ola gearheads retorno a esse espaço para contar a segunda parte da minha jornada com o vw sp2 estao preparados para conhecer as novas aventuras e desafios da restauraçao deste amado esportivo brasileiro aos leitores que estao conhecendo o meu projectcar agora fica o convite para conhecer a primeira parte desta historia clicando aqui a nova rotina do dionisio no final do post anterior eu avisei a voces que consegui comprar um carro para o meu dia a dia naquela ocasiao adquiri um hyundai accent 1999/2000 de pouquissima importaçao para o brasil e unico dono como o dinheiro era curto para adquirir outro carro mas dessa vez voltado para o uso diario preferi um importado em face da rapida desvalorizaçao e nunca me arrependi da escolha pois o carrinho jamais me deixou na mao e esta na familia ate os dias atuais como dito a historia do dionisio e cercada de altos e baixos e desde o inicio da nossa relaçao essa premissa sempre perdurou contudo nesse momento da historia este gaucho passou a reviver um pouco de seus momentos de glamour do passado agora ele era um carro de desfile so saia de casa para se mostrar afinal eu consegui comprar um carro para usar no meu cotidiano realizando mais essa etapa na vida de um gearhead ter um carro e distraçao para o final de semana e outro para ralar no dia a dia as preocupaçoes com arranhoes e amassados em portas em razao de estacionar em em locais de grande movimento deixaram de ser um problema assim sendo o dionisio passou a sair da garagem somente em dias e ocasioes especiais todavia como ja falei eu entendo que carro foi feito para rodar entao pelo menos uma vez por semana eu dava uma boa volta com ele quando o tempo era escasso pelo menos uma volta no domingo era uma obrigaçao que tinha com meu querido carro como o motor do bichao era novo nao tinha medo de encarar viagens de 400km 500km 700km em um unico dia pelo contrario ao colocar o carro na estrada sempre se fez presente a sensaçao de que o carro estava agradecendo pela amaciada no motor entao o dionisio passou a ser uma figura carimbada nos encontros automotivos na regiao da mogiana e em algumas voltas noturnas pela cidade o significado do antigomobilismo ao longo dos anos que passei a integrar grupos voltados para a cultura antigomobilista eu descobri uma coisa o carro e uma mera desculpa sim se tem um ponto positivo que sempre destaco em ser um antigomobilista sao as amizades que esse meio me proporcionou nao posso citar nomes pois sao muitas pessoas e posso acabar deixando de prestigiar alguem mas hoje tenho muitas amizades sinceras e saudaveis graças a esse hobby as amizades ocasionadas pelo antigomobilismo ultrapassam quaisquer barreiras posso afirmar que tenho amigos em varias partes do mundo por causa do vw sp2 e isso nao tem preço eu acho que o sentido da palavra familia resume muito bem o que sinto pelo antigomobilismo pois ela e formada por pessoas das mais diferentes tribos e gostos muita embora eu tenha afinidade com a escola classica tenho diversos amigos que gostam de carros modificados superesportivos preparados para arrancadas hots rats e outros independente da escola preferida o gosto em comum por automoveis conseguiu me unir as mais diversas e animadas turmas possiveis atualmente quando falo para as pessoas que irei participar de um encontro ou da reuniao de algum clube a ultima coisa que penso e no carro o antigomobilismo me apresentou uma familia da qual jamais quero deixar de fazer parte e claro que o carro nao e tao segundo plano assim mas e muito bom ver o respeito entre todos apaixonados pela combinaçao graxa + gasolina como sou uma pessoa em busca constante por novos conhecimentos automotivos agradeço a paciencia e atençao que todos os amigos me proporcionaram e proporcionam em cada oportunidade em que nos encontramos entao fica aqui meu recado para quem esta entrando nesse meio agora pouco importa se voce gosta de carro original ou modificado que custe uma fortuna ou uma merreca ou voce nem tenha um carro que o som dele ocupe todo o porta malas ou voce prefira um toca fitas original saiba que