quando o nissan note foi apresentado nos eua no salao de detroit de 2013 havia a expectativa de que ele mataria a livina e seria importado imediatamente do mexico nao foi o que aconteceu a minivan fabricada no brasil aguentou as pontas ate o começo deste mes e muita gente cravou que o note nao viria para o brasil de jeito nenhum a propria nissan nega de pes juntos a vinda do carro seja importado ou fabricado aqui mas nao e isso que gritam as fotos feitas pelo leitor mateus eduardo butzke olha o note ai com placa verde e tudo fotografado em 18 de agosto na rs 466 em canela/rs o modelo nao tinha emblemas e vinha levemente camuflado segundo mateus quando percebeu que estava sendo fotografado o motorista ainda tentou fugir mas nao foi rapido o suficiente para escapar das lentes do nosso atento leitor a placa de testes do modelo e de campinas/sp e segundo o diario oficial de sao paulo pertence a bosch a empresa alema fornece a nissan o sistema flex start que pre aquece o combustivel para partida a frio eliminando a necessidade de reservatorio auxiliar e nao ha lugar melhor do que o sul do pais ou a serra gaucha para testar os sistemas de partida a frio de um carro flex nao e talvez sao joaquim ou urubici em santa catarina mas pode ser que o note esteja a caminho daquelas terras se e que ja nao passou por la neste exato momento segundo a nissan o carro esta aqui porque o brasil e um centro mundial de desenvolvimento de suspensao e nao ha plano nenhum de importa lo ao brasil com a posiçao oficial da empresa em maos fica a duvida o que o carro em desenvolvimento de suspensao estaria fazendo nas maos da bosch notoria por seus sistemas eletronicos e por ser a fornecedora de partida a frio da nissan em um lugar notoriamente frio no inverno nao parece ser uma iniciativa da propria bosch sistemista nenhum faz testes com um modelo importado apenas pelo prazer de ver se ele funciona ainda mais deslocando pessoal de testes para viajar 1 156 km e gastar tempo precioso na empreitada ainda que o momento da economia nao seja o mais propicio para os modelos novos pode ser justamente o desaquecimento do mercado que permitira a nissan começar a vender o note no brasil com vendas em queda a cota de modelos que ela pode importar do mexico ganha um respiro a cota atual de carros que a empresa pode trazer do mexico esta em cerca de 42 mil veiculos por ano segundo calculos do site automotive business ate julho a nissan vendeu 8 063 sentra com uma media mensal de 1 150 unidades por mes o que daria ate dezembro cerca de 13 800 sedas medios sera que a nissan esta disposta a jogar fora a chance de importar outros 28 200 carros sem imposto de importaçao mais do que isso de deixar de importar uma boa quantidade do note sabendo que em 2016 as cotas acabam o que pode permitir um volume de importaçao do carro livre de barreiras a questao da importaçao nao e a unica favoravel a vinda do carro o note nao sera como ja dissemos um substituto da livina o papel de familiar descolado cabera ao kicks utilitario compacto que chega no ano que vem e que sera fabricado em resende para o note cabera mais o perfil de um compacto premium como o fit carro que a honda tem deixado de entregar para priorizar as vendas do jipinho hr v e a honda e uma das poucas empresas que tem apresentado crescimento nas vendas no quadro atual se ha um bom momento para atacar o fit em sua seara e este especialmente porque o note tende a ser bem mais barato alem de ter outras vantagens competitivas seu cambio automatico e um cvt como o do fit mas a nissan ja deu provas mais do que suficientes de que sabe como ninguem ajustar esse tipo de transmissao enquanto no honda ela e motivo de queixa no note ela nao deve atrapalhar a sensaçao de dirigir e ainda deve colaborar para uma boa economia de combustivel o note tambem e maior que o fit tem 4 14 m de comprimento contra 4 m do honda 2 60 m de entre eixos 2 53 m 1 70 m de largura 1 69 m e a mesma altura do fit 1 54 m o porta malas por outro lado e significativamente maior 532 litros contra 363 litros do concorrente alem disso e novidade algo que o brasileiro sempre apreciou por fim e mais importante o note e mais barato do que o fit no mexico a versao mais barata do nissan custa 187 100 pesos contra 189 000 pesos do honda outra boa referencia de valor para ele esta dentro de casa o nissan versa no mexico e vendido a 187 900 em sua versao mais em conta em outras palavras o seda e mais caro que o note e bem possivel que a situaçao se repita por aqui o que faria o note chegar por menos de r$ 47 mil valor da versao mais barata do versa com motor 1 6 seria ou nao um preço excelente para tirar mercado do fit vendido em sua versao mais simples a dx a r$ 51 500 vale lembrar que nossos carros chegam mais baratos ao mexico do que as revendas daqui bom seria se a reciproca fosse verdadeira entre suas desvantagens estao o peso sutilmente maior 1 080 kg em sua versao mais leve contra 1 052 kg do fit e o motor 1 6 16v que e pouca coisa menos potente 111 cv a 5 600 rpm contra 116 cv a 6 000 rpm do honda o torque tambem e marginalmente inferior 15 1 mkgf a 4 000 rpm contra 15 3 mkgf a 4 800 rpm o colunista fernando calmon chegou a cravar que o note seria fabricado em resende em 2016 em uma coluna posterior do dia 11 de agosto o jornalista diz que os planos foram revistos talvez o note que mateus encontrou seja apenas a conclusao de um pedido da nissan a bosch para um projeto que ja foi engavetado mas diante de todas as evidencias de que o note seria um excelente negocio sera mesmo que a negativa faz sentido atualizaÇao a revista quatro rodas de setembro trouxe fotos melhores do note e mostrou que ele tem vao livre muito maior que o do compacto alem de alargamentos nos para lamas que as fotos deste prototipo tambem exibem o note que foi flagrado portanto e na verdade a mula do suv da marca o kicks que tera a mesma plataforma do note do march e do versa a plataforma v em todo caso o note continuaria a ser uma excelente pedida para a marca no brasil pena que ela nem a considera
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