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Zero a 300

A nova S10 2025 | Supra em queda de vendas | O Porsche K1 e mais!

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Conheça a nova Chevrolet S10 2025

A GM continua com requentadas bem efetivas nas suas ofertas mais antigas de seu portfolio de produtos. Depois da renovada de bastante sucesso da Spin, é hora da veneranda picape S10 receber tratamento semelhante.

A empresa divulgou as primeiras fotos oficiais da nova Chevrolet S10 2025. A estreia oficial acontecerá na sexta-feira, dia 5 de abril, quando será iniciada a pré-venda. Será estrela no show agrícola ExpoLondrina nesta data, e aparecerá em outros eventos bucólicos do tipo em seguida.

O rejuvenescimento externo da picape – que existe aqui desde 2012 – parece ser bem calçado nas picapes americanas, principalmente a Colorado. Que por sinal, nasceu como uma versão americana da S10, uma picape originalmente criada pela Isuzu e a GMB para ser vendida no “resto do mundo”. Que é americano para “todo lugar que não é os EUA”. A Colorado americana evoluiu para algo diferente durante seu projeto, mas a cabine mostra de onde veio, ainda.

Dentro, tudo novo de novo: o novo painel tem inspiração americana também (o que é bom nesse caso) e tem um esquema de tela dupla parecido com o da Spin, mais atual. Ficou aparentemente bem interessante.  A GM só mostrou fotos mesmo: ainda não existem detalhes além delas, o resto é só especulação. Mas parece que deve receber algumas alterações mecânicas também, para se manter competitiva, num mercado cheio de opções, e que não param de aparecer. A Stellantis colocou duas picapes novas nele, recentemente: a Titano, e indiretamente, a Rampage monobloco.

A GM diz que “uma das grandes surpresas está na nova geração do motor turbodiesel” e que “os consumidores podem esperar por uma tecnologia inovadora que combina performance, eficiência energética, emissões e dirigibilidade em um patamar nunca visto no país.” Ou seja, vem novidade aí no motor e câmbio, certamente. O carro significa um projeto de vulto, claramente, e quando isso acontece, sempre é completamente revisto, ainda que seja em detalhes em alguns itens.

Mais detalhes serão revelados na sexta-feira. Ainda não há preços disponíveis ainda também, claro, mas não espere que fuja da faixa atual, que vai de 250 a 300 mil reais. (MAO)

 

Prius aumenta vendas; Supra cai vertiginosamente

A Toyota anunciou os números das vendas do primeiro trimestre de 2024 nos EUA, e a maior novidade vem das vendas do Prius. O famoso híbrido, que está numa geração muito feliz em aparência e especificação, está mais popular do que nunca. Teve um aumento de  138,6% nos primeiros três meses do ano. São 13.327 unidades vendidas contra 5.586 unidades em 2023. Embora o Prius ainda esteja longe de ser o veículo mais popular da Toyota, mostra como ainda são populares os híbridos.

Principalmente se comparado às vendas do Toyota bZ4X totalmente elétrico. Ok, este, ao contrário do Prius, não é tão competitivo no mercado elétrico. Mas vale mencionar que vendeu 1.897 unidades no mesmo período.

O mercado é implacável mesmo, às vezes, mesmo com veículos interessantes. A má notícia da linha Toyota vem mesmo do Supra. O carro esporte da Toyota (desenvolvido com a BMW) vendeu apenas 484 exemplares nos primeiros três meses do ano, uma queda de 44,4% em comparação com o mesmo período do ano passado.

As vendas do Supra na verdade vem caindo não é de hoje. O pico foi em 2021, com 6.830 unidades.  Caiu para 4.952 em 2022 e ainda mais para 2.652 em 2023. Este ano não parece que a trajetória vá melhorar. Este trimestre marcou a primeira vez que as vendas do cupê da Toyota caíram abaixo das do renovado Nissan Z. As vendas do Z aumentaram 44% no primeiro trimestre de 2024, passando de 466 para 671 cupês no mesmo período de 2023. Bom, mas ainda pouco.

A diferença do Z aqui é preço: pelo valor do Supra 2.0 de 255 cv, pode-se comprar um Z com o V6 turbo de 400 cv, e ainda sobra troco. Isso que dá se associar a marca de luxo como a BMW, aparentemente. Mesmo a recente adição de câmbio manual para o Supra de seis cilindros não reverteu a tendência de queda. Pelo menos as coisas continuam estáveis com o GR86: as vendas continuam constantes como um relógio, com 2041 carros vendidos no primeiro trimeste de 2024; em 2023 foram 2031.

