a fiat nao e muito conhecida pelo sucesso dos seus carros medios especialmente no brasil mas tambem la fora em compensaçao poucas fabricantes entendem de carros pequenos como ela a maioria dos fiat compactos virou referencia no segmento como o primeiro 500 o 128 o 127 que no brasil ganhou uma nova frente e foi vendido como 147 e o uno mas o que voce talvez nao saiba e que a partir de 1955 a fiat criou uma submarca especialmente para testar inovaçoes em carros pequenos era a autobianchi que foi encerrada em 1995 e agora ao que tudo indica teve seu nome registrado pelo governo italiano e pode ate virar marca italo chinesa ou seria sino italiana a autobianchi surgiu por iniciativa da bianchi fabricante de bicicletas fundada em 1885 que e a mais antiga ainda em operaçao no planeta no inicio do seculo xx a bianchi tambem fabricou motocicletas e automoveis mas foi forçada a abandonar a atividade no final da segunda guerra mundial pois sua fabrica foi destruida no conflito para piorar o fundador edoardo bianchi morreu em um acidente de carro deixando a bianchi nas maos de seu filho giuseppe uma nova fabrica foi construida depois da guerra mas nao era o suficiente para voltar a fabricar automoveis as condiçoes financeiras nao estavam boas para nenhuma empresa italiana e por isso giuseppe bianchi decidiu focar se apenas na fabricaçao de motos e bicicletas mas nem todo mundo la dentro concordava com isso um dos diretores da bianchi ferruccio quintavalle nao aceitava o fato de uma empresa tao experiente nao investir em um segmento aquecido como o dos carros compactos mas ele sabia que do jeito que as coisas estavam nao seria possivel seguir com aquela empreitada sem parceiros maiores por conta propria ele foi atras da fiat e da pirelli oferecendo uma parceria para criar uma nova empresa assim nasceu a autobianchi que conhecemos em 11 de janeiro de 1955 quando começou a construçao de uma nova fabrica em um complexo de 140 000 metros quadrados na cidade de desio poucos quilometros ao norte de milao a familia bianchi ficou com 33% da sociedade o restante foi dividido entre fiat e pirelli a ideia era dividir tambem as funçoes de cada empresa pois cada uma delas tinha um interesse diferente a fiat queria conquistar o segmento dos carros mais luxuosos visto que os carrozzieri como a moretti e a vignale ja estavam usando seus modelos para isso e forneceria motores transmissoes e chassis alem dos serviços de seus engenheiros a pirelli naturalmente forneceria os pneus para os carros ja a bianchi ficou com as carrocerias e montagem dos veiculos pois seu desejo era voltar a fabricar automoveis e este seria o primeiro passo [gallery columns= 2 size= medium link= file ids= 152128 152129 152130 152131 ] o primeiro modelo lançado pela autobianchi foi o bianchina um minicarro feito sobre o fiat 500 que usava o mesmo motor bicilindrico de 479 cm³ ampliado mais tarde para 499 cm³ a estrutura era a mesma mas a carroceria era completamente nova com tres volumes e desenho assinado por luigi rapi designer da fiat o parentesco dos dois carros fica evidente na dianteira e no quadro de instrumentos apesar do visual esportivo ele tinha apenas 15 cv em seu motor arrefecido a ar depois a potencia passou a 17 cv de qualquer forma era um carro feito para quem queria passear com estilo e economia e de forma alguma deveria ser o unico carro de uma familia por exemplo o autobianchi bianchina ganhou algumas versoes de carroceria ao longo dos anos em que foi fabricado o tres volumes se chamava berlina enquanto a versao com teto de tecido se chamava transformabile havia ainda a perua de duas portas panoramica; o quattroposti com um pequeno banco traseiro; o furgoncino pequeno furgao em italiano; e o auto explicativo cabriolet mesmo sendo um carro de nicho o bianchina foi um sucesso e teve nada menos que 275 000 unidades vendidas na europa entre 1957 e 1970 quando deixou de ser fabricado sem grandes alteraçoes ao longo de sua vida e assim neste meio tempo a autobianchi teve tempo de lançar outros modelos em 1963 no salao de turim foi apresentado o stellina um roadster com carroceria de fibra de vidro projetada por tom tjaarda feito sobre a plataforma do fiat 600d e dotado do mesmo quatro cilindros em linha de 767 cm³ acoplado a uma caixa manual de quatro marchas este sim era um carro de nicho com visual bem diferente do que se via nas ruas na epoca o stellina foi o primeiro carro italiano a usar fibra de vidro na carroceria e era um veiculo experimental tanto que foi produzido apenas por dois anos 1964 e 1965 no entanto foi um passo importante para o desenvolvimento da tecnologia para fabricaçao de carrocerias de fibra