ao que tudo indica em junho deste ano durante os eventos das 24 horas de le mans a porsche devera apresentar uma versao de rua do 963 seu atual hipercarro de le mans — ou algo inspirado nele mas ainda para as ruas e o que eles deixaram muito claro quando apresentaram um 917 com placas acelerando por uma rodovia publica aberta ao trafego normal o video foi breve e nao contou muito sobre aquele intrigante 917 afinal diferentemente do 904 ou do 550 ele nunca foi planejado para uso em vias publicas seu unico objetivo era ganhar corridas e nada alem disso mas o carro prata apresentado no video teve um destino diferente por conta do capricho de um cliente muito especial para a porsche seu nome e gregorio rossi di montelera mas voce pode chama lo de conde rossi ou mesmo de fundador da martini racing — o que explica como ele conseguiu um 917 de rua mas nao conta a historia toda fa de automobilismo foi ele quem teve a ideia de patrocinar equipes de corrida começando em 1962 com a criaçao da martini & rossi racing team naquela epoca era preciso criar uma equipe toda para usar uma marca nao relacionada ao automobilismo foi so a partir de 1968 que a fia passou a permitir patrocinadores de outros ramos estampando as carrocerias dos carros o carro em questao e o porsche 917 030 um carro fabricado em 1971 que ate chegou a participar de uma corrida mas na verdade teve como principal funçao ser uma plataforma de testes para a entao recem criada tecnologia de freios abs sua unica participaçao em uma prova ocorreu nos 1000 km da austria daquele ano no circuito de osterreichring com as cores da martini racing e os pilotos helmut marko e gerard larrousse ao volante foi a primeira vez que um porsche com freios abs participou de uma corrida ainda que o porsche 917 034 tenha vencido a corrida com richard attwood e pedro rodriguez revezando ao volante o 917 030 nao teve a mesma sorte ele se classificou em terceiro mas nao chegou ao fim da prova por conta de um acidente causado por uma falha na suspensao assim depois de recuperado e consertado ele voltou a ser uma plataforma de testes por mais algum tempo entao em 1972 o 917 030 foi guardado em um deposito mas o carro nao ficou parado por muito tempo so ate 1974 quando conde rossi entrou em cena o aristocrata foi ate a fabrica da porsche em weissach e disse que queria comprar o carro e mais ele queria que o prototipo fosse transformado em um carro de rua e como voce diz nao ao homem que paga suas contas e de certa forma e responsavel por seu sucesso nas pistas exatamente voce nao diz a porsche tirou o 917 030 de seu descanso e começou a trabalhar nao foi contudo uma tarefa herculea uma das exigencias do conde rossi era que o carro mantivesse sua essencia e por isto os engenheiros alemaes limitaram se a realizar o minimo possivel de modificaçoes foram instalados retrovisores nos para lamas dianteiros as asas sobre os para lamas traseiros foram removidas e um abafador de 911 foi adaptado no sistema de escape alem disso a carroceria foi pintada no mesmo tom de prata usado pelos carros da martini racing e para garantir um pouquinho de conforto em suas trips o conde rossi pediu que o interior tivesse o painel e os bancos revestidos em couro bege mais nada ate onde se sabe os detalhes a respeito jamais foram divulgados dado o segredo em torno do projeto o conjunto mecanico nao sofreu modificaçoes ou seja apesar de ser transformado em um carro de rua o 917 030 continuou equipado com um motor flat 12 de 4 9 litros e pelo menos 600 cv e cambio manual e continuou pesando menos de 800 kg porque apesar de sua figura imponente o porsche 917 especialmente na versao kurzheck de traseira curta e um caro pequeno com pouco mais de quatro metros de comprimento 92 cm de altura 1 98 m de largura e 2 3 m de entre eixos se voce esta achando que e loucura rodar nas ruas com um carro assim saiba que as autoridades europeias na epoca concordariam com voce nenhum pais da europa permitiu que o conde rossi emplacasse o carro obviamente que depois de fazer quase tudo o conde nao deixaria uma burocrazinha boba acabar com seus planos nao senhor ele simplesmente enviou o carro para os eua the land of the free para tentar registrar o carro e ele conseguiu o departamento de transito do alabama se dispos a vistoriar e emitir os documentos do carro com uma condiçao o conde rossi jamais deveria circular com o 917 dentro do estado sem problemas ate porque o plano era mesmo voltar com o carro para a europa e rodar com placas do alabama como naquela epoca as leis eram mais frouxas o conde rossi nao podia rodar com o 917 sem placas mas placas estrangeiras queriam dizer que em algum lugar do mundo aquele carro era considerado apto a circular em vias publicas ja era alguma coisa e o bastante para que o dono da martini pudesse curtir seu prototipo sossegado gregorio rossi di montelera morreu em 2003 mas o carro ainda esta na familia hoje em dia ele esta registrado em nome de seu filho manfredo que em raras ocasioes aparece em algum evento de classicos a documentaçao para circular nas ruas ja esta expirada atualmente ele usa placas do texas que sao apenas decorativas mas isto nao o impede de acelerar na pista como aconteceu nas ediçoes de 2009 e 2019 do goodwood festival of speed comemorando respectivamente os aniversarios de 40 e 50 anos do porsche 917 https //www youtube com/watch v=zemzkh1faqi depois do carro do conde rossi outros dois exemplares do porsche 917 foram convertidos para uso nas ruas primeiro foi o 917 021 que foi entregue em abril de 