A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Zero a 300

A primeira imagem do McLaren Speedster, as edições especiais da Lamborghini, o fiasco do Porsche Typ 64 e mais!

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco.

O Zero a 300 é um oferecimento do Autoline, o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, clique aqui e se inscreva agora mesmo (e não esqueça de ativar o sininho)!

 

McLaren revela teaser do novo Speedster

A McLaren está preparando terreno para a chegada de seu mais novo modelo – um dos mais ousados que a marca já fez, diga-se: o Speedster. O superesportivo apareceu em um teaser oficial durante o último fim de semana, e podemos ver que ele não terá qualquer tipo de teto ou para-brisa. Se fosse um carro italiano, diríamos que se trata de uma barchetta. Mas a McLaren provavelmente não gostaria que o chamássemos assim…

De todo modo, pelo pouco que se vê, há certa influência do McLaren GT na dianteira e na traseira – o formato dos faróis e das lanternas lembra bastante o recém-revelado superesportivo britânico. Também é possível observar uma entrada de ar no capô e um retrovisor minúsculo à frente da cabine.

A McLaren não dá muitas informações a respeito do carro, por enquanto. A fabricante limita-se a dizer que ele terá portas diedrais, que terá um V8 biturbo – mas não fala o deslocamento e nem a potência – e que serão feitas 399 unidades. Mesmo o nome Speedster ainda é especulativo, e o carro poderá ser batizado de forma diferente.

A McLaren sequer confirma a data para a apresentação do carro, embora já tenha dito que a produção começará em meados de 2020, com as primeiras entregas acontecendo pouco depois. (DH)

 

Lamborghini apresenta versões especiais do Aventador e do Huracán em Monterey

 

Durante a Monterey Car Week, que terminou ontem (18), a Lamborghini mostrou duas edições especiais de seus supercarros – o Aventador SVJ 63 e o Huracán Evo GT Celebration. Ambos foram criados para homenagear o passado da fabricante.

O Aventador SVJ 63 é inspirado no passado distante – ele é uma referência ao ano de fundação da Lamborghini, 1963. Como tal, o carro traz o número 63 estampado nas portas e no capô, além de oferecer oito combinações de cores diferentes para o interior e o exterior. E só: trata-se de um pacote estético, nada mais.

Não que o Aventador SVJ precisasse mesmo de modificações mecânicas – ele já tem um V12 de 6,5 litros e 770 cv, além de um recorde de 6min44s97 em Nürburgring Nordschleife. Serão feitos, claro, 63 exemplares.

Já o Huracan Evo GT Celebration é uma referência ao passado recente: com ele, a Lamborghini celebra dois anos de vitórias consecutivas nas 24 Horas de Daytona e nas 12 Horas de Sebring. O carro recebeu uma pintura verde com detalhes em laranja (as mesmas cores da Grasser Racing Team, equipe que venceu as duas corridas neste ano), o número “11” nas laterais (o mesmo número do carro vencedor), e o interior customizado com detalhes em laranja – os cintos de segurança, os insertos nos bancos e as costuras do painel.

Serão feitas 36 unidades do Huracán Evo GT Celebration, em uma referência à duração em horas das duas provas combinadas (24+12). (DH)

 

Ferrari irá aumentar sua linha GT

Você achou estranho a Ferrari lançar um modelo novo (a SF90) sem tirar outro de linha? Pois acostume-se: nos próximos anos a marca italiana irá expandir sua linha de grand tourers. Durante o Concours d’Elegance Pebble Beach, o chefe da Ferrari, John Elkann, anunciou os planos de lançar novos modelos GT, começando no próximo mês de novembro.

Elkann não deu detalhes sobre o referido lançamento, mas considerando que a Ferrari não trata seu SUV como um SUV, e cogitou fazer um crossover na época do desenvolvimento da FF, não seria surpresa se a marca considerasse o aguardado Purosangue um “GT crossover” em vez de um SUV. Você sabe como as marcas são capazes de fazer malabarismos semânticos para não dizer o óbvio hoje em dia.

Apesar da expansão da linha, não espere que as Ferrari se tornem tão comuns quanto os Porsche: a marca já anunciou que não pretende aumentar o volume de produção, mantendo-se na casa das 10.000 unidades por ano. (LC)

 

Linha 2020 do Jeep Compass chega com equipamentos novos

A Jeep apresentou nessa sexta (16) a linha 2020 do Compass, que recebeu apenas novos itens de série. A versão de entrada Sport recebeu chave presencial, sensor de chuva, sensor crepuscular e agora pode vir na pintura branco perolizada. A versão Longitude ganhou retrovisor eletrocrômico e os sensores de chuva e crepuscular, o sistema de estacionamento automático Park Assist é opcional.

A edição S agora conta com teto solar panorâmico, as versões Limited e Trailhawk passaram a vir com bancos com regulagem elétrica. O estilo e a mecânica do Compass continuaram os mesmos, uma reestilização e a estreia do motor 1.3 turbo é aguardada para 2020 na linha 2021. Confira os preços da linha 2020:

  • Compass Sport 2.0 Flex AT6 – R$ 116.990
  • Compass Longitude 2.0 Flex AT6 – R$ 132.990
  • Compass Limited 2.0 Flex AT6 – R$ 149.990
  • Compass longitude 2.0 Turbodiesel AT9 4×4 – R$ 161.990
  • Compass Limited 2.0 Turbodiesel AT9 4×4 – R$ 181.990
  • Compass Trailhawk 2.0 Turbodiesel AT9 4×4 – R$ 181.990
  • Compass S 2.0 Turbodiesel AT9 4×4 – R$ 195.990

(ER)

 

Preços médios dos combustíveis segue em alta

Os preços médios dos combustíveis voltaram a subir na semana passada. Segundo o levantamento de preços da ANP, o combustível com a maior alta foi o etanol, que passou de R$ 2,798 para R$ 2,818, um aumento de 0,7%.

