fala galera sou o junior vou contar um pouco da historia e a evoluçao da minha parati gls praticamente nasci dentro de um carro turbo desde que me conheço por gente andei em carros turbo ja que na familia temos um tempra stile turbo e claro esta parati que foi retirada zero km e recebeu um motor herdado de um gol gts turbo tudo começou em 1985 quando meu pai comprou um gol gt 1984 de um amigo sempre insatisfeito com o desempenho descobriu um senhor no bairro do bom retiro em sao paulo/sp que começou a mexer com carros turbo o que nao era comum para a epoca o carro foi levado e ficou por la durante tres meses para a instalaçao e acerto do kit começou andando com alcool e 0 4 bar de pressao de turbo ja que na epoca nao havia bomba eletrica ficando limitado ao que a bomba de combustivel original tinha de pressao para alimentar o gt rodou 100 mil km e entao foi vendido mas com o motor original ja que o kit turbo passou para um gol gts 1988 branco que tambem foi tirado 0km depois de alguns anos em 1991 meu pai encomendou uma parati gls completa verde pantanal que foi grande motivo da minha paixao e por eu estar aqui hoje contando a minha historia o carro demorou seis meses para chegar e quando finalmente estava em casa meu pai percebeu que o motor zero km estava rajando a parati foi levada inumeras vezes a concessionaria e o problema nao foi solucionado tendo em maos o gol turbo e a parati rajando meu pai teve a brilhante ideia de transferir o motor completo do gol gts que ja era turbo para a parati enquanto o motor original da parati foi retificado e instalado no gol gts sucesso o kit instalado era um larus turbo para carros com a/c que contava ate mesmo com booster era o que tinha de melhor na epoca a parati ganhou upgrades na alimentaçao tambem uma bomba eletrica de gti que permitiu aumentar a pressao do turbo para 1 0 bar e 1 5 bar no booster um detalhe interessante sobre a instrumentaçao era que o manometro de pressao do turbo foi personalizado para encaixar no painel tornando o mostrador muito bonito discreto e funcional alem da aparencia original o resultado foi incrivel afinal para na decada de 1990 os carros nacionais num geral nao eram muito potentes a situaçao começou a mudar com a abertura das importaçoes quando surgiram os primeiros bmw audi e outros modelos no brasil que tinham maior potencia tornando a brincadeira mais divertida para a parati a diversao era garantida nas ruas e estradas a parati era muito bem acertada e facil de dirigir tanto que minha mae usava o carro diariamente desde criança convivendo com os turbos e vendo meu pai mexendo nos carros passei a me interessar cada vez mais pelo assunto entao quando eu tinha uns 14 anos descobri que se tirasse a capa da valvula de alivio do kit o carro espirrava fiquei louco minha mae me levava e buscava no colegio todos os dias e o pessoal se assustava ao ver uma mae dirigindo um carro turbo era muito engraçado conforme os anos foram passando meu interesse e paixao so aumentavam e ja queria o carro para mim quando tirasse minha habilitaçao sabendo do amor incondicional pelo carro em 2010 quando eu tinha 16 anos meu pai me presenteou com a parati com certeza esse foi o melhor presente que ganhei logo comecei a cuidar dela como um filho mantendo sempre limpa e encerada tudo parecia perfeito era so esperar alguns anos e ja poderia dirigir mas nao foi bem assim minha avo tambem tem uma parati e ela precisava de manutençao entao meu pai trocou de carro com ela por alguns dias sim minha vo dirigindo um carro turbo para que ela nao ficasse sem carro num belo domingo ela tinha ido a igreja e quando voltou guardou o carro na garagem e foi almoçar depois do almoço ainda na mesa ela disse que sentiu um cheiro de queimado e começou a procurar ate que ela desceu as escadas e viu a fumaça vindo da garagem sim era a parati em chamas nao pensou duas vezes ligou a mangueira entrou na garagem e apagou o fogo o ato heroico da minha avo de 80 anos salvou meu carro sei que e dificil de acreditar mas o carro pegou fogo sozinho na garagem acredito que o fio do motor de arranque se desprendeu e entrou em curto com o coletor quente felizmente os danos nao eram tao graves tudo poderia ser reparado o fogo foi apenas no cofre do motor assim danificando o chicote eletrico mangueiras reservatorios e pintura dos paralamas e capo mesmo assim fiquei desesperado com a noticia afinal depois de realizar o sonho de ganhar o carro e prestes a tirar minha habilitaçao isso nao poderia