FlatOut!
Image default
Técnica

Especial – Freios e frenagem, parte 1

É oficial: com a febre de track days e hot laps que está dominando a cena dos fãs de pista e de carros preparados, os freios deixaram de ser conversa do tipo "lição de casa". Não são mais aquele assunto de segurança que surge por último nos bate-papos de encontros de postos de gasolina. Se tornaram um elemento de desempenho de alta prioridade. Não é à toa: um carro que freia melhor pode manter mais tempo de aceleração, além de ser mais seguro, previsível e confiável. Num autódromo, um automóvel que freia mal ou que superaquece o sistema rapidamente é absolutamente impotente – por melhor que seja o restante do conjunto. Pior: sem confiança num equipamento cuja performance está sempre variando, o piloto também não explora os limites e ainda tende a errar mais. Esta série de posts será dedicada a jogar uma luz no momento da pilotagem que Jim Clark dizia ser o diferencial entre um piloto bom e um excepcional: a frenagem. Contudo, não dá pra conversar sobre pastilhas macias,