antes de se tornar dono de uma equipe de formula 1 peter sauber fez algo talvez mais importante para a formula 1 como um todo colocou o nome de um jovem piloto alemao em evidencia ao dar a ele um lugar ao volante de seu ultimo prototipo bem sucedido o mercedes benz c11 o piloto michael schumacher sauber começou a construir carros em 1970 o primeiro deles se chamava c1 — c porque a esposa de sauber se chamava christine e 1 porque era o primeiro carro nos anos que se seguiram seus carros sempre numerados em sequencia participaram de campeonatos locais e regionais na suiça o ultimo e mais bem sucedido deles o c5 com um motor bmw ate participou das 24 horas de le mans em 1977 e 1978 sauber c1 na virada da decada sauber se concentrou em projetar monopostos para a formula 2 e em 1980 e 1981 inscreveu um bmw m1 nos 1000 km de nurburgring — vencendo a corrida de 81 com hans stuck e nelson piquet ao volante no ano seguinte voltaria aos prototipos começando com o c6 — dando continuidade a sua sequencia numerica — seus primeiros carros nao obtiveram resultados dos melhores — o c8 por exemplo sequer conseguiu começar a corrida na ediçao de 1985 das 24 horas de le mans e nao terminou a prova nos anos seguintes a fabricante alema cedeu a team sauber o m117 um v8 de cinco litros projetado para uso nas ruas e usado em varios modelos da marca nas decadas de 70 80 e 90 equipado com dois turbos kkk o motor — que rendia no maximo 220 cv nas versoes de rua — alcançou picos de potencia de 950 cv porem foi recalibrado para apenas 700 cv antes de competir a fim de evitar que consumisse mais combustivel do que o permitido pelo regulamento do grupo c com este motor o c8 era capaz de atingir 370 km/h em 1986 o carro venceu os 1000 km de nurburgring com henri pescarolo e mike thackwell ao volante — e esta vitoria foi encarada como um sinal de que a parceria poderia dar certo em 1987 sauber apresentou o c9 o sucesso em le mans contudo nao veio instantaneamente naquele ano o carro nao terminou a corrida de 24 horas a situaçao melhoraria no ano seguinte com o carro terminando em segundo na categoria c1 em 1989 um novo motor e a consagraçao o m117 foi substituido pelo m119 mais leve com cabeçote de aluminio quatro valvulas por cilindro em vez de duas e comando duplo em cada um dos cabeçotes — e o c9 venceu as 24 horas de le mans jochen mass manuel reuter e stanley dickens revezando o volante sauber c9 apesar da demora para vencer em le mans o c9 marcou dois grandes acontecimentos pela primeira vez a equipe competia como sauber mercedes antes disso o nome era kouros racing e ainda mais importante marcava o retorno das flechas de prata as 24 horas de le mans desde a tragedia de le mans em 1955 quando um um mercedes foi atingido na traseira por um austin healey e voou em direçao a arquibancada matando 83 espectadores e o piloto pierre levegh e ferindo outras 120 a mercedes esteve afastada do automobilismo por quase tres decadas outra conquista do c9 foi atingir 400 km/h na reta mulsanne de la sarthe — uma das maiores velocidades ja atingidas no trecho depois disso foram instaladas as infames chicanes se a vitoria do c9 em 1989 foi a primeira vitoria da sauber mercedes em le mans no ano seguinte seu sucessor o c11 daria a equipe sua ultima o carro projetado para 1990 era na verdade uma atualizaçao do c9 — visto que o v8 leve e a carroceria aerodinamica se mostraram uma combinaçao excelente contudo o carro ja tinha tres anos e a sauber temia que a concorrencia tivesse evoluido eles nao poderiam ficar parados confiante a mercedes batizou o carro de mercedes benz c11 e nao sauber c11 o v8 de comando quadruplo e 720 cv continuava mas a carroceria ganhou uma aerodinamica mais refinada e visual mais agressivo a grande novidade porem estava debaixo dela a estrutura do carro nao usava mais aluminio e sim fibra de carbono — em uso na formula 1 desde o inicio dos anos 80 porem ainda relativamente nova nas outras categorias do