FlatOut!
Image default
Car Culture Humor

A história do 962C, o último Porsche a vencer nas 24 Horas de Le Mans nos anos 80

Quando tivemos a ideia de fazer esta série sobre as lendas de Le Mans, sabíamos que vários posts seriam dedicados a carros da Porsche. Não é para menos: os alemães foram os que mais venceram edições da corrida de endurance mais importante do mundo — nada menos que 16 vitórias. Tudo começou no Porsche 917 em 1970, o início da era de ouro da Porsche em Mans, que terminou com o 962C nos anos 1980 — a marca ainda venceria outras três vezes nos anos 1990, mas já sem a mesma dominância das décadas anteriores. Como vimos no post anterior, para 1982 a FIA mudou o regulamento das 24 Horas de Le Mans incluindo uma nova categoria: o Grupo C, para protótipos fechados com grandes motores aspirados ou motores menores e turbinados – era só escolher. O importante era que os protótipos respeitassem um tamanho máximo, um peso mínimo (800 kg) e não gastassem mais de 600 litros de combustível a cada 1.000 km. Aproveitando as regras flexíveis, a Porsche decidiu que era hora de criar um protót