FlatOut!
Image default
Project Cars Project Cars #133

A construção de um Porsche Spyder 550 – conheça a história do Project Cars #133

Olá pessoal nome é Ricardo Landi, tenho 34 anos de idade e sou piloto profissional de automóvel. Venho de uma família que adora este esporte, meu pai foi piloto e o tio do meu pai foi uns dos pioneiros deste esporte aqui no Brasil, ele se chamava Chico Landi, e foi o primeiro brasileiro a correr na F1. Mas hoje quero falar sobre meu projeto: a réplica do Porsche Spyder 550 que estou construindo na garagem de casa.

Tudo começou pela minha paixão pela marca Porsche. Sempre tive um carinho pelo modelo Spyder 550 da década de 1950, e algum tempo atrás consegui comprar a carroceria de fibra para começar o meu projeto. Queria que fosse algo diferente, o mais próximo do original pois não curto aquelas réplicas modernizadas de Spyder 550 que se vê por aí. Sou bem tradicional neste aspecto.

Porsche-Spyder550-PC-8

Antes de iniciar o meu projeto, fiz um estudo muito grande em livros e na internet para conhecer melhor como era o carro original fabricado na década de 1950. Descobri vários detalhes e garimpei pelo mundo para recriar estes detalhes na minha réplica. É um trabalho de anos que precisa ter muita paciência.

Porsche-Spyder550-PC-6

Quando consegui a carroceria, comecei a correr atrás de um câmbio de Fusquinha e uma suspensão dianteira. Depois disso comprei os freios e o conjunto de rodas e pneus.

Porsche-Spyder550-PC-5

Coloquei o conjunto de suspensão em tocos de madeira com as rodas instaladas, coloquei a carroceria por cima e com base em fotos que garimpei do carro original fui construindo o chassi na garagem de casa.

Porsche-Spyder550-PC-1

Estou fazendo um carro para passear, não quero colocá-lo em track days ou coisas do tipo, pois tenho a possibilidade de correr em carros de corrida de verdade. Com este eu quero mesmo é só relaxar. Fiz algumas corridas no Porsche GT3 Cup Brasil e fiz uma homenagem ao modelo 550 usando o número 550 no GT3. Vejam só a foto:

Porsche-Spyder550-PC-4

Mas voltando ao meu 550, estou fazendo um motor bem forte para o modelo, derivado do original do Fusca. Refrigerado a ar, vai ter 2,2 litros de deslocamento com carburação dupla Dellorto 40 mm e todo sistema de ignição da MSD. Vai ficar bem forte.

Porsche-Spyder550-PC-3 Porsche-Spyder550-PC-2

Com todo este conjunto de motor estou usando um câmbio VW com coroa e pinhão de SP2 8 x 31 e diferencial blocante de 70% — vai ser realmente uma cadeira elétrica para acelerar pois estou mantendo freio a tambor nas quatro rodas e pneus bem finos como na época!

Porsche-Spyder550-PC-10 Porsche-Spyder550-PC-0

Mas como eu disse, quero apenas passear e curtir a caranga. Nos próximos posts contarei mais detalhes do andamento do projeto. Até lá!

Por Ricardo Landi, Project Cars #133

0pcdisclaimer