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Mercado e Indústria

O que move a inovação?

Desde a abertura das importações, em 1990, os carros brasileiros vêm ganhando mais conteúdo e tecnologia. Não apenas por conta da competição proporcionada pelos importados, mas também por questões legais e pelo que o consumidor mais valoriza ou menos se preocupa em relação ao automóvel. Mas qual destes fatores pesa mais? É a lei? É a competitividade? É o consumidor? Qual é o papel de cada um deles na necessidade de inovação que a indústria automotiva tem?   Legislação e preferência do consumidor De acordo com Gábor Deák, conselheiro de administração da SAE Brasil, existem duas frentes de inovação: a que o cliente deseja e paga, e a que ele evita ou até se recusa a pagar. “A novidades nos lugares para os quais o mercado não liga acontecem só por força de regulamentação. Ou o governo estabelece algo ou nada acontece. Por isso a gente enche o saco do governo. Se o usuário puder não fazer nada, ele não faz”, diz Deák. Nota máxima nos crash-tests? Somente