qualquer verdadeiro amante dos automoveis ira recebe lo de braços abertos nao tenha medo de entrar naquela rodinha se apresentar e passar a fazer parte dela eu sempre fui um dos caçulas nos meios em que participo e isso jamais atrapalhou qualquer coisa sempre conheci alguem paciente em me ensinar algo a mais sempre consegui fazer verdadeiras amizades com pessoas que tem o dobro e o triplo da minha idade e/ou experiencia portanto diante dos meus quase 10 anos de efetiva atividade antigomobilista posso afirmar tranquilamente que o maior fruto que colhi foram meus amigos ate porque essa lista aumenta cada vez mais a cada encontro/reuniao que tenho a oportunidade de aparecer os beneficios da internet no post anterior fiz um alerta sobre um fato que muito me incomoda a banalizaçao no preço de peças e autos antigos em face de pessoas ma intencionadas com pouco conhecimento tecnico que divulgam seus produtos de qualidade duvidosa inflacionando no preço das mercadorias de boa qualidade agora gostaria de enfatizar um ponto positivo que a era cibernetica trouxe a todos ou seja quero falar um pouco da facilitaçao na troca de informaçoes e experiencias entre as pessoas ocasionado pela internet mais precisamente no ano de 2011 o orkut ajudou a dar uma guinada na rotina dos brasileiros apaixonados por carros nessa saudosa rede social existiam algumas comunidades nacionais e internacionais sobre o vw sp2 representando uma importante ferramenta de aproximaçao entre diversos proprietarios do mundo todo uma critica importante que gostaria de fazer e sobre o amadorismo da industria brasileira com seu acervo historico diferentemente do que acontece em outros lugares do mundo em especial nos paises desenvolvidos no qual as fabricantes possuem o historico arquivado de toda a sua produçao no brasil a historia e completamente diferente pode se afirmar em especial ao vw sp2 que os principais dados que possuimos e graças ao esforço individual de certos entusiastas que tiraram leite de pedra em busca de informaçoes tecnicas e precisas e nisso a internet e o orkut se mostraram ferramentas eficientes para a divulgaçao maciça ajudando a todos a conhecer melhor a historia deste automovel na onda do orkut alem da troca de informaçoes tecnicas e de experiencia de vida um movimento que começou a ganhar forças na rede foi justamente a tentativa de identificaçao e cadastramento de automoveis antigos conforme nosso amigo do pc# 124 esta fazendo com o santa matilde afinal de contas em quantos nos somos quantos carrinhos sobreviveram aos seus 30 40 50 anos de estrada e poeira nesta toada um carioca chamado andre luis decidiu criar um topico em uma comunidade do vw sp2 justamente para tentar desvendar o numero de proprietarios e unidades de vw sp2s existentes e espalhados pelo mundo independentemente de estar rodando ou em processo de restauraçao alguns minutos apos a abertura deste post eu ja respondi prontamente me apresentado e colocando alguns dados do dionisio tais como ano cor e numero do chassi e a listagem começou a ganhar coro apos o inicio deste movimento eu e o andre acabamos nos aproximando e nos tornamos grandes amigos virtuais contudo nao foi somente com ele que a amizade ganhou força em conjunto com os outros sujeitos que responderam esta chamada acabamos montando um grupo de e mails em busca de outros carros a situaçao começou a se tornar emocionante e a cada nova descoberta de proprietario/automovel uma alegria contudo passado um certo tempo o numero de cadastrados estava estagnando na casa dos 40 proprietarios ai entrou em cena novamente o tiago songa que eu ja citei no meu primeiro post certamente comovido com nossa boa intençao ele decidiu nos ajudar e deu mais profissionalismo ao negocio para quem esta questionando como ele fez isso e simples o songa usou de seu enorme banco de e mails de antigomobilista e suas noçoes de marketing para divulgar nossa proposta de uma maneira atrativa e eficaz criando inclusive um banner para tornar viral a nossa busca com essas ferramentas em maos em poucos dias ja tinhamos cadastrados mais de 250 