FlatOut!
Image default
Car Culture

Como era o mundo quando o Renault Clio começou a ser feito no Brasil?

No começo desta semana a Renault confirmou o fim da produção do Clio de primeira geração. Ele era produzido desde 1999 no Brasil, mas nos últimos anos vinha importado da Argentina, onde era fabricado com algumas modificações estéticas para esconder sua idade avançada. Naquele distante 1999 o Clio era um modelo bem diferente. Além de estar alinhado com a versão europeia em termos estéticos, ele também tinha uma oferta de equipamentos semelhante, com airbag de série em todas as versões — incluindo a mais básica, com para-choques pretos e rodas de ferro com copinhos em vez de calotas integrais. Ao longo dos anos, contudo, o modelo foi ganhando versões e perdendo equipamentos e acabou transformado no carro de baixo custo para o segmento de entrada da marca — ao menos até o fim deste ano, quando novo Kwid deve dar as caras por essas terras. Mas não foi somente o Clio que mudou drasticamente nestes quase 18 anos: o mercado nacional, a indústria automotiva e tecnológica e a pró