Caros pilotos virtuais! Bem vindos ao SimRacer House, a nova seção semanal do FlatOut integralmente dedicada ao mundo do automobilismo virtual em todo o seu espectro – do Gran Turismo ao iRacing, do Forza ao Assetto Corsa! Notícias, lançamentos de mods, softwares e hardwares (de volantes a placas de vídeo), atualizações, campeonatos, recordes, você irá encontrar tudo aqui. Acelere conosco!
Carros, carros e mais carros confirmados para Forza Motorsport 7
Turn 10 Studios divulgou a terceira lista de carros para Forza Motorsport 7 mostrando outras 77 máquinas novas que chegam ao Xbox One e ao PC ainda este ano.
2016 Honda Civic Type R
Para os fãs de carros, ver a letra “R” em um carro geralmente significa algo especial. No caso do Civic Type R, “R” significa “Corrida”, “Race”. A Honda não apenas colocou alguns logotipos e algumas rodas. São mais de 300 cv em um kit aerodinâmico elegante e agressivo com suspensão de eixo duplo de dupla direção, diferencial dianteiro mecânico e aos freios Brembo.
2017 Acura NSX
O novo Acura NSX pode ser um híbrido, mas é um supercarro híbrido, com um motor central, tração integral com um twin-turbo híbrido. Com cerca de 600 hp do seu V6 combinado de 3,5 litros e três motores elétricos que tracionam as quatro rodas, você tem um carro equilibrado que pode competir com outros supercarros quase dez vezes mais caro.
- 2001 Acura Integra Type-R
- 2002 Acura RSX Type-S
- 2017 Acura NSX
- 1970 Datsun 510
- 1970 Honda S800
- 1984 Honda Civic CRX Mugen
- 1986 Honda Civic Si
- 1991 Honda Civic CR-X SiR
- 1992 Honda NSX-R
- 1994 Honda Prelude Si
- 1997 Honda Civic Type R
- 2000 Honda Prelude Type SH
- 2004 Honda Civic Type R
- Honda NSX-R 2005
- 2007 Honda Civic Type-R
- 2009 Honda S2000 CR
- 2014 Honda Civic Si
- 2016 Honda Civic Type R
- 2003 Infiniti G35
- 2012 Infiniti IPL G Coupe
- 2014 Infiniti Q50 Eau Rouge
- 2016 Infiniti Q60 Concept
- 1972 Mazda Cosmo 110S Series II
- 1973 Mazda RX-3
- 1985 Mazda RX-7 GSL-SE
- 1990 Mazda MX-5 Miata
- 1990 Mazda Savanna RX-7
- 1994 Mazda MX-5 Miata
- 1997 Mazda RX-7
- 2005 Mazda Mazdaspeed MX-5
- 2010 Mazda Mazdaspeed 3
- 2010 Mazda MX-5 Super20
- 2011 Mazda RX-8 R3
- 2013 Mazda MX-5
- 2013 Mazda MX-5 Cup
- 2016 Mazda MX-5
- 1988 Mitsubishi Starion ESI-R
- 1992 Mitsubishi Galant VR-4
- 1995 Mitsubishi Eclipse GSX
- 1997 Mitusbishi GTO
- 1999 Mitsubishi Lancer Evolution VI GSR
- 2004 Mitusbishi Lancer Evolution VIII MR
- 2006 Mitsubishi Lancer Evolution IX MR
- 2008 Mitsubishi Lancer Evolution X GSR
- 1971 Nissan Skyline 2000GT-R
- 1973 Nissan Skyline H / T 2000GT-R
- 1987 Nissan Skyline GTS-R (R31)
- 1992 Nissan Silvia CLUB K’s
- 1993 Nissan 240SX SE
- 1993 Nissan Skyline GT-R V-Spec
- 1994 Nissan Fairlady Z Version S Twin Turbo
- 1994 Nissan Silvia K’s
- 1995 Nissan NISMO GT-R LM
- 1997 Nissan Skyline GT-R V-Spec
- 1998 Nissan R390
- 1998 Nissan Silvia K; s Aero
- 2000 Nissan Silvia Spec-R
- 2002 Nissan Skyline GT-R V-Spec II
- 2003 Nissan Fairlady Z
- 2010 Nissan 370Z
- 2012 Nissan GT-R Black Edition
- 2014 Nissan Juke Nismo RS
- 2015 Nissan IDx NISMO
- 2016 Nissan Titan Warrior Concept
- 2017 Nissan GT-R
- 1980 Subaru BRAT GL
- 1990 Subaru Legacy RS
- 1996 Subaru SVX
- 1998 Subaru Impreza 22b STi
- 2004 Subaru Impreza WRX STi
- 2005 Subaru Impreza WRX STI
- 2005 Subaru Legacy B4 2.0 GT
- 2008 Subaru Impreza WRX STI
- 2011 Subaru WRX STI
- 2013 Subaru BRZ
- 2015 Subaru WRX STI
- 2007 Toyota Hilux Arctic Trucks AT38
Turismos Clássicos, Ibarra e Metalmoro AJR confirmados no Automobilista
A Reiza Studios lançou uma nova atualização do Automobilista, com muitas informações interessantes e a confirmação de novos conteúdos.
