a ferrari esta a uma semana do lançamento do seu primeiro crossover a purosangue o nome e ironico afinal o que ha de sangue puro em uma ferrari crossover mas como ja dizia o famoso comediante britanico e uma boa ideia ver as coisas pelo lado bom da vida a purosangue e um crossover que provavelmente tera quatro portas mas ela tambem e uma ferrari de quatro lugares e carros de quatro lugares sao uma tradiçao da ferrari na verdade a primeira ferrari de rua da historia a 166 sport teve versoes de quatro lugares sendo a primeira delas a 166 sport chassi 005s de 1948 ela era equipada com um v12 dianteiro de dois litros com modestos 80 cv a 6 000 rpm — nao e muito mas o belo cupe italiano pesava so 800 kg entao dava para chegar alem dos 170 km/h [gallery columns= 2 link= file size= large type= grid ids= 93373 93374 93375 93376 ] a ferrari 166 inter de 1949 tambem teve uma versao de quatro lugares feita pela bertone mas tanto a 005s quanto esta versao da bertone eram modelos produzidos por encomenda ainda na epoca em que voce comprava o chassi em um lugar e mandava fazer a carroceria em outro a linhagem das ferrari de quatro lugares começou mesmo com a 250 gt/e em 1960 250 gt/e a primeira ferrari de quatro lugares produzida em serie apareceu em 1960 a 250 gt/e ela era baseada na 250 gt de entre eixos longo e o espaço para o banco de tras foi conseguido movendo o motor v12 de 240 cv para a frente como todo 2+2 os bancos acomodavam crianças sem problemas mas nao eram muito confortaveis para adultos ao contrario do que possa parecer a 250 gt/e foi a principal responsavel pela boa situaçao financeira da ferrari naquele começo dos anos 1960 foram feitas quase 1 000 unidades da gt/e entre os prototipos de 1959 e os ultimos modelos de 1963 330 gt 2+2 no ano seguinte 1964 veio a 330 gt 2+2 com um novo v12 de quatro litros e 300 cv entre eixos ainda mais longo amortecedores ajustaveis da koni e freios a disco nas quatro rodas naquele primeiro ano o visual da nova ferrari era controverso apesar do belo perfil com os recortes nos para lamas para retirar o ar do cofre do motor a dianteira com farois duplos dividiu opinioes — embora tenha conquistado o beatle john lennon que viu na 330 gt 2+2 um carro adequado para rodar por ai com sua esposa cynthia e seu filho julian esse exemplar azul acima em 1965 a ferrari reestilizou o cupe adotando um conjunto optico mais tradicional o cambio 4+e deu lugar a uma caixa de cinco marchas as rodas passaram a ser de liga leve e ar condicionado e direçao hidraulica passaram a ser oferecidos como opcionais com o novo cambio e o motor de 300 cv a velocidade maxima era de 245 km/h e o modelo foi ainda mais popular que a 250 gt/e com 1 099 unidades produzidas entre 1964 e 1967 quando foi substituida pela 365 gt 2+2 365 gt 2+2 a nova ferrari era uma evoluçao da 330 a cilindrada aumentou para 4 4 litros a potencia foi para 320 cv e o comprimento chegou aos 4 97 metros proporcionando espaço suficiente para quatro adultos com sua bagagem — algo inedito em uma ferrari de quatro lugares [gallery columns= 2 size= medium link= file type= grid ids= 93439 93441 ] a aceleraçao de zero a 100 km/h era feita em 7 segundos e a velocidade maxima chegava aos 245 km/h teve somente 800 exemplares produzidos entre 1968 e 1970 365 gtc/4 depois da 365 gt 2+2 a ferrari tentou continuar a linhagem dos quatro lugares com a 365 gtc/4 — que inspirou o nome da atual representante da familia — porem a evoluçao do design nao resultou em um 2+2 muito bom [gallery link= file size= medium type= grid ids= 93435 93436 93437 ] baseada na 365 daytona ela tinha pouco espaço para as pernas dos ocupantes de tras e a traseira fastback tambem tirava o espaço para a cabeça por isso ela acabou produzida somente em 1971 e 1972 embora tenha sido relativamente bem vendida com 505 unidades produzidas 365 gt4 2+2 / 400 gt / 400 gti / 412 naquele mesmo 1972 veio a serie mais duradoura e bem sucedida das ferrari de quatro lugares ate entao a 365 gt4 2+2 e