um amigo ontem me mandou fotos de um range rover de primeira serie azul aqui em sao paulo parei para olhar com calma aquilo pois talvez nao exista carro mais influente que o primeiro range rover e o carro que começou a loucura por peruas off road que nunca mais terminou ainda que a maioria das vezes hoje o off road seja so promessa outras peruas fora de estrada existiram antes do range rover claro mas e ele a genese do suv moderno ao provar que um suv extremamente bom no mato podia frear acelerar ter estabilidade e conforto de carro normal abriu as portas para que uma multidao pudesse projetar a imagem de aventureiro e tambem a possibilidade de se ter um carro so para tudo que como um pato nada anda e voa mesmo que nao faça todas essas coisas excepcionalmente bem o que me impressiona sempre ao ver o primeiro range rover de 1970 e como ele nao e um artigo de luxo sim sempre foi caro e consumiu muito combustivel mas inicialmente era um jipe de utilidade expandida apenas simples ascetico espartano pequeno e leve visto dos dias de hoje aos 1650 kg parece hoje algo normal mesmo tendo chassi separado dois eixos rigidos reduzida e um v8 e um carro compacto ate 4445 mm num entre eixos de 2540 mm so e alto; nem muito largo e os pneus eram 205/80 r16 em rodas de aço; tambem pequenos para os dias de hoje o range rover e tambem bem convencional; nem monobloco e mas e um carro especialmente bom em sua faceta multi uso; antes dele jipes assim apenas funcionavam bem atravessando pantanos e lamaçais; o resto do tempo eram duros desconfortaveis lerdos demais faz a gente pensar olhar para este carro original seu pequeno v8 de aluminio com 132 cv dava a ele capacidade de chegar pouco menos de 160 km/h e acelerar de 0 100 km/h em 12 6 segundos hoje parece coisa de carro mil mas na epoca era desempenho de carro de rua decente uma pequena amostra do futuro que na epoca poucos imaginaram podia ser uma revoluçao tao grande sempre tive curiosidade de como coisas assim tao influentes nascem entao sem divagar muito mais vou contar para voces como esta revoluçao em particular aconteceu; como o range rover nasceu o land rover a rover a inventora da bicicleta moderna a safety bike de 1885 com rodas pequenas e transmissao por corrente em 1885 um inicio auspicioso para uma empresa que embora tradicionalista em seus desenhos e missao sempre acreditou em avançar a tecnologia nos anos 1950 por exemplo estava no topo da pesquisa para colocar turbinas a jato em automoveis rover na traduçao da empresa que leva este nome significa andarilho mas tambem significa outras coisas segundo o dicionario vagabundo pirata corsario a rover emerge no pos guerra administrada pelos irmaos spencer e maurice wilks a empresa estava com problemas entao necessitava desesperadamente de algo novo para vender e fazer caixa seus carros de luxo herdados do pre guerra eram simplesmente a prova de vendas entao a enorme fabrica em solihull criada durante a guerra para fazer motores aeronauticos estava parada; algo era necessario para ser fabricado la maurice wilks tinha uma fazenda nela como tantos outros usava um jeep que sobrara do conflito para usos diversos os irmaos wilks notaram tambem que a standard começara a produzir o trator ferguson te20 com grande sucesso e e assim que a rover uma empresa de automoveis e nao caminhoes começa a fazer jipes o carro de wilks pretendia ser o meio termo entre um trator e o jeep; tinha por exemplo tomadas de força para implementos agricolas tinha tambem carroceria de aluminio rebitado para nao enferrujar e produçao mais facil naqueles tempos de materiais escassos nascia em 1948 o rover do mato da terra o land rover foi um sucesso imediato e duradouro e impulsionou a rover para fora do buraco naqueles anos a empresa manteve o carro em produçao sem muito investimento ou mudança esse ia apenas para os automoveis a rover considerando se uma empresa de carros nao caminhoes era um tapa buraco uma soluçao temporaria ninguem na verdade acreditava no sucesso daqueles carros basicos e espartanos naquele tempo mas o publico sempre os amou de paixao como o jeep americano que se mostrou um sucesso no mercado civil tambem o land rover tambem foi um imenso sucesso desde 1948 dali em diante sempre se venderia mais land rover que rover em alguns anos o dobro de carros fora de estrada em comparaçao aos de rua hoje a rover nao existe mais mas a land rover hoje uma marca separada continua firme e forte nem a rover acreditou no futuro de suas maiores criaçoes https //flatout com br/como