em 1950 a volkswagen aproveitou a versatilidade da plataforma do fusca para transforma lo em um veiculo de carga o vw type 2 a nossa o kombi — que com formato de pao de forma o motorista sentado sobre o eixo dianteiro e um boxer de quatro cilindros refrigerado a ar na traseira definitivamente nao foi feita para andar rapido na pista obviamente isto nao impede que os aficionados a modifiquem para fazer exatamente isto na verdade o parentesco com o fusca e consequentemente com os porsche ate inspira os fas na hora de fazer um projeto bacana com a velha senhora e o caso desta kombi com o flat 6 de um porsche 911 993 ultima geraçao refrigerada a ar fiel as raizes e ela virou um monstro com seus 500 cv [gallery columns= 4 link= file ids= 48198 48199 48192 48186 ] trata se de um projeto encabeçado pelo suiço fred bernhard que batizou sua kombi anabolizada de race taxi fb1 o nome nao poderia ser mais apropriado ela e equipada com quatro bancos de competiçao incluindo o piloto para levar mais pessoas para um passeio em alta velocidade pelos circuitos da europa — incluindo exibiçoes em spa francorchamps hockenheimring e nurburgring nordschleife [youtube id= powvngj ljc width= 620 height= 350 ] agora sejamos honestos o projeto que levou quatro anos para ficar pronto — de 2002 a 2006 — e muito mais do que uma kombi de primeira geraçao a famosa corujinha aqui no brasil com um flat 6 biturbo na traseira na verdade fred pegou toda a estrutura inferior de uma transporter t3 geraçao mais recente foi lançada em 1979 e o ultimo volkswagen equipado com motor traseiro sendo produzida ate 2002 com suspensao mais sofisticada — em vez das barras de torçao usava amortecedores com molas helicoidais e braços arrastados — e posiçao de dirigir mais recuada a t3 se mostrou uma base melhor para uma van de alto desempenho assim fred encontrou a carroceria de uma kombi de primeira geraçao e realizou diversas modificaçoes a tornando 21 cm mais larga para acomoda la sobre a plataforma da t3 [gallery columns= 4 link= file ids= 48171 48170 48178 48177 48174 48173 48176 48175 ] alem disso a carroceria recebeu teto de fibra de carbono janelas laterais de policarbonato para reduzir peso e os arcos dos para lamas foram redesenhados com paineis removiveis nos traseiros para facilitar as trocas de pneus o motor e boa parte da mecanica vieram de um porsche 911 993 turbo batido o 993 foi lançado em 1993 e a versao turbinada veio dois anos depois — seu flat 6 de tres litros era sobrealimentado por dois turbocompressores e entregava 408 cv suficientes para levar o esportivo de stuttgart aos 100 km/h em 4 5 segundos com maxima de 290 km/h imagine o estrago disso em uma kombi o motor foi transplantado para o cofre da t3 acompanhado dos dois intercoolers que no porsche ficavam sob a asa traseira aqui eles resfriam o motor recebendo por dois dutos o ar que entra por aberturas nas janelas traseiras alem de ser preparado para render cerca de 540 cv e 77 2 mkgf de torque a transmissao foi uma das peças do 993 que nao puderam ser aproveitadas e assim o responsavel por levar a potencia para as rodas traseiras e o cambio manual de seis marchas do 911 996 a geraçao seguinte a embreagem e da sachs em especificaçao de competiçao enquanto o diferencial com bloqueio de 60% veio de um porsche 911 cup assim como o trambulador as rodas usadas na maioria do tempo sao bbs de 18x8 5 polegadas na dianteira e 18x10 polegadas na traseira calçadas com pneus slick pirelli p zero de medidas 235/35 e 285/30 respectivamente os freios com discos perfurados tambem vieram do 993 a suspensao usa o projeto original da transporter t3 porem recebeu uma seleçao de componentes para melhorar seu comportamento dinamico amortecedores ajustaveis do tipo coilover da bilstein feitos sob medida molas eibach barra estabilizadora do porsche 993 na traseira e buchas de pu [youtube id= ak0v xpnxu width= 620 height= 350 ] a race taxi fb1 em açao em 2008 quando ainda tinha pintura preta por dentro a kombi ganhou uma gaiola de proteçao completa e um painel feito sob medida com o formato e os instrumentos do painel do 911 gt3 alem de bancos de competiçao da recaro com cintos schroth o mais bacana e que ha algumas homenagens a porsche incorporadas ao projeto todos os tubos da gaiola possuem um pequeno furo para receber tratamento anti ferrugem por dentro como a porsche fazia a igniçao claro fica do lado esquerdo e a chave e perfurada como no porsche 917 — reduçao de peso nos detalhes a manopla da alavanca de cambio feita de madeira tambem e uma homenagem ao 917 fred participa de eventos em pista com a race taxi fb1 desde que ela ficou pronta sua ultima apariçao publica aconteceu em fevereiro ultimo no lydden hill race circuit em canterbury no reino unido e possivel acompanhar suas aventuras atraves da fanpage no facebook mas o que a gente queria era mesmo dar uma volta podia ate ser nos bancos de tras [ fotos fb1 race taxi ]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.