A versão 1.4.5 do Automobilista trouxe a temporada 2017 da Stock Car Brasil, com a nova bolha do Chevrolet Cruze, juntamente com os 30 pilotos e pinturas da atual Temporada. A pista de Curvelo (também conhecido como Circuito dos Cristais), que estreou na categoria no ano passado, também foi adicionada – tanto o layout mais longo de 2016 como a versão mais curta utilizada pela primeira vez este ano.
A nova atualização também possui as regras e funcionalidades de Push-to-Pass renovadas. O Push-to-Pass desempenha um papel importante na dinâmica de uma corrida real da Stock Car. Por isso foi um ponto crucial obter isso no simulador. De acordo com as regras de 2017, a ativação do Push-to-Pass (que opera a 62% da capacidade) levanta o restritor do motor do motor V8 5.7L que equipa todos os carros até 100%, dando ao carro quase 100 HP extras por 16 segundos. Também por regras de 2017, os pilotos não podem ativar o Push-to-Pass na 1ª volta e há um atraso de 5 segundos entre acionar o botão e sua ativação, aumentando a dimensão estratégica desse recurso.
Além disso, a Inteligência Artificial também usará Push-to-Pass agora para ultrapassar ou defender contra outros carros – também um novo recurso da v1.4.5.
Desenvolvimentos da Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial do Automobilista ainda está em desenvolvimento. Mas na versão 1.4.5 temos outro lote de atualizações substanciais, como por exemplo a forma como avaliam o risco e decidem ir para uma ultrapassagem.
Outras melhorias adicionais em seu comportamento também foram feitas, tornando a Inteligência Artificial mais disciplinada ao retornar à pista depois de uma rodada.
Suporte à controles
O Automobilista tornou-se muito mais divertido e acessível para os pilotos sem um volante. Ativando algumas ajudas, os pilotos devem ter uma boa experiência de pilotage mais gratificante do que em alguns consoles.
Metalmoro AJR vem paro Automobilista
A Reiza Studios estendeu a parceria com o Metalmoro & JLM Racing para trazer o seu novo e impressionante modelo AJR para o Automobilista.
O AJR é o resultado de uma parceria da equipe JLM Racing com a Metalmoro, ambiciosamente concebido para se tornar o protótipo mais acessível e de alto desempenho no mercado brasileiro. Alimentado com um motor 600HP Honda K20 Turbo, pesando apenas 820 kg e com aerodinâmica projetada, espera-se alcançar o desempenho de um LMP2 ou talvez até mais.
O Metalmoro AJR será adicionado gratuitamente ao jogo base, baseado no modelo CAD, com os dados CFD e via de telemetria para simular com a maior precisão possível. Deve fazer um passeio muito divertido!
Próxima pista: Ibarra
A Reiza Studios está trabalho no desenvolvimento do Autodromo Yahuarcocha no Equador, também conhecido como Ibarra. A prioridade de desenvolvimento foi trocada para terminar o Curvelo para que ela pudesse entrar com o lançamento da temporada Stock Car 2017. Mas Ibarra já está bem adiantado e deve estar pronto para atingir o Beta nas próximas semanas.
Esta pista de estilo antigo apresenta alguns dos cenários mais bonitos para ser visto em uma pista de corrida e será adicionada como conteúdo gratuito para o jogo base, no final de Agosto.
