Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas (ou não) do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Ford Ranger tem novo visual revelado em fotos oficiais
Não é novidade que a Ford estava preparando um facelift na Ranger — o modelo vinha sendo flagrado em testes há algum tempo, com e sem disfarces. Agora, a fabricante finalmente tirou os disfarces e revelou oficialmente o novo visual da Ranger 2015.
As novidades começam por onde não podemos ver: o motor Duratorq 3.2 de cinco cilindros agora tem um novo sistema de recirculação de gases de escape que reduziu o consumo em 18% sem afetar a potência de 200 cv o torque de 46,1 mkgf. Os modelos 4×4 também ganharam uma caixa de transferência eletrônica e relação reduzida para dar à Ranger a capacidade de reboque de 3.500 kg.
O modelo, que agora tem uma dianteira bem mais agressiva que sua antecessora, e divide o visual com o SUV Everest, será oferecido com o sistema Ford SYNC 2 com tela de oito polegadas, e integrado a sistemas de segurança como cruise control adaptativo, alerta de mudança involuntária de faixa, controle de declives e assistência de frenagem de emergência. A nova Ranger será produzida na Tailândia, na África do Sul e na Argentina, de onde será exportada para o Brasil.
Pirelli será vendida a grupo chinês
Uma das marcas mais famosas da Itália e símbolo da indústria local, a Pirelli, será vendida à empresa chinesa China National Chemical Corp por US$ 7,7 bilhões, segundo a agência Reuters. Mais conhecida como ChemChina, a empresa estatal (como todas as chinesas) já tem uma divisão de fabricação de pneus e derivados de borracha — a China National Tire & Rubber.
A compra será feita através desta divisão, que irá adquirir inicialmente 26,2% da Pirelli que pertencem à holding italiana Camfin, e mais tarde fará o lance que compra o resto da empresa. A Camfin é formada pelo CEO da Pirelli Marco Tronchetti Provera (que continuará no comando) e pelos bancos italianos UniCredit e Intesa Sanpaolo. Com a compra da Pirelli, a ChemChina, como a empresa é conhecida no mercado mundial, terá acesso a tecnologia de ponta para produzir pneus de alto desempenho, enquanto a Pirelli conseguirá maior participação no mercado chinês.
Christian Fittipaldi vence as 12 Horas de Sebring
O brasileiro Christian Fittipaldi voltou a vencer uma das tradicionais provas de endurance dos EUA. Depois das 24 Horas de Daytona, agora Fittipaldi venceu as 12 Horas de Sebring, realizadas neste último fim de semana como segunda etapa do Tudor United SportsCar Championship de 2015. Ele é o primeiro brasileiro a vencer a tradicional prova de Sebring.
Christian dividiu o cockpit do Coyote-Chevrolet Corvette DP da Action Express com Sebastien Bourdais e João Barbosa. O trio assumiu a liderança da prova já na segunda hora e depois de nove horas já abria uma volta de vantagem. Mesmo com a perda da vantagem pela entrada do safety car o trio manteve a liderança e recuperou a vantagem de uma volta, mantida até o fim das 12 Horas.
Roubos de carros crescem em São Paulo
Em 2014 a cidade de São Paulo registrou um aumento de 13% nos casos de roubos e furtos de carros – foram 8.417 ocorrências em 2014 e 7.435 em 2013, segundo a empresa de monitoramento de veículos Ituran.
Segundo o levantamento, 32% dos crimes ocorreram entre 7:00 e 12:00, mas proporcionalmente o período da noite é o mais perigoso, visto que somente 16% da frota circula entre 19:00 e 00:00 e 29% dos casos de roubos e furtos acontecem nesse período.
Os carros mais visados são o Fiat Palio, Volkswagen Gol, Fiat Uno/Mille, Volkswagen Saveiro, Fiat Siena, Volkswagen Fox, Chevrolet Corsa, Chevrolet Celta, e as picapes Fiat Fiorino e Strada. O lugar onde mais carros foram roubados em 2014 foi a Zona Leste da capital, com maior número de ocorrências em Itaquera, seguido por São Mateus, Guaianases, Itaim Paulista, e Tatuapé.
Alguém destruiu um raríssimo Porsche 959
Um motorista suíço capotou um raro Porsche 959 há alguns dias, de acordo com o site AutoGespot.nl. Segundo testemunhas, o motorista estava em alta velocidade sobre a pista molhada quando perdeu o controle do carro, bateu em um guardrail e voltou ao chão sobre seu teto.
O modelo é um dos 337 exemplares construídos pela Porsche entre 1986 e 1989. O teto, que foi destruído no acidente, é feito de kevlar e era uma das várias inovações tecnológicas do modelo (leia sua história neste post). Como você deve saber, esse tipo de carro raramente tem perda total declarada — o que geralmente acontece apenas em casos de incêndio —, então é bem provável que ele seja restaurado em breve. Só imaginamos a quantidade de zeros à direita que essa conta terá.