ontem dia 26 de março de 2014 foi o dia em que se completaram exatamente 40 anos do lançamento de um dos maiores classicos da industria nacional o alfa romeo 2300 eis aqui a nossa pequena homenagem a este brasileiro de alma italiana que contrariou quase todas as tendencias da epoca e mesmo assim conquistou admiradores fieis que fizeram festa com a data na decada de 70 a industria automotiva brasileira vivia um grande momento com lançamentos em sintonia com o que havia de mais moderno la fora e a fabrica nacional de motores fnm parecia nao ter se tocado de que os tempos eram outros bem diferentes da decada de 60 quando seu seda o fnm 2000/2150 era referencia em luxo e desempenho a fnm que produzia caminhoes licenciados pela alfa desde 1951 e carros desde 1960 decidiu corrigir a situaçao criando um novo projeto localmente porem buscando inspiraçao nos modelos europeus — principalmente no alfetta de 1972 em termos de design nascia entao em 1974 o primeiro alfa romeo a usar o nome da marca no brasil o 2300 a dianteira trazia uma grade com quatro farois redondos e o cuore sportivo no meio a traseira era alta com lanternas pequenas a area envidraçada era bem generosa e o acabamento era discreto porem de muito bom gosto mas nao era apenas o visual externo que deixava clara a inspiraçao italiana em um apelo diferente de praticamente tudo o que havia no mercado na epoca — chevrolet opala os modelos da dodge e os ford maverick e landau — o 2300 era tipicamente europeu tambem por dentro com volante de tres raios revestido em plastico que imitava madeira painel com conta giros bancos dianteiros individuais com enconsto de cabeça opcional e alavanca de cambio no chao os concorrentes seguiam as tendencias americanas com suspensao mais macia cromados na carroceria e no caso dos dodge e do ford galaxie grandes e torcudos motores v8 o 2300 trazia um motor de quatro cilindros em linha 2 310 cm³ de deslocamento e comando duplo no cabeçote capaz de entregar 140 cv brutos e 21 mkgf de torque acoplado a um cambio manual de cinco marchas o motor era capaz de levar o alfa 2300 de 0 a 100 km/h em menos de 12 segundos e chegava a 170 km/h desempenho excelente para a epoca alem disso o carro trazia algumas primazias tecnicas como zonas de deformaçao dianteira e traseira e freios a disco nas quatro rodas recurso que so se repetiria em um nacional no chevrolet diplomata da decada de 90 em termos de preço o alfa 2300 ficava na faixa do opala e dos modelos da dodge contudo seus equipamentos o colocavam no mesmo nivel do galaxie que custava quase 1/3 a mais isso fazia dele quase um carro de nicho que agradava os mais exigentes em 1976 com o bloqueio definitivo das importaçoes a fnm aproveitou para promover seu modelo como um importado nacional — tecnologia e design italianos em um carro fabricado no brasil naquele mesmo ano era lançado o alfa 2300ti — versao mais adorada do modelo de apelo ainda mais esportivo — deixado claro pelo emblema do quadrifoglio nas colunas traseiras — com dois carburadores e 149 cv brutos o carro agora ia de 0 a 100 km/h em 10 8 segundos e chegava aos 175 km/h a nova versao trouxe um interior modernizado com painel redesenhado e revestido em mogno de verdade quadro de instrumentos atualizado e volante de plastico o motor de carburaçao simples continuava no 2300 b modelo basico dois anos depois o 2300 recebia como opcional o motor destinado as unidades de exportaçao — praticamente igual em tudo porem com taxa de compressao elevada para entregar 163 cv e 24 4 mkgf de torque — com ele o carro andava mais e bebia menos o ano de 1978 tambem trouxe a compra da alfa pela fiat e a subsequente transferencia da produçao para a fabrica da marca em betim mg a mudança garantiu melhor infraestrutura de produçao e carros com qualidade de construçao mais alta o peso da idade porem estava cada vez maior e começou a exigir mudanças esteticas como os para choques plasticos o passar dos anos porem deixou o 2300 cada vez mais caro — com preço perigosamente proximo dos modelos maiores e mais luxuosos da ford a fiat ate tentou disfarçar com uma nova grade lanternas maiores e para choques envolventes em 1985 mas ja era tarde o 2300 sairia de linha no ano seguinte dando tambem fim a atuaçao da marca no brasil — nao sei deixar saudades em milhares de admiradores brasil afora os carros da alfa romeo so voltariam em 1990 com a reabertura do mercado e a importaçao do 164 a festa de aniversario para comemorar os 40 anos do alfa romeo 2300 os alfisti do alfa romeo br do alfa romeo clube mg e da confraria 2300 organizaram uma viagem de 2 300 km ao longo de oito dias que começou em sao paulo no dia 22 e passou por curitiba sao jose dos campos petropolis xerem e betim — estas duas ultimas as cidades onde o 2300 foi fabricado ao longo dos seus 13 anos de vida apenas sete carros vao percorrer os 2 300 km da viagem embora em alguns trechos mais curtos eles sejam acompanhados por mais amigos e fas da marca e ja chegaram a ter 20 carros em comboio hoje 27 eles estao em betim/mg e iniciam a viagem de volta a sao paulo amanha 28 [gallery columns= 4 link= file ids= 6377 6378 6379 6380 6381 6382 6383 6384 6385 6386 6387 6388 6389 6390 6391 6392 6393 ] [ fotos tulio silva/alfa romeo clube mg ]
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