1970 para a aaw racing equipe finlandesa que ia disputar o recem criado campeonato interserie inicialmente o carro foi pintado em vermelho e amarelo mas logo recebeu a famosa pintura psicodelica em tons de verde e roxo que lhe rendeu o apelido de hippie porsche o 917 021 teve uma carreira intensa acelerando em pistas como nurburgring spa francorchamps e monza tambem foi inscrito nas 24 horas de le mans mas acabou sofrendo um acidente a soluçao foi instalar um novo chassi e seguir em frente ainda naquele ano o 917 conquistaria duas vitorias — no grande premio do circuito de keimola na finlandia que pertencia a propria aaw racing e no trofeu das dunas em zandvoort na holanda ao final da temporada de 1970 o 917 021 foi desmontado o motor e a suspensao foram transplantados para um porsche 917 spyder que competiria no ano seguinte ja a carroceria e o chassi ficaram encostados num especialista da marca em karlsruhe no sul da alemanha eles ficaram juntando poeira por tres anos ate serem comprados por joachim grossman — um carpinteiro e dono de restaurante da pequena bad wildbad na floresta negra grossman tinha um objetivo audacioso transformar o 917 em um carro de rua a missao levou mais de dois anos a pintura psicodelica deu lugar ao branco solido luzes de seta foram instaladas e os vidros de plexiglass foram substituidos por vidro convencional o interior tambem foi adaptado bancos de couro branco tapetes azuis bordados com 917 e acredite ate um secador de cabelo foi instalado embaixo do painel para funcionar como desembaçador o motor veio de willi kauhsen que pilotou o famoso porsche 917/20 pink pig em le mans grossman tambem instalou um novo cambio suspensao e um escape mais silencioso a dunlop forneceu pneus de rua sob medida — e os traseiros tinham absurdos 500 mm de largura o detalhe mais impressionante grossman conseguiu uma plaqueta legitima da porsche para seu 917 o que significava que a propria fabricante reconhecia o carro como um porsche legitimo em junho de 1977 o carro passou no rigoroso teste de homologaçao de veiculos da alemanha e recebeu a placa cw k 917 o sonho estava realizado o porsche 917 de rua podia finalmente devorar o asfalto das autobahnen com apenas 970 kg e 550 cv a 7 500 rpm o 917 de rua chegava aos 320 km/h em uma epoca na qual a ferrari 365 gtb/4 daytona chegava so aos 280 km/h como praticamente todo entusiasta autor de um projeto insano depois de alguns anos com o carro grossman acabou vendendo o 917 para um colecionador da florida no final dos anos 1980 o comprador agora interessado no historico do carro desfez as alteraçoes e restaurou o carro ao seu padrao original hoje o 917 021 vive na belgica totalmente restaurado com sua iconica pintura hippie acelerando nos eventos de classicos depois foi a vez do carro 917 037 que atualmente pertence ao colecionador claudio roddaro residente no principado de monaco ele comprou o carro em 2016 por aproximadamente us$ 22 milhoes o que da pouco mais de r$ 74 milhoes em conversao direta um valor que coloca o carro entre os mais valiosos de todos os tempos nao e para menos este carro tem a inusitada historia de jamais ter competido ate o 2004 ele era apenas um chassi tubular deixado inacabado no fim dos anos 70 e guardado por mais de tres decadas quem comprou o carro das maos da porsche foi a karosserie baur uma encarroçadora alema que tambem foi responsavel pelo bmw z1 e pelos audi quattro originais de homologaçao em algum momento o carro foi vendido a um colecionador norte americano que o mandou o 917 037 para a gunnar racing em long beach na california la o restaurador especialista em carros de corrida antigos carl thompson concluiu o trabalho iniciado pela porsche por sorte o 917 037 era um carro de paradeiro conhecido pela porsche que deu todo o suporte necessario para a restauraçao fornecendo ate mesmo plaquetas de chassi e todos os componentes originais que tivesse disponiveis como e um carro que nunca correu e consequentemente nunca bateu este 917 e o exemplar mais original em existencia hoje em dia segundo a propria porsche o carro foi pintado de prata e recebeu a pintura da martini racing que foi uma das varias patrocinadoras da porsche dos anos 70 aos anos 80 ha contudo uma boa razao para que roddaro tenha escolhido o esquema de cores da martini seu carro so pode ser licenciado para as ruas por causa do carro do conde rossi que abriu um precedente para o licenciamento do 917 assim como homenagem ao homem que permitiu que os 917 fossem licenciados seu 917 037 recebeu as cores da equipe fundada por ele esta materia e uma amostra do nosso conteudo diario exclusivo para assinantes e foi publicada sem restriçoes de acesso a carater de degustaçao a sua assinatura e fundamental para continuarmos produzindo tanto aqui no site quanto no youtube nas redes sociais e podcasts escolha seu plano abaixo e torne se um assinante alem das materias exclusivas voce tambem ganha um convite para o grupo secreto exclusivo do plano flatouter onde podera interagir diretamente com a equipe ganha descontos com empresas parceiras de lojas como a interlakes a serviços de detailing e pastilhas tecpads e ainda recebera convites exclusivos aos eventos para flatouters [fo form plans] leia tambem https //flatout com br/por que este porsche 956b estava no meio do transito/ https //flatout com br/como transformar o porsche 962c em um carro de rua/ https //flatout com br/a outra receita para se fazer um porsche 962 de rua e que funcionou/
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.