estar acontecendo eu sabia que o carro nao ficaria pronto a tempo e nao poderia dirigir quando finalmente pegasse a minha cnh com o problema nas maos eu meu pai resolvemos fazer uma restauraçao completa desmontamos tudo apesar das condiçoes gerais do carro serem excelentes foi dificil achar alguem para fazer a parte de funilaria e pintura de qualidade por um preço honesto mas em 2012 o carro foi para a oficina de um amigo para fazer o serviço e ficou por la durante seis meses quando o carro voltou meu pai queria montar motor original aspirado talvez com medo que eu me matasse enquanto ele queria usar pistoes planos para alcool eu queria manter o motor turbo com pistoes para gasolina como voces devem imaginar esse assunto foi uma novela em casa eu insistindo no turbo e meus pais resistentes a ideia me aconselhavam de que hoje em dia nao e igual antigamente que dava para correr e que carro turbo e uma arma no começo desisti da discussao e o motor começou a ser montado fora do carro mas original com pistoes taxados confesso que fiquei desanimado tentando compensar cheguei a pensar em montar o carro injetado e aspirado mas a ideia do turbo nao saia da minha mente enquanto tirava minha tao sonhada habilitaçao que demorou 10 meses para sair e tambem sem previsao para terminar a restauraçao da parati resolvi comprar da minha familia o jipe rocsta da asia motors ano 1994 completo com ar condicionado direçao hidraulica e motor diesel com 38 mil km o jipe que era do meu falecido avo estava parado fazia cinco anos mas em perfeito estado busquei ele com meu pai fizemos uma revisao completa e com a habilitaçao finalmente em maos logo comecei a rodar com o jipinho por um bom tempo foi o meu carro diario e me salvou mas em 2014 resolvi que deveria retomar o projeto da minha parati de uma vez arrematei rodas bbs originais vw do gol gti aro 14 quatro pneus bridgestone potenza giii 185/60/r14 e comecei a pesquisar sobre como turbinar o motor taxado com pistao para alcool sim eu nao iria resistir tinha que ser turbo muita gente me disse que nao seria possivel com a taxa alta que nao iria durar mas algumas pessoas me apoiaram aconselhando nao exagerar na pressao e fazendo um bom acerto ignorando meus pais o caracol voltaria para o seu devido lugar desmontei parte do motor troquei a junta do cabeçote por uma de aço bem mais espessa comprei um carburador 2e novo e comecei a instalar exatamente o mesmo kit turbo que tinha antes com a ajuda do henrique meu amigo de infancia que tambem ja conhecia o carro desde sempre um certo dia meu pai viu o motor com o turbo montado pronto para ser instalado no carro fez uma cara feia para mim ficou algumas semanas sem falar comigo direito mas acho que ver todo o kit montado como antes trouxe boas memorias e deixou ele empolgado de novo para agilizar o projeto resolvi mandar o carro para um preparador para instalar o motor no carro e resolver alguns outros detalhes que demoraria demais para ficar pronto caso eu fosse fazer sozinho nesse meio tempo em que estava sem o carro achei um par de spoilers da caixa de ar originais a venda no interior de sao paulo; nao pensei duas vezes arrematei e fui buscar no mesmo dia alem disso precisava de um chicote ja que o original tinha sido danificado no incendio comecei a garimpar em desmanches e achei um completo a venda que seria retirado de um gol gts arrematei tambem com tudo em maos nao faltava tanto para deixar o carro rodando [gallery columns= 4 link= file ids= 70016 70017 70018 ] o carro demorou aproximadamente um mes para ser montado entre mecanica acerto e eletrica o primeiro resultado no dinamometro foi muito animador 215 cv e 27 7 mkgf com 0 4 bar foi um otimo inicio enfim chegou a data tao esperada o carro estava rodando foi magico andar de novo na parati depois de tantos anos parada agora era hora de acertar o carro do meu jeito e resolver algumas coisas que estavam me incomodando primeiro o chao do carro nao estava do meu gosto; macio demais para tanta potencia depois o escape que ainda usa partes originais e acabava restringindo os gases da turbina e por ultimo a instalaçao do ar condicionado que nao tinha sido feita depois da restauraçao afinal ninguem disse que potencia e conforto nao combinam outro detalhe seria a instalaçao da direçao hidraulica que esta em estudo uma vez que nao e plug’n’play pois o espaço fisico e limitado pelo kit turbo mas esse papo fica para o proximo post ate la
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