tudo certo pessoal antes de começar este segundo post gostaria de dizer que acompanho o flatout desde os tempos de jalopnik brasil quando houve a mudança para o atual flatout uma das novidades que mais me chamou a atençao foi o project cars naquela epoca ja fazia um bom tempo que eu estava comprando peças para o motor do voyage e ver projetos de outras pessoas como eu parecia uma terapia — foi melhor que qualquer psicologo quando eu pensava que tinha perdido o juizo ao gastar mais um bom dinheiro com um lote de peças lia sobre projetos bem mais ousados que o meu e via que varios sofriam da mesma doença investir um bom dinheiro que voce provavelmente nunca vera de volta em um projeto automotivo mas voltando ao objetivo deste post nesta segunda parte contarei sobre as merecidas tres semanas de ferias que foram dedicadas exclusivamente a montagem do motor viajei 1 250 km da cidade onde moro para maringa/pr minha cidade natal e onde meus pais moram com o objetivo de dar partida e escutar todo aquele quebra cabeças funcionando em sintonia antes de viajar para maringa meu pai me auxiliou enviando o bloco e o virabrequim para retifica o cilindro foi aberto para acomodar os pistoes forjados de 84mm e o virabrequim retificado para 0 25mm tanto nos colos de biela quanto nos colos de mancal e balanceado em conjunto com o volante aliviado e a embreagem como ja mencionado no primeiro post a face do bloco teve que ser usinada por dois motivos primeiro porque os pistoes que comprei sao do ap convencional com bielas mais curtas e que possuem uma altura de compressao menor do que a do motor com bloco longo que era o meu caso assim para se manter a taxa original e necessario tirar 1 3 mm da face do bloco para compensar a menor altura de compressao do pistao segundo para acertar a taxa de compressao a taxa final de 13 5 1 nao foi obtida por opçao a qual seria por uma taxa na faixa de 14 5 1 o que limitou a taxa ao mencionado valor foi a grande abertura das valvulas durante o overlap periodo em que ambas as valvulas admissao e escape estao abertas simultaneamente e que o pistao se encontra em ponto morto superior de 6 1 mm assim a face do bloco foi rebaixada ate a menor medida possivel mantendo uma distancia coerente entre o pistao e as valvulas [gallery columns= 4 link= file ids= 46449 46450 46448 46447 ] chegando a oficina do meu pai o primeiro passo foi tirar o motor original do carro e remover o ar condicionado e a direçao hidraulica como o carro estava sendo montado somente para uso eventual e com objetivo voltado para o desempenho nao havia sentido em mante los para completar a mudança no sistema de direçao a caixa de direçao foi substituida por uma caixa convencional os pistoes do novo motor ja haviam sido instalados nas bielas e comecei a tao esperada montagem alguns desafios foram surgindo como era esperado para substituir o distribuidor removido por conta da igniçao programavel tive que solicitar a um torneiro a usinagem de uma peça para substituir o extinto distribuidor que tem a funçao de mancal radial da engrenagem que toca a bomba de oleo atraves do comando intermediario este teve o came que originalmente toca a bomba de combustivel sim por conta da bomba de oleo que comprei e da engrenagem que toca a mesma tive que usar um comando intermediario do ap carburado que tem um came para acionamento da bomba de combustivel usinado para deixar o eixo cilindrico [gallery columns= 4 link= file ids= 46454 46455 46456 46458 ] o segundo problema foi a instalaçao da embreagem por conta do volante aliviado que e mais fino que o original as molas da embreagem tocavam os parafusos que prendem o volante ao virabrequim em contato com o fabricante fui informado que para uso com este volante aliviado e necessario um disco sem molas este foi outro reves com uma das lojas que comprei as peças pois o vendedor me vendeu um conjunto que nao foi possivel montar para continuar a montagem tive que comprar um disco sem molas em uma loja local outra peça que precisou ser fabricada foi um flange para instalaçao do suporte do filtro de oleo do motor ap original do carro o suporte do filtro do motor ea827 que esta servindo de base para o projeto caso voce nao tenha lido o post#1 tem uma posiçao do filtro diferente e pegava no suporte do coxim do voyage alem disso os dois suportes tem um canal diferente entao foi necessaria a fabricaçao do flange de aluminio para fazer do canal e permitir a comunicaçao dos canais de lubrificaçao conforme o suporte do filtro original paralelo a montagem do motor comecei a passar o chicote da fueltech e os fios referentes a instrumentaçao conta giros pressao de oleo mecanico pressao de combustivel eletronicos e leitor da sonda wide band o motor foi instalado no lugar e a montagem continuou outra peça que precisou ser fabricada foi o suporte para fixaçao das bobinas individuais feito tambem de aluminio para fabricaçao destas peças a experiencia e criatividade do meu pai foi fundamental o que parecia dificil para mim era facilmente resolvido por ele complementando a relaçao das peças que precisaram ser fabricadas incluo a saida de agua do cabeçote no cabeçote do motor original esta saida fica na lateral direita olhando o motor como instalado no carro no cabeçote do motor do golf esta saida e para