ha alguns meses explicamos a origem e a evoluçao dos sistemas de nomes da bmw e de sua rival a mercedes normalmente quando se fala das duas marcas alemas a audi logo aparece na conversa mas nao foi o caso de nossa pequena serie por acharmos que seria obvio demais deixamos o sistema de nomes da audi de lado mas agora a audi anunciou um novo sistema que inclui um sobrenome no nome de seus carros de forma que seu nivel de potencia possa ser facilmente associado parece uma boa hora para explicar o que a audi leva em consideraçao na hora de batizar seus carros nao a historia começa em 1965 com o primeiro modelo da era moderna da audi o f103 obviamente eles nao usavam esse nome comercialmente; f103 era a designaçao interna do modelo que era conhecido genericamente apenas como audi ele nem precisava de nome afinal era o unico modelo da marca mas mesmo assim ele acabou batizado como audi 72 a origem do numero era a potencia do carro 72 cv no ano seguinte a potencia subiu para 80 cv e o f103 ganhou uma versao com motor 1 8 de 90 cv os nomes voce ja adivinhou audi 80 e audi 90 mais tarde o modelo de 72 cv ganhou mais 3 cv e se tornou o audi 75 e uma nova versao de entrada foi lançada com 55 e 65 cv a soluçao foi batiza lo com a media audi 60 estava definido o primeiro sistema de nomes da nova velha marca voce via o numero e sabia quanta potencia o carro tinha isso funcionou bem enquanto a audi tinha so um modelo e ate deu certo com a primeira derivaçao do f103 que iniciou em 1968 com o lançamento do f104 que tinha 100 cv e se tornou o audi 100 quando chegou a hora de criar novos modelos de portes diferentes para substituir o audi 80 e o audi 60 eles tambem precisavam de motorizaçoes variadas para cada modelo — especialmente porque a audi estava com a nova familia de motores ea827 foi quando o segundo sistema de nomes entrou em cena em 1973 a audi lançou seu novo modelo medio e adotou o nome de seu antecessor o f103 intermediario batizado como audi 80 ainda que ele nao tivesse mais 80 cv seus motores eram duas variaçoes do novo 1 3 uma com 55 cv e outra com 60 cv; mais duas versoes do novo 1 5 uma com 75 cv e outra com 85 cv; e um novo 1 6 de 100 cv todos se chamavam audi 80 mesmo o modelo de 100 cv no ano seguinte veio o modelo de entrada o 50 lançado com um motor de 50 cv e uma variaçao de 60 cv mas ele durou apenas quatro anos pois nao combinava com o posicionamento superior que a volkswagen decidiu dar a audi ao menos serviu para originar o polo de primeira geraçao assim os numeros que tiveram origem na potencia passaram a designar o porte do carro o 80 era o modelo medio e o 100 o modelo grande nos anos 1980 houve duas derivaçoes desse sistema o modelo 90 que era uma variaçao luxuosa do 80 e ganhou esse nome por ser intermediario entre 80 e 100; e a versao de topo do audi 100 que ganhou o nome de 200 mas ai 1987 chegou e a audi decidiu lançar um modelo ainda maior que o 100 e com motor v8 mas em vez de batiza lo como 400 ou qualquer outro numero a audi decidiu usar algo mais simples e direto audi v8 um nome especialmente apelativo para o mercado norte americano mas que nao dizia muito sobre a posiçao do carro na linha audi foi o começo da bagunça depois a audi decidiu lançar um sucessor para o quattro seu cupe derivado do wrc a plataforma escolhida foi a do audi 80 porem o carro nao foi batizado de audi 80 quattro e sim audi s2 uma vez que ele era o sucessor do audi quattro s1 deu certo e ele logo ganhou um irmao maior o s4 baseado no audi 100 e como se nao bastasse o s2 ganhou uma versao ainda mais potente que nao foi chamada de s3 nem s5 e sim rs2 ja viu a bagunça nao o audi s4 nao era um a4 era um audi a6 assim em 1994 a audi começou a adotar seu novo sistema de nomes um sistema alfanumerico como o