quando assistimos aqueles videos maravilhosos com jornalistas ou pilotos acelerando carros classicos em circuitos ou estradas paradisiacas a imagem que formamos na nossa imaginaçao e de que eles sao um pedaço do paraiso na terra modelado com metal borracha e tecido sobre quatro rodas nao e para menos os classicos sao uma combinaçao de apelos sensoriais dificeis de superar o visual atemporal o ronco organico dos motores a mecanica em seu estado bruto sem filtro algum mas existe um lado dessa historia que voce so conhece quando ouve o clique pesado da maçaneta a batida metalica da porta e a partida pesada do motor ou pior ainda quando descobre que o comportamento dinamico dele nao e certinho como o do seu carro moderno e que os comandos nao sao tao precisos quanto voce gostaria e que uma situaçao de emergencia pode acabar mal voce sabe volta e meia aparece um classico batendo em alguma coisa e nao e por falta de experiencia as vezes ate mesmo os proprietarios mais experientes sofrem nas maos desses carros o mais novo proprietario experiente a sofrer na mao de um classico e magnus walker o urban outlaw um dos colecionadores de porsche mais famosos do planeta em um evento de classicos realizado em minneapolis/eua ele levou a reporter vaneta sawkar do jornal star tribune para conhecer melhor seu porsche 911 277 1971 ela poderia ter lido nosso post sobre o carro na volta do passeio ele perdeu o controle do esportivo e para evitar uma colisao com um mercedes 280sl pagoda w113 acabou arrebentando a lateral do porsche em seu proprio trailer a batida foi o tipico acidente com porsches 911 classicos o motorista/piloto alivia o acelerador e o carro sai de traseira sim a tendencia de sair de traseira faz o porsche contornar curvas deslizando de lado sem girar muito o volante os fas adoram a ideia de esterçar com a traseira isso e possibilitado por que mesmo com a transferencia de peso lateral facilitada pelo posicionamento do motor atras do eixo traseiro a carga vertical descendente aplicada pela aceleraçao mantem a aderencia e o tracionamento veja so esse segundo porsche vermelho na eau rouge [youtube id= ep0 bzsansc width= 620 height= 350 ] parece divertido nao essa e uma qualidade do porsche classico mas ironicamente essa qualidade e tambem seu maior perigo a mesma tendencia sobre esterçante que faz o carro ser divertido de guiar se torna potencialmente perigosa se por algum motivo voce precisar aliviar o acelerador durante a manobra isso por que ao aliviar o acelerador o freio motor transfere o peso para a dianteira a traseira perde a carga vertical descendente que mantinha a traçao mesmo com a traseira desllizando sem essa carga a traseira fica leve e a inercia lateral do eixo traseiro faz com que ele escape de vez dificultando o trabalho do motorista em recuperar o carro para piorar as coisas o porsche de magnus tem a bitola traseira mais estreita o que permite maior transferencia de peso lateral e por esse motivo que o 911 rsr 934 e os demais 911 de alta performance tem bitolas traseiras mais largas e uma tentativa de conter essa tendencia sem matar o desempenho alem disso a suspensao traseira do porsche classico tem como caracteristica a variaçao da convergencia das rodas traseiras com carga sobre a suspensao como acontece durante a aceleraçao as rodas assumem um angulo convergente mas quando a suspensao se distende como acontece nas frenagens as rodas abrem a convergencia aumentando ainda mais o potencial sobre esterçante como se as particularidades dinamicas do porsche 911 1971 de walker nao fossem suficientes para criar essa situaçao o fora da lei urbano ainda roda com pneus slick por ai como se sabe os pneus slick precisam de alta temperatura para começar a produzir grip e e praticamente impossivel obter essas temperaturas nas velocidades moderadas do transito urbano so isso ja seria bastante para tornar o carro altamente arisco e pronto para escapar do controle a qualquer momento combinados ao comportamento temperamental do 911 classico o resultado nao poderia ser diferente ou poderia em varios videos vimos walker se divertir com seu porsche acelerando o classico pelas ruas e estradas mas sempre com pouco transito longe de outros carros sempre notamos uma certa cautela do cara mas desta vez talvez por estar diante das cameras ou simplesmente para se divertir com o possivel nervosismo da reporter que estava no banco do carona ele parece ter passado do limite do razoavel naquelas condiçoes function d s id { var js fjs = d getelementsbytagname s [0]; 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