se voce e entusiasta ja deve ter ouvido falar da coleçao de carros do sultao do brunei e provavelmente nao vai muito com a cara dele a razao pela qual os fas de carros nutrem grande antipatia pelo sultao hassanal bolkiah tem a ver justamente com seus carros fala se em mais de 5 000 exemplares do que de melhor foi feito na industria automotiva mais um punhado de automoveis feitos exclusivamente para ele todos guardados em seu palacio a alguns quilometros da capital bandar seri begawan ha algumas verdades algumas mentiras e muitas duvidas nesta historia vamos falar delas e tambem dos carros claro a realidade e que boa parte da coleçao nao pertencia ao sultao do brunei e sim a seu irmao o principe jefri e a outros familiares como bem observa michael sheehan do site ferraris online que visitou a coleçao e relatou tudo ao gizmodo ninguem alem da familia do sultao sabe exatamente quais carros pertenciam a quais membros da familia pois jamais foram feitos registros oficiais o que se sabe porem e que a coleçao beirava algo entre 2 500 e 5 000 automoveis todos espalhados pela propriedade do sultao armazenados em galpoes de varios andares com mais de 1 000 m² nos sempre criticamos colecionadores que deixam seus carros em garagens climatizadas protegidos dos elementos e das emoçoes de acelerar mas no caso da coleçao de brunei as coisas sao ainda piores nao ha infra estrutura nao ha manutençao e os carros acabam sofrendo com buracos no telhado infiltraçoes e outras mazelas umidade sol e poeira tornam a vida de qualquer carro parado ainda mais dificil os carros estao apodrecendo ha pelo menos duas decadas o bentley que levou o recem casado sultao e sua quarta esposa no dia da uniao claro o sultao do brunei e um dos caras mais ricos do planeta e e dono de varios carros que la estao mas ele nao e o maior culpado de todo este descaso no fim da decada de 1990 mais precisamente em 1997 uma crise financeira assolou a asia e a empresa de investimentos de jefri faliu com uma divida de mais de us$ 10 bilhoes mais tarde as autoridades do brunei descobriram que jefri havia embolsado mais de us$ 14 bilhoes o dinheiro foi gasto com carros viagens sexo e um famoso iate que recebeu o nome de tits peitos e botes salva vidas chamados nipple i e nipple ii mamilos 1 e 2 jefri foi processado pelo governo do brunei e perdeu o cargo que tinha ele era o ministro das finanças e controlava os lucros da venda de petroleo e gas natural para negociar a divida e encerrar o processo jefri viu se forçado a devolver diversos bens para o governo do brunei incluindo mais de 1 000 carros nove avioes 100 quadros e 500 propriedades dentro e fora do pais e o sultao bem ele continua sendo o primeiro ministro ministro da defesa ministro de finanças e chefe das forças armadas do brunei e continua colecionando carros tendo ficado com os automoveis do irmao o problema e que ele jamais se interessou em cuidar deles como se deve e pelo fato de boa parte deles ter sofrido muito com a negligencia ao longo dos anos vender a coleçao nao daria tanto lucro quanto poderia se os carros estivessem em perfeito estado de tempos em tempos alguns sao ate anunciados mas dificilmente os negocios sao fechados normalmente porque daria menos trabalho encontrar outro exemplar em melhor estado do que restaurar uma ferrari ou bentley maltratados pelo periodo em que ficaram parados alguns estao cobertos de poeira por fora e por dentro outros estao com a mecanica travada depois de tanto tempo parados todos absolutamente todos precisam de cuidados melhores do que recebem mas afinal de que carros estamos falando de muita coisa meu amigo este link traz uma suposta lista com a maioria dos nomes muitos sonhos de consumo de qualquer petrolhead como o mclaren f1 e a ferrari f40 mas tambem muitos carros exclusivos encomendados com as proprias fabricantes em segredo algo que so um dos individuos mais ricos do planeta com uma fortuna superior a us$ 20 bilhoes por volta de r$ 65 bilhoes em conversao direta poderia conseguir vamos dar uma olhada neles agora tendo em mente que estas sao informaçoes que circulam por ai ha alguns anos e podem nao ser 100% precisas aston martin v8 virage aquele que um dia foi o aston martin mais potente do planeta era vendido apenas como cupe mas o sultao encomendou versoes seda e perua especialmente para sua coleçao aston martin v8 vantage special series 1 alem de comprar carros exclusivos sob encomenda o sultao tambem conseguiu colocar as maos em alguns carros conceito como o aston v8 vantage series 1 feito em 1997 para lembrar o classico db4 gt zagato aston martin special series 2 tambem baseado no v8 vantage o special series 2 tinha uma proposta mais moderna e agressiva e tambem era um carro exclusivissimo bentley dominator muito antes do bentayga em 1994 a bentley recebeu a encomenda de um utilitario pela familia real do brunei seis exemplares ficaram prontos em 1995 custando £ 3 milhoes cada nao se sabe muito a respeito deles apenas que utilizam o mesmo sistema de traçao integral dos range rover da epoca considerando a area envidraçada e provavel que sejam range rovers com carroceria e interior modificados bentley java este conceito apresentado no salao de genebra de 1994 e feito sobre um bmw serie 5 da epoca e seu objetivo era mostrar como ficaria