o proximo ano ja ira começar acelerado para nos entusiastas no inicio de janeiro estreia race for glory audi vs lancia que promete ser uma combinaçao de rush e ford vs ferrari em um so filme ambientado na temporada de 1983 do wrc — logo no segundo ano do grupo b aquela altura a audi ja vinha dominando os estagios com o quattro e sua quase invencivel traçao integral quando a lancia decidiu que para combate lo iria usar um carro de traçao traseira mesmo feito a moda italiana ainda nao da para saber qual sera a abordagem do filme mas como ele e baseado em uma historia real podemos antecipar um pouco do que veremos nas telas conhecendo essa historia de fato e ela começa alguns anos antes no final dos anos 1970 quando um dos engenheiros do alto escalao da companhia jorg bensinger inspirou se no volkswagen iltis utilitario construido pela vw sob encomenda do exercito alemao entre 1978 e 1988 em 1977 durante testes com o novo jipe — que tinha um sistema de traçao integral que usava os robustos componentes do audi 100 maior modelo da marca na epoca — bensinger percebeu que o prototipo do iltis era mais rapido que qualquer outro veiculo na neve nao importava o quao potente fosse o outro veiculo foi ali que ele teve a ideia de criar uma variaçao do audi 80 com traçao integral audi quattro a revoluçao dos ralis a base foi a versao cupe do audi 80 de segunda geraçao — aquele que tem parentesco com o nosso volkswagen santana que por sua vez e nada mais que a segunda geraçao do passat na europa o sistema do primeiro audi quattro desenvolvido em conjunto por bensinger e walther treser diretor de pre desenvolvimento com o apoio de ferdinand piech entao diretor de desenvolvimento tecnico nao era muito diferente daquele usado pelo iltis e era tao primitivo que nao tinha nem diferencial central — algo que foi incorporado ao modelo de produçao depois que a esposa de bensinger usou o prototipo por algumas semanas e reclamou do fato de o carro ser dificil de estacionar o diferencial central tornava mais eficiente a distribuiçao do torque entre os eixos adaptando se um pouco melhor a diferentes situaçoes como era o primeiro modelo a usar a tecnologia o audi quattro foi feito com algumas adaptaçoes — e a mais notavel delas era o proprio diferencial central que consistia em um segundo diferencial dianteiro posicionado longitudinalmente no eixo carda e uma soluçao simples e engenhosa utilizada ate hoje no mundo todo o audi quattro foi apresentado em março de 1980 no salao de genebra e foi colocado a venda no fim daquele ano sendo produzido ate 1991 sua historia nos ralis contudo e mais breve e muito mais intensa mas seu sucesso entre o publico foi tao grande que o que deveria ser so uma serie de homologaçao tornou se uma linha esportiva que durou onze anos 1980 a 1991 e ainda introduziu uma tecnologia que nao so e usada ate hoje mas tambem e uma das marcas registradas da audi ao lado dos motores turbo — ao menos na era pre downsizing na verdade o audi quattro foi o primeiro carro a usar a combinaçao de turbo traçao integral que ficaria famosa em modelos como a perua rs2 ja em 1980 o audi quattro começou a ser usado em competiçoes de rali ainda que longe do wrc e se mostrava um carro um tanto pesado e complexo contudo tambem mostrava clara vantagem de aderencia que se traduzia em uma sensivel vantagem contra o relogio este carro e conhecido como ur quattro que pode ser entendido como o quattro original a estreia do carro de competiçao no wrc aconteceu na temporada de 1981 o audi quattro era equipado com um cinco cilindros de 2 1 litros montado em posiçao longitudinal que com comando simples no cabeçote injeçao e turbo entregava 305 cv na versao de competiçao eram 160 cv na versao de homologaçao naquele ano o carro teve tres vitorias — duas com o finlandes hanu mikkola e uma com a francesa michele mouton — a primeira vitoria de uma mulher no wrc contudo como ja vimos aquele foi o ano do ford escort rs1800 e do talbot lotus sunbeam a gloria do quattro chegaria no ano seguinte o ano de 1982 viu uma das maiores mudanças da historia do wrc o grupo 4 seria extinto e em seu lugar nascia o grupo b a nova categoria virava tudo de ponta cabeça em vez de competir