hoje em dia games de corrida sao papo serio para muita gente alem de obviamente serem fruto do trabalho de centenas de profissionais altamente especializados que no caso das franquias mais famosas trabalham com orçamentos milionarios os games de corrida nunca foram tao capazes de reproduzir em varios graus de realismo a experiencia de acelerar um carro de verdade e nem precisa ser um simulador absurdamente detalhado nao mesmo se voce e um jogador casual e prefere os arcades consegue perceber o quanto os jogos de corrida evoluiram nos ultimos anos e nao apenas no departamento grafico pegue forza horizon 3 como exemplo mesmo que o game nao tivesse tantos recursos bacanas so o visual a variedade de carros e a jogabilidade ja seriam inimaginaveis ha 20 ou 30 anos e nao e exagero quer ver so na virada da decada de 1980 os computadores tinham os melhores jogos mas ainda eram caros demais para serem considerados populares [youtube id= bprl 4k4kbm width= 620 height= 350 ] os consoles eram bem mais acessiveis e o console mais vendido do planeta era o atari 2600 lançado em 1977 era uma caixa preta com detalhes imitando madeira mais tarde uma versao toda preta chamada vader foi lançada que vinha com dois joysticks e dois controles com botoes giratorios os chamados paddles voce provavelmente o instalava na tv usando uma caixinha como esta acima um conversor que transformava o sinal de audio e video do console em um sinal uhf o que permitia que se conectasse o console a entrada que normalmente era usada pela antena os controles do atari 2600 justificavam o termo joystick porque era mesmo um bastao stick o sistema de 8 bits rodava jogos simples com graficos em 2d cores limitadas e jogabilidade simples e divertida foi uma revoluçao na epoca e nao demorou para que o atari se tornasse um sucesso de vendas — incluindo o brasil onde o console foi uma verdadeira febre entre 1984 e 1986 e se voce gostava de corridas e bem provavel que seu game favorito fosse o hoje classico enduro desenvolvido pela activision um dos grandes estudios da epoca enduro era exatamente o que o nome dizia uma corrida de longa duraçao longa mesmo podia durar dias e era impossivel chegar ao final ou quase mas a gente ja chega la mas antes vamos parar um momento para apreciar a arte da caixinha os jogos de atari tinham capas bem minimalistas e muito bonitas voce podia escolher qualquer carro desde que fosse um monoposto branco com pneus que pareciam feitos para estradas de terra tambem brancos voce seguia por um percurso delimitado apenas por linhas que eram irregulares para dar a impressao de movimento e tinha como objetivo ultrapassar o maior numero de carros possivel nao havia qualquer tipo de medidor de tempo apenas o indicador do dia uma contagem crescente dos quilometros rodados; e uma contagem decrescente que marcava o tempo que voce tinha para ultrapassar um determinado numero de carros caso nao conseguisse o que acontecia era crueldade o ronco eletronico do motor do seu carro ia ficando mais grave como se estivesse perdendo giro ate ficar totalmente mudo [youtube id= jvli9cxsqp4 width= 620 height= 350 ] voce percebia a passagem do tempo pelas cores do cenario de manha o ceu era azul e o chao verde depois o ceu começava a adquirir um tom alaranjado depois vermelho e a noite um ceu cinza pairava sobre a paisagem negra voce so via o seu carro os limites da pista e os farois dos rivais na madugrada fazia neblina tudo ficava cinza e os limites da pista iam sumindo no meio da tela e de tempos em tempos a pista ficava branca coberta de neve parece besteira hoje em dia mas lembre se e um game de 33 anos atras e estes efeitos visuais deixaram muito moleque de queixo caido no meio da sala os controles eram bem simples voce so precisava apertar o botao do joystick para acelerar e move lo para ir de um lado ao outro da pista puxando para tras voce reduzia a velocidade mas nem todo mundo sabia disso se voce sabia provavelmente nao contava para seus amigos quando todos se reuniam para uma tarde de jogatina naqueles tempos jogar videogame era uma atividade mais social pois nem todo mundo tinha um console em casa hoje em dia mesmo com os modos multiplayer online as coisas ficaram um pouco mais individualistas [youtube id= pcpzkurul44 width= 620 height= 350 ] naquela epoca os games eram bem mais simples e era comum que um unico desenvolvedor fosse responsavel por todo o codigo no caso de enduro o programador foi um cara chamado larry miller nos eua qualquer um que comprasse o game sabia disso porque o manual de instruçoes vinha com uma carta escrita pelo proprio larry que dava dicas de como se dar bem no game esta proximidade dos desenvolvedores com o publico existe ate hoje eles costumam ser bastante receptivos com seus fas em redes sociais e afins mas a aura caseira dos jogos daquela epoca nao existe mais voce pode ler a carta que foi traduzida pelos caras do memoria bit na integra abaixo como se tornar um roadbuster dicas de larry miller designer de enduro™ larry miller e um designer com phd em fisica quando nao esta desenhando games ele pode estar velejando esquiando ou tocando piano seu hit mais recente foi spider fighter™ o melhor jeito de vencer os adversarios e dirigir com calma voce nao vai durar muito se correr a maxima velocidade pois acabara batendo nos outros carros va rapido o bastante apenas para ultrapassar o numero de carros necessario se puder escolher entre chocar se com a lateral da pista ou outros carros va pra lateral e um atraso menor voce nao perde tanto tempo alem disso e sempre melhor passar diagonalmente entre carros pareados do que ter que se espremer entre eles mas se isso for preciso mantenha a velocidade maior que a deles e seja cuidadoso outra dica se voce aproximar se de um grupo de carros que esta bloqueando a pista desacelere deixe os sumir no horizonte e entao acelere quando reencontra los provavelmente eles terao mudado de posiçao liberando o caminho afinal enduro tem final se seguisse as dicas de larry voce certamente ficaria bom o bastante para chegar ao quinto dia ou ao menos era o que a atari devia achar pois ao completar cinco dias de corrida o jogador ganhava um pequeno trofeu que aparecia ao lado dos marcadores voce podia tirar uma foto da tela da tv e mandar para a companhia como prova de sua conquista e em troca recebia este badge bordado bem bacanudo provando que voce era um roadbuster o que significa que aparentemente o carro de enduro era um lancia stratos e claro que jogadores dedicados conseguiam ir muito alem do quinto dia no youtube o recorde e de 40 dias e o marcador so vai ate 99 e entao volta ao zero depois disso da para continuar jogando mas como muitos jogos da epoca enduro era programado para que a dificuldade aumentasse ate que prosseguir se tornasse humanamente impossivel o video abaixo feito pelo canal brasileiro innuendu mostra na pratica [youtube id= fql8oqkjptq width= 620 height= 350 ] se voce esta se sentindo nostalgico agora ou se e novo demais para ja ter jogado enduro voce pode jogar uma versao emulada aqui poste seu recorde nos comentarios
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