quando tivemos a ideia de fazer esta serie sobre as lendas de le mans sabiamos que varios posts seriam dedicados a carros da porsche nao e para menos os alemaes foram os que mais venceram ediçoes da corrida de endurance mais importante do mundo — nada menos que 16 vitorias tudo começou no porsche 917 em 1970 o inicio da era de ouro da porsche em mans que terminou com o 962c nos anos 1980 — a marca ainda venceria outras tres vezes nos anos 1990 mas ja sem a mesma dominancia das decadas anteriores como vimos no post anterior para 1982 a fia mudou o regulamento das 24 horas de le mans incluindo uma nova categoria o grupo c para prototipos fechados com grandes motores aspirados ou motores menores e turbinados era so escolher o importante era que os prototipos respeitassem um tamanho maximo um peso minimo 800 kg e nao gastassem mais de 600 litros de combustivel a cada 1 000 km aproveitando as regras flexiveis a porsche decidiu que era hora de criar um prototipo totalmente novo para substituir o 936 que apesar de vencedor era ultrapassado — sua construçao de estrutura tubular e carroceria de fibra de vidro remetia aos anos 60 e os rivais estavam cada vez mais avançados com estrutura do tipo monocoque de aluminio e paineis de kevlar na carroceria o 956 era um carro impressionante — basta lembrar das 24 horas de le mans de 1983 quando entre os dez primeiros a cruzar a linha de chegada estavam nove 956 foi graças ao sucesso na europa que a porsche decidiu levar o 956 para correr no campeonato de endurance americano organizado pela imsa — do qual faziam parte as 24 horas de daytona por exemplo o problema e que enquanto a imsa tinha algumas regras mais permissivas do que o circuito europeu de endurance no consumo de combustivel por exemplo outras eram mais rigidas — especialmente na questao da segurança havia uma clausula no regulamento que exigia que a caixa de pedais do carro ficasse atras do eixo dianteiro o que nao era o caso no 956 e a proposito nem no 917 para falar a verdade o porsche 956 era um carro bem perigoso sendo capaz de atingir velocidades impressionantes sem oferecer proteçao adequada em caso de impacto — e o piloto ficava sentado bem a frente onde a energia da colisao ficaria concentrada e o acidente seria provavelmente fatal [youtube id= 2sp_f66nb6q width= 620 height= 350 ] a teoria foi confirmada de um jeito extremamente infeliz em 1985 com um porsche 956 de uma equipe independente stefan bellof tentou ultrapassar jacky ickx que estava em um 956 da equipe de fabrica da porsche na eau rouge durante os 1 000 km de spa francorchamps seu carro acertou a traseira de ickx e saiu da pista pela esquerda acertando o muro bellof nao resistiu aos ferimentos e foi declarado morto minutos depois de dar entrada no hospital para tornar as coisas ainda mais tristes bellof foi o cara que levou o porsche 956 a seu recorde de 6 11 em nurburgring nordschleife dois anos antes assim o 956 recebeu um aumento no entre eixos para que os pedais coubessem atras do eixo dianteiro e o piloto nao ficasse tao desprotegido em um impacto alem de uma gaiola de proteçao de aço integrada ao monocoque de aluminio a porsche tambem aproveitou que a imsa era menos rigorosa quanto ao tamanho do motor e instalalou no 956 um flat 6 de 2 8 litros bem parecido com o que equipara o porsche 935 anos antes porem com apenas um turbocompressor a imsa nao permitia sistemas biturbo por causa das modificaçoes o carro recebeu um novo nome porsche 962 sua estreia aconteceu nas 24 horas de daytona de 1984 e derek bell dominou a corrida ate a volta 127 quando o carro teve problemas no cambio e foi forçado a abandonar a corrida por outro lado o 962 foi o campeao na categoria gtp da imsa por tres anos seguidos 1985 1986 e 1987 tambem foi em 1985 que o porsche 962 estreou nas 24 horas de le mans para adequar se ao regulamento a porsche instalou nele o motor biturbo de 2 65 litros que ja era usado no 956 e deu ao carro que trazia a belissima pintura da rothmans o nome de 962c com derek bell e hans stuck revezando ao volante o 962c foi o terceiro a cruzar a linha de chegada atras de dois 956 inscritos por equipes independentes [youtube id= pzxc knqmkm width= 620 height= 350 ] no ano de 1986 porem foi diferente o 962c de bell e stuck venceu a prova a frente de outros nove porsche de equipes independentes — do 936 ao prototipo 961 baseado no porsche 959 de rali graças ao entre eixos mais longo o porsche 962 era mais estavel que o 956 alem disso a porsche havia aperfeiçoado seu sistema de dutos venturi e por isso o efeito solo era ainda mais evidente so que o 962 tambem era um carro selvagem e derek bell somou perfeitamente como era guia lo em uma entrevista feita para a porsche alguns anos o 962 e o melhor carro de corrida que eu ja pilotei força bruta e efeito solo inacreditavel as força centrifuga era enorme e a direçao nao era assistida era preciso ter a força de um urso e bastante coragem de fato bell e o 962c mostraram que eram mesmo uma dupla e tanto no ano seguinte agora com motor de tres litros o carro que derek bell dividia com hans stuck e al holbert venceu as 24 horas de le mans de 1987 seguido de outros dois 962 [youtube id= 8nyjctc0bi0 width= 620 height= 350 ] foi a ultima vitoria da porsche antes que a fia decidisse modificar novamente o regulamento do mundial de endurance banindo os motores turbinados por pressao das outras equipes — motivadas exatamente pelo sucesso do 956 e do 962 na verdade o 962 voltaria a vencer em le mans muitos anos depois ainda que nao fosse um esforço da porsche e sim de uma equipe particular que o inscreveu nas 24 horas de 1991 mas esta historia vai ficar para um proximo post
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.