A gasolina teve um aumento mais modesto, passando de R$ 4,319 para R$ 4,329 — 0,16% de alta em relação à semana anterior. Já o diesel, que afeta diretamente os demais preços, se manteve praticamente estável, passando de R$ 3,521 para R$ 3,524, variação de 0,03%. (LC)

 

Leilão do Porsche Type 64 fracassa após gafe do leiloeiro

No último sábado a tradicionalíssima casa de leilões RM Sotheby’s deveria quebrar um novo recorde de valores com o leilão do Porsche Type 64, mas uma “pequena” gafe combinada a uma certa supervalorização do produto resultaram em um dos maiores fiascos do antigomobilismo nos últimos anos.

Com o carro no palco e toda a ambientação pronta, esperava-se que ele atingisse a casa dos US$ 20 milhões, uma vez que trata-se do único Type 64 pilotado por Ferdinand Porsche, além de ser o único exemplar sobrevivente do modelo. Contudo, na hora de anunciar o preço, o mestre de cerimônias anunciou que os lances iniciariam em US$ 30 milhões, valor exibido nos monitores do evento, causando risos nos colecionadores. Os valores repentinamente subiram para US$ 70 milhões quando a platéia começou a vaiar o evento e deixar o recinto.

Mais tarde, a RM descobriu que um erro colossal fez US$ 13 milhões se transformarem em US$ 30 milhões (em inglês 13 é thirteen e 30 é thirty, com pronuncias semelhantes). O aumento repentino para US$ 70 milhões também teve a ver com a confusão da pronúncia (17 é seventeen e 70 seventy). Como resultado, o público simplesmente abandonou o evento e o Porsche continua com o mesmo dono. (LC)

 

Nova geração do EcoSport está sendo projetada na China

As duas gerações do Ford EcoSport foram projetadas no Brasil, mas a terceira geração deverá vir da China. Segundo o site Argentina Autoblog a Ford vem trabalhando em conjunto com a Changan em um SUV compacto para substituir o EcoSport em mercados emergentes.

Segundo o site o novo SUV será fabricado no Brasil, na China e na Índia, países que também fazem o EcoSport atual. O modelo novo deverá ser maior e não terá o estepe na tampa do porta-malas, mas deverá reaproveitar a plataforma atual. O novo EcoSport é conhecido internamente como BX563 e não será um rebadge de um modelo chinês como é o novo Territory.

O site argentino afirma que o motor 2.0 aspirado será aposentado e no lugar virá uma versão turbinada do 1.5 Dragon. A expectativa é de que a nova geração seja lançada em 2020. Na Europa o EcoSport será sucedido pelo novo Ford Puma, que é derivado da nova geração do Fiesta, já nos EUA o Baby Bronco tomará o lugar do EcoSport. (ER)

 

Jeep nacional de sete lugares não será o Grand Commander chinês

Desde que o Jeep Grand Commander foi lançado em 2018 ele vem sendo cotado para ser vendido no Brasil acima do Compass no mercado de SUV médios de sete lugares. O site Motor1apurou após uma visita ao centro de desenvolvimento da FCA em Auburn Hills, no Michigan, que o Jeep brasileiro de sete lugares terá design exclusivo.

Mark Allen, chefe de design da Jeep, disse que o Grand Commander foi desenhado exclusivamente para agradar ao gosto chinês e afirmou que o modelo brasileiro será diferente. Allen adiantou que o carro será baseado na plataforma do Compass mas não será esteticamente apenas uma versão alongada do SUV atual.

O SUV de sete lugares da Jeep será fabricado em Goiana, Pernambuco. Ele deverá vir com o novo motor 1.3 turbo na versão 4×2 e com o já conhecido 2.0 turbodiesel na versão 4×4. O lançamento é aguardado para 2021. (ER)

 

Mustang original de “Bullitt” vai a leilão

Um dos Ford Mustang usados nas filmagens de “Bullitt”, o clássico de 1968 com Steve McQueen, será leiloado pela Mecum Auctions em janeiro de 2020 durante um evento na Flórida. Você deve lembrar do carro em questão: no ano passado, ao apresentar o então novo Mustang Bullitt, a Ford colocou ao lado dele no palco o carro original do filme.

O Mustang pertence a Sean Kiernan, que herdou o carro em 2014 de seu pai, Robert. O carro foi comprado por Robert Kiernan em 1974, e permaneceu na família por todo este tempo. De chassi nº 8R02S125559, o Mustang foi usado em em muitas das cenas de ação que foram gravadas no centro da cidade de São Francisco.

Kiernan contou, na época, que o Mustang foi o daily driver de sua mãe por muito tempo, e optou por não restaurá-lo – uma reforma tiraria valor do carro. Ele também disse que não pretendia vender o carro nunca, mas é evidente que ele mudou de ideia. Não é para menos: embora não tenha revelado o valor estimado de arremate, a Mecum acredita que o Mustang de Bullitt pode muito bem se tornar o exemplar mais valioso da história. (DH)

Matérias relacionadas

O Honda Prelude de tração traseira (!) e motor Cosworth que arrepiou no Reino Unido

Dalmo Hernandes

As “road trips” mais legais escolhidas pelos leitores do FlatOut

Leonardo Contesini

Nova lei quer criar faixas exclusivas para motos, Mercedes revela interior do novo G-Wagen, um De Tomaso Pantera moderno e mais!

Leonardo Contesini