Já notou que aquele monte de carros japoneses da década de 1960 e 1970 que você tem na sua garagem em Gran Turismo têm retrovisores instalados nos para-lamas? Aposto que você sempre quis saber por que eles insistiam em colocar retrovisores em um lugar tão difícil de ajustar. Aliás, como se ajusta aquilo? Você mexe nele, entra no carro, confere, não ficou legal. Sai do carro, ajusta, volta, quase lá. Sai do carro, ajusta, volta e agora sim. Por que raios eles não usaram espelhos normais como o resto do mundo?
Nos primeiros anos do automóvel eles não tinham espelhos. Para olhar para trás você precisava, bem... olhar para trás, e isso obviamente não é uma boa ideia quando se está dirigindo a 40, 50 ou mais quilômetros por hora. Os espelhos retrovisores são uma daquelas invenções que não têm apenas um pai, e sim vários. Por exemplo, dizem que o piloto americano Ray Harroun tinha um espelho em seu carro para olhar o posicionamento dos rivais na primeira edição das 500 Milhas de Ind