por felipe leonardo da silva project cars #535 ola meu nome e felipe tenho 27 anos e moro em jaragua do sul/sc talvez alguns de voces ja me conheçam pois ja tive outro pc inscrito aqui no site meu opala 1982 com cambio tres marchas na coluna la no pc#481 eu conto mais sobre como teve inicio o meu interesse pelos carros mas em resumo o gosto veio somente quando comecei a dirigir aos 18 anos meu primeiro carro foi um chevette 87 depois o opala 82 tambem compartilhei um corsa 99 com minha entao namorada hoje esposa depois um ka 2007 e atualmente um clio 2014 mas o assunto aqui e sobre outro carro meu del rey l 1989 1 8 atualmente 2 0 comprei o opala em 2015 e em 2018 havia concluido a reforma dele ele estava como eu queria esteticamente e a mecanica totalmente confiavel para usar sem medo nessa epoca eu me mudei de guarulhos sp para jaragua do sul sc posso dizer que passei a dirigir muito mais o opala aqui do que em guarulhos em jaragua consigo ir para o trabalho e para o centro da cidade sempre consigo estacionar em locais tranquilos o asfalto e segurança tambem sao bem melhores os passeios em estradas tambem acabam sendo muito mais recorrentes por haver diversas cidades interessantes aqui na regiao para passar um fim de semana ou ate um bate volta tanto litoral quanto montanhas o maior bate volta ate o momento foi quando subimos a serra do rio do rastro em lauro muller sc saimos 5h e retornamos pelas 23h30 percorrendo 850km com algumas paradas e mesmo com esses usos mais frequentes o opala nao apresentou nenhum problema somente manutençoes basicas como troca de oleo limpezas preventivas no carburador troca de bateria fusivel queimado etc confesso que depois de tanto tempo resolvendo problemas maiores do carro tendo que aprender mais sobre mecanica procurar peças mais dificeis de encontrar e aprendendo sobre a historia do carro passar a so curtir os passeios sem precisar resolver grandes questoes começou a ficar meio sem graça sei que essa afirmaçao parece coisa de maluco mas certamente muitos de voces devem se identificar resultado de refletir sobre a situaçao comprar outro carro para me incomodar rs nessa mesma epoca eu havia lido on the road do jack kerouac e depois assisti two lane blacktop dirigido por monte hellman ambas as obras retratam aquela coisa do pegar a estrada sem rumo deixar com que as situaçoes nos levem a outras possibilidades desapegar do material sentir mais a vida certamente isso foi determinante para essa nossa fase mais viajadora pousadas airbnb acampamentos e bate voltas nesse filme ha dois personagens principais the driver interpretado pelo musico james taylor e the mechanic interpretado pelo baterista dos beach boys dennis wilson e os dois andam num chevy 55 por varias cidades apostando arrancadas para ganhar uma grana mas meio sem rumo o filme se passa no inicio da decada de 70 e a aparencia desse chevy 55 e de um carro bem largado funcional sem confortos mas com um desempenho surpreendente tanto pela preparaçao mecanica quanto alivio de peso fiquei com isso na cabeça cogitei procurar um opala duas portas meio acabado para montar um projeto nessa ideia seria legal um com motor seis cilindros mas o custo para manter o usar o carro ficaria mais alto tenho experiencia de que a manutençao de opala e tranquila mas nao necessariamente barata entao preferi escolher outro carro no contexto do filme era um carro velho modelo comum manutençao simples e com mecanica de preparaçao acessivel trazendo isso para uma realidade brasileira acho que os vw com motor ap sao a primeira opçao pensei em santana ou voyage inclusive meu amigo luiz teve um voyage sport que pude dirigir algumas vezes e era realmente legal mas o visual dos vw quadrados nao me agrada muito e e relativamente comum encontrar rodando por ai esses carros com algum tipo de preparaçao mecanica entao me lembrei da autolatina foram fabricados alguns ford com motor ap dentre as opçoes de sedan duas portas optei pelo del rey basicamente um corcel peças faceis de encontrar visto que a pampa foi fabricada ate 1997 e com o motor ap eu teria facilidade de manutençao e possibilidades de preparaçao seria um carro para refazer toda a mecanica aliviar o maximo de peso possivel sem muito trabalho e fazer alguma preparaçao leve no motor um carro em que pudesse ir a qualquer lugar que desejasse e ainda pudesse dirigir com uma tocada mais entusiasmada eventualmente procurei pelos modelos com menos opcionais possiveis e encontrei um anunciado em rio negrinho sc por r$ 3 500 00 me agradou por ser um modelo l versao mais basica em opcionais e acabamentos com motor ap 1 8 alcool e ja com rodas de liga leve de epoca [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 325033 325035 ] fui ver o carro pessoalmente dei uma volta e era o que eu queria um carro bem judiado mas com documentaçao toda ok andando mas com boa estrutura apesar de muitos pontos de ferrugem fechei negocio na semana seguinte para trazer o carro de rio negrinho para jaragua do sul seria necessario rodar aproximadamente 60 km passando por estrada de serra como o carro estava com dois pneus muito gastos ja comprei um par de 185/70r14 e fiz a troca logo apos assinar o recibo de compra e venda na primeira abastecida tambem ja trocamos o oleo e filtros [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 325042 325043 ] meu pai me acompanhou na viagem com o carro dele para uma eventual necessidade de socorro obrigado pai mas deu tudo certo ou quase o carro claramente precisava de uma revisao geral na parte de suspensao e freios alem de uma regulagem no carburador e igniçao mesmo em retas mais longas o carro nao passava dos 80 km/h mas nada que estivesse oferecendo um risco iminente de acidente ou algo do tipo apos o trecho mais ingreme de subida da serra numa passada de marcha o motor acabou baixando o giro e apagou com a ventoinha eletrica do radiador ligada o motor de arranque nao girava o suficiente para fazer o motor pegar tive que parar um pouco no acostamento esperar a ventoinha desligar para tentar fazer pegar o motor novamente certamente o carburador sujo tambem nao ajudou mas consegui seguimos viagem ate que meu pai me liga no celular me avisando que um pneu traseiro havia furado como estava logo atras foi bem visivel achei estranho nao ter percebido diferença no volante mas encostei e troquei pelo estepe depois dessa consegui chegar em casa sem mais imprevistos ali se iniciaram as incomodaçoes para ir deixando o carro conforme meus planos mas vou detalhar isso nos proximos textos sei que pode parecer um pouco absurdo conseguir transformar a ideia de um sedan americano com motor v8 num sedan brasileiro com base num carro frances e com motor quatro cilindros alemao mas vamos la atualmente o del rey nao e um carro antigo que chama tanta atençao quanto alguns outros modelos muitos ainda sao usados por ai como carros de trabalho e e bem dificil encontrar del rey com algum toque a mais no desempenho e por eu ser meio chato quanto a manter o opala sempre limpo evitar estradas muito ruins barro e afins apensar de ja o ter colocado a prova nesses condiçoes algumas vezes ter o del rey sem nenhum tipo de compromisso com estetica originalidade ou aspecto visual me fez realmente querer ter o carro o que no inicio era so uma ideia se mostrou realmente bem libertador quando comecei a usa lo sem do nem remorso ja fomos muitas vezes a lugares de dificil acesso para chegar em algum mirante ou camping ate com os cachorros junto carregar qualquer coisa no carro sem preocupaçao se vai sujar arranhar riscar ou molhar e muito bom na proxima parte vou descrever as manutençoes e melhorias realizadas os alivios de peso tentativa de deixar o del rey com visual mais proximo do chevy 55 do filme e as dores de cabeça no caminho obrigado pela leitura
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.