de seus rivais os modelos usariam a letra a de audi seguida por um unico algarismo que representaria o porte do veiculo — quanto maior o numero maior o carro assim a audi poderia ter nove modelos diferentes que nao haveria confusao de nomes os dois primeiros foram o 100 e o v8 que se tornaram o a6 e o a8 respectivamente depois quando o 80 chegou a sua quinta geraçao ele se tornou o a4 e o hatchback derivado desta plataforma foi o a3 no final daquela decada um modelo ainda menor foi lançado e seguindo a logica ele foi batizado de a2 ja na decada passada a audi decidiu entrar na onda dos cupes de quatro portas e lançou o a7 e o a5 que foram seguidos pelo sucessor espiritual do audi 50 o a1 seu menor modelo atualmente a mesma formula foi adotada nos suvs porem com a letra q no lugar do a o motivo e que os suvs e crossovers vem todos com o sistema de traçao quattro sendo assim a inspiraçao para os nomes os numeros tambem designam o porte o q2 e o menor e o q7 e o maior os dois unicos modelos que fogem desta regra sao o tt e o r8 o tt vem do tourist trophy da ilha de man uma homenagem da audi ao sucesso das motos nsu marca incorporada ao grupo vw no fim dos anos 1960 na lendaria competiçao britanica ja o r8 tem seu nome derivado da palavra renn ou corrida em alemao enquanto o numero designa sua posiçao de topo na linha esportiva e por falar nisso e os esportivos a audi foi a primeira das alemas a oferecer duas linhas de esportivos algo que foi imitado pela bmw com os modelos m sport e com os m cars e pela mercedes amg com a versao amg sport e atualmente as linhas 43/63 a linha s designa os modelos com motor com calibragem exclusiva freios mais eficientes suspensao esportiva toques esportivos no visual e elementos de fibra de carbono na cabine sao as versoes esportivas propriamente ditas de cada uma das versoes por esse motivo eles seguem a nomenclatura do s2 e trocam a letra a pela letra s seguida pelo numero que designa o porte do carro assim o esportivo do a3 e o s3 do a5 e o s5 do a8 e o s8 nos suvs para nao haver confusao de nomes a letra s e incluida a frente do nome sq5 sq7 sq3 no tt a letra vem depois tt s ate meados dos anos 1990 a linha s era a unica linha esportiva da audi — o rs2 foi uma exceçao a regra tanto que o modelo que e considerado o primeiro rs6 se chamava apenas s6 plus mas seguindo a receita do rs2 que era na pratica um supercarro em forma de perua a audi decidiu criar uma linha superior aos modelos s a rennsport ou rs o metodo de adoçao do nome e o mesmo da linha s nos sedas hatches e peruas o rs vem no lugar do a como rs4 rs6 e rs7 nos suvs a sigla se junta ao nome do carro rs q5 e no tt o rs vem depois do nome tt rs a novidade o sobrenome da potencia a ultima novidade da audi e um sistema numerico para designar a versao dos modelos de acordo com a faixa de potencia sao numeros que vao do 30 ao 70 e remetem ao primeiro sistema da era moderna da marca separados da seguinte forma 30 de 110 a 130 cv 81 a 91 kw 35 de 150 a 163 cv 110 a 120 kw 40 de 170 a 204 cv 125 a 150 kw 45 de 230 a 250 cv 169 a 185 kw 50 de 285 a 312 cv 210 a 230 kw 55 de 332 a 373 cv 245 a 275 kw 60 de 435 a 460 cv 320 a 340 kw 70 acima de 544 cv 400 kw os sobrenomes contudo sao usados somente nos modelos convencionais da marca deixando os esportivos e supercarros de lado o audi a3 sedan de 122 cv por exemplo passara a chamar audi a3 sedan 30 tfsi seu irmao de 180 cv sera o audi a3 sedan 40 tfsi foi a forma que a audi encontrou de tornar mais natural a relaçao entre o nome do carro e sua potencia — uma vez que a designaçao do deslocamento podia passar a impressao de que o carro nao fosse tao potente quanto de fato e — vide os modelos 1 4 de 180 cv da marca
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