fala galera beleza bem faz quase um ano que nao escrevo nada aqui e antes que perguntem nao o santa matilde nao esta pronto ainda e a pergunta que mais ouço quando seu carro estara pronto como voce aguenta tanto tempo de reforma ah eu nao conseguiria hoje vou falar sobre os percalços de uma recuperaçao de carro antigo com dicas que valem pra qualquer tipo de projeto quando se faz uma restauraçao de um carro principalmente na condiçao que o meu estava considerando que as peças tem que ser feitas pois simplesmente nao existem tem que ter sangue frio e paciencia lembro do meu primeiro carro um maverick sl 1976 4 cilindros que virou v8 numa epoca que nem estagio eu fazia o carro era lindao e roncava bonito so que nao dava pra deixar do jeito que eu queria ele amava morrer em cruzamentos movimentados e tinha baixissima confiabilidade depois pulei pra um diplomata 88 4 1 que era bem confiavel mas pra deixar ele bonito do jeito que queria precisaria de grana e olha que ja estagiava ganhava r$ 241 00 mas com o alcool a r$ 1 00 dava pra dar uns roles entao quando decidi de fazer o santa matilde eu coloquei na cabeça quero algo que seja realmente bom para que eu nao tenha dor de cabeça e que seja realmente bonito e bem acabado e que quando eu for sair nao fique dando problema ou falhando ate porque em tempos de combustivel caro nao e todo dia que da para andar a 1 00r$/km como uma reforma de um carro antigo e um projeto vou fazer uma analogia a gerenciamento de projetos pos graduaçao que fiz nesse meio tempo uma das coisas existentes em gerenciamento de projetos e a teoria da tripla restriçao na qual podemos escolher das tres palavras somente duas bom barato e rapido conforme o grafico abaixo o meu se encontra entre o barato e com qualidade logo nao pode ser rapido tripla restriçao rapido x barato x qualidade outra coisa essencial em um projeto e a definiçao do escopo o que realmente voce quer fazer se voce nao tem um escopo definido e claramente delimitado fatalmente ira atrasar e gastar mais dinheiro do que devia outro dia conversando no grupo de whatsapp dos santa matilde ja somos 78 ou seja mais de 8% de toda a produçao me perguntaram quanto que ja gastei tenho tudo planilhado desde o inicio passando o olho eu vi quanto que eu joguei dinheiro fora por falta de experiencia fazendo coisas desnecessarias mudando o escopo entre elas posso destacar custos com o motor que nao vou usar mais ele era 4 1 e passei para 4 8 quando mudei de ideia e pulei pro 4 8 alteraçao de escopo embreagem cambio e diferencial como nao verifiquei antes o cambio que iria utilizar dodge tres marchas manual gastei grana com novo cambio nova embreagem e uma capa seca que nao vou usar neste momento tive que comprar um diferencial novo experiencia verificar sempre as coisas de contar com elas maquina de vidro comprei duas do mesmo lado sem comentarios mao de obra de baixa qualidade o famoso barato que sai caro antes de levar num profissional de qualidade levei num mexanico e num fibreiro que tinham boas referencias o cara da fibra estragou as linhas originais do carro sendo necessario refazer e o mecanico levou 350 reais atrasando a reforma em 3 meses e ate hoje estou esperando ele fazer algo documentaçao ja falei sobre isso detalhado num post e vi uma grana tambem quando nao se ve isso antes com a burocracia existente no brasil isso pode matar o carro resumindo se voce nao tem grana pra bancar um overhaulin louco por carros phantomworks e outros programas nao se organizar tem que esperar entao chega de firula e vamos falar da ultima visita que fiz no dia 30/01 e os motivos do atraso motor 292 em fase final de acerto no cofre do motor o motor na santa matilde apesar de utilizar o agregado de suspensao do opala fica em posiçao diferente logo o carter do opala nao serve nele tendo a necessidade de se fabricar um exclusivo toma tempo isso infelizmente antes mesmo de iniciar a reforma me roubaram o carter original outro detalhe importante para quem for encarar o 292 4 8 e o suporte notem que tem uma chapa parafusada no bloco deslocando para o centro do motor isso e para permitir a montagem no agregado original meu restaurador esta jogando ao maximo o motor para baixo devido a altura maior que este motor tem em relaçao ao 250 4 1 e com isso varios entra e sai no motor de forma cuidadosa para nao ferrar o carro notem a altura do buraco da bomba de agua ate o topo do bloco assim como as tampas de tucho a tampa de valvulas original da silverado foi rebaixada na ponta para ganhar espaço no capo ainda tenho esperança de fechar o original novidade boa que eu tive foi quase a finalizaçao do chicote eletrico que foi refeito desde o zero conforme padrao original quem tem carro antigo sabe que eletrica ruim e um caminho para paradas imprevistas dor de cabeça e ate mesmo incendio nesta ultima visita ja comprei um motor de arranque e uma bateria tambem outro item que vou ter que fabricar e o volante devido a raridade quando se encontra um o preço e absurdo como quem esta fazendo meu carro fabricou ele comprei aluminio para fazer a base conforme padrao original levei ate um walrod que tinha em casa mas como o carro e apertado ficaria bem ruim para dirigir novidade ruim foi que eu iria utilizar a polia damper do omega pois ja e microv e particularmente acho melhor e mais bonito so que o custo do jogo de polias e mais caro que uma polia damper zerada com roda fonica entao la vai uma grana aonde eu nao esperava faz parte sao acessorios que vale a pena colocar no planejamento antes de se iniciar uma reforma pois vao agregando um custo e podem estourar o seu orçamento polia damper com dois canais e roda fonica falando em roda fonica para quem nao conhece e simples de forma resumida e uma roda dentada aonde com dentes sendo que em um determinado local existe um vazio para marcar uma referencia no virabrequim com isso um sensor indutivo le o angulo e indica para injeçao eletronica permitindo assim entao controlar a igniçao e a curva de avanço pelo modulo auxiliar desta forma elimina se o distribuidor e se ganha em ajuste e confiabilidade sobre ajuste de igniçao fica a dica para o flatout escrever uma materia tecnica sobre isso nota do editor sugestao anotada detalhe de funcionamento de uma roda fonica x sensor pelo menos nessa ultima visita eu sai pela primeira vez com a sensaçao de que esta acabando tive ja o retorno de que a eletrica ja esta toda testada e comprei varios acessorios para o carro para a finalizaçao tais como polia dupla para o ar condicionado e o pescoço de entrada de agua do cabeçote segue tambem umas fotos do carro que nao mudou muito da ultima vez mas vale a pena sempre ver toda essa experiencia vai valer muito nos proximos projetos que pretendo fazer na minha vida ja tenho umas maluquices em mente mas quando tiver estruturado eu escrevo e conto mais para voces no mais um abraço e torçam por mim para que na proxima vez eu mande um video do 292 roncando forte [gallery link= file ids= 94845 94846 94847 94843 94842 94841 ] por andre bringhenti project cars #124
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