suas sucessoras 400 gt e 412 essa serie de cupes 2+2 começou a ser produzida em 1973 e durou ate 1989 — foram 16 longos anos e mais de 2 900 exemplares o visual com linhas retas bem mais moderno para a epoca estreou na 365 gt4 2+2 ela tinha o motor 4 4 das antecessoras com seis carburadores weber side draft que voce talvez conheça como weber deitada para produzir 320 cv e chegar aos 245 km/h as rodas eram de liga leve com desenho de cinco raios em forma de estrela mas era possivel escolher rodas raiadas da borrani como opcional que ca entre nos nao combinavam muito com o visual moderno da 365 por dentro sendo um legitimo gra turismo a 365 gt4 tinha bancos de couro ar condicionado e vidros eletricos em 1976 veio a primeira evoluçao o motor ganhou pistoes mais largos para chegar aos 4 8 litros e alimentado pelos seis carburadores weber chegou aos 340 cv com o aumento do deslocamento um novo nome 400 gt pela primeira vez na historia da ferrari o cambio poderia ser automatico — uma caixa borg warner de tres marchas algo comum na epoca substituia o cambio manual de cinco marchas caso o cliente desejasse era uma opçao que privilegiava o conforto e ate condizente com a proposta estradeira do carro que era batizado 400 automatic com o cambio manual e o motor 4 8 a ferrari 400 chegava aos 100 km/h em 7 1 segundos e a maxima de 245 km/h — o automatico limitava o modelo em 240 km/h mas a verdadeira evoluçao chegou em 1979 o enorme conjunto de seis carburadores era substituido pela injeçao eletronica bosch k jetronic com isso o nome adotava o pequeno i ao final e os modelos passaram a se chamar 400 gti e 400 automatic i apesar da alimentaçao mais moderna a potencia nao aumentou e sim diminuiu para 310 cv o motivo nao era falta de talento e sim os limites de emissoes que começaram a dar as caras nos anos 1970 mesmo assim a velocidade maxima continuou nos 245 km/h 240 km/h no automatico mesmo com a potencia inferior a 400 gti e a 400 automatic i foram a serie mais vendida dessa linha 1 305 unidades foram produzidas entre 1979 e 1985 a ultima delas foi a 412 lançada em 1985 com um novo motor v12 de cinco litros que devolveu os 340 cv ao carro voce talvez a conheça pelo video electroma do daft punk que usa um modelo 1987 na cor preta o nome passou a ser o mesmo para as duas versoes e pela primeira vez uma ferrari foi equipada com freios abs o visual mudou sutilmente as lanternas traseiras circulares continuaram la mas agora o circulo externo passou a ser maior outra mudança foi o deck traseiro que foi ligeiramente elevado para aumentar a capacidade do porta malas compare com as antecessoras; elas parecem ter a traseira caida os para choques passaram a ser pintados na cor do carro e nas laterais os frisos cromados das janelas foram substituidos por acabamento preto e as rodas concavas foram substituidas por modelos planos [gallery columns= 2 link= file size= large type= grid ids= 93401 93398 93397 93396 ] com a nova potencia a 412 precisava de apenas 6 7 segundos para chegar aos 100 km/h 8 3 com o cambio automatico e aos 245 km/h de velocidade maxima a 412 foi produzida somente ate 1989 e nao teve uma sucessora direta como as demais dino 308 gt4 embora nao tenha deixado uma sucessora direta a 412 nao era a unica ferrari de quatro lugares da epoca na verdade em 1973 quando a 365 gt4 2+2 foi lançada a ferrari lançou a dino 308 gt4 ela foi a primeira ferrari com um v8 em posiçao central traseira e nem venha com essa conversa de que ela nao era uma ferrari so porque se chamava dino e tambem a primeira a combinar essa configuraçao de motor a um layout de 2+2 o v8 de tres litros tinha 255 cv o que faz dela uma das menos potentes desta lista porem ela pesava pouco mais de 1 100 kg e por isso chegava aos 250 km/h tranquilamente alem do motor 3 0 tambem houve uma versao com cilindrada reduzida para dois litros batizada 208 gt4 que foi criada em 1975 para driblar o imposto duas vezes mais alto para motores com cilindrada superior a dois