automoveis essa lista continua crescendo constantemente nos dando maior exatidao de quantos sobreviventes existem se voce tem um sp2 ou conhece alguem que tenha e nao esta nesta lista faça seu cadastro aqui o 1º encontro mundial de vw sp2 na troca de e mails entre os apaixonados pelo vw sp2 alem da disseminaçao de informaçoes tecnicas e dicas de restauraçao foi iniciado um movimento para a realizaçao de um encontro exclusivo do modelo afinal de contas todos queriam se conhecer e compartilhar pessoalmente o gosto em comum dicas palpites sugestoes e muito bla bla bla e nada de concreto utilizando a premissa de que todos tinham um desejo em comum mas nao tinha o conhecimento pratico para organizar um evento o songa abraçou a causa e montou o primeiro encontro mundial de vw sp2 na acolhedora cidade de barra bonita/sp a cidade foi estrategicamente escolhida pois alem de ser uma estancia turistica com varias opçoes de restaurante e hoteis possui um pavilhao fechado e uma pista de kart publica e o principal a cidade encontra se na regiao central entre todos os interessados na organizaçao do evento diante disso aproveitamos os meios que dispunhamos no momento para tentar fazer o maximo de divulgaçao possivel e ja antecipo para voces o encontro foi maravilhoso ah e porque voce falou que o evento era mundial nao e muito exagero resposta nao vendo o empenho e comprometimento do songa para organizar um evento com uma programaçao brilhante fiquei inquieto e queria ajudar de alguma maneira mas nao sabia como entao decidi procurar na internet todos os sites e blogs sobre o sp2 e outros esportivos nacionais e encaminhei um email aos seus responsaveis realizando o convite e fazendo um apelo para que divulgasse o evento o retorno foi extremamente positivo e muitos divulgaram o banner do evento em seus canais virtuais mas a maior surpresa veio da suiÇa existe um site extremamente rico em informaçoes sobre o vw sp2 que e o http //www vwsp2 ch a principio eu imaginei que o site era chileno induzido ao erro pelas iniciais ch e encaminhei um email em espanhol para seu responsavel eis que recebo a resposta numa bela manha de domingo de um suiço chamado beat baher querendo maiores informaçoes sobre o evento depois de ficar catatonico por alguns minutos respondi a ele e começamos a trocar alguns e mails ai vem a parte mais legal da historia pois o cara ficou louco para vir para o brasil mas ele so fala alemao e um pouco de ingles e para piorar a valor das passagens de ultima hora nao eram nada convidativos morrendo de vontade de viajar mas sem condiçoes financeiras para arcar com toda viagem eis que sua namorada lhe deu de presente de natal a passagem aerea para o brasil afinal ele iria realizar um sonho e ela queria fazer parte disso e aos leitores apaixonados eu conto com prazer que posteriormente ele nao perdeu a oportunidade de casar com essa maravilhosa mulher passagens compradas faltava somente organizar o cronograma da viagem contudo o beat nao falava nem uma palavra em portugues mas isso nao foi um problema pois apos a confirmaçao de sua viagem coube ao meu grande amigo cesar manzione que esta contando sobre a restauraçao de seu vw sp2 neste blog ser o melhor anfitriao possivel data confirmada cronograma do evento divulgado a ansiedade ja estava batendo garanti logo meu kit de inscriçao e aguardava pela data do evento nesta altura ja existiam pessoas de brasilia rio de janeiro minas gerais paraiba rio grande do sul sao paulo santa catarina e parana suiça com presença confirmada alem da ilustre presença dos projetistas do carro marcio piancastelli e o jota jose vicente novita martins assim sendo alem do 1º encontro mundial de vw sp2 representar um recorde de automoveis/proprietarios aglomerados no mesmo local todos tiveram a oportunidade de conhecer seus criadores a participaÇao do dionisio no encontro de vw sp2 agora uma pequena pausa na historia sobre os preparativos do 1º encontro para contar da minha odisseia pessoal apos adquirir o dionisio me tornei socio do clube do automovel antigo de franca local em que consegui conquistar