco ou seis voltas sem perceber nenhuma diferença muito siginificativa todos os carros foram liberados para entrar na pista agora era a hora de aproveitar para virar tempo ja estava seco ja conhecia mais ou menos o autodromo bora acelerar dei cerca de 10 voltas nesse periodo sendo duas de resfriamento foram quatro voltas seguidas de uma de resfriamento e depois mais quatro voltas e mais uma de resfriamento nas voltas rapidas com vidros fechados e com o sol ja aparecendo a temperatura interna do carro marcava exatos 43 graus poucas pessoas sabem a temperatura que e capaz de chegar dentro de um carro durante uma competiçao em outros trackdays que participei e levei amigos para dar voltas todos reclamaram do calor exagerado — um deles chegou a passar mal devido ao calor entretanto quando voce esta concentrado e fazendo o que voce ama voce nao sente calor so a alegria de dirigir no limite no final do dia o meu objetivo foi alcançado e adorei guiar no autodromo internacional de curitiba voltei para o hotel todo suado e acabado fisicamente mas com a mente num estado de felicidade inexplicavel por isso digo que dirigir num autodromo e uma das experiencias mais fantasticas que uma pessoa pode fazer na vida abaixo um video do si na pista [youtube id= 5jmmfyuvlkw width= 620 height= 350 ] por hoje e isso ate o proximo post por vitor martins project cars #49
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