tras considerando a posiçao de montagem longitudinal no caso do voyage a saida de plastico original do motor do golf nao pode ser utilizada pois pegava no suporte da bateria assim foi necessario que um amigo do meu pai fabricasse uma saida em inox voltada para a posiçao correta para fechar precisei fazer um pequeno suporte para instalar a spark pro 4 substituindo a igniçao original durante os dias que a saida de agua era fabricada empurramos literalmente o carro ate o eletricista para ligaçao eletrica da instrumentaçao e da injeçao eletronica depois de pronto empurramos o carro de volta a oficina do meu pai coisa de menos de 1 km mas em uma regiao movimentada da cidade a instalaçao da instrumentaçao e da injeçao programavel estava feita mas apenas de forma precaria para permitir o funcionamento e monitoramento do motor os fios e mangueiras passavam pela frente do painel mas estes ajustes nao estavam na lista de prioridades neste momento com toda a mecanica montada a expectativa para a primeira partida ia aumentando a taxa exponencial e o tempo restante de ferias encurtando respeitando uma taxa linear para encurtar a espera decidimos funcionar o motor antes de instalar a bomba eletrica para alimentar o sistema de alcool para tal enchemos um galao de alcool inserimos a bomba eletrica e a ligamos a flauta de alimentaçao de combustivel o resultado da primeira tentativa de partida foi registrado no video abaixo com direto a um audivel sai de perto do meu pai [youtube id= ornq2gvm3oa width= 620 height= 350 ] para nossa surpresa o motor pegou na primeira tentativa claro que ele morreu na sequencia mas nao importa uma das etapas que imaginei ser mais traumatica pois seria no minimo trabalhoso achar o defeito caso o motor nao pegasse foi resolvida de forma simples dando a partida e escutando o quebra cabeças falando alto esta primeira partida aconteceu no segundo final de semana apos o inicio do trabalho o que significava que eu tinha apenas cinco dias para terminar o que faltava fazer para andar com o carro mas o que apos a partida do motor faltava para andar vamos a lista instalar a bomba eletrica de combustivel em um carro que utilizava bomba mecanica conseguir instalar o capo que nao fechava devido a altura da flauta de combustivel e de preferencia fazer o escapamento neste momento somente no 4x1 de inox e que tambem estava pegando na longarina do carro a bomba foi instalada com auxilio da criatividade do meu pai utilizando peças guardadas a anos em sua oficina em meio a muitas caixas de peças porcas parafusos e outros o capo ainda estava sem soluçao para resolver rapido assim como o escapamento resolvi entao dar uma volta na quadra sem capo so para ter uma primeira impressao do resultado foi um pouco frustrante mas nao inesperado utilizando o mapa gerado automaticamente pela fueltech o motor ainda estava muito gordo e nao limpava em alta visando um acerto melhor em um lugar mais seguro agendei uma tarde no dinamometro dois dias antes da minha viagem de volta a macae/rj para evitar problemas por estar sem o capo e considerando o funcionamento ruim do motor contratei um guincho e levei o carro para o dinamometro fui acertando a mistura com apoio do preparador dono da oficina e chegamos ao seguinte resultado 169 cv e 20 24 kgf m de torque neste teste o carro estava sem escapamento somente o 4x1 e encaixamos um tubo somente para simular um escapamento alem do 4x1 o carro tambem estava sem a sonda instalada o que impedia a conferencia da mistura de acordo com o preparador o dinamometro de sua oficina e bem conservativo entregando resultado menor se comparado a outros da cidade nao sei ate que ponto isto se reflete em numeros mas tenho curiosidade de um dia testar em outro dino para comparar em uma plataforma o carro foi novamente transportado a oficinal do meu pai [youtube id= apbeee00ysa width= 620 height= 350 ] sexta feira ultimo dia antes da viagem de volta para macae e ultima chance de andar com o carro ate a proxima oportunidade ainda indeterminada neste momento de voltar a maringa como ja havia feito decidi dar outra volta na quadra com o carro sem capo com a retirada do ar condicionado e da bomba da direçao hidraulica a frente do carro ficou mais leve e por conta disso ligeiramente mais alta que a traseira somando se a isso os pneus 185/60 14 ressecados o resultado nao poderia ter sido melhor andando devagar com o carro e acelerando em primeira o carro patinava ao menor sinal do motor limpar e atingia o corte de giro virei tres esquinas e tinha somente a rua de baixo para tentar de novo antes de acabar minha volta na quadra tentei vir andando devagar em segunda e acelerar o resultado foi o mesmo uma das rodas patinou assim que o motor limpou e a potencia apareceu mais uma esquina carro de volta a oficina e 1 250 km dirigindo em retorno a macae no outro dia o objetivo de colocar o motor para funcionar havia sido cumprido mas ele so serviu de ponte para um novo objetivo conseguir andar de forma satisfatoria com o carro para tal iniciei a pesquisa para as modificaçoes em rodas pneus suspensao cambio homocineticas e diferencial com algumas quebras no meio dessa historia tema para o proximo e ultimo post por aluizio drugovich project cars #207
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