amigos sensacionais entre todos os queridos criei uma grande amizade e carinho pelo seu roberto aquele mesmo que citei no post 1 que tinha um vw sp2 que eu tentei por algumas vezes comprar sem sucesso apos me tornar socio passei a integrar o animado comboio do clube do automovel antigo de franca que viaja com grande frequencia nos finais de semana em busca de encontros de carros antigos na regiao o seu roberto e uma figura carimbada nesse meio certamente muitos leitores devem conhecer essa peça rara e por muitas vezes nos viajamos juntos para eventos relacionados com carros antigos entao se tornou comum ver os nossos carros lado a lado nos encontros da regiao um fato curioso desse senhor e que ele sempre utilizou seus carros antigos para locomoçao diaria e o vw sp2 era seu carro predileto entao ver seu vw sp2 branco parado em algum lugar em franca se tornou algo extremamente comum e saudosista a paixao do seu roberto e tao grande pelo antigomobilismo que nao e raro alguem contar historia de vezes em que ele viajou sozinho para algum canto com a unica finalidade de passear com seus brinquedos quando comentei com ele sobre o encontro mundial de vw sp2 que ia acontecer o velhinho ficou maluco mas logo em seguida silenciou se percebi que tinha algo errado como ele ja passou de suas 75 primaveras sua saude nao e das melhores a visao do seu roberto ja estava muito ruim e ele começou a se restringir para viagens mais longas que exigissem um maior desgaste fisico tomado pelo carinho especial que tenho por ele fiquei pensando em uma forma de ajuda lo e tive um plano conversei com meu pai e convidei ele para ir dirigindo meu carro para o evento sim sou ciumento e nao deixo qualquer um dirigir o dionisio mas o meu velho tem credibilidade ele topou o convite na hora como o dionisio ja tinha arrumado um jeito de comparecer ao evento chegou a vez de ajudar o seu roberto a levar o seu bolido branco diante disso me ofereci para dirigir o seu carro quando fiz essa oferta voces nao imaginam a alegria dele ao perceber que iria participar do encontro carros limpos e revisados horario ponto de partida e itinerario definidos hora de colocar o pe na estrada a viagem foi sensacional os dois vw sp2 trocando posiçoes na rodovia e chamando atençao dos outros navegantes na primeira parada proximo a araraquara uma grata surpresa de repente chegou um vw sp2 vermelho e parou ali conosco era um sujeito animadissimo que estava vindo rodando de brasilia chamado paulo mostardeiro e sua adoravel companheira maria cristina mesmo nao nos conhecendo quando ele desceu do carro compartilhamos um longo abraço minutos depois parou um carro novo e o sujeito ja desceu do carro tirando fotos era mais um proprietario rumo a barra bonita o restante da viagem foi mais gostoso ainda com os 3 carrinhos trocando de posiçao seguido por um carro de apoio que passou a registrar as fotos do restante da jornada inclusive registrando nossa chegada no portico da cidade chegando em barra bonita o coraçao começou a disparar e ao encostar o carro no pavilhao de exposiçao e ver aquele monte de gente e carros nao aguentei o olho encheu de lagrimas no final das contas nos conseguimos juntas mais de 34 vw sp2s e mais de 60 proprietarios que somente nao levaram suas preciosidades porque estavam aguardando a conclusao do processo de restauraçao que e longo e tortuoso para todos o pavilhao ficou sensacional com todos aqueles carros coloridos espalhados em todo o espaço muitos abraços conversa agradavel e cerveja gelada poderia ficar melhor sim oras todos estavam esperando ansiosamente a chegada dos projetistas que era esperada para o periodo da noite quando estivesse ocorrendo o coquetel do evento eu fui um sortudo tive a sorte de estar hospedado no mesmo hotel que os caras e conheci o marcio piancastelli antes que a maioria pois coincidentemente cruzei com ele no hall do hotel quando ele estava fazendo check in fiquei emocionado e dei um grande abraço no genio voces imaginam como foi agitada a noite presença dos projetistas do carro varios exemplares e muitos proprietarios e