da italia dito isso sem duvida o carro mostrado em turim no ano seguinte ao stellina foi ainda mais importante o autobianchi primula tinha estrutura propria e foi a primeira experiencia do grupo fiat com um carro de motor e traçao na dianteira configuraçao popularizada pelo mini lançado em 1959 no entanto em vez de contar com o cambio dentro do carter como era no mini o primula tinha o cambio montado em uma das extremidades do motor a fim de tornar sua manutençao menos problematica a suspensao usava braços triangulares e feixes de molas semi elipticas na dianteira com amortecedores hidraulicos enquanto a traseira utilizava um eixo rigido com feixe de molas a direçao era do tipo pinhao e cremalheira e os freios eram a disco com circuito duplo alem de servofreio acionado a vacuo o carro foi projetado por dante giacosa que na epoca era diretor tecnico da fiat mas foi lançado sob a marca autobianchi para testar a reaçao do publico ao novo conceito e foi muito bem recebido tanto que depois dos sedas de duas e quatro portas vieram o hatch de duas e quatro portas e um cupe de duas portas os motores eram de quatro cilindros com 1 2 litros ou 1 4 litro de deslocamento iguais aos utilizados no fiat 124 o autobianchi primula foi fabricado entre 1964 e 1970 e teve quase 75 000 unidades vendidas no entanto assim como o bianchina ele saiu do caminho para que a marca pudesse renovar sua linha na decada que começava o autobianchi a111 foi seu substituto direto mas abandonava o design descolado do primula por algo mais conservador com tres volumes e linhas que pareciam ter sido desenhadas usando uma regua nao era culpa dos designers da autobianchi e sim de giacosa que decidiu usar um projeto ja existente da fiat abandonado por questoes de logistica o a111 tinha novamente motor dianteiro tranversal e traçao dianteira e o mesmo quatro cilindros de 1 4 litro e 75 cv usado no primula mas era um carro maior e mais luxuoso com madeira de verdade no painel e espaço suficiente para cinco adultos viajarem relativamente confortaveis suspensao e freios eram praticamente iguais aos do primula o a111 era bem feito e bem acertado mas custava caro nao sobreviveu por muito mais tempo saiu de linha em 1972 com pouco mais de 50 000 unidades fabricadas sucesso de verdade fez seu irmao menor o autobianchi a112 se voce acha que reconhece seu o carro de algum lugar e porque provavelmente ja jogou com ele em gran turismo 4 mas nao e so isso o autobianchi a112 foi o precursor do fiat 127 que por sua vez deu origem a nosso fiat 147 olha so o painel de instrumentos e praticamente igual ao do fietinho nao e nao e so isso toda a plataforma do carro foi aproveitada no fiat 127 que foi lançado em 1971 dois anos depois do a112 este com um motor de quatro cilindros que podia ter entre 903 cm³ e 1 050 cm³ muito similar ao usado pelo fiat 147 diga se trazia uma versao aperfeiçoada da receita empregada no mini com mais espaço para as pessoas e para a bagagem sem aumentar muito o tamanho da carroceria leve apenas 670 kg na balança e charmoso o a112 conquistou o publico de imediato curiosamente grande parte de seu sucesso nas vendas vinha do publico feminino que correspondia por 35% das vendas e dos jovens de 18 a 24 anos que ficavam com 1/3 dos exemplares vendidos na italia a autobianchi nao demorou para entender que a molecada gostava de comprar o a112 para acelerar e por isso em 1975 passou a oferecer a versao abarth que tinha visual mais invocado com detalhes em preto na carroceria para lamas alargados e rodas de liga leve e um motor 1050 de 70 cv nao era o carro mais veloz que se podia comprar mas era uma beleza nas curvas ao longo de oito series que traziam modificaçoes esteticas e em detalhes como freios acerto de suspensao e acabamento o autobianchi a112 foi um sucesso absoluto com mais de 1 25 milhao de exemplares produzidos ate 1986 https //www youtube com/watch app=desktop&v=03snq_gmt0e&embeds_referring_euri=https%3a%2f%2fportalclassicos com%2f&feature=emb_imp_woyt o fim da autobianchi foi abrupto e pura questao comercial a fiat adquiriu o controle da lancia em 1969 e quando chegou a hora de lançar o sucessor do a112 o y10 baseado no fiat panda decidiu faze lo sob a marca lancia em quase toda a europa com exceçao da italia onde a autobianchi ainda era uma marca forte e assim a marca resistiu ate 1995 quando o y10 saiu de linha substituido pelo lancia y por essa razao ha quem considere o autobianchi a112 o ultimo autobianchi de verdade e a fiat brasileira deve muito a ele considerando que o 147 primeiro carro vendido pela marca no brasil e seu descendente direto
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.