no começo desta semana a renault confirmou o fim da produçao do clio de primeira geraçao ele era produzido desde 1999 no brasil mas nos ultimos anos vinha importado da argentina onde era fabricado com algumas modificaçoes esteticas para esconder sua idade avançada naquele distante 1999 o clio era um modelo bem diferente alem de estar alinhado com a versao europeia em termos esteticos ele tambem tinha uma oferta de equipamentos semelhante com airbag de serie em todas as versoes — incluindo a mais basica com para choques pretos e rodas de ferro com copinhos em vez de calotas integrais ao longo dos anos contudo o modelo foi ganhando versoes e perdendo equipamentos e acabou transformado no carro de baixo custo para o segmento de entrada da marca — ao menos ate o fim deste ano quando novo kwid deve dar as caras por essas terras mas nao foi somente o clio que mudou drasticamente nestes quase 18 anos o mercado nacional a industria automotiva e tecnologica e a propria renault estao bem diferentes por isso vamos começar mais uma viagem no tempo veja as outra duas aqui e aqui para lembrar como era o mundo quando o renault clio começou a ser produzido no brasil o renault laguna era vendido no brasil o laguna foi lançado em 1993 para substituir o renault 21 por aqui ele chegou em 1995 inicialmente importado pela caoa e a partir de 1997 pela propria renault em 1999 ele estava prestes a receber seu primeiro facelift que lhe deu novos farois de neblina circulares novas lanternas novo volante e encosto de cabeça e mais importante o novo motor 2 0 f4r no lugar do n7q que era o motor volvo modular rebatizado a primeira geraçao continuou oferecida no brasil ate 2001 quando o modelo deixou de ser importado e cedeu espaço ao megane o megane era assim bem diferente do megane atual agora sem acento o megane da epoca ainda era o modelo pre facelift da primeira geraçao no brasil ele deu as caras em 1998 e era o modelo medio da marca posicionado acima do clio argentino e abaixo do laguna em 2000 veio um facelift que lhe deu uma sobrevida ate 2005 no ano seguinte veio a segunda geraçao inicialmente como seda e depois tambem a perua hoje o modelo ja nao esta mais entre nos e acabou de chegar a sua quarta geraçao la fora o recorde de nurburgring era de 8 00 se voce tem 30 anos ou mais deve lembrar que antes da porsche levar o carrera gt para uma volta cronometrada no inferno verde em 2004 nenhum fabricante de supercarros se preocupava muito em divulgar seus tempos por la claro isso nao significa que nao havia tempos de volta registrados por la afinal um circuito desafiador e com aquela variaçao de relevo e diversidade de curvas sempre pareceu o lugar ideal para avaliar a capacidade de um esportivo por isso antes da guerra pelo topo da tabela que vem se arrastando desde 2004 somente alguns jornalistas mediam os tempos de volta dos carros no nurburgring nordschleife entre eles estava o pessoal da autocar e os alemaes da sport auto os primeiros da autocar eram os detentores do recorde em 1999 tres anos antes eles foram a alemanha com um nissan skyline gt r r33 v spec e completaram uma volta no circuito em 7 59 o tempo mais proximo do recorde na epoca do lançamento do clio brasileiro era do porsche 911 gt3 8 03 conseguidos por horst von saurma durante um teste para a sport auto em agosto de 1999 o ford escort ainda era fabricado a primeira geraçao do focus foi lançada em 1998 na europa mas so chegou ao brasil em 2001 a ford havia lançado o escort mk6 no final de 1996 como modelo 1997 e por isso ele continuou cumprindo o papel de modelo medio da marca ate 2001 quando o focus finalmente foi lançado no brasil o escort continuou produzido por mais dois anos — e com a opçao do motor 1 6 rocam alem do zetec 1 8 e enfim saiu de linha em 2003 o lamborghini diablo ainda era produzido outro carro que ainda era produzido quando o clio brasileiro foi lançado e o lamborghini diablo a audi havia acabado de comprar a marca italiana depois da crise asiatica de 1998 o modelo 1999 trouxe o facelift que abandonou os farois escamoteaveis para usar farois fixos emprestados do nissan 300zx e as novas versoes sv vt e vt roadster — todas com o motor v12 de 