admiradores reunidos do mesmo ambiente desde a chegada no pavilhao os projetistas se tornaram as estrelas da festa e foram cercados por todos no inicio se assustaram um pouco com a euforia mas foram extremamente solicitos com todos os presentes e mantiveram o sorriso em todas as fotos e pedidos de autografos solicitados nao perdi a oportunidade para que meu carro tambem fosse assinado e tambem pedi para que o jotta tirasse uma foto do lado do dionisio ah as alegrias da noite ainda nao tinham se encerrado para a minha pessoa em dado momento descobrimos que o marcio havia levado alguns desenhos inclusive originais de epoca de suas principais obras automobilistas e eles precisava de um lugar para expo las prontamente ofereci o dionisio que se passou a ser o carro mais fotografado do evento os desenhos e as informaçoes sobre o vw sp2 que o marcio piancastelli disponibilizou impressionou todos os presentes como todos sabiam antecipadamente da ocorrencia do coquetel que estava previsto na programaçao do evento aproveitei a oportunidade para entregar quatro placas de agradecimento que havia feito para registrar o momento assim sendo entreguei uma para o marcio e outra para o jota em razao das contribuiçoes para toda sociedade lembrando que o design do vw sp2 e objeto de estudo ate os dias atuais pela sua singularidade e beleza e para o songa e o andre por tonar possivel tudo aquilo [gallery link= file ids= 65556 65557 65558 ] e claro que os presentes se juntaram rapidamente para registrar esse agradavel momento na manha seguinte todos acordados ambiente alegre e euforia entre os presentes havia chegado a hora de desfilar no kartodromo e perfilar os carros para registrar a foto historia com os veiculos presentes quebrando o desafio de bater o numero de carros da foto do patio da fabrica logo de manha o kartodromo ja estava tomado por grande publico e enquanto todos os participantes nao chegavam nos aproveitamos para ficar dando voltas no kartodromo e a sensaçao foi muito gostosa a bandeira do brasil fixada nos carros causou mais charme ainda ao longo das voltas carros perfilados chegou o grande momento de registrar o maior numero de vw sp2 reunidos no meus local o ceu claro e o sol forte ajudaram a dar mais vida ainda as cores vivas dos nossos carrinhos o resultado foi esse [gallery link= file ids= 65563 65564 65565 ] e claro que nao poderia faltar o registro dos criadores com suas criaturas as fotos ficaram lindas e se tornaram materia nos principais meios de comunicaçao do brasil e em alguns lugares do mundo mais que isso esse evento representou um marco na vida de todos os presentes e muitas historias e contos so foram possiveis graças a esse importante passo a fundaçao do vw sp2 club certamente o momento mais aguardado na noite do coquetel era a chegada dos projetistas marcio piancastelli e jota contudo uma conversa que ficou consolidada entre os presentes foi a necessidade de fundar o primeiro clube internacional voltado para o vw sp2 para conhecer o site oficial do vw sp2 club acesse aqui aproveitando a oportunidade foi realizada a assembleia geral para a devida constituiçao do clube e para minha alegria fui nomeado o vice presidente da primeira chapa responsavel em dirigir o clube assim sendo ao longo das festividades noturnas aproveitamos para informar aos presentes a fundaçao do vw sp2 club um clube unico para um carro unico participar do 1º encontro mundial do vw sp2 e da historia da criaçao de um clube marcaram minha vida para sempre sao momentos inesqueciveis e de dificil expressao em palavras a revitalizaçao do dionisio como ja citei para voces no milenio atual a beleza deixou de ser um sinonimo do dionisio os anos deixaram serias marcas em sua silhueta contudo no evento nao existiu qualquer tipo de vaidade e carinhosamente ele se tornou o patinho feio mais simpatico de toda aquela festa o final do encontro em barra bonita me deu um verdadeiro gas para a restauraçao do dionisio assim sendo o desejo que eu tinha de lhe devolver seus dias de gloria se tornou uma obsessao e comecei a executar o plano para revitaliza