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História

A simplicidade do primeiro Range Rover

Um amigo ontem me mandou fotos de um Range Rover de primeira série, azul, aqui em São Paulo. Parei para olhar com calma aquilo, pois talvez não exista carro mais influente que o primeiro Range Rover. É o carro que começou a loucura por peruas off-road que nunca mais terminou, ainda que a maioria das vezes hoje, o “off-road” seja só promessa. Outras peruas fora-de-estrada existiram antes do Range-Rover, claro. Mas é ele a gênese do SUV moderno. Ao provar que um SUV extremamente bom no mato podia frear, acelerar, ter estabilidade e conforto de carro normal, abriu as portas para que uma multidão pudesse projetar a imagem de aventureiro. E também a possibilidade de se ter um carro só para tudo, que como um pato, nada, anda e voa, mesmo que não faça todas essas coisas excepcionalmente bem. O que me impressiona sempre ao ver o primeiro Range Rover de 1970 é como ele não é um artigo de luxo. Sim, sempre foi caro e consumiu muito combustível, mas inicialmente era um jipe de utilidad