com um carro de rali baseado em um modelo de rua as equipes fariam o contrario — desenvolveriam primeiro a versao de competiçao e depois a versao de homologaçao para as ruas valia praticamente tudo desde que respeitados certos limites beeeem tolerantes de potencia e o carro poderia ser um modelo de rua modificado ao extremo ou um prototipo feito do zero naquele primeiro ano as equipes ainda estavam descobrindo o que fazer em seus carros e por isso o grau de engenharia insana ainda era comedido mesmo assim as novidades foram bastantes para tornar o wrc uma competiçao ainda mais extrema — que o audi quattro levou de lavada em 1982 entre os pilotos da audi estavam michele mouton hanu mikkola e o sueco stig blomqvist walter rohrl ainda estava com os rivais da opel e foi rohrl que apesar da bela sequencia de vitorias de michele mouton levou o titulo de pilotos daquele ano o alemao subiu ao lugar mais alto do podio tres vezes e a francesa tres mas walter rohrl foi mais consistente e conquistou seu segundo e ultimo titulo do wrc na carreira de qualquer forma um hipotetico titulo de michele mouton que chegou perto com 97 pontos contra 109 de rohrl so deixaria ainda maior a alegria da audi que levou para casa o primeiro titulo do mundial de construtores com 116 pontos — 12 pontos de vantagem sobre a segunda colocada a opel para o ano seguinte sem nenhum carro integral desenvolvido ha tanto tempo e com o nivel de sucesso do quattro seria facil para a audi repetir a dose a menos que alguem fizesse um carro melhor em tempo recorde seria possivel bem o unico jeito de descobrir era tentando o lancia 037 com o audi quattro dominando a competiçao a lancia sabia que precisava de algo igualmente radical para recuperar as vitorias aquela altura o wrc completava dez anos e estava em sua 11ª ediçao a lancia era a fabricante com o maior numero de titulos no mundial de rali considerando a temporada de 1972 quando a competiçao ainda nao tinha esse nome por isso os italianos foram radicais na hora de projetar o rally 037 — era preciso pois o audi quattro era forte demais na competiçao o trabalho ficaria com a abarth — que havia conquistado os tres titulos da fiat — e a base seria o lancia beta montecarlo esportivo de motor central traseiro produzido entre 1975 e 1981 o carro de perfil baixo em formato de cunha foi projetado pela pininfarina e teve pouco menos de 8 000 unidades fabricadas e foi vendido nos eua como lancia scorpio com o regulamento debaixo do braço a lancia descobriu que poderia fazer alteraçoes extensas no montecarlo no fim do carro original so sobrou a seçao central da estrutura com portas e para brisa todo o resto era bem diferente todos os paineis da carroceria eram diferentes e eram instalados sobre estruturas tubulares na dianteira e na traseira tanto que ele precisou de uma serie limitada de rua para homologaçao — nao foi possivel usar o montecarlo para isso o motor era muito parecido — em ambos os carros era o quatro cilindros de dois litros projetado por aurelio lampredi contudo havia algumas diferenças fundamentais o 037 recebeu um cabeçote de 16 valvulas para melhor rendimento — unidade que veio diretamente do fiat 131 abarth — e foi instalado em posiçao longitudinal no montecarlo era transversal para dar mais espaço para o sistema de suspensao e melhorar a distribuiçao de peso a mudança mais importante porem era o sistema de induçao forçada se a norma da epoca era usar turbocompressores a abarth decidiu se por um compressor de polia volumex entregando 0 9 bar de pressao — o que fica facil de entender quando se lembra que naquela epoca os turbos ainda sofriam muito com o lag prejudicando o desempenho do carro enquanto a turbina nao enchia a versao de homologaçao foi lançada primeiro foram fabricados 207 exemplares o minimo eram 200 do lancia 037 stradale que tinha cabeçote de oito valvulas e entregava 205 cv — um numero respeitavel em 1982 o carro de competiçao era ainda monstruoso o cabeçote de 16 valvulas e outras modificaçoes nao reveladas como sempre garantiam que a potencia ficasse em pelo menos 255 cv nos primeiros carros que competiram ainda em 1982 por uma infelicidade o cambio zf de cinco marchas apresentou problemas