lo o primeiro passo e o mais dificil seria escolher um funileiro bom e competente como os leitores acompanham pelos outros projectcars essa e uma escolha extremamente dificil e vital para a sobrevida do seu amado carro e a conclusao satisfatoria de seu projeto para evitar problemas comecei a procurar por uma oficina com procedencia de algum conhecido achei que seria facil mas me enganei nenhum amigo meu topou a parada de indicar um bom funileiro todos tiveram problemas com seus nomeados e nao queriam indicar algo que poderia se tornar em dor de cabeça em um belo dia um amigo que estava presente em barra bonita disse que em sua cidade ourinhos/sp tinha um excelente profissional que havia trabalhado no seu carro e ele achava que seria uma boa indicaçao para meu carro troquei alguns e mails com o sujeito pedi fotos de outros serviços e decidi encarar a viagem de aproximadamente 400km rodando essa seria a ultima viagem do dionisio com aquela aparencia eu ja estava inclusive sonhando com seu retorno vestido como se estivesse indo para uma festa de debutante conheci a oficina do sujeito que era simples e pequena o que era bom pois nao teria espaço para ele encher de carros e ignorar o meu serviço e o funileiro me prometeu exclusividade por 4 meses 8h por dia na oportunidade meu amigo reiterou que seria um bom negocio e garantiu a qualidade do profissional assim sendo acabamos fechando negocio caros leitores essa foi a pior decisao que tomei na minha vida pago por isso ate os dias atuais cheguei a visitar o carro quatro vezes em oito meses o serviço nao rendia e quando alguma coisa era feita eu achava extremamente grosseira e de pessima qualidade de cada uma das minhas viagens para ourinhos eu retornava frustrado com o resultado do que via na verdade eu nao estava nenhum pouco satisfeito com o serviço pois eu estava percebendo que o sujeito estava usando quilos de massa plastica no carro nao posso divulgar o nome do picareta aqui para preservar esse espaço e sua imparcialidade mas os interessados da regiao podem fazer contato comigo na minha ultima visita a oficina percebi que o carro estava agonizando esse dito funileiro estava enfiando uma estaca no coraçao do dionisio retirando seus ultimos suspiros de vida aquilo que ja estava ruim estava ficando pior como devem imaginar eu nao suportei mais ver e viver esse drama um belo dia tomei a decisao de tirar o carro algo que deveria ter feito ha tempos apareci na oficina com a plataforma e retirei meu carro de supetao quando o dionisio chegou em franca resolvi ver a profundidade de massa que o funileiro sujeito estava utilizando cuidado imagens fortes serao apresentadas abaixo por isso fica aqui meu alerta para todos aqueles que vao iniciar uma restauraçao mais doloroso do que uma eventual perda financeira e o sofrimento emocional e a chance de ver fracassado um projeto essa e uma triste experiencia que suportei e nao desejo a nenhum de voces ; o meu sonho se tornou em um pesadelo e mais grave quase perdi o dionisio para sempre ele foi parar na uti e passei a me sentir um pessimo dono por descumprir minha palavra de revitaliza lo depois que retirei o dionisio das maos do carniceiro funileiro profissional fui obrigado a deixa lo hibernando na garagem dos meus pais no interior ja que o custo para leva lo a sampa seria maior porque eu acabei sofrendo um rombo financeiro consideravel e me deparei com uma situaçao que escapava completamente as minhas condiçoes confesso para todos que todas as vezes que retornava para a casa do meus pais e o via eu me entristecia e pensei inumeras vezes em desistir do projeto contudo eu havia feito um pacto com o carro jurando que iria devolver toda beleza e glamour que ele teve um dia mas a realidade com a qual passei a me deparar mostrava cada vez mais a dificuldade em cumprir com essa promessa para diminuir a dor e buscar uma soluçao diminui minhas visitas a franca e passei a trabalhar mais em sampa para reestabelecer meu caixa financeiro continuei participando dos eventos mesmo sem carro mas meu animo nunca mais foi o mesmo uma surpresa