5 7 litros e 536 cv no mesmo ano veio a versao gt com cilindrada aumentada para seis litros e a potencia para 583 cv [youtube id= hdvjnynrf64 width= 620 height= 350 ] o diablo continuou produzido ate 2001 quando foi substituido pelo murcielago que por sua vez foi substituido pelo aventador e o clio continua por ai os carros da peugeot e da citroen ainda eram importados em 1996 quando o corsa sedan/classic foi lançado honda toyota renault peugeot e citroen eram carros importados todos mas tres anos depois as coisas ja eram bem diferentes a honda nacionalizou o civic em 1997 a toyota começou a produzir o corolla brasileiro em 1998 os modelos da psa contudo so foram nacionalizados em fevereiro de 2001 — antes disso vinham da argentina ou da frança o vw golf começava a ser fabricado no brasil em 1999 a volkswagen começou a produzir no brasil os primeiros golf de quarta geraçao na fabrica de sao jose dos pinhais/pr onde tambem era produzido a primeira geraçao do audi a3 nesse meio tempo o audi deixou de ser fabricado no brasil ganhou uma geraçao importada chegou a terceira geraçao e voltou a ser produzido no brasil o mesmo aconteceu com o golf embora um pouco diferente a quarta geraçao ficou entre nos ate 2013 foi aposentado por tempo de serviço e chegou pulando duas geraçoes direto para a setima no primeiro ano ele veio importado da alemanha depois do mexico e agora nacionalizado pela fabrica paranaense — repetindo a historia de 1999 e o clio ainda e o mesmo carro michael schumacher ainda era bicampeao em 1999 schumacher estava em seu terceiro ano de ferrari e ainda nao havia conquistado nenhum titulo pela scuderia o alemao poderia ter sido campeao em 1997 mas causou um acidente proposital para tentar impedir uma ultrapassagem de jacques villeneuve na prova final da disputa pelo titulo e por isso acabou desclassificado do campeonato em 1998 ele brigou pelo titulo ate a ultima prova mas abandonou o ultimo gp da temporada no japao enquanto mika hakkinen faturou a vitoria e com ela o titulo [youtube id= yvyvuqf14rq width= 600 height= 350 ] em 1999 schumacher tinha tudo para conquistar o titulo mas uma falha nos freios acabou resultando em um forte acidente que quebrou sua perna deixando o de fora dos seis gps seguintes o titulo so viria na temporada de 2000 — o primeiro da sequencia de cinco o mercedes benz clk gtr era o carro mais caro do planeta em 1999 o mundo estava em um ligeiro recesso de supercarros a ferrari mais radical da epoca era a f50 que teve sua produçao encerrada em 1997 a porsche estava cortando tanto seus custos que o 911 e o boxster compartilhavam ate mesmo os farois a lamborghini estava dando um jeito de modernizar o diablo e a mclaren estava finalizando os ultimos f1 planejados mas havia uma luz no fim da reta o campeonato gt1 da fia o regulamento exigia um minimo de 25 unidades de rua para homologaçao mas praticamente nenhum fabricante produziu mais do que meia duzia de exemplares a exceçao foi a mercedes benz que por algum motivo decidiu construir 35 exemplares do carro quando ele ja nem disputava mais o campeonato a versao de rua do clk gtr usava uma variaçao do v12 de 6 9 litros do modelo de corrida com 612 cv e 79 mkgf esteticamente ele era identico aos carros que disputaram o fia gt — incluindo as rodas de cubo rapido e o scoop no teto a diferença ficava no interior que recebia painel semelhante ao do classe s da epoca bancos de couro ar condicionado manual e ate radio [youtube id= 5fardrbkyuc width= 620 height= 350 ] logicamente nao e nada barato desenvolver um carro para disputar le mans e outras dez corridas a conta fica ainda mais cara quando voce precisa incluir a produçao das versoes de rua por isso o mercedes benz clk gtr era o carro mais caro que se podia comprar em 1999 — e o mais caro produzido em serie ja fabricado ate entao atualizando valores do passado na epoca para levar um dos clk gtr para casa era preciso desembolsar us$ 1 547 620 — cerca de us$ 2 200 000 em dinheiro de hoje tom kristensen so havia vencido uma vez em le mans tom kristensen pendurou o capacete no final de 2014 depois de vencer le mans nada menos que nove vezes mas quando o renault clio começou a