Próximo DLC – Clássicos Turismos Brasileiros
O próximo pacote de DLC também deverá ser lançado no final de Agosto. Como sugerido algumas vezes antes, este pacote trará uma combinação de categorias clássicas de turismo brasileiras para o Automobilista – com base na antiga série “Hot Cars” do início dos anos 80, bem como em outras categorias modernas de classe única e mista.
E assim o Automobilista vai chegando à linha de chegada. A versão final do simulador será a versão 1.5. Depois disso, a Reiza Studios iniciará o desenvolvimento de um novo simulador, financiado em Julho de 2015 pela comunidade, o chamado Reiza Simracing Bonanza.
rFactor 2 recebe McLaren 650s e tem GT3 Pack confirmado
O Studio 397 lançou a nova McLaren 650s como um DLC e abriu a pré-venda para o novo DLC GT3 que chega em Setembro.
Já confirmado como parte da “World’s Fastest Gamer” e marcando a primeira vez que o rFactor 2 recebeu um conteúdo pago, a McLaren 650s GT3 agitou a comunidade nas últimas semanas.
Desenvolvida pelo Studio 397 em conjunto com a McLaren e várias equipes GT3, o novo DLC promete ser uma das simulações mais precisas no simulador. Este será o quarto lançamento do Studio 397 desde que assumiu o desenvolvimento do rFactor 2. Como primeiro DLC, a McLaren 650s custará R$ 18,49.
Embora a pré-venda para o novo pacote GT3 tenha começado (com o preço de R$ 55,47), o Studio 397 e o rFactor 2 ainda não revelaram quais carros irão se juntar à McLaren no simulador. A única coisa que se sabe é que as quatro máquinas ainda não anunciadas foram desenvolvidas com suporte total dos fabricantes, assim como o fez com a McLaren. Ou seja, podemos esperar o mesmo nível de trabalho.
Uma novidade interessante na visão de Marcel Offermans do Studio 397 para o rFactor 2 é a abertura da loja de conteúdos da Steam para terceiros, obviamente certificando-se de que o conteúdo atende a certos padrões de qualidade. Isso pode ser uma grande mudança no cenário do Automobilismo Virtual, especialmente com a confirmação de que o Studio 397 está disposto a trabalhar ao lado de equipes de modeladores para garantir direitos de licenciamento e padrões de qualidade adequados para trazer conteúdo pago à simulação.
Ferraris do Project CARS 2 Reveladas
Da lendária 288 GTO à maravilha moderna de uma LaFerrari, de uma F40 LM para a F333 SP, a Slightly Mad Studios revelou as 10 Ferraris que chegam ao Project CARS 2.
O Project CARS 2 terá pela primeira vez a inclusão da icônica marca Ferrari em Setembro, em comemoração aos 70 anos da fabricante italiana. Para marcar a ocasião, a Slightly Mad Studios revelou a lista completa de carros icônicos que devem ser incluídos na simulação e lançaram um novo trailer cinematográfico dos mesmos veículos em ação.
Contendo 10 carros de mais de 50 anos da história, o conteúdo da Ferrari no Project CARS 2 parece ser uma boa mistura de máquinas para estrada e de corrida produzidas em Maranello ao longo dos anos.
Tais raridades, como a deslumbrante F40 LM GT, dará aos fãs da Ferrari algo um pouco diferente do habitualmente oferecido em outros títulos de jogos de corrida.
Confira a lista abaixo:
- Ferrari 330 P4
- 365 GTB4 Competizione
- 288 GTO
- F40 LM
- F333 SP
- F50 GT
- Enzo
- 488 GT3
- 488 GTE
- LaFerrari
F1 2017: Nascido para… fazer história
Menos de um mês antes do lançamento, a Codemasters e Koch Media publicaram um novo trailer para o F1 2017.
Além de apresentar algumas imagens de corrida espetaculares em vários carros de F1 históricos e atuais apresentados no jogo, o novo trailer também destaca algumas das novas características e novidades, como a capacidade de dirigir no circuito de Mônaco de noite.
O F1 2017 não só permite aos jogadores dirigir os carros mais recentes na categoria, mas também lhes dá acesso a 12 clássicos icônicos.
Além da mistura dos carros novos e nostálgicos, os fãs notarão que os jogadores agora podem competir com o icônico circuito de rua de Mônaco pela noite pela primeira vez na série. Seria isso um teste para uma mudança no calendário da categoria?
