o mazda 787b e uma lenda entre os apreciadores da marca japonesa com ele a mazda entrou para a historia ao se tornar a primeira fabricante japonesa a vencer as 24 horas de le mans como se nao bastassem a vitoria e o visual iconico o 787b ainda tinha um motor rotativo wankel de quatro rotores e 2 6 litros que entregava mais de 700 cv e berrava como um enxame de vespas furiosas mas ha outro mazda vencedor de uma corrida de 24 horas o rx 7 de primeira geraçao que em 1981 venceu as 24 horas de spa francorchamps na belgica sua historia nao e muito conhecida no ocidente mas no japao e motivo de orgulho para a mazda e todos os seus fas o mazda rx 7 de primeira geraçao foi lançado em 1978 em termos de visual ele nao era tao diferente dos outros cupes compactos japoneses de seu tempo perfil baixo dianteira em formato de cunha farois escamoteaveis caimento suave do teto e traseira curta acontece que ele era um carro minusculo movido por um pequeno motor rotativo wankel de dois rotores e apenas 1 2 litro para ser mais exato 1 146 cm³ motores rotativos sao conhecidos por sua alta potencia especifica e com o motor do primeiro rx 7 nao era diferente o pequeno motor de dois tempos entregava 100 cv nao parece muito mas precisamos lembrar de duas coisas primeiro que estamos falando de um motor de apenas 1 2 litro sem qualquer tipo de induçao forçada segundo que o rx 7 de primeira geraçao pesava menos de 900 kg o que significa que ele era sim um carro veloz e o motor ficava posicionado atras do eixo dianteiro garantindo uma otima distribuiçao de massas foto ben hsu/japanese nostalgic car sendo o novo esportivo da mazda o rx 7 logo foi colocado nas pistas pela fabricante para garantir que ele fosse bem sucedido a mazda contratou a tom walkinshaw racing equipe que ficou famosa em 1988 por vencer nas 24 horas de le mans com o jaguar xjr 9 dez anos antes porem a twr foi contratada pela mazda com a missao de preparar o rx 7 para o campeonato britanico de turismo o btcc ainda em 1979 um rx 7 preparado pela twr conquistou o primeiro lugar em sua categoria e quinto na classificaçao geral nas 24 horas de daytona — ha frente de carros maiores e mais potentes como o bmw serie 5 com seu seis em linha e os muscle cars americanos como o camaro e o mustang [youtube id= mzanssdk1vs width= 620 height= 350 ] o segredo a leveza do carro e o vigor do motor 12a que havia sido preparado para entregar pouco mais de 200 cv e disparava todo seu potencial em altas rotaçoes foi uma excelente resultado para uma estreia nas pistas e deu a mazda e a twr a motivaçao necessaria para repetir o bom desempenho na europa o palco escolhido pela mazda foram as 24 horas de spa francorchamps na belgica apesar de nao fazer parte do campeonato mundial de endurance a corrida ainda tinha muito perstigio — afinal era disputada em um dos circuitos mais desafiadores do planeta alem disso a mazda sabia que vencer as 24 horas de le mans era improvavel pois na epoca o circuito de la sarthe era territorio da porsche que estava em seu apice com o prototipo 936 por outro lado a situaçao em spa nao era muito diferente do que a mazda havia encontrado em le mans os expoentes da epoca eram os europeus especialmente o bmw 530i e os v8 americanos tambem tinham uma presença muito forte na corrida a twr apostaria na mesma estrategia bem sucedida usada em daytona — apostar na agilidade no baixo peso e no motor muito bem disposto a razao para que o rx 7 com seu minusculo wankel concorresse na mesma categoria dos bmw e dos muscle cars americanos estava na matematica do regulamento motores rotativos tinham o deslocamento multiplicado por dois o que colocava o rx 7 na categoria acima de 2 3 litros seriam seus 225 cv suficientes para garantir a vitoria em 1980 nao foram quatro carros foram inscritos na prova mas apenas dois deles terminaram — na 21ª e na 22ª posiçoes os outros dois tiveram que abandonar a corrida por problemas mecanicos isto nao significa contudo que a mazda ou a twr desistiram ate porque caso contrario nao contariamos esta historia agora para o ano de 1981 yujiro terada — piloto de um dos carros que abandonaram a corrida no ano anterior — decidiu focar se em melhorar o motor do rx 7 fotos jonathan moore/speedhunters ele insistiu para que a mazdaspeed a preparadora que cuidava dos carros da equipe de fabrica da mazda desenvolvesse novos componentes para o wankel e meses depois foi apresentado o 12b que tinha a mesma arquitetura basica e o mesmo deslocamento de 1 2 litro porem entregava 240 cv e era capaz de girar a mais de 8 500 rpm [youtube id= txhn8mybv3i width= 620 height= 350 ] ao todo tres carros foram inscritos nas 24 horas de spa de 1981 sendo que um deles foi conduzido pelo proprio tom walkinshaw novamente o rx 7 foi considerado o azarao da prova nao era para menos ele continuava sendo um davi em meio a um grid cheio de golias e a mazda decidiu aproveitar se disto antes dos treinos de classificaçao os pilotos receberam uma unica ordem sentar a bota independentemente de qualquer coisa deu resultado os mazda se classificaram na frente de todos os bmw — o que francamente aumentava bastante as chances de um bom resultado so que ninguem esperava uma vitoria como conta o japanese nostalgic car tom walkinshaw escolheu o piloto belga pierre dieudonne para revezar o volante com ele e teria dito o seguinte nosso carro vai ser a lebre a gente vai pisar fundo e e vencer ou vencer eu nao sou do tipo que entra em uma corrida e fica segurando o carro so para chegar ao final deu resultado algumas horas depois do inicio da corrida o mazda rx 7 nº 40 de walkinshaw e dieudonne era o segundo colocado a surpresa foi geral e honestamente se o carro tivesse terminado em segundo ja seria um resultado historico contudo nao era o bastante para tom walkinshaw ao sair do carro para a ultima troca de pilotos walkinshaw disse ao colega para acelerar ate o limite com sorte o bmw quebraria ao tentar manter se na ponta foi exatamente isto o que aconteceu nos momentos finais da prova o bmw 530i teve problemas no comando de valvulas e foi forçado reduzir o ritmo entregando o primeiro lugar de bandeja ao rx 7 conduzido por dieudonne a quebra do bmw nao foi um incidente isolado na corrida longe disso dos 55 carros que largaram apenas 26 cruzaram a linha de chegada e o primeiro de todos foi um mazda rx 7 com um motor 1 2 de 240 cv carroceria praticamente igual a de um exemplar de rua e interior com quase todos os acabamentos no lugar incluindo o painel e os revestimentos de porta nao havia qualquer tipo de assistencia ao motorista nem mesmo na direçao — era tudo controlado no braço [youtube id= rhimtqu7 hq width= 620 height= 350 ] levaria exatamente dez anos para que outro mazda entrasse para a historia nas corridas de longa duraçao — o ja citado 787b que levou para casa as 24 horas de le mans de 1991 ironicamente naquela corrida o mazda chegou na frente de nada menos que tres jaguar xjr 12 preparados pela tom walkinshaw racing e o tipo de coincidencia que so o automobilismo traz
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.