a ineos salvou a historia do land rover literalmente/ land rover para familia desde cedo a jeep nos eua criou uma perua baseada no popular jeep cj civilian jeep nos a conhecemos com o nome de rural mas nos eua era simplesmente o jeep station wagon era um carro de extremo sucesso mesmo quando equipada com traçao 4×2 e eixo rigido dianteiro era uma das raras peruas totalmente em aço estampado e nao madeira da epoca mas nao era este o cerne de seu sucesso este vinha das pessoas que gostavam de ir pescar caçar acampar em fins de semana mas precisavam de um carro para uso diario durante ela era um segundo carro da familia de grande sucesso [caption id= attachment_368437 align= aligncenter width= 999 ] a perua jeep 1946[/caption] uma coisa que pouca gente notou na epoca mas e importante aqui muita gente comprou a perua jeep e a usou exclusivamente em ambientes urbanos a imagem de um dono de jeep era tao importante quanto o uso fora de estrada ja no inicio so demorou muito a ser percebido e explorado [caption id= attachment_368438 align= aligncenter width= 999 ] a perua tickford[/caption] a rover era minuscula em tamanho comparada as empresas americanas em 1965 produziu pouco mais de 78 mil veiculos 2/3 deles land rovers quando a gm produziu 7 5 milhoes de carros no mesmo ano por exemplo este e um dos motivos do fracasso da perua do land rover lançada pouco depois do jipe em 1948 vendeu menos de 700 unidades e saiu de linha isto pelo motivo de que a rover nao tinha dinheiro suficiente para investir na perua subcontratou a para a tickford que criava carrocerias com estrutura de mogno revestida de aluminio o carro era caro o que piorava pelo fato de que o governo o classificou como carro de passageiros nao utilitario como o jipe cobrando mais imposto dela [caption id= attachment_368439 align= aligncenter width= 999 ] road rover o primeiro prototipo[/caption] no inicio dos anos 1950 o land rover ja sustentava a empresa e os irmaos wilks começaram a temer que quando esta popularidade inevitavelmente acabasse estariam em mais lençois um medo infundado sabemos hoje olhando de 2024; mas um medo real entao [caption id= attachment_368440 align= aligncenter width= 999 ] road rover o segundo prototipo 1956[/caption] por isso e tentado o projeto de uma nova perua que nunca chegaria a produçao mas e a interessante ponte o elo perdido para o range rover chamada de road rover usava o desenho utilitario o motor de quatro cilindros e dois litros os vidros retos e a carroceria de aluminio como os land rover mas o chassi do seda de rua o rover p4 com vao livre aumentado ligeiramente seis prototipos sao construidos mas o projeto morre em 1954 com o lançamento da perua land rover feita na fabrica de solihull bem mais barata que a tickford anterior [caption id= attachment_368441 align= aligncenter width= 999 ] maurice wilks e a perua land rover definitiva[/caption] em 1956 porem uma segunda serie do road rover e criada com um desenho de carroceria mais elaborado mas seguindo o mesmo principio do carro anterior ambos as versoes do road rover ficam em uso por algum tempo na fazenda de maurice wilks e em varios estagios de teste na empresa mas o projeto acaba definitivamente cancelado em 1958 o motor v8 existem dois fatores que tornariam o range rover diferente de todas as outras peruas off road desde tempos imemoriais o primeiro e o compromisso de conforto e aderencia da suspensao nas estradas e ruas equivalente ao de um automovel normal o outro seu desempenho com um suave torcudo e potente v8 de aluminio o range rover foi tambem uma das peruas off road que primeiro mostravam desempenho de carro de rua [caption id= attachment_368442 align= aligncenter width= 999 ] o v8 rover no primeiro range rover[/caption] o motor do range rover original era perfeito para ele alem de deslocar generosos 3 5 litros e ser suave e refinado alem de potente e torcudo era todo em aluminio e minusculo nao pesava mais que o quatro em linha dos land rover seria o range rover o sucesso que foi usando um cinco em linha ou seis derivado do pouco sofisticado quatro em linha da marca provavelmente nao mas era o que estaria disponivel na pequena empresa se nao fosse um encontro casual um acaso providencial [caption id= attachment_368443 align= aligncenter width= 535 ] o v8 buick que virou rover[/caption] william martin hurst cunhado de maurice wilks era o presidente da rover no inicio dos anos 1960 ao redor de 1963 esta numa visita tecnica na mercury marine empresa de font du lac wisconsin estados