Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Depois de fazer diesel do ar, Audi cria a e-benzin
A Audi parece realmente empenhada em desenvolver combustíveis alternativos aos fósseis. Depois de criar o e-diesel, a empresa anunciou a criação da e-benzin, uma gasolina sintética. Na verdade, é isooctano, também conhecido nos meios químicos como 2,2,4-Trimetilpentano. Esse componente da gasolina pode ser usado sozinho. Se fosse, seria uma gasolina superpremium, com octanagem 100.
A e-benzin foi desenvolvida em parceria com a empresa francesa Global Bionergies, em uma fábrica piloto na cidade de Pomacle. A partir da fermentação de biomassa (material vegetal sem uso, como folhas secas), é criado o gás isobutileno. Purificado, ele dá origem a um líquido que é levado ao Fraunhofer Center, em Leuna, na Alemanha, onde é combinado a hidrogênio para formar o isooctano. Sem enxofre ou benzeno, e com altíssima octanagem, a queima da e-benzin é limpa e permite motores com alta taxa de compressão, mais eficientes.
O próximo passo da pesquisa é dispensar o uso de biomassa e usar, a exemplo do e-diesel, apenas água, luz solar, gás carbônico e hidrogênio no processo de fabricação. A Audi e a Global Bionergies planejam criar uma fábrica de demonstração no Fraunhofer Center em 2016 para produzir grandes quantidades do isooctano.
Raro Mercedes-Benz CLK GTR Roadster será leiloado em Goodwood
Se você já leu nossa matéria sobre o CLK GTR, sabe que a versão conversível é ainda mais rara do que a cupê. Só seis foram fabricadas, contra 20 do modelo fechado. Pois uma das seis unidades do Roadster, como ele é chamado, será colocada em leilão no Festival de Goodwood, que acontece em junho no Reino Unido.
O leilão, que será conduzido pela Bonhams, espera obter algo entre US$ 2,2 milhões e US$ 2,8 milhões. O modelo, preto, modelo 1999, tinha motor V12 6.9 de competição. Rendia 620 cv e 78,5 mkgf, que eram moderados por um câmbio sequencial de seis marchas com acionamento por aletas elétricas no volante e pedal de embreagem. Ia de 0 a 100 km/h em 3,4 s e atingia a máxima de 340 km/h, por conta de seu pacote aerodinâmico, feito para grudar no asfalto. O painel era o mesmo do CLK, o cupê mais barato da Mercedes na época, ainda que o CLK custasse US$ 1.547.000.
Dois novos Hot Laps nos próximos fins de semana
Os eventos de Hot Lap estão vivendo um bom momento no Brasil. O evento de Limeira parece ter influenciado muita gente a criar seu próprio Hot Lap regional, resultando em novas boas opções para acelerar e curtir seu carro em uma pista. No próximo sábado (23), o pessoal do TrackDay In irá organizar a primeira edição do Hot Lap Balneário Camboriú, em Santa Catarina. O evento acontece no Speedway Music Park, no famoso balneário catarinense, e as inscrições ainda estão abertas no site do Track Day In.
O outro Hot Lap vai rolar em Bauru, e já está em sua segunda edição. O evento acontece daqui a dois domingos, no dia 31 de maio no kartódromo Toca da Coruja. As inscrições já estão encerradas — aparentemente chegaram rapidinho ao limite de carros —, mas você pode (e deveria) prestigiar o evento se estiver na região. Segundo os organizadores há vários esportivos bacanas inscritos e os tempos deverão ser bem disputados. Abaixo você vê o onboard de um Subaru WRX participante da primeira edição:
Para mais informações visite a página do evento no Facebook.
Zagato apresenta novo modelo “Mostro” em Villa D’Este
A gente costuma usar a palavra monstro para coisas muito feias ou extraordinárias. Com certeza a Zagato partiu para a segunda acepção da palavra ao revelar seu novo modelo, o Mostro (monstro, em italiano), uma beldade de CFRP e aço, com motor V8 Maserati.
O Mostro, aliás, é uma homenagem ao 450 S Coupé Zagato que Sir Stirling Moss dirigiu nas 24 Horas de Le Mans em 1957. Era o único modelo fechado capaz de competir pela vitória, segundo a Zagato, mas não chegou a completar a corrida. De todo modo, foi chamado de Monstro pelas velocidades que sua carroceria aerodinâmica permitia atingir na Hunaudières.
O modelo novo tem motor V8 Maserati central-dianteiro de cárter seco, mas a Zagato não divulgou sua potência. Sabe-se apenas que ele terá cinco unidades produzidas, todas elas já vendidas, que serão entregues a colecionadores até dezembro deste ano, para comemorarem o centenário da marca do tridente. As rodas de aro 19 usam pneus 255/40 R19 e 295/35 R19. Devemos saber mais sobre ele quando o Concorso D’Eleganza Villa D’Este abrir, mais para o final da tarde de hoje.
Ícon Design e Senai promovem evento gratuito sobre design automotivo
O pessoal da Ícon Design está organizando um evento sobre design automotivo em parceria com o Senai de São Paulo. Ele acontecerá no próximo dia 16 de junho entre as 19:00 e 20:00, no Teatro do SENAI Mario Amato em São Bernardo do Campo/SP. O evento irá abordar as etapas de desenvolvimento de design na indústria automotiva trazendo experiências dos profissionais do estúdio Ícon Design, cases de sucesso de fabricantes nacionais e estrangeiros e debates sobre o mercado e a técnica. A inscrição é gratuita, e para participar basta enviar um email para [email protected].