setenta segundos ou um minuto e dez segundos na verdade o fato e que os caras do petrolicious fizeram este video com um dos 1 288 exemplares que existem e nos vamos abrir esta segunda feira com ele e ja avisamos o ronco e so uma das coisas que fazem da challenge stradale um carro tao fantastico [youtube id= hri4tvqmyxu width= 620 height= 350 ] produzida entre 1999 e 2005 a ferrari 360 modena veio antes da f430 que veio antes da 458 italia que veio antes da 488 gtb sim o tempo passa mas da para dizer que a 360 envelheceu muito bem — tanto em visual quanto em desempenho e ate meio surpreendente o fato de ela ja ter sido lançada ha dezesseis anos equipada com um v8 de 3 6 litros 405 cv a 8 500 rpm e 58 mkgf de torque a 4 750 rpm a 360 modena era capaz de chegar aos 100 km/h em 4 2 segundos com maxima de 304 km/h e era exatamente este o motor de sua versao de competiçao a 360 modena challenge feita para disputar o ferrari challenge — categoria monomarca promovida pela propria scuderia para que um grupo seleto de proprietarios pudesse competir com seus carros na pista voce pode ate conhecer o ferrari challenge afinal quase todo novo modelo da marca especialmente as ferrari v8 acaba recebendo uma versao de competiçao nestes moldes no entanto o que voce talvez nao saiba e que esta tradiçao começou em 1993 com o ferrari club da holanda os carros eram equipados com gaiolas de proteçao freios maiores cintos de competiçao e tinham a bateria reposicionada para melhorar a distribuiçao de peso — nenhuma modificaçao que os tornasse inaptos a rodar nas ruas ainda que na hora de acelerar fossem colocados pneus slick a categoria foi tao popular que ainda naquele ano se espalhou por outros paises da europa e no ano seguinte atravessou o atlantico em direçao os eua aquela altura ja havia sido desenvolvido um kit pronto que podia ser usado para converter qualquer 348 em uma 348 challenge nao demorou para que a ferrari começasse a apoiar a categoria e toda ferrari v8 lançada desde entao ganhou sua versao challenge [youtube id= lqfmqs fdoe width= 620 height= 350 ] a 360 modena challenge lançada em 2003 foi a primeira a vir preparada pela propria fabrica para competir e isto permitia modificaçoes mais extensas assim o interior era totalmente removido — nao havia radio vidros e travas eletricos isolamento acustico air bags ar condicionado ou mesmo freio de estacionamento — e o exterior recebeu novos para choques de fibra de carbono mais leves o resultado era um carro de 1 169 kg exatos 180 kg a menos que a versao de rua [youtube id= u2l80fd3dyo width= 620 height= 350 ] o carro tinha bancos concha de fibra de carbono e cintos de competiçao gaiola de proteçao e um sistema de supressao de incendio e o painel recebeu uma tela de lcd que exibia informaçoes em tempo real sobre o funcionamento do carro [youtube id= oxatqj fzk8 width= 620 height= 350 ] o sistema de suspensao adaptativa do modelo de rua foi trocado por um setup de corrida com amortecedores ajustaveis e os freios eram maiores e melhor refrigerados por fim um sistema de escape mais leve e menos restritivo aliado a uma reprogramaçao na ecu elevava sua potencia para 426 cv as mesmas 8 500 rpm como seu nome diz a challenge stradale e uma versao de rua desta versao de competiçao apresentada no mesmo ano considerando que o carro de corrida tinha modificaçoes focadas em melhorar a dinamica do carro aliadas a um aumento marginal na potencia a challenge stradale era ainda mais potente com 426 cv sendo capaz de acelerar ate os 100 km/h em quatro segundos cravados as modificaçoes iam alem das vistas na 360 modena challenge alem do novo sistema de escape o carro tinha acelerador mais responsivo mais feedback na direçao e transmissao de seis marchas com trocas eletro hidraulicas por aletas atras do volante o interior trazia incursoes de alcantara nos revestimentos de porta no painel e nos bancos e as janelas laterais eram de acrilico bancos de fibra de carbono opcionais na modena comum eram de serie na challenge stradale agora como nao era um carro de competiçao seu peso era um pouco maior do que o da versao de corrida no total eram 1 180 kg dito isto sistema de som e subwoofer eram opcionais que adicionavam 30 kg de volta a conta a verdade e que todas estas minucias viram detalhes quando se trata da experiencia e sendo em essencia um carro de rua transformado em carro de corrida e depois legalizado para as ruas novamente a ferrari challenge stradale oferece momentos viscerais ao volante [youtube id= ojbtwn5fvze width= 600 height= 350 ] sorte dos 1 288 caras que compraram uma — alias as 1 288 unidades da challenge stradale que foram produzidas em 2003 e 2004 fazem dela um carro mais raro que a toda poderosa f40 que teve 1 315 exemplares fabricados todos os exemplares de que se tem conhecimento do paradeiro estao listados neste site incluindo fotos detalhes sobre equipamentos historico e combinaçoes de cores do interior e do exterior e o tipo de coisa que so os fas mais apaixonados fazem e a ferrari challenge stradale merece os fas que tem
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.