unidos famosa por suas conversoes maritimas de motores diversos martin hurst tentava interessar os americanos nas turbinas rover para uso maritimo mas acaba por conseguir vender apenas os motores land rover diesel de quatro cilindros para uso em barcos pesqueiros pequenos mas andando pela mercury marine avista um v8 pequeno todo em aluminio o buick v8 215 de 3 5 litros a mercury marine estava trabalhando para coloca lo em lanchas de ski aquatico mas a buick acabava de tira lo de produçao terminando o projeto ao saber quanto pesava o mesmo que seu 4 em linha william martin hurst pega uma trena e mede o motor na hora percebe que poderia ser montado em todo carro de sua empresa sem muita modificaçao compra aquele motor prestes a ser descartado na hora e o envia para a rover na inglaterra [caption id= attachment_368444 align= aligncenter width= 999 ] rover p5b primeiro v8 1967[/caption] enfrentaria muita resistencia interna um motor americano num rover sacrilegio e uma dificil e lenta negociaçao com a burocracia da gm mas martin hurst acabaria tendo sucesso em comprar o v8 para a rover era absolutamente perfeito para ela o que prova sua longevidade lançado em 1967 no rover p5b seda seria descontinuado apenas em 2006 em um land rover chamado discovery um negocio da china a compra do motor descontinuado foi apenas uma fraçao do dinheiro necessario para o desenvolvimento dos motores de cinco e seis cilindros em linha previstos rover como a bmw a compra foi de um projeto apenas papel na verdade mais os serviços temporarios do engenheiro da buick joe turlay que ficou alguns anos na rover emprestado nada de ferramental os ferramentais americanos nao serviriam de qualquer forma porque serviam apenas para uma produçao exponencialmente maior mesmo sendo produzido nos eua por apenas tres anos frente a inacreditaveis 37 na inglaterra ainda assim mais motores foram fabricados nos eua do que na inglaterra um exemplo claro do imenso tamanho do mercado de automoveis nos eua e do tamanho relativo da rover [caption id= attachment_368445 align= aligncenter width= 999 ] spen king[/caption] pois bem em um dia de teste de suspensao em fora de estrada na rover em 1966 charles spencer spen king o engenheiro contratado para liderar o departamento de pesquisa da rover um departamento para criar novos conceitos de veiculos coisa inexistente hoje era convidado e participava das avaliaçoes com outros executivos ao passar pelo terreno acidentado em velocidade no land rover achou o veiculo terrivel os feixes de mola obrigados a localizar o movimento da suspensao eram duros demais e com curso de menos pensou eram horriveis para andar rapido sobre obstaculos se satisfatorios em manobras off road pesadas carro quase parado se movendo devagar [caption id= attachment_368446 align= aligncenter width= 999 ] rover 2000 p6 [/caption] diz para os presentes aposto que meu rover 2000 um moderno p6 monobloco e com suspensoes independente na frente e de dion atras pode fazer essa prova melhor que os land rover claro que todos quiseram tirar a prova e aceitaram a aposta dito e feito o carro de rua lidava com a buraqueira muito melhor que o jipe motivos simples apesar da suspensao mais baixa ajudavam o monobloco rigido o maior curso de roda com molas helicoidais as suspensoes independentes o entre eixos maior a experiencia leva ao renascimento do velho conceito do road rover agora revisto por charles spencer king mas nao partindo de um chassi de rua como o carro anterior; e sim partindo do veiculo off road mesmo mas modificado para molas helicoidais e localizaçao dos eixos rigidos por braços separados permitindo molas menos rigidas e mais curso desta forma ainda mais articulaçao no off road seria possivel e um comportamento nas ruas e estradas bem mais aceitavel sem perder a robustez tradicional da marca [caption id= attachment_368447 align= aligncenter width= 999 ] o primeiro prototipo do range rover[/caption] junte isso ao novo motor v8 da rover e um sistema de traçao integral permanente com um diferencial central que poderia ser bloqueado no fora de estrada pesado os freios a disco de duplo circuito nas quatro rodas e se tem a receita pronta da revoluçao que chamamos de range rover uma perua utilitaria off road que tambem funciona perfeitamente bem em conforto aderencia em curvas e desempenho nas ruas nao a primeira perua fora de estrada que pode se necessario andar nas ruas; mas e a primeira vez que andar nas ruas nao e apenas tolerado o range rover seria gostoso de andar tanto