litros com 172 cv e sem alteraçoes no peso a velocidade maxima era um pouco mais baixa — 220 km/h em 1976 a ferrari passou a chama la oficialmente como ferrari 308 gt4 e assim ela ficou ate 1980 quando deixou de ser produzida nesses sete anos foram feitas 2 826 308 e 840 208 mondial a outra ferrari de quatro lugares que dividiu as lojas com a 400 e a 412 foi a mondial um dos maiores sucessos da historia da marca ainda que tivesse a configuraçao pouco comum de motor central traseiro e quatro lugares — e ate uma versao conversivel a ideia com a mondial era oferecer uma ferrari que pudesse ser usada diariamente unindo a praticidade de um cupe 2+2 com o desempenho e todas as demais caracteristicas de uma ferrari isso resultou em um cupe de proporçoes estranhas e mais lento que seus irmaos de dois lugares o motor era o mesmo v8 de tres litros da 308 gt4 porem alimentado com injeçao eletronica apesar da evoluçao a calibragem feita para agradar os ambientalistas reduziu a potencia para 214 cv some isso aos 1 450 kg do carro e o resultado e uma velocidade maxima inferior a da antecessora — apenas 230 km/h o problema começou a ser resolvido em 1982 com o lançamento da mondial quattrovalvole a potencia subiu para 240 cv e a velocidade maxima para 240 km/h depois em 1985 veio a mondial 3 2 que teve sua cilindrada aumentada para 3 2 litros a potencia subiu para 270 cv a aceleraçao de zero a 100 km/h era cumprida em 7 5 segundos e a velocidade maxima finalmente chegou aos 250 km/h antes de deixar a linha de produçao a mondial passou por mais uma evoluçao em 1989 o v8 ganhou mais 200 cm³ e chegou aos 3 4 litros a potencia aos 300 cv e a velocidade maxima aos 255 km/h — a aceleraçao ate os 100 km/h era feita em apenas 6 5 segundos rebatizada como mondial t ela foi a primeira ferrari com direçao hidraulica e tinha suspensao eletronica com tres posiçoes e abs de serie a mondial t foi a unica ferrari de quatro lugares disponivel entre o fim da 412 e a chegada de sua sucessora a 456 gt 456 gt / 456m gt lançada em 1993 ela foi a primeira ferrari desenvolvida sob a batuta de luca di montezemolo que acertou a mao no modelo a receita um v12 dianteiro de 5 5 litros e 442 cv ligado a um transeixo de seis marchas a bela carroceria tinha linhas curvas farois escamoteaveis e espaço suficiente para quatro pessoas e sua bagagem com os classicos 2+2 da marca [gallery columns= 2 link= file size= medium type= grid ids= 93420 93418 93415 93422 ] mesmo com 1 690 kg a 456 gt deu um salto de desempenho em relaçao as antecessoras precisava de apenas 5 2 segundos para chegar aos 100 km/h e podia seguir ate 302 km/h — o que a tornou o carro de quatro lugares mais rapido do planeta na epoca em 1996 a 456 ganhou a versao gta com cambio automatico foi o quarto modelo da ferrari a trocar as marchas sozinho embora ainda com um cambio tradicional com conversor de torque dois anos depois em 1998 a 456 ganhou uma reestilizaçao para atualizar seu visual os farois escamoteaveis foram mantidos e ela se tornou o ultimo modelo da marca com esse tipo de farol o motor continuou o mesmo recebendo apenas uma ecu mais moderna e ordem de igniçao modificada para tornar o funcionamento mais suave ela permaneceu assim ate 2003 quando deu lugar a 612 scaglietti depois de 3 289 unidades produzidas ao longo dos dez anos de estrada 612 scaglietti uma das mais recentes ferrari de quatro lugares tambem e uma das menos lembradas pelo publico em geral o que e uma grande injustiça lançada em 2004 a 612 scaglietti certamente acabou ofuscada pelos outros grandes carros que a ferrari fez no mesmo periodo como a 360 challenge stradale a 430 scuderia a 599 gtb fiorano e suas versoes radicais gto 599xx e claro a ferrari enzo [gallery columns= 2 link= file size= medium type= grid ids= 93411 93409 ] mas isso nao significa que a scaglietti era um carro para ser esquecido o visual e controverso mas inegavelmente italiano e ferrarista foi inspirado na lendaria 375 mm pinin farina berlinetta speciale