FlatOut!
Image default
Automobilismo

A hora da conquista: a criação do Lancer Evolution III e o 1º título nos ralis

Como já ficou claro nas duas primeiras partes do Rest In Power (leia aqui: Evo I e Evo II), a trajetória do Lancer Evolution justificou seu nome e foi marcada por uma evolução consistente e gradual. Em seu terceiro ano de vida, o Lancer GSR voltou às pranchetas dos engenheiros da Mitsubishi e, em janeiro de 1995 foi lançado o Evolution III. O Evolution III ainda era baseado na quarta geração, como seus antecessores I e II, e manteve o mesmo código de chassi CE9A. Apenas 5.000 unidades foram feitas para o mercado interno, mas da mesma forma que o Evolution II, algumas acabaram exportadas. Os upgrades do Evo III visavam reduzir a sustentação aerodinâmica em altas velocidades e melhorar o arrefecimento do motor, freios, transmissão e turbo – e por causa disso, as mudanças foram bem mais visíveis que na primeira evolução. A Mit modificou significativamente a carroceria nesta revisão aerodinâmica. As mudanças mais claras são as tomadas de ar do para-choque dianteiro, que ganh