em um costumeiro dia de trabalho em sao paulo recebi uma ligaçao no celular era o seu roberto achei estranho e atendi ele no mesmo momento fazia um certo tempo que eu nao o via meus compromissos profissionais estavam me tomando bastante tempo e como andava desanimado pelos desgostos automotivos que aconteceram acabei me afastando um pouco da galera que batia ponto nos eventos papo vai papo vem subitamente ele me fala voce nao quer comprar meu carro na hora me assustei; afinal ele sempre criava desculpas para nao vende lo quando aparecia qualquer tipo de interessado e recuei sobre sua oferta diante da situaçao em que me encontrava comecei a justificar meu declinio informando que nao tinha a minima chance oras eu nao estava com condiçoes de cuidar de um carro imagina dois contudo me criou inquietude os motivos que levaram aquela ligaçao o seu roberto foi sucinto mas deixou clara a sua pretensao ciente da sua idade avançada e dos problemas de saude ele queria ter certeza da preservaçao de seu legado por isso me ligou depois de explicar os motivos da minha recusa ele deu um sorriso e respondeu que queria que o carro fosse meu porque sabia que eu cuidaria dele e como contra oferta disse para eu passar na casa dele no final de semana buscar o carro logo e dizer quanto e como eu gostaria de paga lo resumindo fizemos um negocio de pai para filho foi assim que o robert vw sp2 1974 branco lotus passou a integrar a minha historia diferentemente do dionisio a historia de vida do robert foi bem tranquila e amena sendo um verdadeiro boemio na regiao da alta mogiana um detalhe que sempre me atraiu no robert e o ano de fabricaçao na placa dele oriundo de familia bem abastada da cidade o robert sempre frequentou os melhores lugares na cidade em seus tempos da brilhantina o seu segundo dono tambem sabia a joia que possuia e cuidou muito bem do carrinho por fim o seu roberto criou uma verdadeira relaçao com o automovel por mais de duas decadas de companheirismo e amizade assim sendo ciente das altas rodas da sociedade que o robert acostumou a frequentar realizei duas promessas ao seu antigo proprietario preservar sua historia e torna lo o principe da festa de gala como eu ja conhecia o carro pois tivemos nosso primeiro elo na viagem franca barra bonita franca eu sabia o que tinha nas maos e ja naquele final de semana resolvi leva lo para desfilar no encontro de carro antigo que estava acontecendo da terra da festa do peao barretos logo de manha quando terminei de dar aquele trato olhei para ele e percebi que aquela chama e amor pelo vw sp2 ainda estava acessa e poderia voltar a flamejar chegando na cidade de barretos reencontrei alguns amigos que tenho por la inclusive dois proprietarios de vw sp2 que estiveram presentes no encontro em barra bonita e fazem parte do clube e mostrei para eles a nova preciosidade que eu tinha adquirido foi muito bom retornar para aquele ambiente que tanto me alegra mas cometi um pequeno e ingenuo engano cai na estrada com um carro sem conhecer realmente o estado de sua mecanica por um lapso momentaneo imaginei que conhecia o robert mas a realidade era outra e eu jamais deveria te lo colocado na estrada forçando o seu funcionamento desconhecendo completamente a sua manutençao como resultado apos rodar mais de 250km em alta performance retornando para franca o carro misteriosamente parou de funcionar no momento fiquei um pouco assustado mas rapidamente telefonei para um amigo que estava no mesmo encontro que prontamente foi me ajudar ressaltando mais uma vez a importancia das grandes amizades formadas no antigomobilismo o diagnostico da inconsequente brincadeira era o platinado ufa conseguimos arrumar o carro e terminar o percurso com segurança agora agindo como uma pessoa prudente e responsavel levei o robert no meu mecanico de confiança para avalia lo e revisar tudo que fosse preciso quando o furlan me viu chegando em sua oficina ele retornou o olhar com um sorriso no rosto seguido de uma expressao assustada ele achou que eu tinha pintado o dionisio de branco rs desentendimento esclarecido expliquei