Lee Mather, diretor criativo, diz: “Sabemos que nossos fãs adoraram ver os carros clássicos serem revelados nas últimas semanas, mas sabemos que eles também querem ver os novos carros em ação também. Os carros de 2017 apresentam seu próprio desafio único, pois são incrivelmente rápidos, mas são mais largos e pesados do que antes. Portanto, tivemos que reformular completamente o sistema de física para refinar o equilíbrio entre aerodinâmica e aderência de pneus.
Além dos 20 circuitos oficiais da temporada atual, e de Mônaco durante a noite, os jogadores também podem piloto quatro novos curtos circuitos na Grã-Bretanha, no Bahrein, nos EUA e mais um a ser anunciado em breve.
Nota: A Comunidade do Automobilismo Virtual no Brasil possui diversos Clubes e Ligas independentes. Neste espaço, iremos divulgar o máximo possível os campeonatos online e eventos realizados seguindo uma ordem alfabética nos resumos e uma ordem cronológica na agenda de eventos. Qualquer Clube, Liga, Equipe e Piloto Virtual pode nos enviar seu release (via Portal do 3Wide) para divulgarmos semanalmente aqui no Flatout.
Automobilismo Virtual: Eraldo Silva e Welington Gandin levam a vitória na F-Vee eRace e ganham drive day
Com duas belas corridas e muitas disputas, a F-Vee eRace foi acelerou no último dia 28, no circuito virtual de Interlagos. Inspirados pela bela história dos irmãos Fittipaldi nas pistas, os pilotos virtuais fizeram bonito no traçado paulista e protagonizaram duas corridas de tirar o fôlego, com a decisão do vencedor apenas nos minutos finais.
Na largada, Eraldo Silva não traciona bem e logo é superado por Tadeu Costa. Antes da segunda perna do S do Senna ser completada, o primeiro incidente acontece, com Rodrigo Luiz perdendo o controle do carro e caindo para o meio do grid. Na segunda volta, o piloto da Factory Assault Team ultrapassa Angelo dos Santos, mas o êxtase da ultrapassagem dura poucos segundos. Isso porque na freada do Bico de Pato, Gabriel Bianchi perde o controle de seu carro e acaba sendo atingido por Luiz, que vê dos Santos passar ileso e recuperar a posição.
Só que a alegria de dos Santos também não perdura por muito tempo. Na subida da Junção, piloto roda sozinho e vai para a grama, devolvendo a posição, agora de forma definitiva, para Rodrigo Luiz. Na liderança Eraldo Silva encosta em Tadeu Costa e dá sinais que começaria a atacar o seu companheiro de equipe. Mas tudo não passa de uma mera expectativa, com Eraldo dosando o acelerador nas retas, deixando claro que os pilotos da Logitech Racing Team iriam trabalhar para abrir diferença para o resto do pelotão, pelo menos nessa parte inicial da prova.
Na quinta volta da prova, Herá Moraes parte para o ataque em cima de Gilberto Barreta na freada do Laranjinha e consegue realizar por fora do traçado uma bela ultrapassagem. A briga no resto do pelotão continua com Jarbas Munhoz perdendo a posição para Carlos Guapo. O troco viria na freada do S do Senna, com Jarbas Munhoz reconquistando a colocação.
Na nona volta, Rodrigo Luiz recebe um drive-thru por ter se envolvido em um incidente com Marcelo Canoff. O piloto retorna aos boxes na volta seguinte, para cumprir a sua parada obrigatória. Na mesma volta a briga pela terceira posição pega fogo, quando Rafael Rubio e Rodrigo Zanga se estranham na saída do Laranjinha. Quem leva a pior é Rubio, que roda e cai para a oitava colocação.
Na penúltima volta da corrida, o líder Tadeu Costa vai para os boxes e cumpre a sua parada obrigatória. No giro seguinte, é a vez de Eraldo Silva entrar aos boxes, fazer um trabalho melhor nos boxes e voltar com 1 segundo de diferença para Costa. Tadeu pressiona forte Eraldo em busca da vitória, mas não há mais tempo para nada e Eraldo Silva sustenta a posição e é o primeiro a ver a bandeira quadriculada. Além do do primeiro lugar, ele leva para casa um drive day em Interlagos e R$ 100,00 de prêmio. Com o segundo lugar, Tadeu Costa recebe R$ 75,00 e Herá Moraes, o terceiro colocado, R$ 50,00.