ingrid bergman um modelo feito em 1954 sob encomenda do diretor de cinema roberto rossellini como presente para sua esposa a atriz sueca ingrid bergman com 4 90 m de comprimento 1 97 de largura e 1 34 de altura ela era baixa larga e longa mas tambem tinha espaço de sobra para seus quatro ocupantes sob o enorme capo esta um v12 central dianteiro de 5 5 litros e 540 cv capaz de empurrar os 1 800 kg do gra turismo ate os 100 km/h em 4 segundos e seguir ate os 320 km/h ferrari ff em 2011 a ferrari 612 scaglietti foi substituida por algo realmente novo e surpreendente em vez de um gt com as proporçoes classicas veio a ff uma shooting brake com um motor v12 aspirado e um sistema de traçao integral com um carda auxiliar que passa pelo lado v12 para mover o diferencial dianteiro sim a ff tem transeixo traseiro entao para ser um carro de traçao integral ela precisa ter um carda que liga o cambio traseiro ao eixo dianteiro e como o motor e baixo porque a dianteira e baixa o carda passa pela lateral do bloco e mais estranho ainda e o fato de o eixo dianteiro so funcionar acoplado a transmissao nas primeiras quatro marchas nas tres ultimas ele e desacoplado e algo jamais visto na historia da ferrari e que certamente nao voltara a ser visto nesta purosangue ou sera por que a ferrari decidiu fazer uma shooting brake com esta configuraçao bem ha alguns anos pouco antes de se anunciar a purosangue a ferrari revelou que a ff foi idealizada originalmente como um crossover de duas portas — algo como uma ff com suspensao mais elevada felizmente nao foi assim porque a ff embora nao seja a mais bonita das ferrari deu origem a uma que certamente esta entre elas a ferrari gtc4 lusso ela veio so cinco anos depois do lançamento da ff em 2016 como e praxe na ferrari antes de uma revoluçao vem uma evoluçao e a gtc4 lusso era esta evoluçao antes da revoluçao que vira no dia 13 na forma da purosangue ela mantinha o v12 e o sistema de traçao integral mas tudo atualizado para mante la onde uma ferrari deve estar — o topo da cadeia alimentar no mesmo ano do lançamento a ferrari ainda colocou um v8 biturbo no cofre da gtc4 lusso o que a tornou ainda mais adequada para o uso familiar diario — especialmente por nao ter o sistema de traçao integral o que a torna mais leve e mais economica que a v12 ferrari california / california t a primeira ferrari com um motor v8 dianteiro tambem se tornou a primeira ferrari conversivel com quatro lugares desde o fim da mondial t em 1993 os dois lugares entre os bancos da frente e a capota retratil talvez sejam os menores ja oferecidos em uma ferrari mas eles estao la para emergencias e nenhum guarda podera multa lo por levar alguem ali ferrari portofino/portofino m em 2017 a ferrari encerrou a produçao da california t e logo a substituiu por um novo conversivel de motor v8 turbo dianteiro a bela portofino o carro e praticamente o mesmo em termos mecanicos — a ferrari atualizou elementos do chassi/plataforma como as ligas de aluminio usadas em sua composiçao e fez upgrades no v8 f154 codigo be em vez de bb como na antecessora — e por isso manteve sua configuraçao 2+2 como a atual portofino m e apenas uma evoluçao da portofino original ela permanece igual por dentro com os dois bancos diminutos ocupando o espaço entre os bancos dianteiros e o deck traseiro ferrari roma olhando por fora ela nao parece ter quatro lugares — e nao tem mesmo a ferrari roma e baseada na ferrari portofino o que significa que alem do motor f154be ela tambem compartilha a arquitetura da cabine por isso atras dos bancos ha mais dois bancos para crianças ou praticantes de ioga o que faz dela mais um dos modelos 2+2 da historia da marca com o fim da gtc4 lusso somente ela e a portofino m oferecem espaço para mais de duas pessoas ainda que seja limitado a tradiçao contudo continuara viva ja que a ferrari esta preparando o lançamento de seu crossover que ira substituir a gtc nos proximos anos
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