um conversivel da bentley usando a plataforma o sultao gostou tanto do carro que encomendou dezoito exemplares a fabricante britanica entre eles uma perua bentley val d isere feito em 1989 o val d isere e da epoca em que a bentley e a rolls royce eram uma companhia so ele usava como base os modelos de entre eixos curto de qualquer uma das marcas no caso do carro do sultao trata se de um bentley turbo r movido por um v8 de 6 7 litros com turbo e mesmo e 300 cv estimados pela road & track na epoca visto que a fabricante jamais ofereceu dados oficiais de potencia e desempenho coisa de marca de luxo a conversao era projetada e realizada pela carrozzeria jankel que tambem oferecia como opcional um sistema de traçao integral desenvolvido por eles mesmos enquanto as rodas traseiras continuavam sendo movidas pelo motor as rodas dianteiras eram movidas por um sistema hidraulico que consistia em motores embutidos nos cubos das rodas conectados a transmissao por correias dentadas foram feitos apenas 11 exemplares e ao menos dois deles pertencem a familia do sultao bentley rapier o rapier foi feito para o principe jefri em 1996 pouco antes de ele ter os bens congelados pelo governo do brunei na pratica por seu irmao para se ter uma ideia da exclusividade o carro nao foi feito sobre um bentley que ja existia e sim sobre um chassi desenvolvido do zero chamado vh seis carros foram feitos e suas linhas sao bem diferentes do que a bentley fazia na epoca cizeta moroder v16t o cizeta moroder v16t nasceu quando a lamborghini rejeitou o projeto original do designer marcello gandini para o diablo gandini procurou a cizeta fabricante independente de superesportivos e vendeu a eles o projeto que foi concluido com um motor v16 de 560 cv montado em posiçao transversal e quatro farois escamoteaveis apenas 11 carros foram feitos e o sultao tem tres deles em sua coleçao dauer 962 lm em 1993 quando o porsche 962 se aposentou das pistas depois de dominar as 24 horas de le mans por boa parte da decada de 1980 a fabricante alema cedeu os monoblocos dos carros a empresas dispostas a transformar o 962 em um superesportivo de rua uma destas empresas foi a dauer cuja criaçao ficou tao interessante que a propria porsche os procurou imediatamente para coloca lo de volta para competir treze carros foram feitos e cinco deles ja passaram pela garagem do sultao ferrari 456 venice esta foi uma encomenda de jefri que pediu seis exemplares de uma versao perua de quatro portas da ferrari 456 batizada 456 venice seis reza a lenda porque este era o numero minimo de carros que a pininfarina aceitava nas encomendas de projetos exclusivos ferrari f40 ok a f40 e incrivel mas nao e um carro tao exclusivo assim considerando sua fama exceto se voce for o sultao do brunei e encomendar um exemplar com bancos de couro ar condicionado e um esquema de cores que lembra muito o peugeot 205 t16 de rua ferrari fx esta ficou famosa por ser a primeira ferrari equipada com cambio semi automatico encomendada em 1994 pelo sobrinho do sultao tres anos antes da f355 oficialmente a primeira com borboletas atras do volante a fx foi feita com base na ferrari testarossa mas tem visual completamente diferente mais arredondado e agressivo seis exemplares foram encomendados um deles foi equipado com uma caixa sequencial usada pela williams na formula 1 enquanto nos outros cinco o cambio e derivado de um projeto da prodrive para o subaru wrx de rali ferrari f90 outra ferrari baseada na testarossa a f90 abusa do visual futurista e teve seis exemplares encomendados pelo sultao em 1988 a encomenda foi feita direto com a pininfarina e na epoca nem a propria ferrari sabia do projeto e so admitiu sua existencia em 2005 ferrari f50 bolide talvez o sultao nao curtisse muito o visual da ferrari f50 e por isso encomendou a f50 bolide que altera completamente as linhas da carroceria mas mantem o motor v12 de 4 7 litros e 520 cv original de fabrica pininfarina argento vivo em 1995 a honda contratou o estudio pininfarina para projetar o conceito argento vivo um grand tourer com pintura em dois tons que foi apresentado em 1995 o sutao do brunei conseguiu usar sua influencia para convencer a pininfarina a construir outros cinco exemplares que foram feitos sobre o mercedes benz sl600 e equipados com o motor v12 de 7 3 litros da amg o mesmo do pagani zonda mercedes benz s70 amg feito em 1997 o s70 amg era uma versao nao oficial do mercedes benz classe s w140 feita apenas sob encomenda consistia em pegar um s600 que originalmente vinha equipado com um v12 m120 de seis litros e aumentar o deslocamento para sete litros produzindo nada menos que 500 cv imagine um seda de 500 cv ha mais de 20 anos [youtube id= hqvx7ql2hrq width= 620 height= 350 ] algo entre 15 e 18 exemplares foram feitos mas so o sultao conseguiu os seus com carroceria de perua e mais a perua tem a dianteira mais moderna usada no cupe da classe s w140 comumente chamado de c140 jaguar xj220 by pininfarina o sultao nao se incomodou com o fato de o jaguar xj220 ter um motor v6 biturbo em vez de um v12 naturalmente aspirado ele so achava que seu visual era comum demais e por isto encomendou este carro que tem visual completamente diferente e estilizado pela pininfarina
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.