depois que falamos do hoverboard da lexus no zero a 300 de 25 de junho deste ano brincamos que o ideal seria a marca japonesa mostrar o produto final antes do dia 25 de outubro de 2015 que e quando marty mcfly vem do passado para ver a bagunça que fez em sua vida no filme de volta para o futuro 2 um universo certamente paralelo com muita coisa que realmente existe mas outras que nao se concretizaram como ja mostramos por aqui [youtube id= eq ffe45q5q width= 620 height= 349 ] o fato e que ou a lexus nos ouviu ou seu planejamento ja estava bem adiantado o hoverboard esta entre nos [youtube id= zwswz2y0ops width= 620 height= 349 ] ainda que a empresa nao tenha falado do principio utilizado para a prancha levitar no primeiro video que divulgou sobre ele ja era possivel especular que ela usava levitaçao magnetica com o uso de supercondutores o que explicava a fumaceira que o hoverboard emitia a tal nevoa era a evaporaçao do nitrogenio liquido usado para refrigerar os supercondutores a prancha ate usa dois orificios de cada lado exatamente para isso hoje a lexus confirmou isso e foi alem contou todo o processo de criaçao e criou um site dedicado ao projeto para começar ela falou de sua motivaçao para criar o hoverboard fazer o impossivel isso na verdade e uma fala do engenheiro chefe da lexus haruhiko tanahashi ele disse textualmente o seguinte nao existe esse negocio de impossivel a questao e descobrir como que foi encampada por atsushi takada responsavel mundial pelo gerenciamento da marca e que acabou resultando no projeto slide o hoverboard do qual estamos falando [youtube id= y_5nunzpi9y width= 620 height= 349 ] em suma eles descobriram como usando os tais supercondutores mas voltamos a questao da motivaçao pra que pelo que consta a lexus nao tem a menor intençao de colocar o hoverboard a venda em boa medida por conta do que vamos contar mais adiante como se sabe empresas costumam ter apenas duas motivaçoes vender ou ajudar a vender o papel do slide e ajudar a vender carros reforçando a imagem da lexus como empresa inovadora para desenvolver o projeto a marca contou com a ajuda dos engenheiros de levitaçao magnetica dietmar bergman e ludwig schultz do instituto de pesquisa de materiais e solid state leibniz de dresden na alemanha schultz e um dos pioneiros no estudo de supercondutores como mostra o video de desenvolvimento do slide abaixo [youtube id= q_byvuldvim width= 620 height= 349 ] eles levaram 30 dias para chegar ao primeiro sucesso de levitaçao no 55º dia do projeto foi feito o primeiro teste de suporte de peso dez dias depois no primeiro teste de peso de uma pessoa houve a primeira falha no dia 74 os projetistas voltaram a prancheta o desenho do hoverboard começou a ser traçado a partir do 180º dia de projeto a partir do dia 226 a lexus começou a busca alguem capaz de andar com o hoverboard como ele ainda estava em desenvolvimento nao era algo que qualquer um pudesse montar a tarefa acabou ficando a cargo de ross mcgouran skatista profissional [youtube id= rn5kqcg7yyo width= 620 height= 349 ] de inicio a lexus estudou o uso de um criostato so criostatos sao recipientes de controle de temperaturas muito baixas nos quais sao colocados o nitrogenio liquido e os supercondutores feitos de yba2cu3o7 um material cujo nome e dificil de encontrar em portugues mas que e yttrium barium copper oxide ou oxido de itrio bario e cobre para funcionar o slide tem de manter seus supercondutores a temperaturas de 197ºc e so nao ha eletricidade envolvida [youtube id= ee7hhuc3xem width= 620 height= 349 ] com a ajuda de mcgouran ficou definido que o melhor conceito usaria dois criostatos provavelmente para uma maior estabilidade em torno deles seria feita uma estrutura de suporte de baixo peso projetada pelo engenheiro glenn haddock a parte inferior que contem os criostatos aparenta ser de aluminio enquanto a tampa e feita de bambu com o emblema da lexus para arrematar com 11 5 kg peso que inclui as 32 placas de yba2cu3o7 50 onças de nitrogenio liquido cerca de 1 42 kg os criostatos e a estrutura que os mantem juntos o slide suporta pesos de ate 200 kg quanto maior o peso do piloto mais proximo do piso ele fica a marca nao divulgou outros dados do slide como largura ou comprimento mas ele flutua a cerca de 3 cm do chao um supercondutor precisa de magnetos permanentes para levitar os que o slide usa sao de ndfeb que voce conhece popularmente como imas de neodimio sao os que estao na maior parte dos discos rigidos de computador uma vez colocado sobre uma trilha de imas o supercondutor se mantem ali e segue o caminho traçado por eles e e ai que vem a pegadinha so da para andar no hoverboard da lexus em uma pista construida especificamente para ele vai ver e por isso que o hoverboard do marty mcfly nao funciona sobre a agua e essa pista chamada de hoverpark foi criada em barcelona a partir do dia 334 do desenvolvimento da prancha [youtube id= edwpkj1w600 width= 620 height= 349 ] a construçao levou 60 dias e foi concluida no dia 394 em vez de ser de concreto como ela aparenta a pista usa estruturas de madeira com uma cobertura extremamente fina sobre a trilha de imas de neodimio depois de 403 dias de trabalho ou seja hoje dia 5 de agosto a lexus apresentou o projeto e levou um monte de gente a barcelona para andar no slide nao ha como controlar a direçao do hoverboard o que o cara precisa ter e velocidade e equilibrio mais nada no caso dos saltos um bocado de habilidade coisa que ross mcgouran mostra ter mais do que suficiente nos videos mas ele basicamente se mantem no trilho traçado com os magnetos de neodimio sem atrito que nao com o ar e se o caboclo for muito pesado tambem com o piso resumindo marty mcfly teria tomado um couro daqueles do griff neto do biff se tivesse dependido do hoverboard da lexus e ele e sim apenas uma peça de branding parte da campanha amazing in motion que inclui coisas como o strobe um espetaculo com artistas com roupas luminosas swarm e steps alem do intersect um espaço em toquio que a empresa usa para transmitir seus valores mas foi uma das melhores ideias de marketing dos ultimos anos sorte de quem conseguir dar uma voltinha de slide vai que a lexus cria um parque tematico e o coloca como uma das atraçoes principais
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