tudo começou com um carburador na mao e uma ideia na cabeça ah sim e tambem um novo bmw que mudaria a historia da fabricante bavara e de um cara chamado burkard bovensiepen o carburador era o weber de corpo duplo; o carro era o bmw neue klasse com o motor 1500 a ideia voce ja deve ter deduzido a essa altura colocar o carburador no novo modelo foi assim com uma simples flange para instalaçao do carburador que bovensiepen leia bovenzipen vai ficar mais facil deu seu primeiro passo no mundo automotivo e criou o embriao daquela que se tornaria a segunda maior construtora de bmw do planeta mais conhecida como alpina a primeira logicamente e a propria bmw tal como a ruf a alpina e registrada no kraftfahrtbundesamt o ministerio dos transportes da alemanha como um fabricante de automoveis e nao uma simples preparadora mas voltaremos a isso mais adiante; antes vamos continuar a historia bovensiepen era membro de uma familia tradicional de industriais alemaes e por isso ele tinha acesso irrestrito a ferramental de primeira linha para produzir peças de alta qualidade para sua empreitada com os carburadores weber alpina o motor 1 5 do bmw ganhava 10 cv de potencia chegando aos 90 cv — a mesma potencia obtida pela bmw dois anos mais tarde com a adoçao do motor 1 8 que resultou no modelo 1800 ele ainda era um estudante de administraçao e engenharia mas seu kit de carburaçao para os bmw chamou a atençao da imprensa automotiva da epoca e ate mesmo do diretor de vendas da bmw paul hahnemann que em reconhecimento a qualidade dos componentes certificou a garantia de fabrica para os carros equipados com os kits alpina a partir de 1964 com essa mao amiga da propria fabrica o jovem bovensiepen formou a alpina burkard bovensiepen kg no primeiro dia de 1965 em kaufbeuren a 90 km de munique alem do fundador a preparadora tinha oito funcionarios que trabalhavam nos kits de carburaçao componentes internos e novos cabeçotes para o motor m10 de quatro cilindros do neue klasse na epoca a alpina ocupava um dos predios do complexo industrial do dr rudolf bovensiepen pai de burkard e fabricante de maquinas de escritorio como maquinas de escrever — a fabrica de rudolf tambem se chamava alpina e burkard adotou o mesmo nome como forma de manter a relaçao com os negocios do pai em 1967 bovensiepen criou o atual logotipo da alpina o escudo bicolor vermelho e azul com um carburador duplo e um virabrequim circunscrito por um anel com o nome da marca curiosamente a amg que nasceu de forma parecida no mesmo ano usa uma variaçao do tema em seu emblema mudando o virabrequim por um trem de valvulas mas foi 1968 o ano que mudou a vida da alpina a preparadora decidiu adotar a filosofia win on sunday sell on monday — provavelmente declamada gewinnen am sonntag verkaufen am montag por bovensiepen e seu pessoal — e se inscreveu no campeonato de turismo europeu de 1968 a 1973 a alpina teve pilotos do porte de derek bell harald ertl james hunt jacky ickx niki lauda brian muir e hans stuck no comando de seus carros — inicialmente o 2800 cs e depois o 3 0 cs nessa epoca tambem a preparadora passou a usar as rodas de 20 raios uma de suas marcas registradas ate hoje em 1970 sua terceira temporada nas pistas a alpina venceu o campeonato de turismo europeu as 24 horas de spa e os campeonatos alemaes de rali turismo e subida de montanha para o ano seguinte a alpina precisava de um carro mais leve para se manter competitiva e conseguiu convencer a bmw a criar uma versao aliviada do 3 0 cs para homologaçao o projeto foi delegado a propria preparadora e resultou no 3 0 coupe sport leichtbau mais conhecido como 3 0 csl sim o lendario 3 0 csl o batmovel com ele a alpina voltou a vencer o campeonato de turismo europeu com derek bell harald ertl niki lauda e brian muir ao volante alem do titulo lauda tambem estabeleceu o recorde de voltas nas seis horas de nurburgring com o csl a alpina ainda venceria o europeu de turismo em 1977 com dieter quester a bordo de um 3 5 csl apos a temporada a preparadora se retirou das competiçoes para se dedicar exclusivamente a produçao de carros e assim começou outro plot point dessa historia quando a alpina deixou de ser uma simples preparadora para dar os primeiros passos a construçao de carros de rua em 1978 a preparadora apresentou tres modelos desenvolvidos in house o b6 2 8 que foi o primeiro serie 3 com um motor de seis cilindros — na epoca a bmw so vendia o serie 3 e21 com motores de quatro cilindros; o b7 turbo baseado no serie 5 e28 que tinha 300 cv e se tornou um dos sedas mais rapidos do mundo em sua epoca chegando aos 100 km/h em 6 1 segundos e a maxima de 250 km/h; e o b7 turbo coupe que como seu nome sugere era a versao cupe do b7 baseado na serie 6 e24 alem do desempenho matador todos eles tinham igniçao eletronica algo inedito ate entao [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 46200 46204 ] cinco anos mais tarde veio o reconhecimento em 1983 o ministerio dos transportes da alemanha reconheceu a alpina como um fabricante de automoveis permitindo que os carros construidos por bovensiepel e cia fossem registrados como alpinas em vez de bmw apesar disso a parceria com a bmw continuou firme os modelos alpina sao vendidos e atendidos pela rede de concessionarias e serviço autorizado da bmw — incluindo reparos em garantia os modelos alpina sao reconhecidos por suas rodas de 20 raios pela pintura metalica exclusiva e patenteada alpina blue alem do acabamento mais refinado no interior que geralmente combina couro aluminio madeira e outros materiais nobres por fora os alpina tambem trazem uma linha pinstripe em dourado ou prata e o nome da construtora na parte inferior do para choques dianteiro em 2022 a alpina foi adquirida pela bmw tal como a mercedes comprou a amg — e nao duvide podera fazer com a brabus um dia a alpina continuara construindo versoes modificadas dos produtos bmw ate o final de 2025 depois disso quem sabera o que a bmw pretende fazer com ela esta materia e uma amostra do nosso conteudo diario exclusivo para assinantes e foi publicada sem restriçoes de acesso a carater de degustaçao a sua assinatura e fundamental para continuarmos produzindo tanto aqui no site quanto no youtube nas redes sociais e podcasts escolha seu plano abaixo e torne se um assinante alem das materias exclusivas voce tambem ganha um convite para o grupo secreto exclusivo do plano flatouter onde podera interagir diretamente com a equipe ganha descontos com empresas parceiras de lojas como a interlakes a serviços de detailing e pastilhas tecpads e ainda recebera convites exclusivos aos eventos para flatouters [fo form plans]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.