ao longo de toda a temporada e por isso a lancia amargou um fraco nono lugar no campeonato o melhor resultado foi um quarto lugar no rali da gra bretanha com markku alen ao volante para 1983 a lancia trouxe um carro aperfeiçoado e ainda mais potente com algo entre 310 e 325 cv foi o bastante para garantir que aquela fosse de longe a temporada mais disputada da historia do wrc a temporada de 1983 alem do carro renovado a lancia trouxe para a temporada de 1983 ninguem menos que walter rohrl o campeao de pilotos do ano anterior correndo com um opel ascona — a audi faturou so o titulo de construtores alem dele eles mantiveram markku alen e outros sete pilotos dentre os quais o italiano attilio bettega no outro lado pela audi foram escalados michele mouton — entao vice campea do mundo — e hannu mikkola entre os onze pilotos que a audi colocou nos quattro a1 e a2 aparentemente o filme ira se concentrar em rohrl e mikkola e na relaçao dos pilotos com os chefes de equipe — no caso da audi roland gumpert sim aquele que criaria a marca gumpert anos depois e cesare fiorio o drama do roteiro esta no fato de a audi ter um orçamento insano alem de duas versoes do quattro e quatro pilotos a mais enquanto a lancia tinha um carro praticamente novo orçamento apertado e sete pilotos a primeira corrida foi o rali de monte carlo disputado sobre a neve do principado a lancia com um carro de traçao traseira nao teria a menor chance contra um carro de traçao integral mas eles conseguiram reverter a situaçao e ganharam a prova o que foi uma surpresa ate mesmo para cesare fiorio e colocou na lancia a percepçao de que eles tinham condiçoes de bater o quattro https //www youtube com/watch v=lfi8ngnnd90 claro que eles usaram um pouco das artimanhas tipicas dos povos latinos fiorio por exemplo comprou 300 toneladas de sal e espalhou pelos estagios do rali isso derreteu a neve e a lancia pode usar pneus slick no inicio trocando os pneus durante os estagios a audi com a ingenuidade binaria tipica dos alemaes nao sabia da neve e nem imaginava que alguem pudesse manipular as condiçoes daquele jeito e por isso largou com pneus de neve para descobrir so no meio do caminho que eles nao seriam necessarios com isso a lancia abriu uma vantagem de 11 minutos e venceu a prova ao longo da temporada as duas equipes disputariam as corridas estagio por estagio a audi venceu a segunda e a terceira etapa com os tres primeiros lugares no rali da suecia e uma dobradinha no rali de portugal com a lancia em terceiro a opel venceu a quarta etapa o safari rally mas com a lancia em terceiro lugar na quinta etapa a lancia fez o mesmo que a audi com os tres primeiros lugares no tour de corse e uma dobradinha no rali da acropole com a audi em terceiro https //youtu be/ghuldlcbcyw alternando vitorias nas etapas seguintes a audi e a lancia chegaram ao final da temporada com cinco vitorias cada e 30 dos 36 pontos disputados pela combinaçao de resultados a audi conquistou o titulo de pilotos com hannu mikkola enquanto a lancia faturou o titulo de construtores pela quinta vez firmando se como o grande nome do wrc ate entao e uma historia com final feliz na qual ninguem perde e todos ganham — a melhor forma de terminar um filme popular nao e considerando a disputa acirrada ao longo da temporada e algumas artimanhas italianas e bem provavel que seja um filme com uma evoluçao de emoçoes ate o ultimo minuto um forte candidato a figurar entre os melhores filmes sobre carros ja feitos esta materia e uma amostra do nosso conteudo diario exclusivo para assinantes e foi publicada sem restriçoes de acesso a carater de degustaçao a sua assinatura e fundamental para continuarmos produzindo tanto aqui no site quanto no youtube nas redes sociais e podcasts escolha seu plano abaixo e torne se um assinante alem das materias exclusivas voce tambem ganha um convite para o grupo secreto exclusivo do plano flatouter onde podera interagir diretamente com a equipe ganha descontos com empresas parceiras de lojas como a interlakes a serviços de detailing e pastilhas tecpads e ainda recebera convites exclusivos aos eventos para flatouters [fo form plans]
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