sobre minha nova aquisiçao e pedi para ele dar aquele cuidado em toda mecanica na mesma semana ele me ligou para buscar o carro o motor estava perfeito e preparado para rodar como eu gosto disso alguns meses depois o teste de fogo do robert encarar uma viagem ate taubate pois o vw sp2 club havia sido convidado para compor uma ala nobre das festividades pelos 60 anos da volkswagen do brasil contudo desta vez o carro estava preparado e eu tinha a companhia da minha namorada para encarar essa jornada no roteiro deste passeio estava incluso uma parada obrigatoria em caçapava para visitar o museu do roberto lee no qual o marcelo belatto desenvolve um nobre trabalho de preservaçao e recuperaçao da historia automobilistica e sou agradecido pela carinho e atençao na recepçao e a noite nao poderia faltar uma deliciosa pizza no restaurante do meu amigo luiz gustavo chegando na pizzaria do gustavo uma grata surpresa ele havia reservado junto com a prefeitura o espaço de frente o seu estabelecimento para estacionarmos os nossos carros ao adentrar na pizzaria uma calorosa recepçao sem falar que o tratamento vip e as saborosas pizzas que sairam do forno deixou todo mundo com aquele desejo de quero mais no dia seguinte bem cedo fomos para a fabrica representando o maior numero do mesmo modelo presente na festividade e no horario do almoço retorno para casa o dia ensolarado mais uma vez aumentou o brilho dos carros criando o seguinte efeito dia maravilhoso estrada quente e o motor funcionando maravilhosamente ate o retorno ao ninho logo o robert foi aprovado com louvor em seu teste de direçao agradecimento ao mestre marcio piancastelli gostaria de encerrar essa postagem registrando essa pequena homenagem ao marcio piancastelli que faleceu no dia 20 de junho para quem nao o conhecia o flatout fez uma excelente materia sobre a sua vida que voces nao podem deixar de ler e so clicar aqui para quem conheceu ele sabe da dificuldade em descreve lo em poucas palavras em face do ser humano maravilhoso que era chamado pelos entusiastas de pai do sp2 e da brasilia o marcio foi um sujeito excepcional de uma humildade sem igual em certa oportunidade ele chegou inclusive a abrir as portas de sua casa para receber qualquer um que compartilhasse do mesmo gosto e teve a paciencia de conversar com todos tirar fotos dar autografos sanar duvidas sobre o projeto e mostrar as intimidades de seu atelier [gallery columns= 4 link= file ids= 65579 65580 65581 65582 ] um fato que deixou muito feliz e emocionado foi ver a placa que eu dei de presente a ele logo na entrada de seu atelier [gallery columns= 4 link= file ids= 65583 65584 65585 65586 ] na verdade nao foi somente as portas de seu atelier que estavam abertas nos fomos convidados para participar de seu aniversario e integrar aquele maravilhoso ambiente familiar a felicidade do marcio com a nossa presença estava em seus olhos e a todo momento ele repetia que estava muito contente por ter tantos vw sp2s espalhados em seu jardim porque curiosamente ele nunca teve um modelo do carro ambiente agradavel e regrado sempre a boa musica mais uma paixao do mestre fiquei impressionado com o carinho e tratamento pois me senti um membro de sua familia conhece lo dentro de sua intimidade e fazer parte dela me mostrou que o seu legado nao se resumia somente aos projetos singulares que desenvolveu mas me mostrou que eu estava diante de um ser humano sensacional mostrando gratidao pela nossa paixao pela vw sp2 infelizmente o grande genio nos deixou e o ceu ganhou mais uma estrela entao gostaria de alertar a todos os entusiastas que agora nos temos um dever muito nobre de preservar todo esse legado deixado por essa importante figura do cenario automobilistico nacional nesse sentido deixo o recado aqui para suas filhas alessandra e tatiana que farei o possivel para cuidar e lembrar sempre dos feitos e ensinamentos deixados pelo seu pai sinto me honrado por te lo conhecido e por fazer parte da minha historia e desse projectcar por fred martos project cars #151
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.