ser fabricado no brasil o dinamarques so havia vencido uma vez as 24 horas de le mans — mais exatamente a ediçao de 1997 e pela porsche ao lado de stefan johansson e michele alboreto em 1998 e 1990 ele disputou a corrida pela bmw mas nao terminou nenhuma das duas sua sequencia inacreditavel de vitorias começou apenas em 2000 quando foi para a audi la ele venceu todas as ediçoes ate 2005 ok em 2003 a vitoria foi pela bentley mas era apenas um audi disfarçado de ingles as duas ultimas vieram em 2008 e depois em 2013 os celulares pre pagos eram novidade em 1998 a telebras havia acabado de ser privatizada dividida em 12 empresas que foram compradas por grupos privados dando inicio a concorrencia no setor com isso tambem surgiu uma modalidade que se tornaria a mais popular no brasil os celulares pre pagos antes disso voce precisava comprar uma linha um aparelho e habilita lo na operadora o primeiro dos pre pagos foi lançado ainda em 1998 mas como toda boa ideia ela logo foi copiada por praticamente todas as operadoras a partir de 1999 e foi a grande responsavel pela popularizaçao dos celulares hoje depois de quase 17 anos 75% dos 285 milhoes de celulares do brasil sao pre pagos outra novidade daquele ano foi o sms sigla em ingles para serviço de mensagem curta antes deles os celulares nao tinham incorporada a capacidade de receber ou enviar mensagens de texto e em alguns paises como a inglaterra havia ate restriçoes de area para o envio desse tipo de mensagem o netscape navigator e o internet explorer eram os navegadores mais populares e bem provavel que voce esteja lendo este post no google chrome no apple safari ou no mozilla firefox provavelmente no modo privado para o chefe nao descobrir ou em meio a dezenas de outras abas mais importantes no seu trabalho mas quando o renault clio começou a ser fabricado por aqui a historia era bem diferente os navegadores mais populares do planeta eram o internet explorer e o netscape navigator eles nao tinham praticamente nenhum plugin integrado como o flash player quick time windows media ou o java script e acredite eles nao tinham abas ceus como viviamos sem abas milhares de janelas abertas consumindo nossos poderosos 128 mb de ram a microsoft estava lançando o msn messenger ha alguns meses minha familia negociou um clio zero trocando mensagens no whatsapp — eu dei uma força pelo facebook messenger quem quisesse fazer isso em 1999 teria que usar sms no celular e no computador o icq ou um serviço recem lançado pela microsoft um tal msn messenger sim o msn messenger esta morto e enterrado desde 2012 quando a microsoft o substituiu pelo skype e vinha sendo abandonado desde 2010 quando o facebook começou a conquistar cada vez mais usuarios mas em 1999 ele estava pronto para derrotar o complicado icq fala serio as ids eram maiores que numeros de protocolo de operadora de celular e os rivais da yahoo e aol o windows xp ainda nao existia aparentemente o windows 10 resolveu os problemas dos anteriores e as pessoas aceitaram o fato de que o xp embora fosse estavel e confiavel era um sistema operacional ultrapassado afinal ele estava caminhando para seu 15 anos quando a microsoft decidiu encerrar de vez seu suporte mas em 1999 o windows xp ainda estava longe de ser lançado se voce ja usava computadores na epoca e bem provavel que seu sistema operacional fosse o windows 95 ou o windows 98 o xp foi lançado somente em 2001 mas antes dele ainda veio o windows 2000 quando voce se perguntar quem compra um clio em 2016 lembre se que ha pessoas que nao abrem mao de seu windows xp as pessoas estavam preocupadas com o bug do milenio ah essa foi boa o reveillon do ano 999 foi tenso para os habitantes da terra eles acreditavam que o apocalipse aconteceria com a chegada do novo milenio ate mesmo o papa silvestre ii chegou a dizer isso e o resultado foram revoltas e batalhas por toda a europa no fim das contas o mundo nao acabou — embora alguns malucos continuaram falando sobre o fim do mundo — a humanidade evoluiu dominamos a medicina a quimica a fisica criamos as maquinas a vapor a revoluçao industrial os computadores e conquistamos o espaço o que poderiamos temer na virada do segundo