no caminho diario do trabalho quanto nos fins de semana chegando a lugares onde carros normais nao podem chegar o futuro o carro esporte rover mas o projeto tem grande resistencia interna a rover queria aproveitar o impulso do p6 um carro sofisticado numa classe de produtos que seria ocupada no futuro pelos bmw carros de familia sofisticados e alto desempenho logo o p6 receberia tambem o v8 fazendo o novo rover 3500tc reforçando a imagem de desempenho e sofisticaçao [caption id= attachment_368450 align= aligncenter width= 999 ] rover p6bs motor central traseiro v8 [/caption] alem disso o range rover competia internamente com outro projeto que usaria o v8 um carro esporte de motor central traseiro of all things criado a pedido de william martin hurst pela equipe de spen king era chamado de p6bs e o prototipo era algo especial realmente com o v8 regulado para potencia e giro e com dois carburadores su de 2 polegadas 1 6 polegadas nos sedas o carro de dois lugares chegou a 245 km/h e acelerou ate 100km/h em menos de sete segundos em 1966 numeros incriveis com o apoio do presidente parecia que era o projeto que ia vingar afinal de contas quem imaginaria que perua off road seria chique um dia para subir o nivel da rover o carro esporte era o caminho obvio e a empresa nao tinha recursos para fazer todo projeto que sua fertil imaginaçao produzia; recursos eram limitados ou fazia o range rover ou o carro esporte os dois era impossivel mas o acaso intervem em 1967 a rover passa a fazer parte do conglomerado british leyland neste conglomerado ninguem da rover tinha tanto poder politico quanto o fundador da jaguar sir william lyons ao saber que o rover p6bs seria mais barato e mais veloz que seus e type tratou de matar o projeto que eles fiquem com aquelas peruas de usar em sitio la teriam sido suas palavras [caption id= attachment_368452 align= aligncenter width= 999 ] velar os prototipos de validaçao[/caption] soberba sir william nao viveu para ver isso mas hoje so existe jaguar por causa das peruas de usar em sitio da rover a jaguar mesmo faz peruas assim nao pera; esta num ano sabatico agora fazendo nada para se reinventar eletrica e rival da bentley boa sorte a ela o land rover de fraque uma equipe e entao montada para andar adiante com a perua de luxo off road como isso tudo ocorre no fim dos anos 1960 e numa empresa pequena a equipe e tambem pequena apenas 3 engenheiros projetam o carro seis prototipos sao feitos e 28 prototipos pre serie sao necessarios apenas como o mundo mudou os prototipos foram colocados nas ruas sem camuflagem para teste mas com um nome de uma empresa fantasma sediada longe da rover criada para esconder os prototipos do radical p6bs velar o range rover imaginava se ia ser usado apenas por fazendeiros e pescadores caçadores e gente desse tipo inclusive amadora lançado em 1970 era como toda perua off road espartana interior lavavel com mangueira sem ar condicionado sem cambio automatico sem nem direçao hidraulica [gallery ids= 368453 368458 368455 368463 368464 368465 368466 368467 368468 ] erraram feio o desempenho decente em ruas fez gente que nunca considerou esse tipo de carro cobiça lo empresas começam a fazer muito dinheiro tornando seus interiores luxuosos colocando vidros eletricos e direçao hidraulica a rover entende isso e finalmente começa a sofisticar cada vez mais a perua ela mesma em 1973 direçao hidraulica depois carpetes e mais acabamento em 1981 quatro portas a rainha elisabeth pede que protejam o estepe e macaco no porta malas seus corgi estao se sujando de graxa um pedido que mostra bem onde iria o carro dali em diante se tornaria um sucesso imenso a demanda sempre superior a produçao se tornou um carro de luxo de utilidade extendida um mercedes s class que pode atravessar o saara andar na floresta amazonica visitar o tibete todo mundo quer isso hoje mesmo que seja numa imitaçao de capacidade muito inferior e que viagens ao tibete sejam possiveis apenas sonhando de noite imagem e tudo nao importa que a maioria dos range rover nunca se sujara de terra assim como nao importa que a maioria dos lamborghinis nunca passem de 100km/h a capacidade existe e isso da valor ao veiculo o range rover quem diria e tudo que resta da rover e por mais que todos amem as versoes posteriores mais luxuosas o primeiro carro permanece de um charme e uma missao especifica incrivelmente claras a versao original mais simples e focada de qualquer carro parece sempre ser a melhor
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