Na segunda corrida, logo na largada, Welington Gandin faz o dever de casa e larga bem, não permitindo que Moisés o ataque nos primeiros metros. Heitor Facuri Cicoti parte para cima de Moisés, mas não consegue concretizar a ultrapassagem. Caio Sofiato sofre forte pressão de Rodrigo Suardi, mas consegue sustentar a posição.
Na segunda volta Caio Sofiato parte para cima de Facuri Cicoti, ultrapassa na saída do S do Senna e assume a terceira colocação. No Laranjinha, Cicoti tenta dar o troco, mas toca roda com o piloto da Insanox, perde a linha ideal do traçado e cai para sexto. Com Facuri entregando a posição de bandeja, Fellipe Porto e Rodrigo Suardi disputam a quarta colocação, com Suardi conseguindo a ultrapassagem. Ainda na mesma volta, Fellipe Porto dá o troco e reultrapassa Suardi, voltando à quarta colocação.
A briga ferrenha por posição agora passa a ser na quinta e sexta colocação, entre Diogo Miranda e Facuri Cicoti. Assim como seus adversários, Heitor consegue ultrapassar Miranda e subir para a quinta colocação, mas Miranda não deixa barato e logo recupera a posição. Vendo que estava perdendo tempo com a disputa, Miranda antecipa a sua parada obrigatória e vai aos boxes, em uma tentativa de andar com pista limpa.
Na oitava posição Eric Trinca sofre forte pressão de Emerson Czerkawsky, que consegue concretizar a ultrapassagem no Laranjinha. Enquanto isso, Fellipe Porto encosta no terceiro colocado Caio Sofiato e os dois se tocam na saída do Laranjinha. Metros mais tarde, Sofiato cometeria um erro na Junção, caindo para a sexta posição.
No décimo terceiro giro, Fellipe Porto vai aos boxes para a sua parada obrigatória. Na volta seguinte é a vez de Rodrigo Suardi. O piloto do carro predominantemente branco consegue fazer um trabalho melhor nos boxes e ganhar a posição de Porto. No fim da volta, o líder Welington Gandin entra nos boxes.
Na décima nona volta o líder Alvaro Moisés se estranha com Herbert Xavier Menezes, que estava recebendo bandeira azul. O enrosco entre os dois pilotos custa caro ao piloto da Insanox, que perde segundos valiosos. Na mesma volta Fellipe Porto consegue reconquistar a posição em cima de Suardi.
Na penúltima volta da corrida, Alvaro Moisés faz a sua parada obrigatória, mas excede o limite de velocidade dos boxes e recebe um drive-thru, jogando fora as suas chances de vitória. Com Moisés fora da jogada, Gandin pode enfim respirar e apenas trazer o carro até a bandeirada final, para vencer a corrida e ganhar R$ 100,00 + um drive day em Interlagos. Heitor Facuri Cicoti foi o segundo colocado, recebendo R$ 75,00, com Fellipe Porto em terceiro e recebendo R$ 50,00.
Sobre a Fórmula Vee:
A Fórmula Vee é a maior categoria monoposto do mundo e a de menor custo do automobilismo brasileiro. Possui campeonatos em mais de 14 países e é a categoria de entrada do automobilismo, depois do kart. Pilotos como Emerson Fittipaldi, José Carlos Pace (Moco), Nelson Piquet e Niki Lauda já passaram pela categoria.
A Fórmula Vee foi introduzida no Brasil em 1964, pelo ex-piloto e criador da Equipe Copersucar de F1 Wilson Fittipaldi Júnior, que construiu 52 carros ao longo dos primeiros anos da categoria. A 1ª corrida foi realizada em 1967, estando no grid o próprio Wilsinho e o irmão Emerson, Bi Campeão mundial de F1.
Depois de um hiato de 30 anos, a categoria foi re-criada pelo engenheiro Roberto Zullino, que em 2011 lançou um novo carro e produziu até o momento mais de 65 unidades. Os carros desenvolvidos durantes os 2 períodos mantiveram o ponto forte da categoria que é manter o custo baixo, para iniciantes no automobilismo ou para aqueles que querem ter um hobby. Os carros criados no Brasil possuem confiabilidade e desempenho, a exemplo dos antigos Fórmulas Vee, criados pelos irmãos Fittipaldi.