milenio o fim do mundo quase isso a chegada do ano 2000 causou preocupaçao devido a possibilidade de um bug de computadores como todas as datas eram representadas por dois digitos os programas inseriam 19 na frente para formar o ano completo por isso quando o calendario mudasse de 1999 para 2000 o computador poderia entender que estava no ano 1900 em vez de 2000 alguns softwares modernos nao teriam problemas mas muitas empresas e instituiçoes de grande porte muitas mesmo ainda mantinham em funcionamento programas antigos por uma serie de motivos como confiança e estabilidade caso o bug acontecesse os avioes com decolagem prevista para 1º de janeiro de 2000 ja teriam partido segundo o sistema que consideraria a data 1º de janeiro de 1900 as aplicaçoes de banco renderiam juros negativos boletos de cobrança seriam emitidos com cem anos de atraso etc no fim das contas as falhas em sistemas foram pouquissimas como esse painel da foto acima alguns softwares ja tinham recursos para evitar a confusao logica e as empresas e desenvolvedores de software corrigiram e atualizaram os sistemas antes da virada do ano simples assim o dolar chegou aos r$ 2 pela primeira vez em 1999 o dolar chegou pela primeira vez aos r$ 2 desde o inicio do plano real em julho de 1994 o motivo foi o fim do controle cambial e a transiçao para o cambio flutuante com isso a cotaçao disparou de r$ 1 20 no inicio de janeiro para 2 01 em 23 de fevereiro e atingindo o pico de r$ 2 16 em 3 de março depois disso o cambio recuou e ficou abaixo dos r$ 2 ate fevereiro de 2001 a nota de r$ 2 que usamos para ilustrar a marca historica tambem nao existia na epoca — ela so foi lançada em julho de 2001 george harrison estava vivo [youtube id= jmm4bhs6gyy width= 620 height= 350 ] o beatle petrolhead ainda estava entre nos em 1999 george harrison que era um fa de carros e corridas a ponto de ser um grande amigo de jackie stewart e emerson fittipaldi morreu de cancer na garganta em 29 de novembro de 2001 na verdade em 1999 harrison ainda nem sabia da condiçao grave que lhe tiraria a vida — o cancer apareceu nos anos 1990 e voltou em metastase somente em 2001 de forma bastante agressiva o concorde ainda estava em operaçao se voce tem menos de 30 anos e bem provavel que o concorde nao tenha um significado especial para voce para quem o viu em açao ou conviveu com sua existencia contudo ele foi o simbolo de uma era especial na aviaçao desenvolvido nos anos 1960 o concorde e fruto de uma epoca onde as pessoas nao podiam estar em qualquer lugar do mundo atraves de teleconferencias e video chamadas mas poderiam quem sabe estar no outro lado do planeta em poucas horas [youtube id= ul95rypkfos width= 620 height= 350 ] em 1965 os franceses e os britanicos começaram a desenvolver um aviao comercial capaz de viajar em velocidades superiores a do som — um aviao supersonico portanto em 1969 ele ficou pronto e fez seu voo inaugural mas foi somente em 1976 que o concorde começou a operar sua velocidade de cruzeiro era 2 124 km/h e a viagem entre nova york e paris era feita em apenas 3 5 horas [youtube id= yeeb2lxbfa4 width= 620 height= 350 ] o consumo obviamente era elevadissimo e a capacidade de passageiros variava entre 92 e 128 o que tornava as passagens carissimas mesmo assim o concorde foi rentavel ate 2001 quando os ataques terroristas de 11 de setembro causaram uma queda na demanda por esse tipo de viagem em 2003 o concorde fez seu ultimo voo e desde entao nao foi substituido o playstation 2 ainda nao existia hoje voce pode comprar um clio de segunda geraçao zero quilometro e em seguida usa lo para ir a uma loja comprar o playstation 4 quando o clio começou a ser produzido no brasil contudo o unico playstation que voce poderia comprar era o playstation original aquele modelo cinza de 32 bits [youtube id= 5dqt2cumihy width= 620 height= 350 ] na epoca ele ja tinha cinco anos mas era o console mais moderno da sony nintendo e sega ja tinham consoles de 64 e 128 bits respectivamente ao menos ele rodava gran turismo e gran turismo 2 o playstation 2 foi lançado somente no ano seguinte e a versao slimline apenas em 2004
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