automobilismo [gallery columns= 4 link= file ids= 9124 9122 9121 9123 ] leo russ projetista da equipe deu atençao especial a seçao anterior do carro a frente era mais baixa e as caixas de roda tinham uma curvatura suave em direçao ao centro do carro — o que ajudava o ar que nao escorresse pelas laterais a ser direcionado para baixo do carro para baixo do difusor dianteiro gerando mais downforce ou para as entradas de ar do radiador ajudando a resfriar o motor era uma soluçao relativamente simples mas bastante inteligente o carro certamente seria bem sucedido em le mans se a mercedes nao tivesse decidido deixar a prova de lado — naquele ano a prova nao faria parte do calendario do world sportscar championship wsc a mercedes queria vencer o campeonato e julgou le mans uma distraçao desnecessaria sera que a jaguar teria vencido a prova se a mercedes tivesse entrado [youtube id= fjchmmyqvxe width= 620 height= 350 ] e ainda por cima gritando desse jeito nunca saberemos a resposta para esta pergunta mas sabemos de outra coisa o carro dominou completamente o wsc em 1990 a temporada daquele ano teve 9 corridas na primeira delas o carro participou apenas da classificaçao — a corrida em si foi disputada pelo c9 do ano anterior isto porem e apenas um detalhe alem do c11 o destaque daquele ano foi o novato michael schumacher entao com 21 anos olha so o nome na lateral ao lado da bandeira da alemanha schumi recem saido da formula 3 disputou apenas 3 das 9 corridas — o bastante para terminar o ano em quinto na classificaçao geral dos pilotos seu melhor desempenho foi justamente a ultima corrida os 480 km do mexico disputado no autodromo hermanos rodriguez na cidade do mexico schumacher nao apenas venceu a prova como tambem deu a volta mais rapida no circuito tendo vencido todas as corridas com exceçao da prova disputada em silverstone a equipe ficou com o titulo do wsc mercedes benz c291 para o ano seguinte a sauber mercedes decidiu criar outro carro — o c291 movido por um flat 12 aspirado de 3 5 litros o motor era novo mas menos potente com 650 cv para cumprir o novo regulamento e o carro em si tinha design ultrapassado e a equipe nao conseguiu nenhum titulo com ele seu desempenho fraco motivou a sauber mercedes a levar o c11 para disputar as 24 horas de le mans em junho o carro foi inscrito com schumacher karl wendlinger e fritz kreuzpointner como pilotos e como nao poderia deixar de ser o carro era um dos favoritos para a vitoria e de fato esteve no pelotao da frente durante as primeiras horas da corrida contudo depois de um pit stop wendlinger rodou por causa dos pneus frios talvez e acertou o muro o carro foi levado para os boxes e conseguiu voltar a corrida — e schumacher em uma perfomance brilhante ainda conseguiu terminar em quinto — atras de outra lenda o mazda 787b conseguindo mais tres vitorias em sua categoria em 1991 o c11 foi definitivamente aposentado — nao sem antes revelar ao mundo um dos maiores pilotos de todos os tempos schumacher disputou sua primeira corrida de formula 1 ainda naquele ano depois que a mercedes pagou us$ 150 mil para que o piloto disputasse uma corrida pela jordan e no ano seguinte pela benetton ao lado de nelson piquet e o resto e historia schumacher benetton spa francorchamps chega a ser injusto que um carro tao importante nao seja tao lembrado como alguns contemporaneos por ser o ultimo vencedor de sua linhagem assim como schumacher a sauber migraria para a formula 1 em 1992 estreando em 1993 — novamente em parceria com a mercedes benz que forneceu recursos tecnicos e financeiros porem 21 anos depois o c11 ainda e seu ultimo grande sucesso para homenagea lo fique com esta bela galeria [gallery columns= 4 link= file ids= 9137 9136 9134 9132 9131 9127 9119 9135 ] [fotos dave_george chris wevers mark a lacey club mercedes passion stijn braes hipwell photography ajwca dave rook joan garau michel vaillant mendaman]
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