FlatOut!
Image default
Car Culture

Lendas de Le Mans: Jaguar D-Type, o sucessor do C-Type e pai do XKSS

Com o C-Type, a Jaguar conseguiu vencer Le Mans em 1951 e em 1953. E quem vence mais de uma vez demonstra que não foi questão de sorte, mas sim de mérito. Sucesso, como dizem, é constância, e era exatamente essa constância que a marca britânica precisava mostrar depois de chegar ao topo da prova de endurance mais importante do mundo. A questão era como fazer isso. O C-Type já mostrava envelhecimento diante dos concorrentes e precisava ser substituído. O que veio foi uma revolução não só para a marca, que se saiu melhor do que a encomenda, mas também para o mundo das competições. Seu nome era D-Type. O modelo foi desenvolvido durante 18 meses, a partir de janeiro de 1953, enquanto seu antecessor ainda fazia sucesso nas pistas. Antes de sua apresentação oficial, ele havia aparecido para o mundo em duas ocasiões. Na primeira, em maio de 1953, o protótipo de chassi XKC 401, um híbrido do C e do D-Type, foi levado a Le Mans e, dirigido por Tony Rolt, um dos pilotos oficiais da equipe Ja