A Toyota Motor North America subiu 20,3% no geral até agora neste ano. O Camry, por exemplo, sozinho, mostra como carro esporte, híbrido especial, e elétrico, são insignificantes para a marca nos EUA: um aumento de vendas de 18,6% ano a ano, resultou em 78.337 vendas. Sim , só de Camry! Se você somar os elétricos, os carros esporte e o Prius, não vai chegar a 20 mil carros. Tundra, Corolla, Rav4, Corolla Cross e o Camry são o real ganha pão da empresa nos EUA. (MAO)

 

Porsche K1: SUV elétrico de sete lugares

Ficar velho é melhor que a alternativa. Mas às vezes, algumas notícias colocam esse tipo de coisa em dúvida. Veja essa; o carro chefe da Porsche a partir de 2027 será um SUV de luxo elétrico para sete pessoas. Não consigo acreditar que escrevi isso, e nem é primeiro de abril. É um dos problemas de se viver muito: seus heróis morrem de overdose, seus inimigos tomam poder, e tudo mais.

Mas enfim, vamos lá: a Porsche confirmou planos para um novo SUV topo de linha que ficará acima do Cayenne e será feito a partir de uma nova arquitetura para veículos elétricos. Fotos de um protótipo em teste perto das instalações de desenvolvimento da Porsche na Alemanha, começaram a aparecer esta semana.

Nas fotos, o novo SUV de codinome K1 parece consideravelmente maior que o Cayenne. Embora os para-choques dianteiro e traseiro estejam fortemente mascarados, os faróis parecem ter um formato muito semelhante aos do novo Macan EV 2024, e as lanternas traseiras finas fazem parte de uma peça de acabamento preta que se estende por toda a largura da porta traseira.

Embora a Porsche não tenha confirmado quantos passageiros o K1 acomodará, acredita-se que o SUV ofereça até sete lugares. Espera-se que inclua uma bateria de 900 volts que permitirá carregamento ultrarrápido, indo de 10 a 80 por cento em apenas 12 minutos. Em carregadores adequados para isso, claro.

O K1 também deve incluir direção nas quatro rodas para ajudar o grande SUV a navegar em espaços apertados. Como convém a um SUV de luxo, uma suspensão pneumática provavelmente será parte da especificação. O K1 também será equipado com os mais recentes recursos de direção automatizada.

Como será o K1, segundo a Autocar

O preço deve facilmente passar dos US$ 100.000 nos EUA, e pode até começar acima do preço base de US$ 148.550 do Cayenne Turbo. A produção está prevista para começar em 2026, visando vendas para o ano modelo de 2027. (MAO)

 

Raro Porsche 912 de primeira leva à venda

O Brasil, um país onde os pobres são bem pobres, e os ricos bem ricos, sempre foi o país das versões mais equipadas e mais caras de qualquer carro. Some a isso décadas de importações proibidas, quando todo Porsche, Jaguar e BMW era constantemente “modernizado” para parecer mais novo, e se tem um ambiente onde um carro como este, um 912 de primeira leva, fabricado em 1966, algo raro de verdade.

Quando um 911 não é 911? Quando é um 912, ué!

Não só para os fãs de Porsche este carro é interessante: é um carro simples e despojado, leve e descompromissado. Seu preço hoje pode ser incrivelmente alto, sim, mas é um símbolo de simplicidade como caminho da virtude. É um carro muito raro: pouquíssimos 912 de primeira leva sobreviveram na sua forma original. Não temos histórico nem inspecionamos o carro à venda, mas, pelas fotos, parece incrivelmente preservado como se fosse 1966.

É também algo definitivamente de outro tempo. Um Porsche de 75 cv? Sim, isso mesmo, potência de Chevette, em um carro que não pesa menos que ele. Junte isso com o preço pedido, pouco abaixo de um milhão de reais, e se tem uma venda difícil. É extremamente espartano como um carro “mil” dos anos 1990: três instrumentos só, painéis de porta lisos e com manivelas para os vidros, e mais nada.. Quantos deles não viraram 911, ou restomods, mundo afora?

O 912 existiu de 1965 até 1969 e era basicamente um 911 com o motor quatro cilindros OHV do 356 anterior; uma unidade de 1,6 litros. Era basicamente a porta de entrada para a Porsche neste período. Voltaria de uma forma diferente para substituir temporariamente o 914 em 1976, usando o mesmo quatro cilindros VW de 2 litros do 914. Mas é nessa forma inicial, extremamente simples e espartana, que é o mais desejável deles. (MAO)